A informação sem fronteiras


Arquivo 2010

 

21° Exposição Franciscana de Presépios

Um fato que nem todos sabem é que São Francisco de Assis foi o responsável por um dos mais famosos símbolos do Natal: o presépio. A idéia nasceu do seu desejo de tornar as grandes verdades do Espírito uma realidade para todos.


Missa e Abertura da 21 Exposição Franciscana de Presépios, seus organizadores da exposição (Imagens:Antonia Feitoza)

Francisco amava as pessoas, desde o Papa em seu palácio - e conheceu pessoalmente dois deles - até os mendigos nas ruas, os ladrões nas montanhas, e principalmente os rejeitados, como os leprosos. Francisco amava os animais também. Ele amava os passarinhos. Muitas pessoas conhecem a história de como ele pregava para eles ao pousarem ao seu lado, e se iam embora quando ele os despedia. Quando jovem, ele também quis ter posses e bens materiais, principalmente roupas bonitas, tecidos caros como o veludo e o cetim da loja de seu abastado pai, Pietro Bernardone. 

Naquela época, as pessoas exibiam as suas riquezas no seu modo de vestir, e Bernardone gostava de ver o seu filho, o jovem mais bem vestido da cidade, levar todos os outros jovens a se divertirem com música, dança e festas, pois isso era vantajoso para os seus negócios nos quais esperava que um dia Francisco se unisse a ele.

Francisco queria que todas as pessoas sentissem e vissem o mistério do Natal mais de perto, queria que as verdades de Deus fossem compreensíveis e acessíveis a todos, por isso, numa noite de dezembro, numa cidadezinha pequena chamada Greccio, perto de Assis, ele teve a idéia de mostrar-lhes como deveria ter sido, na realidade, o nascimento de Jesus, com toda a pobreza e desconforto.



Um fato que nem todos sabem é que São Francisco de Assis foi o responsável por um dos mais famosos símbolos do Natal: 
o presépio. (Imagens: Antonia Feitoza)


Procurando, ele encontrou o lugar certo para isto: uma grande pilha de pedras numa montanha fria próxima ao vilarejo. Na fenda ao lado da encosta encontrou uma caverna. Ali decidiu reconstruir o presépio. Pegou um boi e um burro, e colocou uma imagem do menino Jesus numa manjedoura entre eles. As noticias do que ele fazia se espalhou por toda a região. Seguindo em direção a caverna da montanha desolada, se via à noite, um fluxo constante de homens, mulheres e crianças carregando tochas e velas para iluminar o seu caminho. Depois todos se aglomeravam à entrada da caverna olhando para dentro.

Até parecia que era meio-dia, escreveu alguém que esteve lá, naquela meia-noite cheia de alegria para homens e animais, a multidão se aproximava; todos tão felizes por estarem presentes na reconstrução do eterno mistério. O próprio Francisco cantou a historia do Evangelho com uma voz forte, doce e clara, conta o observador. Depois pregou para as pessoas, da maneira mais terna, sobre o nascimento do Rei pobre na pequena cidade de Belém.


O público pode visitar o Bazar do Convento que funciona diariamente e aproveitar as deliciosas ofertas de Natal. 
(Imagens:Antonia Feitoza)


Então, quando virmos um presépio no Natal, podemos nos lembrar de São Francisco, o homenzinho pobre tal como ele se denominava, conseguiu tornar grandes verdades tão reais para os outros como eram para ele.

21° Exposição Franciscana de Presépios
Local: Paróquia e Convento São Francisco de Assis
Largo São Francisco, 133 (ao lado da faculdade de Direito USP)
Abertura dia 08.12.2010 às 11h30
Visitação: de 09.12.2010 a 02.01.2011
das 10h às 18h - Todos os dias.
Entrada Gratuita.
Informações: 11- 3291 2400

www.franciscanos.org.br

Veja imagens exclusivas desta exposição:

https://www.youtube.com/watch?v=UxjvNeE9Qbk

 

https://www.youtube.com/watch?v=2f7WOMi_u9A

 

https://www.youtube.com/watch?v=A44ZpEi8pxA

CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA E FORMATURA DO CURSO DE TEOLOGIA ITELSÉ 2010


Missa celebrada por Padre Sergio, Paulo e DomTarcísio Scaramussa. Além da entrega dos certificados de conclusão do curso 
pela Sra. Maristela, coordenadora do curso, os  formandos receberam velas foram acessas representando a nova vida. 
(Imagens: Antonia Feitoza)


O evento ocorreu no dia 06 de Dezembro ás 20h00 na Capela do Colégio Maria Imaculada, rua Bernardino de Campos, 79 Paraíso –São Paulo. Missa celebrada por Padre Sergio, Paulo e Dom Tarcísio Scaramussa.

 

O curso de Teologia é uma ação da ItelSé funciona há 33 anos com objetivo de possibilitar aos leigos e leigas um aprofundamento Teológico-Pastoral a fim de contribuir com a ação Evangelizadora da Igreja do Brasil, sendo Sal, Luz e Fermento na sociedade. Este projeto de formação teológica visa concretizar o insistente apelo das lideranças da igreja da Região Sé para um constante processo de formação e atualização.

 

Os formandos tiveram uma jornada de três a quatro anos conforme sua opção dentro do curso e receberam seus certificados ao final da Celebração Eucarística.

 

 
Confraternização entre professores e alunos. (Imagem:Antonia Feitoza)

Para saber mais sobre o curso, acesse: www.regiaose.org.br ou pelo fone: 011 - 3826- 4999 


UNIVERSO DA AQUARELA - A ARTE DE COMPARTILHAR 2010 

Exposição, Workshop, Palestras, Mutirão Laboratório Experimental  de Aquarela, Demonstração, Consultoria, e muito mais!





Cristina P Neto visitou a exposição e como o público, se encantou pelas obras expostas.
Participam do evento: Maria Serena, Lilian Arbex, Galina Sheetikoff, Fang, Isabel Cardoso, Guyer Salles, Sima Woiler, 
Zeminian, São Pedro, Luís Castañon, Fabio Cembranelli, Carmen Fidalgo, Cecília Tomasi e Hiroe Sasaki.
(Imagens:Antonia Feitoza)


 

"Vai voando, contornando a imensa curva norte e sul, 
vou com ela, viajando, havai, pequim ou istambul. 
pinto um barco a vela branco, navegando, é tanto céu e mar num beijo azul.
Entre as nuvens vem surgindo um lindo avião rosa e grená. 
tudo em volta colorindo, com suas luzes a piscar.
basta imaginar e ele está partindo, sereno, indo, 
e se a gente quiser ele vai pousar.


Numa folha qualquer eu desenho um navio de partida 
com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida.
de uma américa a outra consigo passar num segundo,
Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo. 
Um menino caminha e caminhando chega no muro 
e ali logo em frente, a esperar pela gente, o futuro está."

 






O evento contou com a presença de artístas expositores como: Gladys Maldaun, Denise Casatti, Sonia Hossom, Deli Ribeiro
dentre outros.
(Imagens: Antonia Feitoza)

"E o futuro é uma astronave que tentamos pilotar,
não tem tempo nem piedade, nem tem hora de chegar.
sem pedir licença muda nossa vida, depois convida a rir ou chorar.
Nessa estrada não nos cabe conhecer ou ver o que virá.
o fim dela ninguém sabe bem ao certo onde vai dar.

Vamos todos numa linda passarela 
de uma aquarela que um dia, enfim, descolorirá. 
Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo (que descolorirá).
e com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo (que descolorirá).
giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo (que descolorirá)"

O UNIVERSO DA AQUARELA

O Universo da Aquarela nasceu da vontade de divulgar a técnica da aquarela para o maior número possível de pessoas. Em sua quinta edição, UNIVERSO DA AQUARELA – A arte de compartilhar, realiza a sua Jornada 2010 com 11 dias de muitas atividades: Exposição de aquarelas, workshops, palestras, demonstração,
consultoria e laboratório experimental de aquarela.

O evento dá ênfase à Arte de compartilhar, cujo objetivo maior é dividir conhecimentos com todos que se interessam pela arte, artistas, educadores e público em geral. 

Para o lançamento da quinta edição, foi servido um Café com arte que contou com a presença de autoridades e importantes artístas expositores do “Universo da Aquarela“.


Artistas corrdenadoras: Deli Ribeiro, Marilu F Queiroz e Regina Y Komatsu.

Participaram do evento: Maria Serena, Lilian Arbex, Galina Sheetikoff, Fang, Isabel Cardoso, Guyer Salles, Sima Woiler, Zeminian, Luís Castañon, Fabio Cembranelli, Carmen Fidalgo, Cecília Tomasi e Hiroe Sasaki.
 

Local: Espaço ECCO
Associação Comercial de São Paulo - Distrital Centro
Rua Galvão Bueno, 83 – Liberdade (metrô), SP.
 
Maiores informações: 
www.universodaaquarela.com.br
Cobertura exclusiva: Jornal Momentos.


PAÍSES DA EUROPA CENTRAL PARTICIPAM PELA PRIMEIRA VEZ DO

WORKSHOP VISIT EUROPE.COM - DESCUBRA A EUROPA

V4, grupo de países formado pela Polônia, Hungria, República Tcheca e Eslováquia, quer reforçar divulgação no mercado brasileiro


Comissão Europeia de Turismo - Coletíva a imprensa (Imagem: Antonia Feitoza)

O Visegrad Group (conhecido também como Visegrad Four ou V4), formado pelos países da Europa Central Hungria, Polônia, República Tcheca e Eslováquia, participou pela primeira vez do Workshop Visit Europe.com - Descubra a Europa, promovido pela Comissão Europeia de Turismo na América Latina. Este ano o evento chega a sua quarta edição em São Paulo e ocorreu pela primeira vez no Rio de Janeiro.

 

O Visegrad Group foi criado em fevereiro de 1991 durante encontro entre o presidente da então Tchecoslováquia, Václav Havel; o presidente da Polônia, Lech Walesa, e o primeiro ministro da Hungria, József Antall, em Visegrad, na Hungria. O objetivo era intensificar a cooperação mútua entre os três países da Europa Central que compartilhavam de tradições culturais, intelectuais e religiosas.

 

Com a integração da República Tcheca, Hungria, Polônia e Eslováquia à União Europeia, em 2004, o grupo ganhou forças para investir em iniciativas cooperadas e promover o turismo entre essas nações de forma integrada também à UE. 
 

 

Ciente do potencial do turista brasileiro, o V4 pretende incrementar suas ações neste mercado e enxerga no IV Workshop Visit Europe.com – Descubra a Europa o evento ideal para estrear sua campanha de divulgação. Este ano, o V4 terá dez empresas no evento da Comissão Europeia de Turismo: Oficina de Turismo (Eslováquia), Budapest e Oficina de Turismo (Hungria), Poland Tours, Jan Pol, GM Travel e Oficina de Turismo (Polônia) e Czechtourism, La Boheme e Liberty Internacional (República Tcheca).

 

“Os países do V4 estão apostando no mercado brasileiro como uma grande promessa para elevar os números de turistas nesta região da Europa Central. As ações conjuntas visam gerar um benefício mútuo já que os viajantes podem fazer um roteiro combinado pelos quatro países durante sua viagem à Europa”, ressalta Petr Lutter, diretor para América Latina da Czech Tourism, República Tcheca.

Workshop


IV Workshop Visit Europe.com (Imagem:Antonia Feitoza)

 

Em São Paulo, o IV Workshop Visit Europe.com - Descubra a Europa 2010 teve a participação de mais de 100 expositores e ocorreu no dia 18 de outubro, das 14h às 19h30, no Tivoli São Paulo – Mofarrej. No Rio de Janeiro, o evento foi realizado no Museu de Arte Moderna, no dia 19 de outubro, das 14h às 19h30, e contou com 103 expositores.Sobre a Comissão Europeia de Turismo

A Comissão Europeia de Turismo, fundada em 1948 e com sede em Bruxelas, é formada por 39 países e está representada na América Latina desde abril de 1983 e tem como objetivo promover a Europa como um destino turístico atraente e disseminar informações sobre os países europeus e suas principais atrações, mediante a realização de eventos promocionais para o trade de turismo, além de ações de sensibilização para jornalistas e consumidores finais. A CET para a América Latina é constituída ao todo por nove países: Alemanha, Áustria, Espanha, Irlanda, Grã-Bretanha, Portugal, Itália, República Tcheca e Suíça. Para mais informações sobre a Europa e a Comissão Europeia de Turismo acesse: www.etc-corporate.orgou www.visiteurope.com.
 

DESTAQUE:

COM FOCO NO MERCADO BRASILEIRO, CET REFORMULA SITE VISITEUROPE.COM 
Com mais ferramentas e interativo, o site está todo em português e pretende ser a principal ferramenta para quem busca viajar para Europa pela primeira vez ou ter novas sugestões de roteiros 


Apresentação das reformulações do site visiteurope.com (Imagem:Antonia Feitoza)

A Comissão Europeia de Turismo reformulou o site visiteurope.com pensando no turista brasileiro. Com novo design e mais interatividade, a ferramenta virtual deve auxiliar especialmente o turista que pretende arrumar suas malas pela primeira vez para viajar pela Europa. Há desde informações mais simples, como voltagem, tipo de tomada ou idioma, a roteiros completos de viagens. Tudo em português ilustrado com fotos e vídeos. A reformulação do site foi executada pela CET Bruxelas, especialmente para o público brasileiro.

Quem já conhece alguns lugares do continente europeu também pode encontrar no portal eletrônico informações de países ainda não visitados e sugestões diferenciadas, como um roteiro pelos mais belos jardins da Europa, por exemplo.

Há possibilidade de trocar experiência com outros passageiros, obter dados históricos e culturais de países e cidades, conseguir informações de temas específicos (lazer, gastronomia, etc), sugestões de melhor hospedagem ou meio de transporte, promoções, dados importantes para antes da viagem, ou seja, tudo o que você precisa saber antes de embarcar para este continente com as mais diversas culturas, belas paisagens, deliciosa gastronomia e experiências inesquecíveis.

A versão brasileira do visiteurope.com é a única a receber uma sessão de blog, que deve ter a participação de blogueiros da área de turismo. Há espaço para promoções e parcerias. Os interessados nestas ações podem contatar Mariana Martins (mariana@visiteurope.com / (11) 3711 4444).

Brasil na Europa

A Europa recebe anualmente cerca de 1,5 milhão de turistas brasileiros e são eles que mais gastam em território europeu: o ticket médio está entre 60 e 70 euros por dia. Dos viajantes, 54% vão a lazer por conta de férias ou feriados prolongados, 24% negócios e 22% por outros motivos. A faixa etária mais interessada na Europa tem entre de 30 e 59 anos, seguida pelos brasileiros de 50 a 65 anos. Os jovens de 19 a 30 anos gostam do continente para fazer graduações, capacitações e estudo de línguas. Brasil online

De acordo com pesquisa do Internet World Stats, em junho de 2010, havia 75.943.600 usuários de internet no Brasil (representando 37,8% da população). Já estudo divulgado em novembro de 2009 pela ComScore aponta que 31,9 milhões de brasileiros com 15 anos ou mais acessaram a Internet de casa ou do trabalho em setembro de 2009, um aumento de 22% face ao ano anterior.

As reservas on-line entre os passageiros que utilizam a principal porta de entrada brasileira, o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, aumentaram quase 50% nos últimos 12 meses, de acordo com uma pesquisa global nos principais hubs feita pela SITA. A pesquisa SITA Passenger Self Service do ano passado mostrou que 42,3% dos passageiros pesquisados utilizaram reserva online. Já em 2010, 61,5% dos entrevistados declararam que tinham comprado seu voo pela internet, o que significa que o aeroporto brasileiro está rapidamente alcançando a média global de 63,7% obtida com base em levantamento realizado nos seis principais aeroportos do mundo.

 

O levantamento também apontou que os passageiros estão gastando mais com sites de companhias aéreas para os serviços auxiliares, tais como hotéis e aluguel de carros. 
Em Guarulhos, 30% dos passageiros utilizam websites das companhias aéreas frequentemente ou periodicamente para reservar quartos de hotel ou aluguel de automóveis, o que é bem acima da média global de 20%. Sobre a Comissão Europeia de Turismo

 

A Comissão Europeia de Turismo, fundada em 1948 e com sede em Bruxelas, é formada por 39 países e está representada na América Latina desde abril de 1983 e tem como objetivo promover a Europa como um destino turístico atraente e disseminar informações sobre os países europeus e suas principais atrações, mediante a realização de eventos promocionais para o trade de turismo, além de ações de sensibilização para jornalistas e consumidores finais. A CET para a América Latina é constituída ao todo por nove países: Alemanha, Áustria, Espanha, Irlanda, Reino Unido, Portugal, Itália, República Tcheca e Suíça. Para mais informações sobre a Europa e a Comissão Europeia de Turismo acesse: www.etc-corporate.org ouwww.visiteurope.com.

 

 

Após alcançar melhores resultados de sempre nas visitas de brasileiros

 

Turismo de Portugal renova aposta em campanha de imagem no Brasil

 

 

O Turismo de Portugal acaba de lançar uma forte campanha de imagem do País no Brasil, depois do bom desempenho demonstrado pelo mercado brasileiro desde o início do ano, que gerou receitas de 200 milhões de euros até Agosto, um crescimento de 58% relativamente ao mesmo período ano anterior.

A campanha Já está na hora de você descobrir Portugal foi lançada no Rio de Janeiro, numa sessão presidida pelo Secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, na maior feira de turismo do sector realizada nas Américas, a ABAV 2010.

A imagem de um Destino Turístico associado à modernidade, incidindo em 5 temas (Lisboa, Porto, Gastronomia, Natureza e Praia), é o mote desta campanha que pretende reforçar a atracção de turistas brasileiros pelo nosso País (imagens em anexo).

Representando um investimento global de dois milhões de euros, co-financiado a 70 por centro com verbas do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional), a campanha decorrerá até ao final de 2011 com publicidade exterior, na internet e nos principais órgãos de informação brasileiros, como os jornais de maior tiragem Folha de São Paulo e Estado de S.Paulo, e as revistas Veja, Caras, Vogue, Exame, Isto é Dinheiro e Viagens e Turismo.

“Este mercado tem um potencial imenso. É uma economia que cresce quase 10 por cento ao ano, com 30 milhões de cidadãos que hoje pertencem à classe média e com uma capacidade aquisitiva crescente e com vontade de viajar”, sublinhou Bernardo Trindade.

O crescimento assinalável do número de turistas brasileiros que visitam Portugal é já o resultado das fortes campanhas de promoção desenvolvidas pelo Turismo de Portugal no ano anterior e do aumento e frequência das ligações aéreas da TAP a partir daquele país.


PREMIAÇÃO E ABERTURA DA 4ª GRANDE EXPOSIÇÃO DE ARTES BUNKYO


Esculturas dos artístas:Clau,  Milton Tsutomu Takada e  Daisi Benedetti.(Imagens: Antonia Feitoza)

No dia 2 de outubro, cerca de mil pessoas prestigiaram a inauguração da 4ª Grande Exposição de Artes Bunkyo. Durante a cerimônia, as autoridades presentes fizeram a entrega dos prêmios aos artistas ganhadores da menção honrosa, das medalhas de ouro, de prata e de bronze.

Para a exposição deste ano foram selecionadas 268 obras de um total de 403 trabalhos inscritos. Cada categoria (arte craft, arte contemporânea e arte biten) concedeu uma medalha de ouro, duas medalhas de prata, três medalhas de bronze e cinco menções honrosas, totalizando 33 obras premiadas.

Como convidados especiais, participaram da cerimônia e foram homenageados pela comissão organizadora os artistas plásticos Cláudio Tozzi, Fang e Yutaka Toyota e a ceramista Shoko Suzuki.

Após a cerimônia, o público circulou pelos três andares expositivos apreciando as diferentes obras. O Museu de Artes Nipo-Brasileiro esteve aberto à visitação expondo trabalhos dos artistas homenageados, da Comissão Organizadora e também dos membros do júri da 4ª Grande Exposição de Artes Bunkyo.


Artistas: Scaléa, MatikoSakai, Magali Tock e Yoshino Mabe (Viúva do artista MABE) e sua amiga. (Imagens: Antonia Feitoza)

A especial permanence até o dia 17 de outubro. O hall do Grande Auditório abrigou as obras de ouro nas três categorias e os quadros de Arte Contemporânea. No 1º andar estavam expostos os trabalhos de Arte Biten e, no Salão Nobre, no 2º andar, puderam ser vistas as peças de Arte Craft.

O Museu de Artes Nipo-Brasileiro também permanece aberto durante todo o período da exposição.



 

A 4ª Grande Exposição de Artes Bunkyo é um dos eventos comemorativos dos 55 anos de fundação da entidade. O evento é apoiado pelo Consulado Geral do Japão, Fundação Japão, Imprensa Oficial, JBN TV, Jornal da Liberdade, Jornal Nippo Brasil, Jornal Shopping Information, Nikkey Rádio e TV, Nikkey Shimbun e São Paulo Shimbun. Com o apoio/patrocínio das empresas: Acrilex; Aizomê Restaurante; Alfainter Turismo; Arte Brasil – Materiais e Equipamentos para Cerâmica, Mosaico e Vidro; Buffet Yano; Cardios Equipamentos Avançados em Eletrocardiologia Ambulatorial e MAPA; Casa do Artista; Conibase; Hobby Cerâmica; revista Mão na Massa; Matsubara Hotel; Norie Imayuki; Pascoal Equipamentos e Massas Cerâmicas; Pintar; PSH Brasil – Suprimentos Art Cerâmico; Roland Brasil; Sakura Nakaya Alimentos; Stecno – Fornos e equipamentos e Yakult.


Obras dos artístas: Alexandre Dan Mabe, Tomoshige Kusono, José  Maurício e Fernanda Molina Bludeni
(Imagens:Antonia Feitoza)



4ª Grande Exposição de Artes Bunkyo 2010
Local: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social
Rua São Joaquim, 381 - Liberdade – São Paulo – SP (próx. Metrô São Joaquim)

 

39° FESTIVAL INTERNACIONAL DE DANÇAS FOLCLÓRICAS 

Um sonho de harmonia entre os povos

UMA VIAGEM AO MUNDO ATRAVÉS DA MÚSICA E DANÇA SEM SAIR DE SÃO PAULO



Festival Internacional de Danças Folclóricas (Imagem::Antonia Feitoza)


O evento ocorreu nos dias 25 e 26 de Setembro de 2010 as 14:00 h no Grande Auditório da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de assistência Social, R.São Joaquim, 381 Liberdade - São Paulo (Próximo a Estação do Metrô São Joaquim) e foi um sucesso. 

O público fez uma viagem ao mundo através da dança e da música sem sair de São Paulo. Um encontro de várias culturas em um só espaço. E ao final do evento, uma mostra de que os povos podem se manter unidos e felizes,  em plena harmonia, com o respectivo respeito de cada ser.

Que a migração não deve ser levada apenas como uma evolução financeira para quem busca novos rumos e solidificação de seus objetivos. Mas sim,  considerada como um grande fator de integração entre os povos. Para o Brasil, os imigrantes vieram colonizar e trabalhar no campo, mas também vieram contribuir e consolidar o desenvolvimento desta nação.


Se apresentaram 33 Grupos Adultos, 14 Grupos infantis e Estandes típicos representando: Alemanha, Áustria, Bolívia, Brasil - RS, Chile, Croácia, Escócia, Espanha, Finlândia, Grécia, Hungria, Itália, Japão, Lituânia, Líbano, Países Africanos, Paraguai, Povo Pomerano, Republica Checa, Rússia, Síria, Suíça, Taiwan e Ucrânia.


Uma festa colorida e contagiante, com gestos, sons e trajes especiais. Agora é só aguardar as surpresas do próximo ano, quando o evento que fará a sua 40°edição.

Para ver mais as imagens do evento, acesse:

https://www.facebook.com/home.php?#!/album.php?aid=27209&id=100000582352706

https://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=7816942034253947079&aid=1283541012

 https://www.youtube.com/jornalmomentos 

Mais informações: 
www.bunkyu.org.br
bunkyusp@bunkyu.org.br Tel: 011 3208 -1755

 

 

 

 

Tradicional exposição de Orquídeas em São Paulo

A exposição contou com espécies raras e curso gratuito sobre o cultivo de orquídeas


Exposição de orquídeas 2010 (Imagens:Antonia Feitoza)


A Associação Orquidófila de São Paulo (AOSP) organizou a 83ª Exposição de Orquídeas no bairro da Liberdade, em São Paulo. A exposição com aproximadamente 1.600 plantas de coleção, ocorreu de 17 a 19 de setembro, das 9:00 às 19h, contando com cerca de 200 colecionadores e mais de 30 associações orquidófilas dos Estados de São Paulo e interior, além de outros estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com expectativa de público para esta edição de aproximadamente 30 mil visitantes.

A tradicional exposição de orquídeas teve entrada franca, e durante os três dias de evento houve venda de livros, adubos, substratos, vasos e orquídeas com preços a partir de R$7,00.

O visitante da exposição teve oportunidade de apreciar espécies raras e até mesmo comprar desde pequenas mudas até plantas adultas floridas, podendo também participar de curso gratuito de cultivo das orquídeas.

Um dos destaques do evento ficou por conta das belíssimas Vandas, espécie asiática, que vem se popularizando no Brasil, por suas flores grandes e de colorido intenso, elas possuem raízes aéreas enormes penduradas, e não precisam ser plantadas em vaso, e podem ser cultivadas em caixinhas. A exoticidade e a durabilidade de suas flores, aliada a forma diferenciada de cultivo tem atraído muito o público.

Outro destaque foram as belíssimas Cattleyas intermédias, originárias do Brasil, que são plantas de grande porte e florada intensa, com cores que variam do branco ao lilás. 

Para ver mais imagens deste evento, acesse:

https://www.facebook.com/home.php?#!/album.php?aid=27209&id=100000582352706

https://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=7816942034253947079&aid=1283541012


EXPOSIÇÃO DE PINTURA EM CERÃMICA


Bom gosto e criativade nas peças (Imagens:Antonia Feitoza)

O evento ocorreu paralelamente a Exposição de Orquideas no primeiro andar da Sociedade de Cultura Japonesa, na Rua São Joaquim. 381 1 andar Sala 13 Liberdade-São Paulo.

Peças belas produzidas por diversas artistas atrairam o público. 

Confira as imagens, acesse:

https://www.facebook.com/home.php?#!/album.php?aid=27209&id=100000582352706

https://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=7816942034253947079&aid=1283541012


 

Chilenos em festa no Memorial

 

Músicas, feira de artesanato e muita comida típica esperaram pelos chilenos que moram em São Paulo, numa grande festa que foi realizada domingo, 22 de agosto, no Memorial da América Latina.

 


Apresentação de danças folclóricas chilenas -- Memorial da América Latina São Paulo 
(Imagem: Antonia Feitoza)


Participaram os grupos folclóricos Chile Lindo, QuinchamaLí, Pablo Neruda, Raices de Chile, Canto Libre e Alma Chilena. Os shows musicais e de dança começaram as 16h. Mas, logo cedo, a partir das 10h, teve início a feira com artesanato e gastronomia típica começa às 10h no Auditório Simón Bolívar, com entrada franca.

 

O evento, que se realiza pelo sexto ano consecutivo no Brasil é organizado pela Une-Chile , entidade que reúne os chilenos radicados em São Paulo. Neste ano, a comunidade teve um motivo especial para prestigiar o Festival Folclórico de Música e Dança Chilena: comemoraram o bicentenário do processo que deu início à independência do seu país.

Em 18 de setembro de 1810, o cabildo (assembléia local) formou uma Junta de Governo, sob a presidência do criollo Mateo de Toro y Zambrano, desencadeando-se aí o rompimento de relações que levaria à guerra com a Espanha. A proclamação oficial da Independência só ocorreria em 1818, sob a liderança de Bernardo OHiggins.


Apresentação de danças folclóricas chilenas -- Memorial da América Latina São Paulo 
(Imagem: Antonia Feitoza)


A Une-Chile é uma organização não governamental sem fim lucrativo que se dedica a promover a integração dos imigrantes chilenos à sociedade brasileira e ao mesmo tempo preservar as suas tradições. Ela é formada por 16 organizações e 350 membros independentes que ao longo do ano organizam eventos culturais, esportivos e sociais.

6º Festival Folclórico de Música e Dança Chilena Une-Chile
Foyer do Auditório Simón Bolívar 
Memorial da América LatinaAv. Auro Soares de Moura Andrade, 664 (Terminal Barra Funda do Metrô)


Sexta-feira 13 teve  ‘Procissão dos Mortos’ à meia noite, em Jacareí

 


Procissão dos Mortos

Inspirada em uma lenda da cidade sobre a caminhada dos mortos do cemitério até uma igreja localizada na região central, procissão reúniu moradores com trajes fúnebres. Grupo saiu da antiga estação ferroviária de Jacareí e é parte do Festival do Folclore, que acontece no mês de agosto.

 

Na sexta-feira, 13, a Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu, promoveu a Procissão dos Mortos em Jacareí, a 80 km de São Paulo. Ela é inspirada em uma lenda da cidade que dizia que os mortos saíam de seus túmulos no cemitério da Saudade (localizado no bairro Avareí, hoje região central do município) e seguiam se lamentando até a igreja do Avareí. Se alguma pessoa viva fosse surpreendida espionando a procissão, ela recebia uma vela que, se fosse apagada, transformava-se em osso humano.

A performance teatral itinerante saiu à meia-noite do Pátio dos Trilhos (antiga Estação Ferroviária da cidade, situada na Praça Raul Chaves, n.º 110 – Centro) e seguiu em direção ao Largo do Avareí. “A lenda diz que a procissão acontecia porque os mortos ficaram inconformados com a mudança do cemitério para um bairro que, na época, não estava incorporado à região central”, comenta o diretor de Cultura da Fundação, Alberto Capucci.

Esse passeio é um dos eventos do Festival de Folclore, que reunirá diversas atividades gratuitas durante todo o mês de agosto em Jacareí. A programação inclui exposição de selos, música regional, gastronomia, cinema, debates e contação de causos e lendas.

O evento faz parte da proposta da Fundação Cultural de Jacarehy de valorizar as lendas e “causos” que compõem o imaginário popular da região. “Já temos o programa Uma Noite no Museu que é um sucesso. O público curte essas histórias de assombração que provocam suspense e curiosidade”, afirma Capucci.

A procissão foi composta por cinco atores que ficaram em diferentes pontos da cidade como estátuas vivas, prontos para integrar a caminhada. Os atores estavam representando personalidades históricas da cidade, como o patrono da Fundação Cultural de Jacarehy, o compositor José Maria de Abreu, o fundador da cidade, Antonio Afonso, e o barão do café coronel Gomes Leitão, acompanhado de sua esposa e filha.

A população também foi convidada a integrar a procissão, desde que estivessem usando trajes fúnebres. Para participar, era preciso fazer a inscrição na Diretoria de Cultura (Pátio dos Trilhos). Durante o dia, na sexta-feira, 13, os próprios atores da Procissão dos Mortos estiveram percorrendo o centro da cidade para convidar a população a prestigiar o evento.

 

Uma Noite no Museu – Também nesta sexta-feira, 13, a Fundação Cultural de Jacarehy promoveu a edição especial do programa Uma Noite no Museu. O episódio com o título Histórias de Assombração de Jacareí e foi apresentado pela professora e contadora de “causos” Ana Salinas em duas sessões, às 20h00 e às 22h00..

As apresentações aconteceram no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba, na Rua XV de Novembro, n.º 143 - Centro.

ANIME FRIENDS 2010 – EDIÇÃO ESPECIAL




Anime Friends 2010 (Imagens:Antonia Feitoza)

O evento ocorreu nos dias 09, 10, 11, 15, 16,17 e 18 de julho no Mart Center, Rua Chico Pontes, 1500 Vila Guilherme – São Paulo.

Sua programação contou com várias atrações, dentre elas: Festival de bandas, Yamato Cosplay Cup Internacional 2009 (Categorias Livre e Tradicional), Banda Jmusic, Super Friends Spirits, Animakê Show, Banda Jsquad, Anime Bingo, Quiz, Concurso Cosplay, palestra “Table of Contents, concurso de Karaokê.




Belas produções e fortes efeitos. (Imagens:Antonia Feitoza)

Atrações especiais com Shows Internacionais: Aural Vampire, Akira Kushida, Minami Kuribayashi, Misato Aki, Tiyo Rabic, Shimichi Ishihara, Takayuki Miyauchi, Yonekura Chihiro. Eletrizante show para todos os gostos. 

A galera ainda se divertiu nas Salas Temáticas, Ásia Fest, Cosmic Fair, Game Show onde ocorreram ainda simpósios e palestras. 




Atrações internacionais - Direto do Japão para o público do Anime Friends 2010
(Imagens: Antonia Feitoza)


O público (Otakus) foi um desfile de estilos e personagens. Uma febre entre os jovens que vieram prestigiar o evento.

Lojas especializadas em roupas, acessórios, pôsteres, botons, bichos de pelúcia, Animes, Cd’s e DVD’s, Mangá e jogos foram disputados por jovens apaixonados pelos diversos produtos por elas expostos.



Uma brincadeira que se leva a sério. (Imagens:Antonia Feitoza)

Os personagens criaram vida e saíram das páginas do mangá para colorir e animar o evento. É tudo uma grande curtição!

O evento mais esperado do ano, voltará no próximo ano com mais  novidades e muita diversão. 
Para ver mais imagens do evento, acesse: 


https://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=ls&uid=7816942034253947079
https://www.youtube.com/jornalmomentos 
https://vodpod.com/jornalmomentos

Para saber mais sobre o evento, acesse: https://www.site.anifriends.com.br/index.shtml

FESTA NO DIA DE SANTO ANTONIO - SÃO PAULO

O mês de junho  é mais um em que a devoção católica aos santos se torna mais evidente. São as famosas Festas Juninas, quando são homenageados os santos: Antônio (13), São João (24) e São Pedro (29). 

 

Junho, marcado pela danças comidas típicas, fogueira, novenas e festas  aos santos. A primeira festa do mês é em devoção ao Santo Antonio. O Santo se destacou pela humildade, entre outras virtudes. Nascido em uma família de fidalgos resolveu, assim como São Francisco, levar uma vida de doação e de pregações. Antes de ser conhecido pelo dom da oratória e pela inteligência privilegiada, não se negava a realizar as tarefas domésticas com grande empenho no convento onde viveu, próximo à cidade de Bolonha. Sua simplicidade e humildade eram tão genuínas que os demais frades jamais suspeitaram dos seus profundos conhecimentos teológicos. 


Festa para o Santo Antonio, na Igreja de São Francisco no Largo do São Francisco em São Paulo. (Imgens:Antonia Feitoza)

É por este santo que se tornou exemplo de retidão na fé que milhares de pessoas participam de um dia de oração em sua devoção. Em São Paulo, o domingo ensolarado apesar de frio não desmotivou aos fieis, que foram homenagear o Santo Antonio neste dia 13 de junho. Duas igrejas no centro da capital paulista têm todos os anos sua tradicional festa para o Santo casamenteiro. A primeira, Igreja de Santo Antonio está localizada na Praça do Patriarca centro de São Paulo. Considerada a mais antiga da cidade apesar de sua data de fundação ser incerta. Há registros de uma doação no testamento no bandeirante Afonso Sardinha em 1592 em favor da igreja o que leva a calcular a existência deste templo anteriormente a esta data. Todo ano recebe pessoas de toda parte da cidade que vem receber a benção e os pães de Santo Antonio. As missas que ocorrem de uma em uma hora, é repleta de demonstrações de fé, cânticos e orações.


Todos trabalaram  para o sucesso da festa. (Imagens:Antonia Feitoza)

Há poucos metros, no largo de São Francisco, a Igreja de São Francisco recebeu o público que veio homenagear o Santo Antonio. O largo se modificou para a  distribuição de pães e bênçãos. ao evento contou com a venda de comidas típicas, bolo de Santo Antonio (quem encontrar uma medalha do santo terá muita sorte), artesanato e produtos dos frades. Foi uma grande festa na cidade que cada dia mais cresce, mas que mantém tradições ainda do período colonial.


É uma grande festa para uma cidade que cada dia mais cresce, mas que mantém tradições ainda do período colonial. 
(Imagens:Antonia Feitoza)


O pão que é distribuído nesta ocasião tem o significado de partilha, repassado para os enfermos, nas casas é colocado em  latas de mantimentos (arroz ou farinha) como um pedido que nunca se falte alimentos. É como um amuleto de proteção para o lar. Mas principalmente é o símbolo da caridade. Uma recordação que devemos ser humilde e dividir o que temos com nosso próximo mais carente como fez Santo Antonio.


Festa na Igreja de  Santo Antonio na Praca do Patriarca , centro da capital paulista. (imagens:Antonia Feitoza)

Para ver mais imagens deste evento, acesse: 

 

https://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=11590047482752727755

https://www.youtube.com/jornalmomentos

https://vodpod.com/jornalmomentos

https://www.facebook.com/home.php?#!/profile.php?v=wall&ref=profile&id=100000582352706



 Filó Italiano revive hábitos dos imigrantes no Vale dos Vinhedos

 

Comunidade e turistas celebram o Dia Estadual do Vinho com jogos típicos, música, cantoria 
e produtos coloniais



Copa, queijo, salame, pão e vinho no Filó Italiano.Jogo de Damas de Vinho foi a atração principal da noite .
Corais animaram a festa cantando músicas folclóricas italianas.
A irreverência e humor do Grupo Vanti In Drio descontraiu os convidados.
Na foto, o anfitrião Moysés Michelon, entrou na brincadeira. Fotos: Giovani Nunes


Uma verdadeira festa italiana. Assim foi o Filó Italiano, realizado pelo Hotel Villa Michelon no Vale dos Vinhedos, na noite de sábado (5). A mesa farta, com queijo, copa, salame e pães acompanhados do bom vinho e da alegria expressa pela música e a cantoria em dialeto vêneto, uniram comunidade e turistas. O filó remontou costumes dos imigrantes italianos trazendo como novidade da modernidade o Jogo de Damas de Vinho, onde as peças são substituídas por taças de vinho branco e tinto.

 

Enquanto os Corais Vicentino, Saluto al Brazile e Terra Nostra se apresentavam no palco, muitos aproveitavam para praticar jogos típicos como a mora, bisca e o quatrilho, saciando a curiosidade de quem não conhece a tradição. Outros apostaram no Jogo de Damas de Vinho, uma brincadeira que agradou a todos e, por isso, entra definitivamente para as atrações do Villa Michelon ficando à disposição dos hóspedes na recepção do hotel durante todo o ano.

 

O anfitrião da festa, Moysés Luiz Michelon, abriu a programação resgatando episódios da história da imigração italiana e colonização do Vale dos Vinhedos. O momento foi marcado pela celebração da reza, feita pelo escritor e morador do Vale dos Vinhedos, Remy Valduga, que acompanhado pelos convidados, conduziu, em italiano, as orações.


Jogo da Mora resgatou costumes dos imigrantes. Orquestra de Acordeões de Santa Tereza fez parte da programação. 
Fotos: Giovani Nunes


Uma das grandes atrações da noite foi a apresentação inédita da Orquestra de Acordeões de Santa Tereza, com músicos de todas as idades. O lado alegre e descontraído do italiano foi evidenciado pelo Grupo Vanti In Drio. Os hóspedes também puderam viver esta fantástica experiência que contou, ainda, com degustação de vinhos, espumantes e suco de uva, oferecidos por 13 vinícolas do Vale dos Vinhedos, sendo elas: Barcarola, Batistello, Casa Tasca, Casa Valduga, Cordelier, Dom Cândido, Don Laurindo, Larentis, Milantino, Miolo, Peculliare, Pizzatto e Vallontano.

 

Mas a grande atração da noite foi o Jogo de Damas de Vinho. Para cada peça conquistada, o jogador tinha que beber o vinho do copo. O jogo acabou sendo uma brincadeira que girou em torno da arte de degustar. No início, jornalistas de vários estados brasileiros se confrontaram. Depois, turistas entraram na diversão, mostrando que o vinho aproxima as pessoas e faz amigos.

 

Integrado as comemorações do Dia Estadual do Vinho, o Hotel Villa Michelon também ofereceu cursos de degustação de vinhos e jantar italiano com show nos dias 29 de maio e 5 de junho, e uma taça de vinho como cortesia aos hóspedes que participaram do almoço de ontem (6) – Dia Estadual do Vinho.

 

Comprovando que o vinho não é celebrado apenas na taça, o evento também foi marcado pela divulgação do resultado do 1º Concurso Vinho & Poesia, promovido pela Aprovale. Unindo o Brasil de Norte a Sul, o concurso reuniu 70 poesias inscritas por 50 autores. A grande vencedora foi a poesia “Viva o Vinho”, de Vanda Fagundes Queiroz, de Cuiritiba (PR). Também foram premiados outros quatro poemas, sendo eles: “A Magia do Vinho”, de Adair Philippsen (Catuípe – RS), “In Vino Veritas...” (Fernando Antonio de Castro Guedes (Salvador – BA), “Doce Êxtase”, de Wilson Carlos Roberto (Coronel Fabriciano – MG) e “Exaltação ao Vinho”, de Arlene Miranda Pereira de Assis (Maceió – AL). Para saber mais, acesse:www.villamichelon.com.br


5º Salão do Turismo - Roteiros do Brasil 

Foi um Sucesso! O evento aconteceu de 26 a 30 de maio, no Anhembi, localizado na avenida Olavo Fontoura, 1.209, em S. Paulo.


Do norte ao sul, todos os estados foram representados, todos garantiram o sucesso deste evento. 
Santa Catarina trouxe de Treze Tílias a escultora Mariana Thaler. (Imagens: Antonia Feitoza)

O Salão do Turismo - Roteiros do Brasil é uma iniciativa do Governo Federal, com o objetivo de promover e incentivar a comercialização dos roteiros turísticos do país. A quinta edição aconteceu de 26 a 30 de maio de 2010 no Pavilhão de Exposições do Anhembi, localizado na avenida Olavo Fontoura, 1.209, em S. Paulo.

 

Num espaço exclusivo, as empresas do setor turístico tiveram a oportunidade de expor e comercializar seus produtos e serviços, junto a um mercado em franco crescimento para um público de mais de 100 mil visitantes, entre consumidores e profissionais de diversas áreas. 


Artesanato e manifestações culturais. (Imagens: Antonia Feitoza)

 

No Salão do Turismo, os visitantes puderam experimentar os destinos do Brasil através da gastronomia, artesanato, Saber Fazer, manifestações culturais, Agricultura Familiar, Jóias e manifestações artísticas. Os profissionais do turismo também encontraram no Salão a oportunidade de atualização e networking.

 

Para saber mais, acesse: www.salao.turismo.gov.br

Para ver mais imagens deste evento, acesse: 

https://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=7816942034253947079&rl=t

https://www.facebook.com/home.php?#!/profile.php?v=wall&ref=profile&id=100000582352706



Santana de Parnaíba recebeu mais de 50 mil fiéis 
na Festa de Corpus Christi

 


Santana de Parnaiba-São Paulo (Imagens: Antonia Feitoza)

No  dia 03 de junho, Santana de Parnaíba - localizada 35 km da capital - recebeu milhares de fiéis, vindos de diversas cidades, estados e, até de outros países, para uma das maiores manifestações de religiosidade e fé do Estado de São Paulo. Trata-se da tradicional Festa de Corpus Christi, que recebeu mais de 50 mil pessoas, segundo estimativa da Prefeitura da cidade – que organiza o evento em parceria com a Paróquia de Santa Ana. A programação contou com missas e procissão sobre o colorido tapete de serragem.

A festa este ano teve como tema “Eucaristia: tu és sacerdote eternamente segundo a ordem de Melquisedeque”, que foi retratado no tapete artesanal de serragem colorida, com cerca de 850 metros de extensão, com um total de 60 quadros. Portanto, quem compareceu pode conferir diversos desenhos, que abordavam o sacerdócio tanto no Antigo como no Novo Testamento.

A movimentação começou, tradicionalmente, nas primeiras horas da manhã, quando teve início a montagem do tapete. A atividade envolveu cerca de mil pessoas da comunidade.

O tapete foi montado nas principais ruas do Centro Histórico: Largo da Matriz, Rua Suzana Dias, Largo São Bento, Rua Santa Cruz, Rua Bartolomeu Bueno, Praça 14 de Novembro, Praça da Bandeira e Rua Padre Miguel Mauro. Ele é usado para lembrar o mistério da Eucaristia – o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo – que, segundo a Bíblia, foi instituído pelo próprio Filho de Deus no dia da Santa Ceia.

Ao longo da festividade, foram realizadas três missas, sendo a última campal, na Praça 14 de Novembro, às 15h30, seguida pela tradicional procissão por cima do tapete artesanal, acompanhada por milhares de fiéis. Após a procissão, o Santíssimo foi recepcionado pelo grupo Coração de Rei, no palco montado na Praça 14 de Novembro. Este mesmo grupo apresentou canções ao final da cerimônia.

Além da programação religiosa, os moradores e turistas puderam aproveitar o dia para visitar a Feira de Artesanato, na Rua André Fernandes, e também a Feira de Alimentação, que foi montada na Praça da Bandeira, na Rua Pedro Procópio e no Largo da Matriz.

Não há registro histórico sobre quando as ruas de Santana de Parnaíba teriam começado a ser enfeitadas no dia de Corpus Christi. Sabe-se que até 1967 – ano em que a serragem passou a integrar o painel de cores, por iniciativa da professora Emilia Gil Assumpção – as ruas e janelas de Santana de Parnaíba eram ornamentadas com flores vermelhas de São João.

 

Produção Artesanal da Serragem

Na última segunda-feira (24/05), funcionários da Oficina Cultural, setor da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, terminaram a preparação da serragem colorida, que foi usada na elaboração do famoso tapete artesanal. Ao todo, foram utilizados 2.890 sacos de serragem (grossa e fina), ou seja, cerca de 80 metros cúbicos de serragem, tingidos em 11 cores diferentes. De acordo com Vanuir Martins da Silva, responsável pela Oficina Cultural, o processo de tingimento da serragem é bastante rápido e simples. Primeiro é preparada a anilina, que é dissolvida em água quente e álcool. Na seqüência, ela é adicionada à água em temperatura ambiente, colocada em um recipiente grande, juntamente com a serragem, permanecendo lá em torno de 15 e 20 segundos, e depois é colocada em um tablado de madeira coberto com lona para ensacamento imediato.

Ele ainda comentou que o segredo da manutenção da coloração da serragem está no embalamento da mesma, que deve estar o mais úmida possível, e no período de armazenamento, que não pode ser muito grande, uma vez que, com o tempo, o colorido se perde naturalmente. “O que muda de um ano para outro são as cores, cuja medida varia conforme o tema escolhido. Este ano, por exemplo, estamos com uma cartela de 11 cores, mas como finalizamos o tingimento antes da data prevista, pode ser que ainda incluiremos mais três cores”, ressalta Vanuir.

“Trabalho no tingimento da serragem há 17 anos, portanto, a cada ano nós queremos melhorar ainda mais, afinal é muito gratificante você saber que participou de parte do processo da festa de Corpus Christi”, conclui. 

Para ver mais imagens deste evento, acesse:

 

https://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=11590047482752727755

https://www.youtube.com/jornalmomentos  

 

PASSEIO FOTOGRÁFICO GUARAREMA – MEMORIAL PENHA DE FRANÇA

 

 


O grupo em foto oficial como um registro do Passeio Fotográfico em frente a Igreja de Nossa Senhora da Escada - Guararema-São Paulo

No sábado 22 de maio, os alunos do curso de fotografia ministrado pelo Prof. Folco no Memorial Penha de França se reuniram para um passeio fotográfico na cidade de Guararema, São Paulo. O município fica a oitenta e oito quilômetros da capital paulista, possui nome de origem tupi guarani significa: Pau D’Alho, árvore encontrada na região.

 

O passeio é uma experiência onde os alunos podem vivenciar na pratica o que adquiriram nas aulas teóricas. A primeira parada fotográfica foi no Vilarejo de Luiz Carlos, local com aproximadamente trezentos habitantes. O nome do vilarejo vem de uma homenagem ao ex-fazendeiro e antigo morador, o engenheiro Dr. Luiz Carlos.

 

Segundo o Sr. Folco, não é um local turístico, mas é muito fotogênico. Apenas uma praça ao estilo colonial com as casinhas no entorno e uma estação ferroviária em ruínas.

 

Apesar das características sobre o vilarejo, durante a viagem o grupo foi informado que a estrada de paralelepípedo que dá acesso ao vilarejo, já teve grande importância, pois é a antiga estrada São Paulo – Rio, e a pequena estação hoje em ruínas, foi conexão com a Central do Rio de Janeiro.

 

A comunidade composta de gente muito simples do interior paulista fez uma pequena recepção com um cafezinho ao grupo visitante que foi servido no salão paroquial da capela de São Lourenço.

 

 

 


Estação, escola e Capela de São Lourenço - Vilarejo Luiz Carlos - Guararema - São Paulo (Imagens; Antonia Feitoza)


Visitando o comercio local, conversamos com o Sr. Miguel, que reside no local há muitos anos. Quando foi perguntado sobre violência, ele afirmou que o vilarejo é muito tranqüilo. Não há ocorrência criminal há mais de oito anos. Todos conhecem uns aos outros, e só há mudança na rotina, quando aparecem os turistas que vem conhecer ou visitar o local.

 

Pode ser que tudo se modifique com a promessa do restauro da pequena estação Luiz Carlos, que será ligada a estação de Guararema, em projeto com a implantação de um trem turístico com passeios entre as duas.

 

Na segunda parada fotográfica os alunos conheceram parte do centro da cidade de Guararema. Os pontos para focalizados para as imagens foram a estação de trem Guararema e o pontilhão sobre o rio Paraíba. Jovens pescavam tranqüilamente sobre a ponte. Dando a impressão que a ponte onde há também passagem para pedestres, é usado para o lazer, embora não aconselhável se distrair na linha, pois a linha é ativa.

 


Integrantes da comunidade e os visitantes em busca de imagens - Vilarejo Luiz carlos - Guararema - São Paulo  (imagens:Antonia Feitoza)

Nesta parada também ocorreu o almoço no Cais do Porto Restaurante, a Rua Dr. Falcão, 293 centro, que foi fretado só para o grupo e serviu a famosa comida caseira da região. O local fica a beira do rio Paraíba oferecendo uma bonita vista panorâmica. Um detalhe: a arvore que esta inserida a estrutura do restaurante. Música ao vivo para completar o encontro de fotógrafos.

 

A terceira parada fotográfica foi na Freguesia da Escada.

Um local turístico com uma igreja do século XVII, restaurada, de N.SRA. da Escada, única do Brasil com imagem e devoção do folclórico São Longuinho.

 

 

A igreja localiza-se numa praça colonial onde se encontram rastros de calçamento em cascalho.

 

Conta à história que: a busca por ouro empreendida pelo bandeirante Braz Cubas abriu caminho para que, Gaspar Vaz, viesse a fundar o Arraial da Escada em 1611.

 

A primeira capela foi construída em 1652 pelos jesuítas. Erguida de frente para um adro indígena, onde os nativos realizavam suas cerimônias fúnebres, esta edificação ainda guarda as características arquitetônicas jesuíticas.

Estes catequizadores esculpiram ao redor da imagem de Nossa Senhora, uma escada a fim de facilitar aceitação do catolicismo pelos índios, já que estes viam a escada como símbolo de ascensão celestial. Daí o nome de Nossa Senhora da Escada.

 

Já em 1732 com a expulsão destes da Capitania de São Vicente a administração do arraial da Escada foi entregue aos Franciscanos, que construíram uma nova capela onde hoje se encontra a atual Igreja. Sua arquitetura é tipicamente barroca, com suas paredes construídas em taipa de pilão.

 


Igreja e Imagens de N.Sra da Escada São Longuinho, Zeladoras da igreja e loja de artesanatos. (Imagens:Antonia Feitoza)

O Arraial da Escada representa a formação do próprio Município de Guararema. Situada no bairro da Freguesia da Escada, a 3,5 quilômetros do centro da cidade, a Igreja resistiu à ação do tempo, passou por reformas e ampliações até ser tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, no dia 25 de janeiro de 1941. Em 1982, a Igreja passou por uma reforma definitiva quando foi construída a praça em frente. Esta é a única Igreja do Brasil que possui a imagem de São Longuinho, conhecido popularmente como o Santo das coisas perdidas.

No centro da capela está enterrado o frei José de Santa Bárbara de Bittencourt, que faleceu em 29 de setembro de 1890.

 

Em seguida, o grupo visitou a MelMelaMelado e AngolaAngola, duas lojas de artesanato local rendeu curiosas imagens. Como havia imagens de São Longuinho em duas versões, curiosamente ao ser indagada a funcionária de uma delas, explicou que uma delas é um busto que apresenta o santo em roupa braça e em sua mão o sinal da cruz. A outra versão apresenta um santo em roupas franciscanas. O que se sabe é que a primeira é a imagem cópia da original que se encontrava na igreja e por ocasião do seu restauro desapareceu e foi substituída pela segunda imagem. Ela afirmou que a população não se agradou com a troca, pois descaracterizava a imagem tão devotada por todos. Porém, misteriosamente a imagem original, jamais retornou a igreja. 


Paisagens e mirante - Rio Paraíba - Guararema - São Paulo (imagens: Antonia Feitoza)

 

Para finalizar o passeio, uma chegada ao Mirante do Paraíba Restaurante, a rua: Admeleto Gasparini, 4509. Outro local inserido a natureza tendo como fundo o rio Paraíba. Onde o visitante além de desfrutar de delicias do menu, pode alimentar os peixes que ficam no rio bem próximos ao público.

 

Para ver mais imagens deste passeio, acesse:

 

https://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=11590047482752727755

https://www.youtube.com/jornalmomentos

FESTAS POPULARES BRASILEIRAS -  TRADIÇÃO E FÉ

Festa do Cururuquara completa 122 anos de tradição em Santana de Parnaíba

 


Missa Solene na Capela das Palmeiras-Santana de Parnaiba - S.Paulo

O evento, que aconteceu no sábado 15/05, celebra a Abolição dos Escravos no Brasil e os Dias de São Benedito e Nossa Senhora do Carmo

A tradicional Festa do Cururuquara, que se tornou conhecida em toda a região pelo seu resgate histórico-cultural, aconteceu no município de Santana de Parnaíba, a 35 km da capital. Realizado pela Prefeitura, o evento completa, em 2010, 122 anos e celebra a Abolição da Escravatura no Brasil, assinada em 13 de maio de 1888; o Dia de São Benedito (o Santo Protetor dos Escravos) e de Nossa Senhora do Carmo. O bairro fica localizado no km 40,5 da Rodovia Castello Branco, sentido São Paulo. Centenas de turistas e fiéis marcaram presença no evento.

A festa teve início às 18h, com a “Procissão do Encontro”, em devoção a São Benedito e Nossa Senhora do Carmo. Como é tradição, todos os anos, uma procissão parte da Capela Maior de São Benedito, situada no Largo das Palmeiras, e a outra, da Capela Menor. O nome vem justamente do encontro que ocorre entre ambas no meio do caminho, quando os fiéis seguem até a Capela Maior. Na seqüência, por volta das 19h, foi celebrada a Missa Solene na Capela das Palmeiras.

Após a missa, às 20h, os participantes do evento assistiram à apresentação do Grupo de Trancistas, da Etnic Hair Beauty, que, na ocasião, fizeram um trabalho de artesanato capilar, acompanhadas por percussão de berimbau, com um Grupo de Capoeira. Uma hora depois, às 21h, aconteceu a tradicional apresentação do Grupo de Samba de Bumbo 13 de Maio, seguida de uma homenagem a um de seus fundadores, Norberto Reginaldo da Rocha, que faleceu, recentemente, em um acidente de carro.

Já por volta das 22h, o público presente pode se divertir com o show da dupla Alex Sandro & Marcelo, que encerrou às comemorações ao Santo Padroeiro do bairro. “A festa representa o resgate do valor de uma tradição muito antiga em Santana de Parnaíba, que vem sendo mantida ao longo destes 122 anos. O mais interessante é que, todo ano, membros da comunidade local se reúnem para marcar esta data histórica da cidade, sendo muitos deles descendentes de escravos”, declara o Prefeito Silvinho Peccioli.

 


“Procissão do Encontro”, em devoção a São Benedito e Nossa Senhora do Carmo - Santana de Parnaiba - S.Paulo


Histórico da Festa

Os primórdios da festa têm início com a assinatura da Lei Áurea, no dia 13 de maio de 1888. Muito felizes com o acontecimento, os escravos de Nhô Bueno foram até a Capela de São Benedito, conhecida como Capela das Palmeiras, para agradecer a liberdade. Segundo a história, os negros permaneceram no local durante quatro dias, dançando, cantando e tocando samba de bumbo. Em louvor ao santoeles plantaram quatro coqueiros em frente à capela. Desde então, os ex-escravos e seus descendentes passaram a se reunir no mesmo local, todos os anos, para lembrar a data.

Antigamente, a imagem de São Benedito permanecia por um ano na casa de um dos moradores do bairro. E, sempre no dia 13 de maio, os fiéis iam até o local onde o santo estava hospedado e o levava até a Igreja. Depois da missa e das festividades, a imagem seguia em cortejo até a casa de outro morador.


A festa representa o resgate do valor de uma tradição muito antiga
 - Santana de Parnaiba - S.Paulo

Anos depois, começaram a ser realizadas duas procissões, que se encontravam no meio do caminho e seguiam juntas até a igreja. Com a doação da imagem de Nossa Senhora do Carmo, no final da década de 60, uma das procissões começou a sair da Igreja de São Benedito, com a imagem da Santa, e a outra da Capelinha, com a de São Benedito.

Quando os cortejos se encontravam, acontecia uma queima de fogos e os seus integrantes retornavam juntos à Igreja, onde era realizada uma missa. Em seguida, era feito o levantamento do mastro, tradicionalmente socado pelos festeiros, por acreditarem que o ato traz bons fluídos. Essa tradição mantém-se até os dias de hoje e é repetida na Festa do Cururuquara todos os anos.

Mais tarde, foram incluídos na festa os violeiros, assim como o leilão de prendas e a quermesse. Com o dinheiro arrecadado nas festas, foi construída a Igreja atrás da centenária Capela de São Benedito, no final da década de 60. Para saber mais, acesse: https://www.santanadeparnaiba.sp.gov.br/


CURSO CIVILIZAÇÃO  TURCO - ISLÃMICA

Alunos da Universidade Sant'Anna visitam a Casa de Cultura Turca


O encontro foi um momento de descontração onde os alunos se aproximaram ainda mais da cultura de um país de encantadora história.

No dia 08 de maio os alunos do curso Civilização Turco-Islâmica ministrado junto a Universidade Sant 'Anna a convite do Professor Mustafá Goktepe compareceram à Casa de Cultura Turca, na rua Senador Vergueiro 300 Santo Amaro São Paulo Capital. A aula que regularmente ocorre aos sábados no Campus Estação Portuguesa - Tietê foi transferida excepcionalmente para a casa, e foi seguida de um almoço caracterizado como” entre amigos “. O encontro foi um momento de descontração onde os alunos se aproximaram ainda mais da cultura de um país de encantadora história. Dentre os presentes estava o Sr. Bayram Dagdeviren, empresário responsável pela Casa da Cultura Turca e empreendimentos anexos ao projeto.

 

A história da Turquia carrega influências de diversas civilizações antigas desde a pré-história, passando pelas grega e romana e pelos impérios bizantino e otomano. No país existe liberdade de credo e sua população é cerca de 98% mulçumana - o restante está dividida entre cristãos e judeus, principalmente. A diferença com relação a outros países islâmicos é que a Turquia é uma nação que mantém a religião totalmente separada do Estado, assim é um país laico.


Após projeção de informações gerais sobre a Turquia e a Casa de Cultura Turca, houve um bate-papo entre os alunos.

O curso aborda a história e cultura da Turquia, berço de diversas civilizações e considerada uma ponte entre as culturas ocidental e oriental. Costumes, educação e a rica diversidade cultural do país euro-asiático também são abordadas nas aulas, ministradas pelo professor Mustafá Goktepe, intérprete da língua e muçulmano nativo.

 

A casa da Cultura Turca é mantida por empresários turcos mantenedores do Colégio Belo Futuro, instalado na Avenida Santo Amaro. Este grupo de empresários é responsável por atividades culturais diversas, como: cursos de civilização e língua turca. Também fazem assessoria e tradução para empresários turcos que venham ao Brasil e vice-versa com relação aos empresários brasileiros que visitam a Turquia. Normalmente com intenção de possíveis investimentos entre ambos países. Para este trabalho, recebem apoio da Embaixada e Consulado da Turquia no Brasil.


Os alunos degustaram iguarias típicas da Turquia produzidas pelo Chef Yusuf Ergin.

Após projeção de informações gerais sobre a Turquia e a Casa de Cultura Turca, houve um bate papo entre os alunos. O Professor Mustafá que reside no Brasil desde 2004, abordou fatos de sua adaptação e convivência no país. Desde sua chegada vem se consolidado nestas terras e já é parte da estatística de estrangeiros que resolveram adotar o Brasil como sua segunda pátria.

Em seguida, os alunos degustaram iguarias típicas da Turquia produzidas pelo Chef Yusuf Ergin. E é claro, no menu não faltou o famoso “churrasco turco”. Após o almoço, os alunos participaram de uma tradição turca: o chá acompanhado de sobremesa. Para finalizar, o grupo participou de entrevista coletiva, onde o reporte: Behram Kili, ligado a uma das maiores mídias turcas. O reporte indagou ao grupo sobre o conteúdo do curso e as possibilidades que os alunos encontram através do mesmo. Alguns alunos responderam sobre o novo olhar sobre a Turquia e o Islã após o inicio do curso e o contato com esta cultura. Em unanimidade expressaram a curiosidade despertada pelo curso em visitar a Turquia, e foi sugerido que encontrem apoio da Casa da Cultura Turca para uma viagem do grupo ao país que é um museu ao ar livre. O que seria uma boa experiência para todos, tendo em vista que o grupo de alunos é um misto de história, turismo, geografia e economia com interesse na cultura turca completamente fortalecido pelo programa do curso.


Para finalizar, o grupo participou de entrevista coletiva e experiementaram o chá com sobremesa, uma tradição turca.

Para saber mais sobre o curso Civilização Turco – Islâmica, entre em contato com a: Secretaria da unidade Santana - bloco I (térreo), das 9h00 às 21h00
Endereço: Rua Voluntária da Pátria, 411 - próximo ao Metrô Portuguesa - Tietê. Informações: (11) 2175-8000

Prof. Mustafá Goktepe
São Paulo-Brasil
Cel: (11) 8264.8048
Neste: (11) 7760.5705 - ID: 85*32014

Para saber mais sobre a Turquia, acesse:
www.BrasilTurquia.com.br
www.TurkiyeBrezilya.com

Curso de Língua Turca, acesse:
www.ColegioBeloFuturo.com.br

O CANTOR DANIEL PARTICIPA DO LANÇAMENTO DA 3ª SEMANA COUNTRY COSTÃO EM BROTAS - SÃO PAULO 

O Costão do Santinho Resort fez, no dia 20 de abril, o lançamento da 3ª Semana Country Costão.


O Lançamento da Semana Country, com a participação do cantor Daniel , seu pai e Rubens Regis, diretor do resort. (Imagens:Antonia Feitoza)

O evento aconteceu no Cinema São José, na cidade de Brotas, com a participação do cantor Daniel e do diretor comercial do Costão do Santinho Resorts, Rubens Regis. 

A semana country do Costão teve sua primeira edição no ano 2008 , atraiu turístas de todo o Brasil e levou ao Costão do Santinho o show do cantor Daniel.

Já a segunda, que de acordo com a área comercial do resort rendeu R$ 1,3 milhão em faturamento, foi realizada em 2009 com lançamento na chácara do cantor Chitãozinho, em Jaguariúna/SP. Sucesso de público, o evento contou com shows de Chitãozinho & Xororó, Gian & Giovanni e Bruno & Marrone.

A 3ª Semana Country Costão acontecerá entre os dias 11 e 18 de julho e contará com muitas atrações e atividades preparadas pelo resort. 


Uma noite de festa no Cinema São Jose em Brotas. (Imagens:Antonia Feitoza)

 

A grande atração são os shows especiais e exclusivos aos hóspedes com grandes nomes da música sertaneja no Brasil. No dia 15, a dupla César Menotti & Fabiano, de sucessos como “Leilão” e “Caso por Acaso” sobe ao palco para a alegria dos turistas. Já no dia 17 será a vez do carisma e do romantismo do cantor Daniel, que embalarão a noite no Costão do Santinho, no principal show da 3ª Semana Country Costão.

 

Porém, a Semana Country ainda reserva ainda mais dois espetáculos especiais para aqueles que forem desfrutar das férias de julho no Melhor Resort de Praia do Brasil. Fazem parte da programação shows das duplas Cleyton & Nando e Fabio & Rafa. Além disso, outras atrações foram especialmente preparadas pela equipe do resort catarinense, sempre com o tema country, para que os hóspedes passem sete dias como em uma legítima fazenda.


Grandes atrações da Semana Country Costão

 

O LANÇAMENTO EM BROTAS - SÃO PAULO 

O evento de lançamento iniciou ainda em São Paulo, quando empresários de turismo, jornalistas e convidados reunidos a convite da Assessoria Em Foco e do Costão de Santinho Resort, partiram de São Paulo no ônibus do cantor Daniel rumo a cidade de Brotas.

 

O grupo foi hospedado no Hotel Fazenda “Areia que Canta” onde após o almoço participaram de uma visita a nascente que deu origem ao nome do hotel.

 

Às 18h00 o grupo se dirigiu ao Cinema São José onde foram recebidos com pipoca e refrigerantes como para uma gostosa sessão. Neste momento, se deu inicio ao lançamento com uma entrevista coletiva onde participaram o cantor Daniel e o diretor do Resort. A convite do cantor,  o pai de Daniel subiu ao palco participando do bate-papo com a imprensa e empresários. 

O cantor respondeu a todos com muito entusiasmo e falou sobre o lançamento da 3ª Semana Country Costão, que promete agitar Florianópolis.


Daniel atendeu ao público convidado e distribuiu simpatia e autografos, ao lado a dupla: Valmir e Fernando.(Imagens:Antonia Feitoza)


Daniel ainda respondeu questões sobre o Projeto Cultural Cinema São José, local adquirido por ele e que foi restaurado e inaugurado há um ano, por ocasião da pré-estréia do filme que contou com a participação do cantor.

 

Falou ainda sobre a ausência do companheiro falecido, o cantor João Paulo e sobre sua recente paternidade, afirmando que Lara, sua filha tem sido uma experiência muito especial.

 

Aos presentes, em seguida foram servidos coquetel e jantar. Um show com a apresentação da dupla: Valmir e Fernando,  complementou o sucesso da noite. No dia seguinte o grupo retornou a São Paulo.


Chegada ao Hotel Fazenda Areia que canta. (Imagens:Antonia Feitoza)



O COSTÃO DO SANTINHO RESORT

Localizado em Florianópolis, a capital mais desejada para se viver no Brasil, o turista encontra um mundo à parte no resort à beira-mar. 



  
Costão do Santinho Resort


Incrustado em uma área de Mata Atlântica preservada, entre a praia do Santinho, dunas e costões rochosos, o resort é capaz de proporcionar vários dias plenostividades de lazer ou relaxamento, entretenimento ou descanso.

As opções são tantas que fica difícil recomendar uma ou outra atração. A programação vai depender do perfil de cada pessoa. O Costão oferece apartamentos que são verdadeiras casas de praia, com até três dormitórios. Acomodações confortáveis, que comportam a família toda – tem espaço para os adeptos da adrenalina, do contato com a natureza, dos gourmets e diversas outras “tribos” que convivem no resort. 

Sobre a Semana Country

Para ninguém perder o ritmo durante os shows especiais da 3ª Semana Country Costão, a programação conta com aulas de dança country com os campões mundiais Bel & Euler. Ainda em ritmo de dança, haverá a apresentação do Grupo Panteras. E para os hóspedes colocarem em prática as lições de dança aprendidas, o Costão do Santinho preparou bailes com música ao vivo. Ainda há atividades como touro mecânico, oficina de laço, entre outras.

 

O pacote de sete dias da 3ª Semana Country Costão dá direito ao sistema Vip Inclusive: as três refeições (café da manhã, almoço e jantar) inclusas e bebidas e petiscos conforme o cardápio. Além disso, o resort oferece condições especiais de preço, com aéreo, para quem efetuar reservas até o dia 30 de maio e cortesia de hospedagem e alimentação para uma criança por adulto pagante, em cama extra, e no máximo uma gratuidade por apartamento.

Para saber sobre o Costão do Santinho, acesse: www.costao.com.br 

Um presente especial para você leitor do Jornal Momentos:  um autografo e um abraço do cantor Daniel.



Autogrado do Cantor Daniel.
 

 

AREIA  QUE CANTA FAZENDA HOTEL E ECOTURISMO -  BROTAS - SÃO PAULO


Hotel Fazenda Areia que Canta (Imagens: Antonia Feitoza)


Hotel localizado em uma antiga fazenda de descendentes de italianos – fazenda Tamanduá , que além da produção agropecuária, abriga um dos sítios turísticos mais bonitos e visitados de Brotas – a Nascente da Areia que canta, e o Hotel que leva o mesmo nome. Um hotel fazenda de verdade , Administração familiar. Pronto para receber hóspedes, com muito conforto, carinho e zelo. A 9 km do centro da cidade.

 

São 50 apartamentos. Todos amplos, arejados e confortáveis - cama king size, banheira de hidro, ar condicionado, TV, frigobar, telefone e varanda com rede. Vista privilegiada. 


Visita a Nascente Areia que Canta (Imagens: Antonia Feitoza)

 

 

Extensa área verde, 100 mil m quadrados, com completa infraestrutura para lazer, conforto e satisfação dos hóspedes: piscinas climatizadas, piscina natural, mini tirolesas, toboágua no lago,sauna,churrasqueira, quadra de tênis, mini campo, bosque com redes, pomar,represas para pesca, caiaques, pedalinhos e barco, salão de jogos, sala de TV e vídeo, trilhas para caminhada, passeio de trator, ordenha, capela e museu da fazenda, além do livre acesso à Nascente da Areia que Canta e Corredeiras do Rio Tamanduá, que ficam dentro da fazenda.

No restaurante as refeições são preparadas em forno a lenha e com produtos da fazenda e da região. Grande variedade de doces caseiros e sucos naturais.

Centro de Eventos e convenções, com 3 salas totalmente equipadas, internet Wifi, com capacidade para até 300 pessoas. Acesso para portadores de necessidades especiais e trilhas para provas de orientação (eventos corporativos)

A equipe de colaboradores garante um serviço atencioso e de qualidade.

Local agradável, acolhedor e com natureza preservada

Projetos que são desenvolvidos no Areia que canta – Projeto Tamanduá de Educação Ambiental; Reflorestamento de espécies nativas e observação de pássaros – birdwatching- um dos pioneiros na região a oferecer este serviço, já com 122 espécies catalogadas, da rica fauna do cerrado paulista.

 

 

Classificação no guia 4 rodas – entre os melhores hotéis fazenda da região. 

 

 

Areia que canta é um fenômeno da natureza: A nascente no meio da mata forma uma piscina natural com fundo de areia de quartzo. A areia, quando esfregada com as mãos, produz o som parecido com o de uma cuíca, daí o nome da atração. 
 

Localização: Rod. Engº Paulo Nilo Romano (SP 225) - Km 124,5

Fone e Fax : 3653 1382/3654-3242/3654-3426/9143-4303  Acesso a deficiente: não

Atendimento em outra língua: inglês Sitewww.areiaquecanta.com.br
E-mail:areiaquecanta@areiaquecanta.com.br


Para ver mais imagens do evento, acesse:

https://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=7816942034253947079&rl=t
ttp://www.youtube.com/jornalmomentos 
https://vodpod.com/jornalmomentos


IV ENCONTRO DOS PARCEIROS DO PROJETO " DESTINOS E ROTEIROS  INTEGRADOS"
CERETUR 2010 - SANTA CATARINA


Grupo  participante do evento, uma grande mistura de sotaques vindos de toda parte do Brasil.

 

 

O evento ocorreu em Piratuba - Santa Catarina  de 19 a 21 de março reunindo além das empresas parceiras do projeto, hoteleiros, entidades do trade, prefeituras e Governo do Estado, operadoras, agentes de viagem e jornalistas de diversas partes do país.

 

Com objetivo de qualificar o operador e o agente de viagem como consultor e vendedor do Estado de Santa Catarina proporcionando vivencia no destino, conhecimento do produto e interação com o fornecedor.

 

   
Workshop: Apresentação de dança típica da região, equipe CERETUR e Centro de Convenções de Piratuba. Ao lado, Sra. Ely 
Silveira e o Representante do Thermas de Piratuba Park Hotel, ainda o Sr. Jorge Luiz e a sua filha a cantora: Karina Letícia que 
contemplaram com música os convidados em jantar oferecido pelo Thermas de Piratuba Park Hotel e o simpatico casal, 
proprietários do Barco Ondonça Passeios. (Imagens:Antonia Feitoza)


Na programação, o Workshop, para promover a interação entre os operadores parceiros do projeto “DESTINOS E ROTEIROS INTEGRADOS” expositores e os agentes de viagem de todas as regiões brasileiras e Mercosul ampliando o relacionamento e a fidelidade na venda de todos os seus produtos.
 
E ainda, entre os dias 21 a 25 de março foram oferecidos Famtours
, percorrendo os mais belos atrativos da serra e do litoral catarinense para ampliar a qualificação dos operadores e agentes com conhecimento e vivência dos destinos e equipamentos parceiros do projeto “DESTINOS E ROTEIROS INTEGRADOS”. 

 

O evento já é sucesso comprovado desde o primeiro ano e a cada edição há uma lista de espera maior de operadores, agentes de viagem e mídia que desejam participar deste evento. 

O SUCESSO CONTINUA

Para a edição 2011, a sra. Ely Silveira antecipa as novidades, o evento não ocorrerá em março e sim em agosto, e terá como ponto de encontro
Garopaba, Litoral Sul Catarinense, mais Famtours para Águas Thermas, Serra, Centro Oeste, Litoral Norte, Parque Beto Carrero, Caminho dos Príncipes, Vale Europeu e Florianópolis.

 

 
Equipe do Museu Ferroviário e Trem Fumaça de Piratuba. Ao Lado,  Equipe do Iate Príncipe Joinville III e o Museu do Mar, em 
São Francisco do Sul. (Imagens:Antonia Feitoza)


A surpresa  ficou nas campanhas criadas:

CAMPANHA INCENTIVO GRUPO: TRAGA SEUS GRUPOS PARA SANTA CATARINA COM A CERETUR! (Comissão + Incentivo + Premiação)

-Agência ganha 12% comissão)

-Agente de Viagens* ganha incentivo de 3% + Premiação de UM FINAL DE SEMANA COM ACOMPANHANTE em qualquer um dos Hotéis que o grupo tenha se hospedado.

 

*Para o AGENTE DE VIAGENS ou EMISSOR ou FORMADOR DO GRUPO (Conforme preferência da Agência)

 

CAMPANHA SANTA CATARINA "EU VOU" ROTEIROS DO PROJETO "DESTINOS E ROTEIROS INTEGRADOS"

 

Pontua e garante convite e até passagem aérea. Somando 300 pontos até maio/2011(com vendas dos Roteiros) o Agente de Viagens terá direito a 1 (uma) PASSAGEM AÉREA de qualquer capital brasileira, para vir ao V ENCONTRO "DESTINOS E ROTEIROS INTEGRADOS" DE 2011. O Regulamento completo da campanha está disponível no site www.destinosroteirosintegrados.com.br - www.ceretur.com.br

 


Treze Tílias - Recepção e apresentação típica em café colonial oferecido no Parque dos Sonhos na cidade que é o Tirol brasileiro. Acima: 
o escultor : Gotfredo Thaler que recebeu o grupo em seu atelier anexo a sua residência. (Imagens:Antonia Feitoza)



Parceiros do Projeto “DESTINOS E ROTEIROS INTEGRADOS” que fazem parte desta campanha:

 

HOTÉIS VALERIM PLAZA - www.hotelvalerim.com.br

 

HOTÉIS VALERIM CENTER - www.hotelvalerim.com.br

 

HOTÉIS COSTA NORTE INGLESES - www.hoteiscostanorte.com.br

 

HOTÉIS COSTA NORTE PONTA DAS CANAS - www.hoteiscostanorte.com.br

 

HOTEL TERMAS INTERNACIONAL DO GRAVATAL - www.hotelinternacionalgravatal.com.br
 

HOTEL RENAR LTDA - www.hotelrenar.com.br

 

THERMAS DE PIRATUBA PARK HOTEL - www.thermaspiratubahotel.com.br

 

IATE PRÍNCIPE DE JOINVILLE - www.barcoprincipe.com.br

 

BETO CARRERO WORD - www.betocarrero.com.br

 

HOTEL VILA OLARIA - www.vilaolariahotel.com.br

 

VIDA SOL E MAR ECORESORT & BEACH VILLAGE - www.vidasolemar.com.br

 

BAVÁRIA MAR HOTEL - www.bavariamarhotel.com.br

 

REDE PIRES DE HOTÉIS - www.hoteispires.com.br

Sejam os Parceiros, sejam os convidados, todos tiveram sua importância , porém cinco pessoas se destacaram por sua colaboração para o resultado positivo e o  sucesso do evento: Sra.Ely Silveira idealizadora do projeto, os dois guias que apresentaram as belezas catarinense: Luciano e André e os motoristas que conduziram com segurança todos os convidados. 



Além dos parceiros envolvidos com o projeto, esta equipe foi responsável pelo sucesso do evento: Sra.Ely Silveira idealizadora do 
projeto, os dois guias que apresentaram as belezas catarinense: Luciano e André e os motoristas que conduziram com segurança 
todos os convidados. Parabéns!
(Imagens:Antonia Feitoza)


Para saber mais sobre o projeto, acesse: 
https://www.santacatarinaroteiros.com.br/roteiros  e  https://www.ceretur.com.br

Para ver imagens deste evento, acesse: 

ORKUT:

https://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=ls&uid=7816942034253947079

https://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=ls&uid=11590047482752727755  (Neste as imagens do evento 2009)

YOU TUBE: 
https://www.youtube.com/jornalmomentos



SÃO PAULO RECEBE QUINTA EDIÇÃO DA FESTA DO ANO NOVO CHINÊS EM FEVEREIRO DE 2010



Passagem do dragão e leões na Rua Galvão Bueno no bairro da Liberdade -São Paulo
(Imagem: Antonia Feitoza)


A festa integra o calendário de eventos mais importantes da capital e reuniu, na última edição, cerca de 200 mil pessoas nos dois dias, consolidando-se como uma das maiores celebrações fora da China. A entrada do Ano do Tigre foi comemorada nos dias 6 e 7 de fevereiro.

Cerca de 200 mil pessoas compareceram na Praça da Liberdade, para comemorar a entrada do Ano Novo Chinês nos dias 6 e 7 de fevereiro. A data mais importante do calendário do país oriental foi comemorada pela quinta vez na cidade de São Paulo, com grande festa que mostra um pouco da milenar tradição chinesa.

No palco montado na Praça da Liberdade, academias de artes marciais, grupos de danças, músicas e organizações sociais apresentaram rituais e outras manifestações artístico-culturais típicas do país que desponta como grande potência econômica mundial. Também no Bairro da Liberdade, barraquinhas de comidas e artesanato típicos ofereceram varias opções da gastronomia chinesa aos interessados. 



Apresentações de academias de artes marciais. (Imagens:Antonia Feitoza)

O evento é organizado pela JCI Brasil-China, entidade internacional que congrega jovens com idade entre 18 e 40 anos com a missão de difundir e promover a integração cultural entre os dois países. A entrada é gratuita. Para Jacqueline Huang, Presidente da JCI Brasil-China para 2009, o objetivo da festa é incentivar o intercâmbio cultural entre os dois países. “Nossa missão é apresentar esta cultura milenar desconhecida de muitos e que vai muito além do rolinho primavera e do tai-chi-chuan. E, na nossa opinião, isso tem dado certo. Na sua quinta edição, a festa já foi consolidada como grande evento cultural na capital e reconhecido internacionalmente como uma das maiores comemorações do Ano Novo Chinês fora da China”, explica. 


As barraquinhas de comidas ofereceram várias opções da gastronomia chinesa.
(Imagens:Antonia Feitoza)

No País de Origem

O Ano Novo Chinês é o feriado mais importante do calendário do país oriental. No período dos festejos, o país para por quinze dias para os preparativos, viagens e rituais que marcam a passagem do ano. Geralmente, são realizados grandes banquetes em casa ou em restaurantes e, nestes jantares, é comum uma grande variedade de pratos, muitos a base de peixe, símbolo da fartura. 

 

 

 


O público foi atraído pelas comidas típicas chinesas. (Imagens: Antonia Feitoza)

 

É uma época também que muitos voltam para suas cidades de origem para visitar parentes e amigos, levando presentes e os tradicionais envelopes vermelhos que contêm dinheiro. O momento mais esperado da comemoração é a queima de fogos de artifício que, acreditam, atrai sorte e espantas energias negativas.

 


Uma festa para todas as idades, unindo pessoas de diversas etnias no bairro mais oriental da 
América do Sul. (Imagens: Antonia Feitoza)

O Ano do Tigre

 

Tradicionalmente, a festa está ligada ao Horóscopo Chinês, representado por doze animais, cada um trazendo suas características para o ano. O Tigre, homenageado neste ano, representa grandeza, fazendo com que tudo aconteça com maior intensidade nos seus anos regentes, nada acontece em escalas tímidas ou pequenas. O animal é ativo, aventureiro e desperta garra e desejo de realização nas pessoas que, com novas idéias, conseguem êxito profissional e pessoal. 


O comércio tipico oriental é um dos atrativos do bairro oriental Liberdade - São Paulo 
(Imagens: Antonia Feitoza)


Sobre a JCI Brasil-China 


A JCI – Junior Chamber International – é uma ONG internacional que atua em mais de 115 países, com o objetivo de desenvolver a liderança entre jovens de todo mundo. Cada “capítulo” da JCI desenvolve, na sua localidade de atuação, atividades nas suas denominadas quatro áreas estratégicas de atuação: Comunitária, desenvolvendo o espírito de cidadania ativa em seus membros e na comunidade; Internacional, promovendo o intercâmbio internacional; Negócios, fomentando oportunidades de negócios para seus membros e Individual, com o oferecimento de cursos de capacitação para seus membros. Todas as atividades e práticas visam trazer mudanças positivas para os membros da JCI e também para a comunidade em geral.  



O Tigre: animal é ativo, aventureiro e desperta garra e desejo de realização nas pessoas que, com 
novas idéias,  conseguem êxito profissional e pessoal. 

(Imagens: Antonia Feitoza)

O “capítulo” Brasil-China da JCI tem apenas cinco anos de atuação, mas de forma muito presente, realizando diversos eventos, palestras e encontros com temas de interesse à comunidade, além de promover e participar voluntariamente em ações sociais.

2010 - ANO DO TIGRE

Este ano é o ano do Tigre, que é um aniimal ativo, confiantes e impulsivo. O tigre não mede esforços para alcançar suas metas. Responsável e generoso, protege as pessoas que o cercam. Gosta de ser reconhecido e curte a vida. Os tigres estão sempre de bom humor.
Nascidos em: 1926, 1938, 1950, 1962, 1972, 1986, 1998 e 2010.


Para ver mais imagens, acesse: 

https://www.youtube.com/user/jornalmomentos

https://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=7816942034253947079&rl=t 



ANIME DREAMS 2010 - SÃO PAULO


Personagens sairam dos animes e das páginas do mangás foram um sucesso no evento. 
(Imagens:Antonia Feitoza)


Os mangás são conhecidos mundialmente como 
quadrinhos japoneses,e se diferencia dos quadrinhos ocidentais não só pela sua origem, mas pela sua representação gráfica. O texto é disposto da direita para a esquerda, são produzidos em preto-e-branco, em papel jornal e desta forma barateia o produto. Estas publicações que encantam pessoas no Japão e em todo mundo, chegaram ao Brasil em versão traduzida, sendo muito apreciado em todas as idades, mas principalmente entre os jovens. A arte em quadrinhos existe no Japão há mais de trezentos anos, em versão para adultos (inclusive eróticos) e para crianças. Mas a indústria de Mangás e Animes passou a ser mais divulgada após a segunda guerra mundial, quando em 1947 o jovem Osamu Tezuka, inspirado em Walter Disney criou seu primeiro mangá: Shintakarajima.

 

 


Grifes especializadas  possibilitam que o público vista seus  os personagens. (imagens:Antonia Feitoza)

Os Animes são a versão japonesa dos mangás em animação com enredos desde 
medieval a cyborgs e mechs, representando atividades diárias, esportivas, com temas entre terror e suspense, com personagens diversos como anjos, fadas, vampiros, etc. Em 1932 surgiu Chikara To Onna No Yononaka o primeiro anime produzido em forma de curta de animação vindo posteriormente a criar a Tezuka Production Animation Dept.

 

Muito se aprende com os personagens dos animes e mangás, que ficam entre a ficção e a realidade, onde vivem ciclos de vida completo, estudam, namoram, casam, como as pessoas que costumam ler e se emocionam com suas histórias.

 


Na feira, diversas opções: boton, chaveiros, roupas, jogos , tudo enfim para agradar todos os bolsos e gostos. 
(Antonia Feitoza)


Em São Paulo, entre 21 a 24 janeiro ocorreu o ANIME DREAMS 2010 a versão deste ano aconteceu na Universidade Cruzeiro do Sul, Avenida Regente Feijó, 1295 no bairro do Tatuapé.

Toda estrutura do evento foi totalmente absorvida pelo público que participou de: Jogos, Concursos de Animekê e Cosplay, desfile de moda japonês, feira e palestras, como: Jovem Nerd.

 

A praça de alimentação produziu dentre outras, comida típica oriental e foi uma atração a mais no evento. Além das atrações: Condução gratuita, segurança, higiene e até uma moeda com notas especiais garantiram sucesso ao evento e tranqüilidade a todos que foram atraídos ao local.

 

 


Estrutura e organização garatiram o sucesso do evento. (Imagens:Antonia Feitoza)

 

A influência dos animes e mangás é tão forte, que jovens assumem literalmente seus personagens, se vestindo, gesticulando e falando como os mesmos. Assim surgiram os cosplayers, que trazem os personagens para a vida real.

 

Na música, jovens cantam em animekês em língua japonesa, sem timidez e medo de errar , que são bem aplaudidos.

 

No Brasil, o cartunista Maurício de Sousa, conhecido Pai da turma da Mônica, também aderiu a esta moda, seus personagens cresceram e se tornaram a Turma da Mônica Jovem e são lidos em formato de mangá. Com a diferença de ser lido na forma ocidental, ou seja, lidos como um gibi americano ou brasileiro.

Confira as imagens do evento:

Nos álbuns do nosso orkut:

https://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=7816942034253947079

 

Assista videos do evento em nosso canal do You Tube :

https://www.youtube.com/profile?user=jornalmomentos#g/u

 

Para saber mais, acesse:

 

https://www.animedreams.com.br/a_guilhermebriggs.shtml


ARQUIVO: ANO 2009 


Distribuição do Moti - Festival Moti Tsuki Matsuri, também é conhecido como Festival do Bolinho 
da Prosperidade (Imagem:Antonia Feitoza)



39º MOTI TSUKI MATSURI FESTA DO BOLINHO DA PROSPERIDADE 2009

Evento foi realizado em 31 de dezembro de 2009 na Praça da Liberdade em São Paulo, o Moti Tsuki Matsuri, também é conhecido como Festival de Bolinho da Prosperidade. O evento tem o objetivo de comemorar a passagem do ano, agradecer aos Deuses todas e dádivas e benefícios recebidos durante o ano que passou e abençoar a fartura e prosperidade do ano que iniciará com os votos de paz, harmonia e saúde. 


Para o Festival japonês, na manhã de 31 de dezembro, o bairro se enfeita e recebe altares xintoístas 
e budistas. (Imagem:Antonia Feitoza)


A festa de ano novo (Oshougatsu) é considerada um dos eventos mais importante do calendário de eventos japonês. Para esta comemoração três elementos são importantes: o moti, o saquê, o ozouni (sopa de legumes com moti).

 

Em toda história japonesa, a população tipicamente agrícola em seus costumes rogava em rituais às divindades boas colheitas de cereais por eles plantados: arroz, trigo, soja, painço, sorgo e milhete no início de cada ano. Esta tradição foi se firmando na Era Muromachi, no século XIV e com o passar dos anos, este hábito foi se ampliado como desejo de felicidade da família, da sociedade e da nação.

 
Passar dentro do arco da sorte no ano novo que esta por chegar. (Imagem:Antonia Feitoza)

No Brasil, a prática passa a ser difundida com a chegada dos imigrantes japoneses que se concentraram na maior colônia japonesa fora do Japão: o bairro Oriental da Liberdade da capital de São Paulo, e já não é uma tradição apenas dos japoneses, atraindo para esta comemoração inúmeras pessoas de diferentes etnias.

 

Para o Festival japonês, na manhã de 31 de dezembro, o bairro se enfeita e recebe altares xintoístas (kamidana) e budista (butsudan). Nesta ocasião, a partir das 09h00 as atividades foram iniciadas com distribuição dos “motis”, que são bolinhos feitos de uma massa especial de arroz japonês (arroz tipo motigome), que devido à consistência da massa simboliza a prosperidade por meio da união das pessoas. Segundo a ACAL - Associação Cultural Assistencial da Liberdade estima que este ano distribuído 15.000 saquinhos de motis ao publico presente no evento.



          
Distribuíção da  Ozoni, que é uma sopa tradicionalmente consumida no ano novo pelos japoneses.
(Imagem:Antonia Feitoza)


Em continuidade ao evento ocorreu a cerimônia religiosa do Templo Xintoísta do Brasil (Nambei Jingu), às 10h, em ritual divino de agradecimento ao ano que se passou, e para pedir proteção e purificação para o novo ano. Em seguida, as 11h00 foram distribuídas a Ozoni, que é uma sopa tradicionalmente consumida no ano novo pelos japoneses. Esta sopa é composta por caldo cozido de legumes, nori (algas marinhas) e peixe seco. Em alguns lugares, ainda é adicionado cogumelo tipo shitake a receita e o peixe seco é substituído pelo tempero hondashi (farinha composta de peixe moído).

Diz a lenda, que antigamente no Japão feudal, este era um prato especial reservado somente a classe dos samurais. Tal qual a lenda, somente as 2000 primeiras pessoas, que adquirirem o vale no começo do evento, teriam o privilégio de degustar este prato, justificando as filas que surgem ainda bem cedo nas proximidades da Praça da Liberdade. 




          

Venda de amuletos da sorte . (Imagem:Antonia Feitoza)

Para ver mais imagens do evento e do bairro da Liberdade, acesse: 

https://www.youtube.com/watch?v=aQuAjx-dVCs

https://www.jornalmomentos.net/construtor/ImageGallery/ImageList.aspx?id=e48f5ef1-1ca3-4499-85fa-9774a67fd704&m=1&c=2c4b6486-9e7a-44bb-8b0f-3ab33b1a70ce