A informação sem fronteiras


Jornal Momentos de A à Z

 

BELEZA: 

 

5 motivos para você fazer sua cirurgia plástica no inverno!

1. As temperaturas mais baixas do inverno tornam a recuperaçãopós-operatório com menos dor e inchaço.

2. O uso de malhas compressivas, obrigatório em cirurgias como alipoaspiração, é mais confortável no clima frio, além de ser facilmenteescondido pelas roupas largas típicas da estação.

As malhas compressivas atuam no funcionamentodos sistemas circulatório, sanguíneo e linfático, favorecendo o restabelecimentodos tecidos traumatizados durante a cirurgia e o espaço intercelular,diminuindo assim o acúmulo de água e, consequentemente, o inchaço. A compressãotambém inibe o sangramento dos vasinhos, o que significa a redução de manchasroxas. Auxiliam ainda na cicatrização: uma vez que reduzem o excesso de líquidoacumulado entre as células, estas ficam mais próximas entre si, proporcionandouma cicatriz mais fina e uniforme.

3. A baixa incidência e a menor intensidade dos raios solaresnessa época do ano auxiliam na boa cicatrização e amenizam manchas de pele ecicatrizes escurecidas.

A cicatrização é um processo de reparo em que otecido conjuntivo fibroso se prolifera, substituindo a área lesionada por umacicatriz fibrosa. A qualidade de uma cicatriz está intimamente ligada a fatoresgenéticos e biológicos, porém uma boa técnica de estiramento da pele efechamento do corte pelo cirurgião, aliada aos devidos cuidados nopós-operatório, é um elemento fundamental para uma cicatrização eficiente.

4. O mês de julho, considerado um período de férias, possibilitaum maior tempo de repouso e um pós-operatório tranquilo.

Esse período favorece também as plásticas associadas, que buscam minimizar as cirurgias em apenas um procedimento, umaanestesia, uma internação, um pós-operatório e um custo reduzido com a equipede cirurgia.

5. A cirurgia plástica realizada no inverno possibilita um resultado mais completo e desenvolvido gradativamente até o verão, quando épossível deixar à mostra a região trabalhada com segurança.

O resultado pode aparecer em questão de dias. O restabelecimento dos tecidos inferiores e da pele, porém, leva um tempo maior, de modo a garantir uma vida ativa e uma exposição ao sol com segurança.

6 dicas para não deixar o inglês ‘enferrujar’

Incluir o idioma em atividades corriqueiras contribui para exercitar o aprendizado

É comum escutar a queixa de algumas pessoas sobre o esquecimento de expressões em inglês após concluir o curso de idiomas. Isso acontece porque durante o período das aulas os alunos têm a oportunidade de praticar a conversação com outros colegas, além de participar de várias atividades promovidas pela escola com mais frequência. No entanto, caso a pessoa não utilize a língua estrangeira no trabalho ou no dia a dia depois de formado, pode, sim, acabar "enferrujando" no momento de conversar ou de escrever.

"O esquecimento acontece quando o ex-aluno deixa de praticar o que aprendeu, mas é importante que o aluno identifique ainda durante o curso sites, filmes e outras maneiras de inserir a língua no cotidiano. É essa vivência que precisa ser apreendida durante o curso, pois assim, quando se formar, o aluno já terá criado o hábito de utilizar o inglês", explica Ricardo Leal, presidente e idealizador do método de ensino da inFlux English School.

Para não deixar o inglês ‘enferrujar’, Leal compartilha seis dicas que podem auxiliar (e muito) os ex-estudantes: 
Salve as músicas em inglês de sua preferência e as ouça durante o trajeto de casa para o trabalho. Com base nesta lista, se houver dúvida, você poderá buscar mais informações na internet sobre pronúncia ou vocabulário;
Assista filmes em inglês sem o recurso da legenda. Essa é uma prática que pode ser realizada tanto individualmente quanto acompanhado de uma turma de amigos com o mesmo interesse; 
Escolha livros e revistas em inglês e faça a leitura durante algumas horas do dia, isso ajudará a manter sua leitura ‘afiada’ e permitirá contato com palavras e expressões diferentes; 
Organize encontros entre colegas que frequentaram o curso de idiomas com o propósito de colocar as novidades em dia falando em inglês; 
Escreva mais vezes durante o dia no segundo idioma, pode ser com outras pessoas que talvez façam parte do seu círculo de amizades nas redes sociais ou salas de bate-papo, por exemplo; 
Por fim, escolha um período do dia para que você possa fazer buscas na internet em inglês sobre assuntos do seu interesse. 

Fonte : 
www.influx.com.br 
 

 

GASTRONOMIA:

ALIMENTOS

 

Ser solteiro e comer bem: sim, é possível!

Pessoas que moram sozinhas se deparam constantemente com um dilema: como preparar refeições saudáveis e balanceadas em pequenas porções, sem desperdiçar comida e sem arriscar a forma física com pratos muito calóricos? Mas, a resposta pode ser simples. "Se forem usados ingredientes de qualidade e que possam ser preparados e consumidos de várias maneiras, é possível preparar uma refeição muito saborosa, saudável e sem desperdícios", explica o (a) nutricionista Tania Rodrigues, da RG Nutri. Abaixo, confira algumas dicas sobre como comer bem sem deixar de lado o sabor e a boa alimentação mesmo quando se cozinha só para um:

1. Para um solteiro, a geladeira é um amigo ainda melhor do que o micro-ondas. Deixe refeições semiprontas congeladas em pequenas porções e, durante a semana, vá descongelando aos poucos, conforme a necessidade. Os legumes podem também podem ser cozidos só com água, congelados e refogados no momento da refeição, dessa forma ficam frescos e saborosos.

2. Seja organizado. Planeje bem as suas compras e fique atento à data de validade dos produtos.

3. Elabore um cardápio semanal programando as refeições. Confira a despensa e faça uma lista do que falta comprar.

4. Compre frutas maduras, mas também adquira algumas ainda verdes, assim haverá mais tempo para consumi-las.

5. Abasteça a geladeira com frios. O presunto Sadia garante uma boa fonte de proteína com pouca quantidade de gordura e calorias.

6. Ao comprar alimentos embalados com porções grandes, abra e separe o que vai consumir e congele o resto.

7. O presunto Sadia é uma boa opção para complementar as refeições e fazer parte dos lanches, inclusive para aqueles que desejam manter a forma, pois tem menos de 15 calorias por fatia na versão cozida sem capa de gordura.

8. Uma omelete pode ser prática e saudável para comer em qualquer hora do dia. Você pode acrescentar presunto Sadia, ervilhas e cebola para ter uma refeição rápida, e muito saborosa.

9. À noite, o jantar pode ser substituído por sanduíches com folhas e frios, como o presunto Sadia. Assim como a refeição, o sanduíche deve ser colorido. Variar as cores garante o consumo de uma maior diversidade de nutrientes para uma alimentação mais completa e adequada.

10. Outra boa opção é preparar salada de macarrão. Muito prática, basta cozinhar a massa e acrescentar presunto Sadia e legumes de sua preferência.

11. Uma receita rápida e bastante prática é de arroz colorido, que leva presunto Sadia, milho, ervilha, cenoura e pimentão.

12. Se um dia quiser sofisticar e impressionar uma visita, uma receita fácil é a do mais parisiense dos sanduíches, o "croque monsieur", tradicionalmente recheado com presunto Sadia. Esse sanduíche deve ser servido bem quente e é ideal para lanches ou refeições rápidas.

13. Para ousar no sabor, experimente cozinhar uma abobrinha recheada com presunto Sadia, lentilhas e castanha do Pará. Uma combinação diferente e deliciosa.

14. Invista em pequenos eletrodomésticos. Um miniprocessador de alimentos, liquidificador, torradeira e espremedor de fruta encurtam o processo de preparação das refeições e dão mais ânimo para quem quer se arriscar na cozinha.

15. Escolha melhor suas opções de lanches. Quem tem problemas em cozinhar para si mesmo, acaba comendo biscoitos, sorvetes e salgadinhos em excesso. Em vez disso, compre maçãs, cenouras e outros ingredientes fonte de proteína magra, como o presunto Sadia.

Para saber mais, acesse: https://www.sadia.com.br/

LANÇAMENTOS:

 

Livro "5 Pontos Essenciais para Emagrecer" ensina a corrigir os hábitos alimentares

Nutricionista Maria Cecília Corsi e revista BOA FORMA explicam técnicas e dão dicas para um alimentação saudável e prazerosa

Já faz tempo que dieta deixou de ser sinônimo de tortura. Hoje, é possível emagrecer de forma saudável sem abrir mão de algumas delícias do dia a dia. Para ajudar aqueles que querem ou precisam perder peso sem deixar de lado o prazer da alimentação, a nutricionista Maria Cecília Corsi, em parceria com a revista BOA FORMA, reuniu algumas dicas que vão ajudar a corrigir os hábitos errados à mesa. Os segredos para comer bem e ainda ficar magra estão no livro 5 Pontos Essenciais para Emagrecer, que já está a venda nas livrarias e principais bancas de todo o Brasil com o selo Emagrece, Brasil! da Abril Mídia.

Em 197 páginas, Maria Cecília Corsi explica as técnicas e conceitos modernos da alimentação saudável e monta um cardápio – desde o café da manhã até o jantar – que respeita os 5 pontos essenciais que devem ser observados na hora de escolher os alimentos.

Antes de qualquer refeição chegar à mesa, vale a pena observar a ação funcional, responsável pela nutrição e reforço das defesas; a baixa densidade calórica que atua na saciedade com poucas calorias; o baixo índice glicêmico que evita picos de açúcar no sangue; o amido resistente que adia a sensação de fome; e a ação termogênica que acelera o metabolismo, aumentando a queima de calorias.

Escrito em parceira com a BOA FORMA, a publicação orienta como reeducar os hábitos alimentares, além de apontar 15 soluções para manter o peso conquistado. Para substituir os ingredientes mais calóricos dos pratos do dia a dia, a nutricionista revela ainda 13 segredos da cozinha light e mais 40 receitas que garantem muito sabor em qualquer fase da dieta.

Formada pelo Centro Universitário São Camilo, Maria Cecília Corsi tem especialização em nutrição clínica e mais de 30 anos de experiência na área. É professora de técnica dietética e proprietária da empresa LivLight.

Sobre o Emagrece, Brasil!

Liderado pelas revistas SAÚDE e BOA FORMA, o projeto Emagrece, Brasil! é uma iniciativa da Abril Mídia que visa combater o aumento crescente da obesidade no País, incentivando a prática de atividades físicas e a adoção de hábitos alimentares equilibrados. Para saber mais sobre o projeto e consultar todos os livros já publicados pelo selo acesse www.emagrecebrasil.com.br.

5 Pontos Essenciais para Emagrecer  Editora Abril

197 páginas R$ 24,90 Distribuição Nacional

LAR:

Sustentabilidade, durabilidade e praticidade. Descubra os benefícios de usar bambu na decoração 

Você sabia que o bambu, mesmo não sendo madeira, chega a ultrapassar as madeiras de lei quando se trata de densidade e resistência? Ele é conhecido por sua alta durabilidade ante as mais diversas condições meteorológicas.

Mais em conta do que outras opções do mercado, além de resistente e elegante, esse material traz em si o conceito de sustentabilidade.

E quando falamos desse assunto, não estamos nos refirimos apenas ao enfoque ambiental. Sustentabilidade também inclui garantir qualidade de vida às pessoas. Quando tratamos do que é sustentável, temos de pensar sempre em termos econômicos, sociais e ambientais.

Essa preocupação com o ambiente motiva a busca por alternativas ao uso de recursos naturais, inclusive quando o assunto é decoração. E é aí que entra o bambu. Evitando o corte de árvores e a extração de madeira e substituindo sua utilização em objetos de decoração com excelência.


Um desses objetos é a cortina de bambu. Antigamente sinônimo de decoração oriental, hoje ela é vista também como ícone de elegância e aconchego. Atende aos mais diferentes estilos de decoração, contando com diferentes designs, texturas e cores. 

Dando ao ambiente um tom mais rústico e natural, essas cortinas são muito práticas e funcionais. De fácil limpeza, garantem a privacidade do cômodo e podem ser usadas sem medo na sala de estar, varanda do quarto, ou até mesmo nas janelas da cozinha. Se quiser dar um tom mais elegante ao ambiente de trabalho, essas cortinas também se adequam perfeitamente aos escritórios.

A Amorim Cortinas oferece essas cortinas em cinco diferentes opções de cores, com cabeceira em aluzinco - fibra formada por 55% de alumínio, 43,4% de zinco e 1,6% de silicone - e moldura de bambu para acabamento superior. Seus cordões e fitas são 100% poliéster e seu acionamento pode ser manual ou motorizados. Para saber mais, acesse: www.amorimcortinas.com.br

 

MODA:

O calçado ideal para cada estilo de trabalho

Saiba escolher o melhor sapato de acordo com a função exercida no dia-a-dia

Os pés nem sempre recebem a atenção que merecem, mas sua importância é incontestável. Como qualquer outra parte do corpo, os pés também precisam de cuidados e a escolha do calçado faz toda a diferença. 

"A boa saúde dos pés é primordial para o restante do corpo, ninguém consegue ficar de bom humor com dor no pé por causa de um sapato apertado ou desconfortável, principalmente na rotina diária de trabalho", afirma Verônica Nagy, coordenadora técnica de calçados da BINNE Comfort

Enquanto algumas funções exigem que a pessoa fique sentada a maior parte do tempo - um exemplo são as secretárias e atendentes de telemarketing - outras exigem movimento, como acontece com os representantes comerciais que estão sempre de um lugar para o outro. Outras funções ainda exigem que a pessoa fique o tempo todo de pé - é o caso dos vendedores de loja que passam horas atrás do balcão e em pé. 

Para que a rotina não se torne tão cansativa, a escolha do calçado é extremamente importante, pois são eles que irão proteger os pés - que dão sustentação ao corpo. "O sapato precisa oferecer além de proteção, saúde e conforto para os pés e o restante do corpo. Não há nada melhor como chegar ao fim do dia e não precisar colocar os pés de molho", comenta Verônica. 

Mas o que é um calçado ideal? Segundo a coordenadora técnica de calçados, "independente da profissão, o calçado ideal é aquele que pode ser usado o dia todo, sem causar nenhum desconforto, bolhas, calos, má circulação do sangue, problemas na coluna ou deformidade na ponta dos pés. Aquele que você esquece que está usando, que seja leve e confortável." 

De acordo com a função e postura exigida no trabalho, Verônica cita o modelo de sapato ideal para cada uma delas

Muito tempo sentado (a) - O ideal são sapatos leves e confortáveis para que os pés possam transpirar. Nesta posição a pessoa pode ficar um pouco mais a vontade com a escolha do calçado, já que não existe tanta pressão nos pés. Sempre que possível, é interessante levantar um pouco e dar uma volta para a melhor circulação do sangue nas pernas e pés. \

Muito tempo de pé - O indicado são calçados com salto de no máximo 5 cm para que não haja problemas de circulação do sangue ou dores na coluna. Atenção para os calçados muito fechados e de bico fino, pois podem favorecer o aparecimento de calos e machucados nos pés.

Muito tempo em movimento (caminhando) - O mais interessante neste caso são os sapatos mais baixos, com palmilhas confortáveis e produzidos com couro natural para facilitar a transpiração dos pés e impedir a proliferação de bactérias. 
Sugestão de fonte: Verônica Nagy, coordenadora técnica de calçados da Rede BINNE Comfort  

SAÚDE:
 

PARTO HUMANIZADO

TODA MULHER TEM O DIREITO DE ESCOLHER O TIPO DE PARTO

Durante agestação, a mulher opta pelo tipo de parto que trará seu filho ao mundo, mas muitas delas não são conscientes desta escolha. O fazem por medo, pressão e até por ignorarem os benefícios do trabalho de parto no nascimento da criança.

O ginecologista e obstetra, defensor do parto humanizado (www.partosemmedo.com.br), Alberto Jorge deSouza Guimarães, diz que é possível a gestante ter o direito natural e básicode ser a dona do seu parto, permitindo que o pai participe ativa e diretamentedeste momento tão especial. "Um nascimento com a menor necessidade possível deintervenções médicas ou farmacológicas, dando ao recém nascido uma experiênciaacolhedora neste período de transição".

Dados doMinistério da Saúde apontam que, em 2010, o Brasil registrou mais cesarianas doque partos normais. Enquanto em 2009 o país alcançava uma proporção de 50% de partos cesáreos, em 2010, a taxa subiu para 52%. Na rede privada, o índice de partos cesáreos chega a 82% e na rede pública, 37%.

"O que muitagente desconhece são as vantagens que um parto normal pode trazer ao bebê e amãe", enfatiza Guimarães. Segundo ele, estudos comprovam que as chamadas "cesáreas eletivas" são as que representam maior risco. Nesse tipo de parto, a mãe agenda o dia do nascimento e o bebê nasce sem que ela entre em trabalho de parto, o que pode causar problemas de saúde, principalmente respiratórios, na criança.

Para o médico, no decorrer da história, o processo fisiológico do parto natural sempre foi visto como dolorido e sofrível, fazendo com que a mulher tivesse uma visão distorcida em relação ao nascimento. Embora todos saibam que a fisiologia do partoenvolve uma experiência corporal intensa, é possível encará-la com prazer ealegria, desfazendo-se de mitos que deixam a cabeça da mulher empolvorosa. Claro que não é de uma hora para outra que a mulher vai deixarde ter medos, afinal, tratando-se do desconhecido, é natural que todo o processo faça com que ela sinta-se amedrontada, mas tudo fica bem mais difícil se a mulher não se informa e acata tudo o que ouve por aí", explica.

O defensor do parto humanizado relata que, a ocitocina – o hormônio que estimula as contrações do útero durante o parto e a expulsão – está presente na lactação, é responsável pelo ato sexual e é um dos grandes responsáveis pela sensação de emoção que a mamãe sente ao pensar no seu bebê. Ela também auxilia na maturação pulmonar, grande conjunto químico de hormônios que produzem o leite.

Segundo ele, aquelas contrações que na hora parecem indesejáveis, estão só preparando o corpo para uma série de transformações que não culminam com o nascimento.Muitos hormônios liberados pela mãe e bebê durante o parto estão fortementepresentes na primeira hora de vida posterior ao nascimento, quando a mãe e filho se reconhecem, formando uma sinestesia perfeita, cada qual embebido emfluidos naturais que excitam sua capacidade de amar. Isso mesmo: o"hormônio do amor" é até absorvido pelo bebê através da amamentação".

Por fim, Dr. Alberto lembra de que é possível vivenciar este momento pelas vias naturais, permitindo que o corpo trabalhe de forma que a natureza o programou: certamente, uma sucessão de acontecimentos culminará na melhora da relação afetiva entre mãe e filho. Mas estes só acontecerão se a mãe estiver consciente de sua responsabilidade em todas estas ações. Saiba mais.  

 

NO INVERNO, AUMENTAM AS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS EM BEBÊS E CRIANÇAS

Entenda a importância da fisioterapia respiratória para combater e prevenir doenças como a bronquiolite e a pneumonia.

Peito chiando, falta de ar, fadiga, tosse seca ou com secreção, são alguns dos sintomas de doenças respiratórias que mais afetam bebês e crianças. Nestas horas, o mais importante é saber o que fazer para auxiliar no tratamento e na prevenção destes tipos de doenças. Um dos tratamentos mais eficazes é a fisioterapia respiratória, e para explicar mais sobre o assunto, o fisioterapeuta, Dr. Rodrigo Peres, responsável pela equipe clínica da Central da Fisioterapia, comenta mais sobre cada uma delas.

As doenças que mais atingem os pequeninos são bronquiolite e a pneumonia, e a fisioterapia respiratória é o tratamento mais adequado para qualquer tipo de doença que atinge o sistema respiratório auxiliando na circulação de ar nos pulmões. Ideal para bebês e crianças já que elas possuem mais dificuldade para liberar as secreções acumuladas nas vias respiratórias.

O tratamento é feito por meio de exercícios de manobras de higiene brônquica, drenagem postural, aspiração traqueobrônquica e reexpansão pulmonar, o que auxilia na rápida eliminação de secreções pulmonares evitando desconforto respiratório e possíveis crises pulmonares, além de ser uma boa indicação preventiva para evitar possíveis complicações respiratórias.

Os bebês prematuros e as crianças entre 1 e 2 anos, são mais propícias a contrair a bronquiolite. Nessa fase o aparelho respiratório é muito pequeno, o que facilita a chegada do vírus nos pulmões e impede a passagem do ar, aumentando as chances da doença se manifestar. A bronquiolite é uma infecção causada por várias classes de vírus, o que a torna extremamente contagiosa. "Quando o tratamento da bronquilite é feito diariamente por meio da fisioterapia respiratória, é possível revertê-la em 10 dias", alerta Dr. Rodrigo Peres.

Já a pneumonia infantil é uma infecção que inflama os pulmões causando aumento de secreções mucosas. A respiração torna-se rápida ou difícil e a criança pode ter febre, dor no peito e muita tosse. Existem diferente tipos de pneumonia viral ou bacteriana, em crianças, a mais comum é a bacteriana.

Para auxiliar no tratamento e na prevenção de doenças respiratórias, é importante que o quarto do bebê esteja sempre limpo, sem umidade, mofo, poeiras, cheiros ou odores, já que estes fatores são essenciais para irritar as vias respiratórias dos pequeninos. E nada de fumar perto das crianças, a fumaça do cigarro é a que mais desenvolve doenças respiratórias.

Sobre a Central da Fisioterapia:

Projetada para ser um centro de referência em reabilitação física, a Central da Fisioterapia nasceu da ideia de um fisioterapeuta em reunir os melhores profissionais do segmento para atuar em domicílio, e assim, além de humanizar o tratamento, facilitar o atendimento de pessoas com dificuldade de locomoção. Tendo como lema um atendimento totalmente especializado, a fim de potencializar a recuperação ou prevenção que o paciente necessita, sempre no conforto e praticidade da própria casa, a equipe comandada pelo Dr. Rodrigo Peres. Acesse:www.centraldafisioterapia.com.br


TURISMO NACIONAL: 

Brasil inteiro está unido na luta contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

 
 

O Ministério do Turismo apoia todas as iniciativas de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, assim como o tráfico e o trabalho infantil no turismo brasileiro.

 
 

Pensando nisso, criamos o Programa Turismo Sustentável e Infância – TSI, que sensibiliza os profissionais que integram a cadeia produtiva do turismo no sentido de contribuir para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes no enfrentamento da exploração sexual dos mesmos nos equipamentos turísticos. O Ministério do Turismo está comprometido com a consolidação da democracia no país e, dessa forma, focando em ações que permitam o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes, sem riscos de se tornarem vítimas de qualquer tipo de violência ou exploração.

 
 

EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NÃO É TURISMO. É CRIME. DISQUE 100 E DENUNCIE.