(Imagem Foto Perigo / Adilson Silva)
A fonte do Parque do Ibirapuera recebe um espetáculo de cores e sons entre os dias 3 de dezembro e 6 de janeiro de 2012, com duas apresentações diárias gratuitas
Para celebrar a época de festas, o Natal Iluminado de 2011 traz um espetáculo inédito para o Parque do Ibirapuera: descde o dia 3 de dezembro, são duas apresentações diárias gratuitas, às 20h30 e às 21h, na Fonte Multimídia do lago. Com projeções, sons e cores que formam um show natalino, o que vem de novidade este ano é que mais de 200 árvores foram decoradas com um milhão de lâmpadas de LED de alto nível, iluminando o entorno da fonte e criando um visual que foi escolhido, ano passado, como a “Mais Bela Decoração de Natal” na categoria Espaço Público, em votação popular no site da Prefeitura de São Paulo.
Já em seu sétimo ano, o Natal Iluminado atraiu mais de um milhão de pessoas desde a primeira edição, em 2004, e esse ano espera, em média, 4 a 6 mil pessoas por dia. A realização é da Prefeitura de São Paulo e do Grupo Pão de Açúcar, e conta com o apoio da NET.
As projeções foram criadas pela premiada DJ Fabi Prado, com a Mox Produções, pioneira no formato live performance com sombras, coordenados pela produtora Divina Comédia. A dança das águas deste ano complementa o conjunto de cenas criadas no telão. Com 25 minutos de duração, o espetáculo criado pela MOX e pela Divina Comédia utiliza todos os recursos de coreografia e cores proporcionados pela Fonte, com uma seleção musical de clássicos de Natal,interpretados por Andrea Bocelli, Frank Sinatra, Luciano Pavarotti, clássicos instrumentais e Happy Christmas de John Lennon. Em momentos especiais, mensagens em letterings saúdam o público com mensagens de Feliz Natal e Bom Ano Novo em dezenas de línguas. O espetáculo culmina com o acendimento das 200 árvores iluminadas por LED em conjunto com a Fonte. Saiba mais.
SESC "Tons e Sons do Natal" Dezembro 2011 - Orquesta de Cordas Kodomô Paroquia de S. Francisco
Apresentação da Orquestra de Cordas Kodomô (Imagens:Antonia Feitoza)
Apresentação da Orquestra de Cordas Kodomô realizada na Igreja de São Francisco - Largo São Francisco - Centro de São Paulo. O evento ocorreu no dia 08 de Dezembro. A orquestra , formada por 24 crianças com idade entre 05 e 15 anos, divididas entre violinos e violoncelos, apresentou temas do folclore brasileiro, Vivaldi e Natalinos.
Inaugurado em 1647, o Convento de São Francisco e São Domingos, nome que tinha na época , era o maior, já construído em São Paulo, ocupando todo o espaço que atualmente é da Faculdade de Direito. O terreno do convento tinha três fontes de água pura, suas fundações mediam 3 metros de espessura. Em 1870 um incêndio destruiu a capela-mor, desse acidente salvou-se somente uma imagem de São Francisco.Em excelente estado de conservação, emprestou para a orquestra seu belo espaço histórico, onde se pode ver azulejos portugueses herança de nossos colonizadores e a famosa Exposição Franciscana de presépios
O momento foi abrilhantado pelas festividades do dia de Nossa Senhora da Conceição e festas natalinas.
Apresentação do Coral "VOZ ATIVA MADRIGAL" - Igreja Nossa Senhora Boa Morte
Apresentação “Voz Ativa Madrigal" (Imagens:Antonia Feitoza)
No dia 12/12 Segunda, às 13h. Foi à vez do “Voz Ativa Madrigal” se apresentar na Igreja Nossa Senhora da Boa Morte, na rua Tabatinguera, centro de São Paulo.
Surgido em 1997, o conjunto recebeu em 2000 prêmio de melhor grupo de canto coral do Estado de São Paulo. Em 2005 realizou turnê pela Alemanha e promoveu a vinda do Coro de Câmara da Universidade de Tubingen ao Brasil.
Finalizando a apresentação nas janelas da Igreja N. Sra. Da boa Morte (Imagens:Antonia Feitoza)
Uma surpresa ao público, foi a ultima parte da apresentação com os componentes a cantar nas janelas localizadas no alto coro da Igreja voltados para a rua. O sol da tarde não inibiu o público que se colocou frente à igreja aplaudindo e pedindo bis!
A Igreja da Dormição ou Boa Morte da Virgem Maria, destaca-se pela sua singeleza e foi fundada pela irmandade dos homens pardos (Mestiços) de Nossa Senhora da Boa Morte, em 1810. Foi a primeira Igreja de São Paulo em que brancos e negros sentaram-se juntos. A Igreja passou por uma restauração de três anos e foi reaberta ao culto no dia 12 de julho de 2009.
Outra apresentação:
Coral Luther King
Dia: 15/12 Quinta, às 19h.
A Comunidade Coral Luther King nasceu há mais de 40 anos, da reunião de um grupo de pessoas de diferentes classes sociais, cores e credos, com o objetivo de expressar a música coral no seu sentido mais amplo e abrangente, cantando a cultura brasileira e a dos povos que contribuíram para sua formação. O Coro Luther King é o grupo principal e propulsor da comunidade. Teve início em novembro 1970 sob a regência do maestro Martinho Lutero. Difusor dos objetivos da Comunidade, atua para realizar boa música, e através dela, refletir o seu tempo. Nesse concerto, apresenta repertório natalino, presente em diversas culturas. Catedral da Sé. Praça da Sé, s/n.
A Catedral da Sé foi inaugurada foi inaugurada em 1954, se as duas torres principais, apenas com dois templos que em 1911, foram demolidos para alargara Praça da Sé e então transformar-se em uma catedral, que foi reaberta em 2002, quando retornou às suas atividades.
EXPOSIÇÕES:
22ª Exposição Franciscana de Presépios 2011
Iniciada no ano de 1989, a Exposição Franciscana de Presépios do Convento São Francisco de Assis faz parte do calendário das festividades natalina da cidade de São Paulo.
O acervo em exposição faz parte de uma grande coleção iniciada por Frei Estêvão Ottenbreitt,
OFM.(Imagens: Antonia Feitoza)
Em todas as edições são expostos presépios que revelam o mistério do Nascimento de Jesus nas mais variadas formas, materiais e técnicas de representação plástica. O acervo em exposição faz parte de uma grande coleção iniciada por Frei Estêvão Ottenbreitt, OFM. Em todas as exposições foram expostos mais de 800 presépios provindos de várias partes do Brasil e também de outros países. A cada mostra, novos presépios são adquiridos. Após o término da exposição os presépios novos são incorporados à coleção.
Os cenários para cada presépio foram simplificados, de modo que cada peça do grupo escultórico
e, ao mesmo tempo, todo conjunto, fosse completamente valorizado no que há de mais cultural,
numa tentativa de responder os diversos estilos. (Imagens:Antonia Feitoza)
Ao longo desses 22 anos, as mostras tiveram como curadores os freis: Frei Pedro Pinheiro – artista plástico, Frei Airton da Rosa e Frei Marcos Mello – artesãos e desde a última edição Frei Róger Brunorio – museólogo. Os frades sempre contaram com o apoio e ajuda de outros profissionais habilidosos e com pessoal de intuição artística souberam “armar” os presépios, de modo que despertasse em cada visitante a admiração pelo sagrado e o interesse cultural.
Ambiente da Exposição Franciscana de Presépios: Aconchegante com música sacra. Em destaque:
o presépio da Capela. (Imagens:Antonia Feitoza)
Desde a última edição, a mostra passou a ter um olhar museológico. Os cenários para cada presépio foram simplificados, de modo que cada peça do grupo escultórico e, ao mesmo tempo, todo conjunto, fosse completamente valorizado no que há de mais cultural, numa tentativa de responder os diversos estilos. Em cada edição são expostos cerca de trinta presépios em nichos individualizados. A 22ª Exposição Franciscana de Presépios propõe também neste ano continuar trabalhando com a proposta museal.
A representação do Nascimento de Jesus é registrada em relevos do século III e IV. As primeiras representações narram o Menino Jesus com Maria e José ou apenas o boi, o jumento e o Menino deitado na manjedoura. Muito pouco são os exemplares da representação desse episódio. Certamente foi com São Francisco de Assis que iniciou a tradição de montar os presépios. Foi na noite de 1223, na cidade italiana de Greccio, que Francisco celebrou o Natal e encenou o Nascimento de Jesus. Os biógrafos citam a cena da noite preparada com tochas, numa gruta entre o boi e o jumento uma criança. A criativa encenação de São Francisco agradou e se tornou conhecida pelo mundo inteiro. A divulgação e propagação desse acontecimento se deve, em grande parte, aos franciscanos.
Altar à Nossa Senhora da Conceição, homenageada no dia 08 de dezembro-Igreja São Fracisco-
S.Paulo (Imagens: Antonia Feitoza)
Numerosos e variados sãos os grupos escultóricos que reprepresentam o nascimento de Jesus.
A esta representação deu-se o nome de presépio (praesepium) – palavra de origem hebraica que significa: “manjedoura dos animais” ou “estábulo dos animais”. Com a expansão do catolicismo e a divulgação de práticas religiosas, o presépio passou a ser sinônimo de um grande processo escultural inspirado em textos bíblicos, bem como, nas lendas e na liberdade criativa do artista que com habilidade inseriu entre outros, elementos regionais. A confecção e a exposição de presépios têm como principal função a representação, louvação e admiração do Nascimento de Jesus.
A iniciativa de realizar a Exposição Franciscana de Presépios no Convento São Francisco está focada na preservação, valorização e difusão da manifestação da cultura erudita e popular de diversos países. O evento também se configura como uma oportunidade de compreender e apresentar a data natalina fora da perspectiva comercial, permitindo reestabelecer a tradição cultural do tema e as mensagens positivas às quais está relacionado. Neste sentido, o público que visita a exposição é bastante variado.
Produtos a venda na Igreja de São Francisco (Imagens: Antonia Feitoza)
Na entrada da Igreja de São Francisco, se encontram a venda sacolas, pães, doces, licores, vinhos e peça decorativa para vestir as garrafas de bebidas como charmoso hábito de padre. Os produtos são produzidos pelos padres e colocados a venda, que são revertida para as obras de caridade que beneficia muitos necessitados que buscam na igreja roupas, alimentação e apoio religioso.
Vale conferir e aproveitar para complementar os presentes de Natal!
De 07 a 30 de dezembro de 2011 Largo São Francisco, 133 – Sé – São Paulo – SP (ao lado da Faculdade de Direito da USP) Horário: 10h às 18h, diariamente. Entrada Gratuita Nos dias 24 e 25 não haverá visitação. Informações: (11) 3291 2400 www.franciscanos.org.br
Para ver mais imagens desta exposição, acessar:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.318873944808681.92673.100000582352706&type=1
A SUTACO (Superintendência do Trabalho Artesanal nas comunidades) é uma autarquia vinculada ASERT(Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Governo de São Paulo).
A missão da SUTACO é a preservação, desenvolvimento e promoção do artesanato paulista e a valorização apoio ao artesão.
O artesanato é importante manifestação da cultura e identidade de uma comunidade, uma região, um país.
E também uma forma significativa de geração de renda e promoção do desenvolvimento local de maneira economicamente viável, ambientalmente responsável e socialmente justa.
Ao se cadastrar na SUTACO, o artesão obtém a Carteira, que o identifica como profissional do artesanato facilitando sua inserção econômica e social, e dá acesso a serviços prestados pela autarquia, entre eles:
-Divulgação: A SUTACO adquire peças representativas do artesanato do estado para venda em sua loja, feiras e eventos, a preços acessíveis.
Emissão de Nota Fiscal: Permite e facilita as operações que necessitam desse documento, com inserção de ICMS. O artesão paga apenas 5% pelo serviço prestado.
Cursos: Formação ou aprimoramento em técnicas artesanais, empreendorismo e desenvolvimento de produto.
A SUTACO também investe em pesquisa, preservação e difusão da memória e dos saberes relacionados ao artesanato paulista.
Para saber mais, acesse: www.sutaco.sp.gov.br
Para ver outras imagens desta exposição, acesse:
A Exposição se realizar no Edifício Matarazzo – sede da Prefeitura do Município de São Paulo, localizado no Viaduto do Chá, 15, hall do 3º andar – Centro, no período de 05 de dezembro de 2011 a 06 de janeiro de 2012, de segunda a sexta-feira no horário das 08hs às 19hs.
Casarão de Ramos de Azevedo revitalizado por ação da Editora Global fez 120 anos de sua construção
O Casarão Ramos de Azevedo (Imagens:Antonia Feitoza)
São Paulo guarda tesouros arquitetônicos que correm o risco de serem demolidos pelo tempo. Por sorte, alguns empresários investem na recuperação e revitalização de algumas destas jóias. É o caso de um casarão construído em 1891. A Global Editora, desde 1989 desenvolveu o projeto de revitalização deste casarão onde viveu Ramos de Azevedo, o engenheiro responsável pelo Teatro Municipal de São Paulo dentre muitos projetos. O Casarão ganhou fama de assombrado, pois ficou anos desocupado e se encontrava em adiantado estado de deterioração. No imóvel viveu o engenheiro até 1928, quando faleceu. Sua neta Laura de Azevedo Castro Martins, viveu no local até 1979, quando também veio a falecer. O Espaço Global está aberto ao público, onde são realizados diversos eventos, exposições, lançamentos de livros, cursos e workshop. E devolveu a garantia de preservar parte da memória da cidade e de um dos construtores mais importante de sua época. O coração fica localizado a Rua Pirapitingui, 111 – Liberdade- São Paulo – S.P
Para saber mais, acesse:
https://www.globaleditora.com.br/Loader.aspx
A Cruz da Jornada Mundial da Juventude
Os dois símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude chegaram ao Brasil.
Vigília - Igreja Nossa Senhorada Boa Morte -São Paulo (Imagens:Antonia Feitoza)
A jornada brasileira iniciou no dia 15 de setembro quando os dois ícones da jornada desembarcaram no Aeroporto Internacional de Brasília. Após cerimônia de acolhimento dos ícones em Brasília, a Cruz e a Imagem de Nossa Senhora partiram para uma caminhada por todo o Brasil.
Benção,orações e apresentações de danças na Praça daSé-São Paulo (Imagens: Antonia Feitoza)
Em São Paulo, a grande festa de acolhimento oficial dos dois símbolos aconteceu no domingo, 18 de setembro durante o BOTE FÉ, primeiro evento preparatório à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada no Rio de Janeiro em 2013.
Após vigília na Catedral da Sé, nesta segunda-feira dia 19 a Cruz partiu rumo a Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte no centro de São Paulo. Com procissão pelas ruas, queima de fogos e celebrações eucarísticas os fieis louvaram o nome de Jesus e todo seu ato de amor por toda humanidade.
As festividades permaneceram por toda a manhã, quando os ícones da jornada foram encaminhados a Praça da Sé onde Dom Idílio aguardava para a benção, finalizando com a ida em carro de bombeiros para a Igreja de São Judas ainda nesta capital.
Igreja Nossa Senhora da Boa Morte e Catedral da Sé-São Paulo(Imagens:Antonia Feitoza)
O objetivo da festa é celebrar a chegada da Cruz no Brasil e provocar o entusiasmo nos jovens e nas famílias de todo o país para participar da próxima JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE que acontecerá em 2013 no Rio de Janeiro, além do roteiro de peregrinação da Cruz que se dará no período de 2011 a 2013.
A Jornada Mundial da Juventude foi criada pelo Papa João Paulo II em 1985, e consiste numa reunião de centenas de milhares de pessoas católicas, sobretudo jovens. O evento é celebrado a cada dois ou três anos, numa cidade escolhida para celebrar a grande jornada em que participam pessoas do mundo inteiro. A Cruz e o Ícone vão percorrer 275 dioceses no Brasil até a vinda do Papa Bento XVI, em julho de 2013, para a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Os símbolos da Jornada devem passar por todos os 17 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Estão também previstas 19 grandes festas nas capitais brasileiras, todas com o nome ”Bote Fé”.
Em dezembro de 2012, a Cruz e o Ícone deixam o Brasil e visitam Paraguai, Uruguai, Chile e Argentina; retornam em janeiro de 2013 para o Sul do Brasil. A etapa final acontecerá no Sul de Minas, no Vale do Paraíba (SP) e, finalmente, no Estado do Rio de Janeiro, onde chegam em abril de 2013.
A Cruz da JMJ - Uma cruz de madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro, durante a Semana Santa de 1983 até à Semana Santa de 1984. O beato papa João Paulo II deu essa cruz à juventude, sendo recebida pelos jovens do Centro Juvenil Internacional São Lourenço, em Roma. Desde 1984, a Cruz tem sido levada para as Jornadas Mundiais da Juventude.
Ícone de Nossa Senhora na JMJ - Em 2003, na 18ª Jornada Mundial da Juventude, o beato Papa João Paulo II presenteou os jovens com um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a Cruz: o Ícone de Nossa Senhora, uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria, a Mãe de Deus, no ocidente, a Basílica Santa Maria Maior.
Para ver mais sobre este evento:
https://www.facebook.com/home.php?#!/profile.php?v=wall&ref=profile&id=100000582352706
https://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=11590047482752727755o
https://www.youtube.com/jornalmomentos
V ENCONTRO “DESTINOS E ROTEIROS INTEGRADOS – SC”
Passeios, palestras, workshop e jantar temático: " O mundo dos Animais" momentos que garantiram o sucesso do evento. (Imagens: Antonia Feitoza)
Foi um grande sucesso o V ENCONTRO “DESTINOS E ROTEIROS INTEGRADOS- SC” na Praia do Rosa em Imbituba, Santa Catarina, sob o comando da CERETUR com apoio dos parceiros do projeto, da Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes e da Santur.
Os quase 150 operadores, agentes de turismo, jornalistas de todo o Brasil e mais autoridades e convidados participaram de treinamento, palestra, passeios e fizeram a festa temática na noite de sexta feira na maravilhosa Praia do Rosa no Vida Sol e Mar Eco Resort & Beach Village, onde aconteceu a primeira etapa do evento.
Diversão no passeio no Capitão Gancho Martin.(imagens: Antonia Feitoza)
Os profissionais do turismo conheceram a bela Garopaba com apoio do Secretario de Turismo Marcos Israel e foram presenteados com um maravilhoso espetáculo das Baleias Francas no passeio com o Vida Sol e Mar.
Visita ao Parque Beto Carrero World. (Imagens:Antonia Feitoza)
No dia 14/08 todos passaram o dia no Parque Beto Carrero World com treinamento, muita diversão e visita ao Hotel Vila Olaria. Ao final da tarde saíram dois famtours, um para a serra catarinense com apoio do Urubici Park Hotel conhecendo todos os atrativos de Urubici e Serra do Rio do Rastro, passando nas Águas Termais do Gravatal a convite do Hotel Internacional.
Belezas naturais da bela Santa Catarina. (Imagens:Antonia Feitoza)
O outro famtour visitou Joinville a convite do Hotel Le Canard e do Iate Príncipe Joinville que saiu neste dia exclusivamente para atender os profissionais do turismo.
Estiveram em São Francisco do Sul a convite do Secretário de Turismo Augusto Kolling, com hospedagem no Hotel Villa Real que foi um dos destinos mais esperados e a passagem em Blumenau também a convite do Secretário José Eduardo Almeida completou o famtour.
Serra do Rio do Rastro - Sta Catarina
Os dois famtour chegaram a Florianópolis no dia 17/08, ficando hospedados nos Hotéis Costa Norte, Engenho Park Hotel e Hotel Valerim Plaza com passeio na Escuna Capitão Gancho Martim e city tour até dia 19/08 quando se encerrou definitivamente o evento V ENCONTRO “DESTINOS E ROTEIROS INTEGRADOS- SC”.
Fortaleza de santa cruz de Anhatomirim. (imagens: Antonia Feitoza)
O evento de 2012 já está definido, a convite do Secretário de Turismo de São Francisco do Sul Augusto Kolling e aprovado pelo Presidente da Santur Valdir Walndovisky, o VI ENCONTRO “DESTINOS E ROTEIROS INTEGRADOS- SC” será em maio/2012 em São Chico, com baile de mascaras no Iate Príncipe Joinville e recebemos 200 profissionais do turismo.
Garanta seu lugar! Ely Ribeiro da Silveira (Ceretur)
Para saber mais, acesse: www.ceretur.com.br
33ª FESTA DAS ESTRELAS - TANABATA MATSURI
Festival das Estrelas (Imagens: Antonia Feitoza)
O Festival das Estrelas - São Paulo Sendai Tanabata Matsuri é conhecido como maior festividade tradicional do Japão no Brasil, onde relata a Lenda de uma certa princesa Orihime e seu amado Kengyu podendo o casal encontrar uma vez por ano num dia do mês de Julho. Assim surge a Lenda e estória que neste dia as pessoas fazem pedidos e desejos no tanzaku (papeleta colorida) e amarra no bambu para que possa realizar os desejos.
Cerimônia Xintoísta de Abertura do Festival das Estrelas - Presença de autoridades religiosas e políticas. (Imagens: Antonia Feitoza)
As ruas do bairro da Liberdade prestam homenagem ao lendário sentimento de amor e carinho entre Orihime e Kengyu, proporcionando para os visitantes uma beleza única e inesquecível com enormes enfeites suspensos de papel colorido que simboliza as estrelas do Tanabata, uma sensação de leveza e graça que as enormes caudas ao balanço do vento imitam os cometas cruzando o céu.
Apresentação de grupos (Imagens:Antonia Feitoza)
Programação: Data: 23 e 24 de Julho de 2011 (Sábado e Domingo) 23 de julho (sábado) Abertura Oficial (14:30h)Cerimônia de abertura- Praça da Liberdade (14:45hs) Desfile e dança- Praça da Liberdade (15:30 às 20:25hs)Concurso Miss Tanabata Yukata. Realização dos Concursos: Desenho, Haiku, Tanka, Haikai, e enfeites.24 de julho (domingo) Apresentação de Shows (13 às 17:45hs)Local: Praça da Liberdade, Rua Galvão Bueno e Rua dos Estudantes. Bairro: Liberdade - São Paulo - SP
Fé e Cultura (Imagens: Antonia Feitoza)
Para ver outras imagens, acesse:
https://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=ls&uid=7816942034253947079
https://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=11590047482752727755
https://www.facebook.com/home.php?#!/profile.php?v=wall&ref=profile&id=100000582352706
https://www.facebook.com/profile.php?id=100001646481996
https://www.youtube.com/jornalmomentos
ANIME FRIENDS 2011 - FOI UM SUCESSO!
O evento ocorreu nos dias 08,09,10,15,16 e 17 de Julho no Espaço Mart Center, a organização e o público garantiram o sucesso de mais uma edição do ANIME FRIENDS.
Anime Friends (Imagens: Antonia Feitoza)
Em meio à outros eventos relacionados ao animê e o mangá, a edição de estréia do Anime Friends foi realizada no ano de 2003 com uma grande diferença; pela primeira vez no país cantores japoneses interpretaram no palco do evento os temas de abertura das séries mais populares entre os fãs brasileiros. A grande novidade atraiu em quatro dias mais de 25 mil pessoas vindas de todo país e no ano de 2004, em sua segunda edição, recebeu mais de 32 mil visitantes, com ingressos totalmente esgotados. Essa ótima aceitação de todo público resultou à produtora Yamato em 2004, o prêmio Quality Brasil.
Depois de nove anos de muita diversão, o Anime Friends atual é realizado durante 6 dias do mês de julho nas férias escolares, com público estimado em torno 200 mil pessoas vindas de dentro e fora do Brasil.
Anime Friends (Imagens: Antonia Feitoza)
ATIVIDADES
Encerrando a programação do evento, o grande espetáculo musical Super Friends Spirits trouxe em 2003 o artista Hironobu Kageyama, que cantou ao vivo para o público a música tema dos animês “Cavaleiros do Zodíaco” e “Dragon Ball Z” e das séries “Changeman” e “Maskman”; Akira Kushida acompanhou com a interpretação musical de “Sharivan”, “Jiraiya”, “Jiban” e “Jaspion”, esta última, série do personagem Boomerman, interpretado pelo ator Hiroshi Watari, que completou o trio de artistas participantes no Anime Friends daquele ano. Desde então o Anime Friends vem trazendo grandes nome do animesongs (canções de animê), gênero musical do grupo JAM Project, que compareceu em 2008 com sua formação completa, sendo um dos membros o brasileiro Ricardo Cruz.
Além da presença de intérpretes das músicas de animê, a programação do Anime Friends conta com o YES! - Yamato Music Station, festival de j-music (música japonesa). Grandes nomes da música nipônica já se apresentaram no YES!, tornando este nome uma referência em shows do gênero no Brasil e sempre uma opção a ser considerada quando algum artista japonês está por vir à America Latina.
Anime Friends (Imagens: Antonia Feitoza)
Para quem gosta não só de assistir aos animês, mas cantar as músicas tema de abertura dos desenhos e séries, o Animekê Livre é o lugar ideal. Um palco onde os visitantes encontraram uma estrutura de karaokê específico para as músicas orientais, sejam de desenhos animados, séries, filmes, videogames e até mesmo de versões nacionais, a única regra é se divertir. Para quem já está mais familiarizado com canto pode se increver para o Concurso Animekê, onde os participantes são julgados em diferentes categorias. Cada um dos vencedores de outras convenções de animê se reúnem então para a grande final no Animê Show, com corpo de jurados formado pelos cantores japoneses convidados para o Anime Friends.
Anime Friends (Imagens: Antonia Feitoza)
Outra novidade para os visitantes, o Prêmio Yamato de Dublagem apresentou os melhores profissionais brasileiros de dublagem escolhidos por júri profissional. Ao todo, onze premiados receberam pessoalmente o troféu no palco do Anime Friends. Foram contemplados nas categorias dublador e dublador coadjuvante, dubladora e dubladora coadjuvante, dublagem, redublagem ou continuação, direção de dublagem, revelação e três prêmios especiais: Troféu Noeli Santisteban, para o melhor editor de publicação específica; Troféu Anime Dreams, pelo conjunto da obra de um dublador, e Troféu Anime Friends, para o animê de maior relevância. A premiação é hoje a única iniciativa no país em parabenizar os profissionais da dublagem brasileira, considerado o prêmio mais importante do setor, com o reconhecimento do mercado nacional de dublagem, não só de adaptações de desenhos animados estrangeiros, mas séries de televisão, cinema, videogames e de produções nacionais.
Anime Friends (Imagens: Antonia Feitoza)
Desde 2003 o Anime Friends realiza campeonatos de cosplay (fantasia), premiando a melhor apresentação de participantes que produzem sua própria fantasia e roteiro baseado nos personagens de desenhos animados, quadrinhos, séries de televisão, filmes e até novela. A partir de sua quinta edição, no ano de 2007, a atração torna-se mais relevante e o Anime Friends passa a ter em sua programação o Yamato Cosplay Cup (YCC), maior competição de cosplay do Brasil e América Latina que reúne os melhores cosplayers de diversos pontos do país em uma competição final. Os participantes nacionais são selecionados através de etapas regionais nas capitais estaduais e distrito federal. O vencedor representa o país para uma competição internacional com participantes de outras nações, selecionados através de concursos de cosplay nas convenções de animê realizadaspor parceiros de outros países.
Quem deseja ir ao Anime Friends pode também participar das atividades previstas durante todo os dias de realização do evento. O espaço Press Start dispõe de diversos consoles de videogame para o visitante disputar campeonatos organizados pela organização ou simplesmente se distrair um pouco nas partidas free-play. Os jogadores de PC também encontram seus jogos preferidos nos estande da publisher Level Up!, com partidas diárias dos grandes sucessos Ragnarok, Grand Chase e outros jogos. Já quem pretende criar games pode tirar todas suas dúvidas e conferir de perto o processo de criação no estande da escola de animação digital e games SAGA.
Divertidas partidas de Anime Bingo e um jogo de perguntas e respostas no Anime Quiz entretem o público que decidiu acompanhar a programação do palco, que também tem espaço para discussões e palestras. Quem preferiu ter um dia mais lúdico, estavam à disposição os jogos de tabuleiro da Grow e um espaço reservado para os jogadores de Cardgames e jogos de RPG dos dispositivos portáteis Nintendo DS e PSP. Mesmo quem não conseguiu ir ao Anime Friends, pôde participar com o envio de material para o Concurso de ilustração e posterior exibição dos ganhadores, ou ainda mostrar seu talento expondo seu mangá ou quadrinho no Fanzine Expo. Se falta inspiração, o estande da loja Comix oferece ótimos descontos para quem quer completar a coleção de mangás e outros títulos.
Para saber mais acesse:https://www.anifriends.com.br/index.shtml
Para ver outras imagens deste evento nesta e outras edições, acesse:
https://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=ls&uid=7816942034253947079
https://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=11590047482752727755
https://www.facebook.com/home.php?#!/profile.php?v=wall&ref=profile&id=100000582352706
https://www.facebook.com/profile.php?id=100001646481996
https://www.youtube.com/jornalmomentos
ESPECIAL SEMANA SANTA - IGREJA NOSSA SENHORA DA PAZ - SÃO PAULO
Muita emoção e fé marcaram a Semana Santa na Igreja Nossa Senhora da Paz
Via Crúcis (do latim Via Crucis, caminho da cruz) ou Via-Sacra realizada durante a semana Santa é o ato de relembrar a paixão e morte de Cristo. Para seguir estes passos, em todas as igrejas ficam afixados quadros que ilustram os principais eventos que antecederam a morte de Jesus e são conhecidos como: Estações. Um dos principais motivos para se praticar a Via-Sacra, está em fazer reflexões quanto ao martírio de Cristo e sua mensagem e aplicar aos dias de hoje. O costume da Via-Sacra iniciou em 313 quando os primeiros cristãos peregrinos faziam o caminho sagrado em Jerusalém, por ocasião da conversão do Imperador Constatino ao Cristinanismo. Como a religião se difundiu por todos os cantos da terra, foram criados os quadros ou estações, para que todos pudessem seguir o caminho sagrado de forma simbolica em sua paróquia.
Jovens e crianças acompanhados por seus catequistas fizeram os passos de Jesus Cristo a caminho de sua morte.
(Imagens: Antonia Feitoza)
A VIA-SACRA DE JOVENS E CRIANÇAS
O ato litúrgico foi celebrado no dia 16 de Abril ás 09h30 na Igreja de Nossa Senhora da Paz no bairro do Glicério na capital paulista. Jovens e crianças acompanhados por seus catequistas fizeram os passos de Jesus Cristo a caminho de sua morte, em reflexão o tema mais discutido no momento: as diferenças e o respeito ao próximo e a natureza. Em tempo de violência extrema, onde a criança tem sido uma das principais vítimas, olhar as crianças seguindo a Via - Sacra é muito oportuno, e nos faz acreditar que estão mesmo nas mãos das crianças a esperança de dias melhores.
Outros eventos ocorreram na Igreja Nossa Senhora da Paz e marcaram a Semana Santa dos moradores do bairro Glicério - São Paulo, entre os dias 16 e 23 de abril.
Celebrando a Páscoa
Abrindo a Semana Santa, o Domingo de Ramos relembra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, sobre um jumento foi aclamado como o Messias, o povo trazia nas mãos folhages de palmeiras. Toda esta manifestação encomodou os poderosos do local. Para eles Jesus se tornava uma ameaça, para o povo Jesus era a esperança.
No Domingo de Ramos houve a distribuição, benção dos ramos e procissão.
(Imagens: Antonia Feitoza)
Páscoa deriva da palavra hebraica "pessach" , que significa “passagem“. Segundo o Antigo Testamento , após afastar as águas do Mar Vermelho, Moisés conduziu o povo judeu para a terra prometida assim os libertando da escravidão. Para os cristãos, a Páscoa comemora a ressurreição de Cristo. Celebrada com pães produzidos sem fermento e vinho, Jesus na Santa Ceia, compartilhando o pão e o vinho entre seus amigos, instituiu a Eucaristia. A mesma praticada pelos cristãos a cada missa, ato relembrado nas palavras: "Tomai e comei, este é o meu corpo... Tomai e bebei, este é o meu sangue...".
O Padre Paulo comandou Coleta Nacional da Solidariedade (Campanha da Fraternidade 2011) com os jovens recolhendo lixo nas
ruas próximas.
(Imagens:Antonia Feitoza)
Na Missa de domingo de Ramos na Igreja Nossa Senhora da Paz, houve a distribuição, benção dos ramos e procissão, seguida pela Coleta Nacional da Solidariedade (Campanha da Fraternidade 2011) com os jovens recolhendo lixo nas ruas próximas.
A pequena Samara (4 anos) rezava pela saúde de seus pais, Na Ceia do Senhor o público degustou erva amarga. O Padre Antenor,
durante o Lava-pés refez um dos atos mais bonito de Jesus. (Imagens:Antonia Feitoza)
Antes da ceia , Jesus se levantou da mesa e retirou o seu manto, pegou uma toalha e a amarrou na cintura, colocou água numa bacia e se abaixando começou a lavar os pés de cada discipulos. Jesus, secando os seus pés, colocando se assim com tal humildade, disse que se ele faria isto, eles deveriam fazer o mesmo aos seus semelhantes. O padre repete este ato transferindo a mesma humildade do Senhor para os nossos dias atuais.
Simbolicamente, a Ceia do Senhor é a comunhão entre o Cristo e o cristão. Conhecida como a última ceia, onde Jesus diz aos seus discipulos sobre a traição que sofreria e sobre a sua entrega para a morte. Inacreditados , os discipulos partilharam a ceia final. Assim, na Semana Santa os cristãos partilham com Cristo este momento, e o amor por ele manifestado a todos.
Adoração da Cruz e após o translado do Santissimo Sacramento ocorreu a vigília. (Imagens:Antonia Feitoza)
Depois de entregue a morte, Cristo sofre humilhações e dores. Até ao seu momento final ás três horas da tarde. Retirado da Cruz foi levado ao sepulcro. O translado do Santissimo Sacramento e vigília representa este momento.
Em sequência as atividades da Semana Santa, na sexta feira Santa, como é de costume aconteceu a Adoração da Cruz. A noite, houve a missa com a procissão do Senhor Morto pelas ruas da região. Ao final da procissão houve ainda a apresentação de Via-Sacra ao vivo com os jovens do Grupo Quo-Vadis.
Adoração da Cruz e Procissão do Senhor Morto (Imagens: Antonia Feitoza)
A VIGÌLIA PASCAL
A Bênção do Fogo é realizada no pátio, enquanto a igreja que permanece em escuridão. Jesus representa a luz para o mundo. Da fogueira que é benta se retira a chama que acendeu o Cirio Pascal, uma grande vela que representa a ressurreição. E desta se acenderam as velas do público que adentra a igreja ainda as escuras. Neste momento se incia a vigilia Pascal.
Da fogueira se retirou a chama que acendeu o Círio Pascal e as velas do público. Batizado e primeira comunhão de Fabiana.
(Imagens: Antonia Feitoza)
No Sábado Santo, com a benção do fogo e vigília Pascal celebramos a passagem da morte para a nova vida com Jesus. A cerimônia do Batismo é um dos pontos mais importantes da celebração pascal. Libertando o homem do pecado para uma vida nova com Cristo. Desta forma o Cirio Pascal é unido a água do batismo para celebrar esta renovação. Nesta noite foi apresentada a todos na igreja a Srta. Fabiana, já adulta, que recebeu o batismo e sua a sua primeira comunhão.
Vigília Pascal e agradecimentos pela apresentação da Via-Sacra ao vivo - Grupo Quo-Vadis. (Imagens: Antonia Feitoza)
Para finalizar a Semana Santa, no domingo de Páscoa da Ressurreição na Igreja Nossa Senhora da Paz: Missa nos horários rotineiros. E a Páscoa do Latinos, com missa em espanhol ( seguida por almoço).
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011
45º HANAMATSURI OU FESTIVAL DAS FLORES
No Bairro da Liberdade , a Praça de mesmo nome do bairro, é palco para o Festival da Flores
(Imagens: Antonia Feitoza)
No dia 09 de abril ocorreu a 45º Hanamatsuri ou Festival das flores. Este evento ocorre anualmente desde 1966. A festa celebra a data do nascimento do Buda Xaquiamuni. A imagem do pequeno Buda é exposto num altar decorado com flores, e as pessoas o banham com chá doce. Uma procissão comemorativa pela Rua Galvão Bueno e outras do bairro acompanha um grande elefante branco sobre o qual está a imagem do pequeno Buda. Banda de música e crianças vestidas em traje típico oriental abrilhanta o momento.
Desde o dia 4, uma tenda foi montada na praça da Liberdade em comemoração aos 2635 anos de nascimento do Buda Xaquiamuni.e o gesto de banhar o Buda pode ser feito por toda esta semana por quem visitasse o bairro. No Japão, a data é celebrada sempre no dia 8 de abril.
(Imagens: Antonia Feitoza)
No sabado 09 de abril, durante a cerimônia, foi relembrada a tragédia do terremoto e tsunami que atingiu o Japão no último mês. Também o massacre do Rio de Janeiro foi tema de discursos e preces de politicos e religiosos presentes na cerimônia. Na oportunidade: a festa recolheu donativos que serão encaminhados à Cruz Vermelha para envio às vítimas.
O evento é organizado pela Federação das Escolas Budistas do Brasil, Associação dos Admiradores do Buda Xaquiamuni e Aliança Feminina Budista do Brasil, o evento conta ainda com o apoio da Associação Cultural e Assistencial da Liberdade (Acal) e da Prefeitura de São Paulo.
Dentre as autoridades: o reverendo budista Kensho Kikuchi, 73, O cônsul-geral do Japão em São Paulo, Kazuaki Obe, da consulesa, Eiko Obe; do presidente da Fenivar (Federação das Entidades Nikkeis do Vale do Ribeira) e da Uces (União Cultural e Esportiva Sudoeste), Toshiaki Yamamura; do presidente da Acal, Hirofumi Ikesaki; e do presidente do Conseg-Liberdade, Akio Ogawa, entre outros.
(Imagens: Antonia Feitoza)
Uma curiosidade: a imagem do elefante foi feita pelo escultor Olyntho Tahara, a pedido da Abrademi – Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá e Ilustrações.
Diz a lenda que, no momento de seu nascimento, uma chuva de néctar caiu sobre a cabeça de Siddharta, que deu sete passos e, do chão, apareceram flores de lótus. Daí a celebração chamar-se Festa das Flores, e as pessoas jogarem sobre a sua imagem o chá adocicado.
Todos os presentes, receberam ramalhetes de flores após o banho a pequena imagem do Buda.
O Ano do Coelho é celebrado com festa em São Paulo
O Ano Novo Chinês começou oficialmente na quarta-feira, 2 de fevereiro, e foi comemorado com muita festa na capital paulista. Durante toda tarde e início da noite os paulistanos puderam conferir apresentações da dança, música e artes marciais no vão livre do Masp e na Assembléia Legislativa. ”Esta é a data mais importante para a comunidade chinesa e promove-la aqui em São Paulo é a maneira que encontramos de divulgar as nossas tradições e fortalecer o intercâmbio cultural estabelecido há vários anos, entre Brasil e China”, destaca Heida Li, presidente da Associação Chinesa do Brasil (ACB), entidade organizadora dos festejos. A programação teve início ao meio dia em plena avenida Paulista e, exatamente às 14h (meia noite na China) dois painéis eletrônicos, instalados no vão livre do Masp, anunciaram o início do Ano 4709 que, no calendário chinês, tem como símbolo o Coelho. Tambores chineses, dragões, leões e balões infláveis animaram o público com suas performances e balões infláveis coloriram a a Paulista, alegrando as milhares de pessoas que acompanharam as boas-vindas ao novo ano. Durante toda a tarde, quem passou pelo local recebeu lembranças, mensagens de prosperidade e o tradicional Hong Pao -- envelope vermelho que, para os chineses, representa sorte e prosperidade.
“Na cultura chinesa é comum colocar uma quantia em dinheiro dentro do envelope e ofertá-lo a uma pessoa querida, geralmente isso é feito em ocasiões especiais, tais como Ano Novo, casamentos ou apenas como uma forma respeitosa de demonstrar gratidão”, explica Heida Li. À noite, as festividades foram realizadas na Assembléia Legislativa de São Paulo, que teve a entrada decorada com arranjos tradicionais vindos da China, entre eles lanternas, ideogramas e enfeites florais nas cores vermelha e dourada. O evento, organizado pela Associação Chinesa do Brasil, contou com a participação de autoridades e representantes das duas nações. Além do cônsul-geral da República Popular da China em São Paulo, Hu Ying, e do secretário de Relações Internacionais da Prefeitura, Guilherme Furegato Mattar, também estiveram presentes o deputado federal, William Woo, o pró-Reitor da Unesp, professor Ricardo Abi Rached, e representantes do Instituto Confúcio, que promoveram sorteios de bolsas de estudos e passagem para intercâmbio cultural com a China.
“O Brasil é um país generoso, que sabe convier com diversas culturas de maneira pacífica e a comunidade chinesa tem muito orgulho de fazer parte desta sociedade”, destacou Heida Li. “Por isso, pretendemos estreitar ainda mais os laços que unem esses dois países”, concluiu. A comemoração foi encerrada às 21h com queima de fogos, músicas típicas e a participação especial da bateria da escola de samba Gaviões da Fiel. Segundo a Associação Chinesa do Brasil, vivem no país, atualmente, cerca de 200 mil chineses e descendentes, dos quais 130 mil moram em São Paulo. A capital paulista é o grande centro chinês, com cerca de 90% dessa população localizadas em bairros como Liberdade, Vila Mariana, Cambuci, Aclimação e Vila Olímpia.
|