A informação sem fronteiras


Lar

 

Transforme sua casa gastando pouco

Reforme sua casa com dicas práticas e simples

Chegar em casa todos os dias e encontrar a mesma decoração de sempre pode se tornar cansativo. E quando o orçamento está apertado, a solução é buscar alternativas rápidas e baratas para inovar. A Futura Tintas, em parceria com as arquitetas Cris Paola e Dani Barella, da BP Arquitetura de São Paulo, acreditam que é possível deixar a decoração mais bonita, agradável e sofisticada sem gastar muito. São pequenos detalhes que fazem toda a diferença.

A intenção é decorar sua casa de maneira rápida, prática e elegante? Pintar as paredes é um bom começo. Qualquer ambiente ganha um novo astral com uma pintura renovada. Mudanças nas cores propiciam a sensação de bem estar e elevam a autoestima. A dica é da gerente de marketing da Futura Tintas, Angela Chapper. "O primeiro passo é identificar a tonalidade que você tenha uma maior afinidade, e depois buscar algumas variações para dar mais vida ao ambiente. Cores vibrantes como Lilás, Tangerina, Sol de Verão; e rosas fortes como Rosa Vida, são algumas das tendências que estão em alta este ano".

De acordo com as arquitetas Dani Barella e Cris Paola, saber utilizar as cores em favor de cada ambiente é tão importante quanto saber escolhê-las. Se o ambiente for muito pequeno, por exemplo, a recomendação é que se usem tons mais claros, já que os escuros diminuem o espaço. "Caso haja preferência por cores fortes, as pessoas devem procurar escolher uma só parede para aplicá-la, não esquecendo de que o vermelho causa irritabilidade se for usado em grande quantidade. O preto e o branco em excesso, por sua vez, podem causar até depressão", destaca as especialistas da BP Arquitetura.

Uma opção que traz mais praticidade e agilidade na hora de pintar a sua casa é a tinta sem cheiro. É possível trocar as cores sem sair de casa e sem o desconforto do forte odor que a pintura do ambiente pode trazer. "A tinta Futura Super Premium, da Futura Tintas, é uma referência. A fragrância é muito suave e em apenas três horas após a aplicação, ela perde totalmente o odor. Outra característica é a secagem rápida e a alta performance", destaca Angela Chapper, gerente de marketing da Futura Tintas.

Se a ideia for além da pintura, sem gastar muito tempo e dinheiro, um arranjo ou um buquê de flores é uma ótima opção para transformar o ambiente e destacar algum espaço que antes estava esquecido ou pouco valorizado. "É importante ter plantas espalhadas por toda a casa, não importa a espécie. Além de decorar, algumas plantas são capazes de harmonizar o ambiente, renovar o ar e trazer energia positiva para os interiores", afirma Cris Paola. Para cada tipo de benefícios, ela recomenda algumas espécies:Espiritualidade: As flores de pétalas brancas são associadas à paz de espírito e a intuição, o lírio da paz é uma opção.
Família: Plantas com alturas variadas, com caule e tronco espessos e folhas em abundância. 
Prosperidade / Abundância / Fortuna: Flores com pétalas laranja e amarelo forte, como as Begônias e os Girassóis, são símbolos de abundância e prosperidade. 
Sucesso / Fama: 
Flores de pétalas vermelhas.

Outra dica muito importante é reorganizar a casa: jogar fora papéis velhos, doar roupas que não se usa, abrindo espaço para novas energias. "Não se deve conservar objetos quebrados e armários desorganizados. Não podemos esquecer que a organização do mundo exterior se parece muito com a visão interior de nós mesmos", explica Cris Paola.

Depois de repaginar as paredes, é hora de deixar a criatividade fluir e priorizar a locomoção no ambiente. "Alterar uma mesinha de local, trocar o tecido de um sofá que já esta com aparência de muito usado, substituir um quadro ou um tapete. Muitas vezes uma pequena mudança de layout faz a sala parecer maior e mais arejada", finaliza Dani Barella.

Bactérias nocivas podem sobreviver em casa por até 48h

 

Nova pesquisa do Global Hygiene Council mostra os pontos principais da casa que devem ser higienizados para evitar infecção

 

Panos de prato e de limpeza, tábuas de carne de madeira, potes de plástico e facas de aço inoxidável podem esconder bactérias nocivas à saúde. Um estudo realizado pelo Global Hygiene Council, intitulado “The Dettol/Lysol Bacterial Survival Study” (Estudo Dettol/Lysol de Sobrevivência Bacteriana), revelou que microrganismos como Campylobacter jejuni, Escherichia coli e Salmonella Senftenberg, responsáveis por intoxicação alimentar, Listeria monocytogenes, que pode causar sintomas gripais, ou graves doenças em bebês recém-nascidos e Staphylococcus aureus, que pode gerar infecção urinária e pneumonia, podem sobreviver por até 48 horas dentro de casa.

 

Segundo a pesquisa, essas bactérias podem entrar nas residências através das pessoas, alimentos ou objetos contaminados e se proliferar de acordo com as condições ambientais. Ao limpar uma superfície com um pano, é importante higienizá-lo e colocá-lo para secar, evitando que o tecido se torne um possível reservatório e condutor de microrganismos. Caso contrário, o pano de limpeza poderá contaminar cada superfície em que tocar. O mesmo ocorre com os panos de prato, que também oferecem riscos. Isso porque as bactérias sobrevivem por mais tempo em um ambiente úmido. AEscherichia coli, por exemplo, triplica o tempo de vida nessas condições. Se o pano de prato contaminado for utilizado para secar outras louças, as bactérias serão transportadas para elas e podem chegar até as pessoas da família, podendo causar problemas de saúde.

 

As tábuas de madeira são utensílios que também requerem cuidados especiais. Os microrganismos encontram nas rachaduras do material um ótimo local para se infiltrarem e podem contaminar os alimentos sobrepostos a ele, que posteriormente serão ingeridos. O mesmo acontece com os potes de plásticos que, se colocados na geladeira, contaminam os demais alimentos refrigerados.

 

Outra ameaça de contaminação, apontada no estudo feito pelo Global Hygiene Council, são as bactérias presentes no aço inoxidável. O material tem grande relevância dentro e fora de casa, pois é utilizado em maçanetas, bancos de ônibus e facas, por exemplo. Ao tocar uma superfície contaminada, um integrante da família pode levar esses agentes nocivos para dentro de casa. Entre os cinco microrganismos testados, o que teve maior sobrevida em aço inoxidável foi o Staphylococcus aureus.

 

Para evitar a contaminação das pessoas e demais utensílios domésticos, é preciso utilizar produtos de limpeza antibacterianos e higienizar corretamente as mãos. De acordo com a pesquisa, produtos antibacterianos foram mais eficazes na redução do número de microrganismos nocivos à saúde, chegando a remover 99,9% das bactérias. Uma das alternativas para os cuidados pessoais é o uso do sabonete antibacteriano ou gel antisséptico Dettol.

 

“Associar a eficiência na eliminação de germes conhecidos por causar doenças com a propagação de bons hábitos de higiene, promovendo à população uma vida mais saudável, é a missão de Dettol. Por isso, apoiar as pesquisas do Global Hygiene Council demonstra o compromisso da nossa marca em ser uma grande aliada no combate a infecções”, explica Bruna Fausto, gerente de Marketing de Dettol.

 

Sobre o Global Hygiene Council

O Hygiene Council é uma instituição global que reúne especialistas nas áreas de Microbiologia, Virologia, imunologia, Doenças Infectocontagiosas e Saúde Pública com o intuito de formular recomendações práticas de higiene, as quais as pessoas podem aplicar em suas casas e na comunidade. O objetivo é ajudar na prevenção e controlar a disseminação de todos os tipos de infecções. Mais informações: www.hygienecouncil.com

 

Leve a Primavera para o seu quarto

Inspire-se na temporada das flores para deixar seu quarto suave, colorido e romântico A primavera, estação mais colorida do ano já chegou, que tal aproveitar o romantismo das flores para dar um colorido especial para o seu quarto?




Kit cobre Leito Matelassado Percal 180 fios - Cravo (Queen Size)
Edredon Sereno Percal - Coleção 2011 - Giardino Marrom (Casal)
(Imagens: Divulgação)



Uma mudança no ambiente renova os ares e faz o lugar parecer ainda mais pessoal. Para fazer isso, não é preciso muito, abuse das estampas florais no enxoval da sua cama, além de bonitas o ambiente ficará mais acolhedor e aconchegante. As estampas florais combinam com uma grande variedade de ambientes, desde os mais rústicos até os mais requintados. Para manter suas peças macias e cheirosas, lave-as separadamente antes do primeiro uso “Esse processo ajuda a tirar um pouco da goma e resquícios de química utilizada no processo de estamparia. Quinzenalmente, lave também as capas protetoras dos travesseiros e colchões” orienta Luiz Castro, gerente comercial da F.A. Collection. Se você quiser trazer o aroma das flores da primavera para dentro do seu quarto, outra dica é usar aromatizadores de roupas, que além de dar um cheirinho especial, ajudam a proteger dos fungos e bactérias. Esses aromatizantes podem ser facilmente encontrados em vários mercados, escolha o seu preferido e borrife semanalmente na cama, prolongando assim a sensação de peça recém-lavada. Depois de toda essa preparação, só falta escolher o enxoval que mais combine com seu quarto e seu estilo. A F.A. Collection possui uma linha completa de estampas florais, com opção de edredon ou cobre leito. “O cobre leito é muito bacana porque funciona como um edredon mais fininho que decora e protege a cama com beleza e praticidade. Além disso, o preço costuma ser mais em conta do que o enxoval com edredon”, afirma Castro. Aproveite as dicas, inspire-se nas flores e dê uma cara nova para o seu quarto durante a primavera! Mais informações: https://famaringa.com.br/


CASA SEGURA: Pequenos ajustes podem tornar a residência dos idosos com menos risco de quedas

 

Algumas adaptações podem fazer toda a diferença na casa de um idoso, tornando-a confortável e principalmente segura evitando possíveis acidentes. Entre elas, podem se destacar as maçanetas no formato de alavanca, mesas sem quinas aparentes, piso e proteção antiderrapante, armários não muito altos.

A lesão acidental é a sexta causa de mortalidade em pessoas acima de 75 anos, sendo que 70% das quedas podem ser fatais. As principais causas são as dificuldades na movimentação, visão, audição, uso de medicamentos, álcool e algumas doenças como a osteoporose, artrose e o mal de Parkinson.

Com o objetivo de auxiliar os familiares e os próprios idosos, a Dal Ben – empresa especializada no atendimento de home care – desenvolveu a cartilha da casa segura para o idoso. Distribuída aos pacientes atendidos pela equipe da Dal Ben, traz dicas sobre como manter a casa protegida contra acidentes domésticos em todos os cômodos.

Para Alessandro Freitas Moura, gestor de qualidade da Dal Ben, “ o objetivo da cartilha é melhorar a qualidade de vida do idoso afastando os principais riscos de quedas, que dependendo da gravidade, podem trazer internações ou até ocasionar danos mais graves.”

Outros cuidados podem ser observados nas residências como controle que fecha o gás quando a chama se apaga, capachos e tapetes presos ou colados proporcionando maior segurança.

Alessandro Moura explica que as pessoas devem estar atentas para evitar acidentes em casa. “Com o passar dos anos, o idoso já começa a ter limitações e se torna mais suscetível as quedas. Por isso, é preciso ter muito cuidado, já que a idade e as condições da residência podem propiciar esses riscos”, afirma o gestor.

De acordo com o Censo de 2010 do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - a população idosa no país era de 4,8 % em 1991 e quase dobrou em 2010, chegando a 7,4%.

A projeção é que em 2025, o Brasil tenha cerca de 31,8 milhões de habitantes com 60 anos ou mais e, em 2050, a expectativa de vida será de 81,29 anos, aumentando o número de idosos no país para 65 milhões. aureus.

 

4 ideias para ter um apartamento com mais verde nesta primavera

 

 

 

Reservar um cantinho do apartamento para cultivar plantas e flores pode gerar diversos benefícios. Com a chegada da primavera, esta é a oportunidade para começar sua própria floreira – ou horta!

 

De acordo com Glaucus Cianciardi, professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID, trazer um pouco da natureza para dentro de casa proporciona vantagens que vão além de embelezar os espaços: “Ter plantas em casa humaniza os ambientes e ainda ajuda a umidificar, reduzir problemas acústicos e purificar o ar interno. Nesta estação do ano, ainda é possível aproveitar a ocasião para cultivar plantas floríferas, que podem propiciar um cenário incrível”, destaca Cianciardi.

 

Para plantar, a dica é utilizar vasos compatíveis com os tamanhos das espécies escolhidas. A manutenção não tem segredos: “Rega constante, adubação e poda regular”, alerta o professor. Mas como selecionar as espécies certas e onde colocá-las? Seja com flores, plantas ou até mesmo uma horta, Cianciardi aponta quatro ideias práticas para aplicar nos apartamentos. Confira:

 

1) Áreas internas - Dentro de um limite de dois metros da fonte de iluminação natural, é possível manter espécies como pata de elefante, areca, riphysalis, chifre de veado, chamadora e pleomélia. Lírio da paz e violeta florescem nesta época do ano em locais internos. Nas áreas menos ensolaradas, pode-se plantar filodendros e chamadora. Os apartamentos também podem abrigar plantas umbrófilas, conhecidas como amigas da sombra, como marantas, avencas e samambaias.

2) Varandas e terraços – Como recebem iluminação natural, as varandas são favoráveis para criar flor de cera, moréia, lírio do amazonas e orquídeas, especialmente nesta primavera. Outra ideia é aproveitar o espaço para manter os imponentes jardins verticais, que podem ser montados com peperônias, samambaias, avencas, brilhantinas, orquídeas, bromélias ou tradescâncias.

3) Coberturas – Por terem muita iluminação natural, são recomendados cactos, suculentas e agaves.

4) Terraço gourmet – Ter uma horta no apartamento também é possível. O terraço gourmet se torna um local perfeito para o cultivo de temperos e hortaliças, que precisam receber o sol da manhã.


Sacos de pão agora preservam o meio ambiente 

Embalagem Publipan Brasil é biodegradável e elimina o uso de sacolas plásticas em  padarias

No domingo, 5 de junho, foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Nesta data, todos voltam-se para a preservação da natureza e buscam opções ecologicamente corretas para, assim, garantir uma melhor qualidade de vida. Pensando nisto, antes mesmo da lei que proíbe estabelecimentos comerciais de várias cidades do país a utilizarem sacolas plásticas, a Publipan já trazia uma alternativa sustentável para as padarias: Sacos de pão biodegradáveis. 
O saco de pão distribuído pela Publipan é 100% ecológico, produzido em papel reciclado e impresso com tintas a base d´água. Um material totalmente atóxico que dispensa o uso de sacolas plásticas que contribuirá para diminuir a quantidade de lixo depositado nos aterros das grandes cidades. 
Segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo, 18 % do lixo produzido pela capital do estado correspondem a sacos plásticos. Desta forma, o produto que segue as normas brasileiras e da União Européia, ajudará a tirar milhares de sacos plásticos de circulação em todo o Brasil. 
Sucesso na Europa desde 2007, a Publipan traz uma inovadora forma de o anunciante atingir seu público. A ideia é simples e eficiente: empresas anunciam no saco de pão, transformando a embalagem do item mais consumido pelos brasileiros em uma ferramenta de marketing diferenciada, além de contribuir com a redução de custos das padarias. 

Sobre a Publipan Brasil 
A Publipan, rede de franquias espanhola, presente em diversos países como Alemanha, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, Moldávia, Portugal, Romênia, Venezuela e Argentina, resolveu apostar no Brasil. Graças aos seus resultados internacionais, multinacionais como Coca-Cola, Nestlé e, Volkswagen já investiram nessa forma de publicidade em todo o mundo e no Brasil, não será diferente. Além destas grandes empresas, a Publipan busca atingir as pequenas empresas e comércios locais já que os sacos de pão são ferramentas simples e eficientes para reforçar suas marcas. As embalagens são trocadas de cor a cada quinze dias, favorecendo a fixação da mensagem. Os passatempos, como palavras cruzadas também fazem parte da estratégia de entreter e manter a utilização da embalagem por mais tempo.  
A idéia é implantar o projeto em todo o país. Para atingir tamanha distribuição a empresa está arrebanhando pequenos empreendedores que queiram ser franqueados. “As padarias são bem localizadas em cada bairro e o franqueado certamente conhece todo o seu comércio local”, comenta Paulo Fidalgo, da Publipan Brasil. “Será uma relação extremamente próxima entre padaria, franqueado e comércio local”. 
Publipan estimula pequenos empreendedores e já procura franqueados 
O processo de franquia é simples: sem precisar de escritório e contratações, o franqueado busca anunciantes na área de abrangência e o layout é elaborado com o suporte do escritório central da Publipan. A padaria que aceitar ser parceira do franqueado não tem nenhum custo, muito pelo contrário, terá uma economia já que receberá os sacos de pão gratuitamente. Elas são a garantia de que os anúncios serão entregues diretamente nas mãos do consumidor. 
Publipan Brasil
www.publipanbrasil.com.br
55 11 2614-7090 

 

Câmara aprova lei que veta uso das sacolas plásticas em todo comércio da capital

E agora? O que usar nos lixos do banheiro e cozinha?

 

Com a proibição do uso, sacos de lixo ecológicos viram alternativa para os 90% dos consumidores que reutilizam a sacolinha para descarte do lixo doméstico

 

Reutilizar as sacolas plásticas dos supermercados é uma prática comum em milhares de lares de São Paulo. Devido ao tamanho ‘ideal’ e como uma forma de eliminar o material plástico que se acumula em casa, as sacolas plásticas geralmente habitam os lixinhos da cozinha e banheiro. Mas, com a aprovação do projeto de lei que veta o uso das sacolas plásticas em todo o comércio da capital paulista a partir de 2012, a população se pergunta: o que usar nos lixos do banheiro e cozinha?

A alternativa está em soluções sustentáveis e econômicas. Dentre elas, destaca-se o Embalixo Sustentável, primeiro saco de lixo verde do Brasil. Com o slogan “Solução inteligente para um Planeta mais Verde”, o Embalixo Sustentável possui como principal matéria-prima o plástico verde – ao invés do petróleo - fabricado com fonte 100% renovável proveniente da cana-de-açúcar, que faz a captura de CO2 durante a sua produção.

Segundo o Rafael Costa, diretor da Embalixo, a estratégia de mercado para conquistar os consumidores está focada em oferecer uma nova alternativa por meio de um produto de material vegetal em substituição às sacolas plásticas. “Cerca de 90% dos consumidores reutilizam as sacolas distribuídas gratuitamente pelos estabelecimentos comerciais principalmente para embalar o lixo residencial. O Embalixo Sustentável tem como objetivo alcançar também esse público de forma definitiva contribuindo para um mundo melhor”, afirma o empresário que pretende aumentar em 50% as vendas do saco sustentável até o final de 2011. Atualmente, a Embalixo produz 400 toneladas por mês de sacos para lixo. Deste total, 30% (120 mil toneladas) usam o plástico verde como matéria-prima.

“Um pacote com 50 sacos para lixeiras de pia de cozinha ou de banheiro custa aproximadamente R$ 7,00, ou seja, R$ 0,14 cada um”, explica Costa. Isso significa uma economia de 26% com relação ao preço da sacola plástica que será oferecida pelos estabelecimentos comerciais por R$ 0,19 a unidade.

Os sacos para lixo com base em fontes renováveis apresentam a cor verde e medidas especiais para as lixeirinhas da cozinha, pia e banheiro, além dos padrões do mercado nacional 15 litros, 30 litros, 50 litros, 100 litros. Também existe o tamanho especial de 110 litros, desenvolvido para condomínios e jardins, onde se fazem necessários sacos maiores e com resistência extra. O Embalixo Sustentável pode ser encontrado em 500 pontos de venda em todo o Brasil como Carrefour, Extra, Pão de Açúcar, Big, Mercadorama, Nacional e Casa Santa Luzia.

Além da linha sustentável, a inovação permitiu a criação de uma linha de sacos para lixo Antibacteriana, com alta tecnologia que reduz os odores causados pelas bactérias e otimiza a utilização dos sacos para lixo.

 

Sobre a Embalixo

Fundada na década de 90, a empresa se destaca como uma das líderes nacionais em fabricação de sacos de lixo e uma das principais da América Latina no segmento. Apresenta soluções inovadoras e com preocupação socioambiental. É pioneira na fabricação do saco de lixo 100% fonte renovável a partir de resina verde.


Vai reformar a casa? Confira dicas importantes

A arquiteta da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), Carina Saito, fala sobre o que observar na hora de renovar um cômodo ou a casa toda
 
Chegou a hora de mudar o visual da sala, da cozinha, construir um quarto novo para a filha ou uma churrasqueira? Então é bom saber que existem procedimentos importantes a serem tomados em qualquer reforma para que as alterações sejam econômicas, tragam conforto e segurança aos moradores.

A primeira dica antes de iniciar qualquer serviço é planejar. Avaliar com muita atenção as necessidades e prioridades da reforma, conversar com a família e listar tudo o que se deseja realizar são passos essenciais para evitar mudanças de plano durante a reforma, o que pode implicar em gastos extras e retrabalho. Na hora de pensar no tamanho da casa, vale lembrar que a edificação será útil por muitos anos, nesse prazo a família pode crescer ou os filhos podem sair de casa. O projeto da reforma auxilia o planejamento de todas as etapas da obra, bem como seu orçamento, daí a importância de o morador planejar, para administrar os recursos. 
A contratação de profissionais especializados para auxiliar as diversas fases da reforma também é importante para evitar transtornos. Um bom profissional será capaz de solucionar os problemas mais freqüentes de uma reforma e para encontrá-lo vale a pena buscar referências e até mesmo visitar uma obra realizada por ele.
Quanto ao quesito iluminação, as janelas dos quartos e da sala devem ser colocadas, prioritariamente, nos locais em que haja incidência da luz solar. 
Utilizar lâmpadas à noite é um gasto necessário, mas durante o dia apagar a luz irá poupar muito dinheiro. A conta é simples: uma lâmpada de 100 W acesa por 12 horas durante o dia consome, em um mês, cerca de 36 kWh. Isso pode representar, dependendo da cidade, um gasto de até R$ 18 mensais. Multiplicando esse valor pela quantidade de lâmpadas que ficam acesas e pelos meses do ano dá para se ter ideia do desperdício. 
As janelas são fundamentais: ambientes onde a permanência é prolongada precisam de luz. “Um local bem iluminado evita a proliferação de fungos e doenças respiratórias”, enfatiza a arquiteta da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), Carina Saito.
Quando a reforma implica na construção de um novo andar, é preciso redobrar a atenção para a estrutura da casa e consultar um especialista. "Um erro muito comum nas reformas de ampliação acontece na construção das escadas. O piso dos degraus da escada devem ter no mínimo 25 centímetros, espaço suficiente para caber o pé de um adulto. A altura dos degraus, por sua vez, deve ter no máximo 19 centímetros  para que a subida não fique cansativa. As alturas entre os degraus devem ser sempre iguais, para evitar acidentes”, alerta a arquiteta. 
A impermeabilização da fundação de qualquer casa também é um procedimento fundamental e muitas vezes esquecido. A especialista da ABCP explica que sem a impermeabilização na fundação a umidade da terra penetra pelas paredes. “As infiltrações aparecem em uma faixa que percorre toda a base da parede, destacando a pintura e deixando os ambientes com cheiro de mofo. Um conserto, nesse caso, pode ser muito mais difícil e caro do que construir corretamente”, explica Saito. 
Segundo a arquiteta, os proprietários também devem atentar para o tamanho dos cômodos. O quarto mínimo, por exemplo, precisa de espaço para uma cama, um armário e uma área livre para circulação. As portas são vendidas com tamanho padrão; na entrada da sala e da cozinha, o vão deve permitir a passagem do sofá, da geladeira e outros móveis e equipamentos. “A compra de uma porta com, no mínimo, 80 cm para esses ambientes pode evitar aborrecimentos”, afirma Saito.
Se a reforma implicar na pintura da casa, uma questão importante é a tonalidade das tintas utilizadas, pois as cores escuras absorvem mais o calor, tornando os ambientes mais quentes, principalmente em regiões de temperatura elevada. Janelas, portas e outras aberturas são importantes para permitir a passagem do ar, refrescando o ambiente e trazendo bem estar aos moradores. 
O bom planejamento de prioridades, um orçamento controlado, bons profissionais e materiais de qualidade vão ajudar o morador a conquistar seu espaço novo com mais segurança e tranqüilidade. A casa é o refúgio e a proteção da família. Por isso, o investimento em uma boa reforma trará benefícios por muitos anos.


Suvinil lança os Efeitos Decorativos Madeira e Seda 
 
Ø  Efeito Madeira deixa o espaço aconchegante como a natureza e promove sensação de bem-estar
Ø Elegância e suavidade são algumas das características proporcionadas pelo Seda  
 
Sempre atenta às tendências do mercado e ao desenvolvimento de soluções para incorporá-las à decoração, a Suvinil, marca de tintas imobiliárias da BASF e líder no segmento premium, inova mais uma vez ao lançar no mercado dois efeitos decorativos inéditos: o Madeira e o Seda. Os produtos foram criados com o objetivo de personalizar as residências do consumidor e já estão disponíveis nos principais varejistas de construção do país. 
 
Com os novos efeitos é possível dar um toque a mais na decoração dos ambientes. O Madeira traz a sensação de bem-estar, deixando o espaço aconchegante como a natureza. O Seda, por sua vez, proporciona elegância e suavidade. A criação dessas texturas especiais foi baseada em pesquisas de mercado, nas tendências e nos produtos da marca já existentes. Em seguida foram feitos testes que contemplaram em aplicações associadas a novas técnicas e ferramentas para os produtos.
 
O Madeira e o Seda passam a fazer parte da linha exclusiva de efeitos decorativos da marca, que conta também com o Palha, Lunar, Concreto, Bambu, Jeans, Jeans Lavado, Linho, Pátina, Camurça, Craquelado, Aço Escovado, Listras e Marmoratto. Os produtos podem ser encontrados em diversas cores, inclusive nas do novo leque Suvinil. 
 
Efeito Madeira 
As pesquisas de mercado e a análise de aplicações com produtos BASF já existentes foram o ponto de partida para a sua criação. “A sustentabilidade faz parte dos valores da companhia, por isso visamos reproduzir um efeito decorativo de materiais da natureza sem a necessidade de sua extração – no caso, a madeira”, explica Cláudio Felipe Diotaiuti, responsável pelo desenvolvimento de novas técnicas da linha de produtos da marca. Para chegar ao efeito Madeira é necessário utilizar o Texturatto Especial Suvinil. 
 
Efeito Seda
Já o Seda foi fruto de diversos testes realizados com os produtos da marca. “Descobrimos com uma nova técnica a possibilidade de criar um efeito de forma simples e econômica. Basta utilizar um pedaço de tecido com o Acrílico Metalizado Suvinil“, explica Ana Cláudia Pugina, Gerente de Marcas da Suvinil. “Com qualquer paninho ou toalha o consumidor consegue chegar ao resultado final. Basta lixar a parede e aplicar. Fica mais fácil renovar o ambiente”, completa.
 
Sobre a Suvinil
A Suvinil, marca de tintas imobiliárias da BASF, é líder de mercado e tem conquistado cada vez mais a preferência dos consumidores que buscam renovação, bem-estar e qualidade de vida por meio das sensações que as cores proporcionam. Com 60% de participação no segmento premium, a Suvinil prova a liderança e confiança adquiridas. Com fábricas em São Bernardo do Campo – SP e Jaboatão dos Guararapes (PE), a Suvinil produz uma completa linha de produtos, constituída por látex PVA, acrílicos, esmaltes, vernizes, epóxi e complementos para pintura, que atendem o mercado nacional, além de exportar para países como Paraguai, Venezuela, Cuba, Bolívia e alguns países da África.


 
BASF Brasil 100 anos. Transformando a química da vida. 

2011: Ano Internacional da Química - Química para um mundo melhor
O ano de 2011 é coincidentemente marcado por dois importantes acontecimentos no mundo da ciência: os 100 anos da BASF no Brasil e na América do Sul e o Ano Internacional da Química, decretado pela UNESCO, órgão de educação das Organizações das Nações Unidas, com a participação da IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) e homenagem ao centenário do Prêmio Nobel de Química concedido à franco-polonesa Marie Curie, que visa ampliar a consciência da população sobre a importância da Química para o a melhoria da qualidade de vida e a saúde das pessoas, assim como sobre a importância da Química em todo o ambiente humano. Neste mesmo contexto, o centenário da BASF na região é celebrado com a sensibilização sobre contribuição da química para o desenvolvimento da sociedade, tendo as megatendências globais como motivadores para suas inovações. Química é transformar o que já existe, é criar o novo, é melhorar a qualidade de vida das pessoas. 
Sobre a BASF
A BASF é a empresa química líder mundial: The Chemical Company. Seu portfólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance e produtos para agricultura até petróleo e gás. Como uma parceira confiável, cria a química para ajudar seus clientes de todas as indústrias a atingir ainda mais o sucesso. Com seus produtos de alto valor e soluções inteligentes, a BASF tem um papel importante para encontrar respostas a desafios globais como proteção climática, eficiência energética, nutrição e mobilidade. A BASF contabilizou vendas em mais de 63,9 bilhões de euros em 2010 e contava, aproximadamente, com 109.000 colaboradores no final do ano. Mais informações sobre a BASF estão disponíveis no endereço www.basf.com ou na Sala de Imprensa de Mídia Social no endereço newsroom.basf.com.
 
- As vendas na América do Sul totalizaram, aproximadamente, €3.8 bilhões de euros em 2010 (Esse resultado abrange os negócios realizados pelas empresas do Grupo na região, incluindo a Wintershall - empresa situada na Argentina, voltada a produção de óleo cru e gás).
- Na América do Sul, a BASF contava com mais de 6.000 colaboradores em 31 de dezembro de 2010


 

ABIEF fala sobre as vantagens do uso das sacolas plásticas
  

Muito se tem falado a respeito do uso inadequado das sacolas plásticas pela população. Entretanto, é preciso saber o lado positivo deste tipo de produto. Com o intuito de esclarecer algumas das principais dúvidas dos consumidores, a ABIEF (Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis) explica abaixo, quais as principais vantagens do uso racional e responsável das sacolas plásticas.
 
Consumo responsável  
 
A cadeia de valor que produz e consome sacolas plásticas no Brasil vem há mais de dois anos trabalhando em uma campanha educativa sobre o consumo responsável das sacolas. Essa campanha da qual a ABIEF faz parte, visa conscientizar a sociedade sobre a necessidade de praticar os 3Rs (Reduzir, Reciclar e Reutilizar) como forma de enfrentar o problema causado pelos resíduos. De acordo com a Califórnia Integrated Waste Management Board, sacos plásticos, incluindo os de varejo, utilizam apenas 0,4% do espaço em aterros sanitários.
 
Os resultados têm sido muito positivos, com redução até de 30% da quantidade de sacolas utilizadas com a substituição por outras sacolas mais resistentes, o que indica que a solução passa pela reciclagem e educação ambiental, afinal, se há sacolas nos rios, é porque alguém fez o descarte da mesma, de forma inadequada.
 
A ABIEF, responsavelmente, propõe intensificar e ampliar as campanhas educativas para o uso racional e correto das sacolas de plástico. O presidente da entidade, Alfredo Schmitt, defende a implementação da Lei 12.305, de 2 de agosto de 2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
 
O aspecto mais importante dessa lei, sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente, é o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, com vigência por prazo indeterminado e horizonte de duas décadas, a ser atualizado a cada quatro anos. Dentre outras tarefas previstas, incluem-se: diagnosticar a situação atual dos resíduos sólidos; estabelecer metas de redução, reutilização e reciclagem; projetos para o aproveitamento energético dos gases gerados nas unidades de disposição final; eliminação e recuperação de lixões; inclusão social e emancipação econômica de catadores de materiais, cujo trabalho é considerado essencial para os programas de reciclagem. 
 
 
Campanhas educativas
 
A Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis (ABIEF), responsavelmente, propõe intensificar e ampliar as campanhas educativas para o uso racional e correto das sacolas de plástico. Um ótimo exemplo deste tipo de ação, é o Programa de Qualidade e Consumo responsável de Sacolas Plásticas (6 kg – Sacola Mais Resistente), realizado pelo Plastivida (Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos) e o INP (Instituto Nacional do Plástico), que promove a substituição das sacolas menos resistentes, pelas sacolas com mais resistência e qualidade.
 
A indústria do plástico, comprometida com o meio ambiente, promove através deste programa, o consumo consciente e apresenta uma sacola plástica mais resistente, produzida de acordo com a Norma ABNT NBR-14937. Mais do que reduzir o consumo, esta ação pretende mostrar à população, como o uso adequado deste produto pode trazer benefícios para todos.
 
A sacola plástica de 6kg suporta mais peso, e permite diminuir o consumo em 5,4 bilhões, de 18 bilhões para 12,6 bilhões no período de 12 meses, além disso, o consumidor desfruta de maior segurança, dispensando o uso de duas sacolas para suportar o peso de produtos mais pesados, como caixas de leite, garrafas de refrigerante, dentre outros. 
 
Reciclagem
 
Os plásticos são 100% recicláveis, além de não emitirem resíduos tóxicos este tipo de material pode gerar energia para abastecer residências e indústrias. Logo, o argumento dos supermercados, de dizerem que as sacolas plásticas devem ser abolidas pelos consumidores e que serão entregues no lugar delas, sacos de lixo “recicláveis” para a colocação dos resíduos domésticos, cai por terra, pois eles também são feitos de plástico assim como as sacolas. 
 
Sacolas plásticas x Sacolas de papel
 
Nas cidades americanas em que as sacolas de plástico foram abolidas, como São Francisco, na Califórnia, o que se viu foi um enorme aumento no consumo das sacolas de papel. Entretanto, embora venham de fonte renovável (a celulose das árvores), estudos sugerem que sua produção é mais poluente do que a das sacolas plásticas, feitas com derivados de petróleo. 
 
A emissão de gases poluentes desde a extração da matéria-prima até a disposição final dos produtos, e foi demonstrado e constatado que: sacolas de papel com 30% de fibras recicladas emitiram o dobro de CO2 do que as de polietileno (o plástico usado nas sacolas de supermercado). Grande parte dessa diferença, se deve ao uso de água na fabricação (17 vezes maior do que na produção de sacolas plásticas) e na geração de lixo, que chega a ser cinco vezes superior.
 
Sacola Plástica: energia usada (763 megajoules/tonelada) 
                                       lixo urbano (7 kg)
                                       gasto de água (58 galões)
 
Sacola de Papel: energia usada (2.622 megajoules/tonelada) 
                                   lixo urbano (33,9 kg)
                                   gasto de água (1.004 galões)
 
De acordo com pesquisa Ibope, 71% das donas de casa brasileiras consideram as sacolinhas de plástico como o meio ideal para transportarem as compras. Além disso, 100% delas utilizam essas embalagens para acondicionar o lixo doméstico e outros reúsos, racionalizando sua utilização.
 
Outro dado importante é que as sacolas plásticas contêm 0% de sujeira, ao contrário das sacolas retornáveis e das caixas de papelão, que ficam nos depósitos sob o possível contato de ratos, baratas e outros insetos, em um grau de infecção de bactérias eminente.
 
Para o presidente da ABIEF, Alfredo Schmitt, é preciso uma ação nacional — urgente e eficaz —, no sentido de viabilizar o emprego da lei, programas e ações por ela delineados. “Esta mobilização do setor público, iniciativa privada e a sociedade permitirá aos brasileiros usufruir sem culpa e de maneira ecologicamente correta todos os benefícios e confortos que a tecnologia tem propiciado ao ser humano”, enfatiza Schmitt. Para ele, além da perda de tempo com leis amparadas em tese inconstitucional, são precipitadas ações contra as sacolas de plástico e quaisquer outros resíduos sólidos, antes de se adotarem todas as providências para sua utilização correta pela sociedade e os setores produtivos”, finaliza. 
 
Saiba mais sobre a ABIEF no site: https://www.abief.org.br/

 

CARROS:

COM NEBLINA A ATENÇÃO É REDOBRADA

Especialista em faróis automotivos auxilia na escolha da iluminação adequada para não correr riscos
 
Por definição, a neblina acontece quando há condensação do vapor de água e aí forma-se um nevoeiro de pouca intensidade onde a visibilidade é menor que mil metros. A incidência do fenômeno climatológico é frequente nessa época e uma preocupação a mais para motoristas que vivem nas estradas ou saem muito cedo de casa. Nesta época, quando as manhãs são mais nebulosas, há a necessidade de atenção redobrada, e a iluminação dos faróis deve estar de acordo, pois podem atrapalhar a visualização das vias.
 
O gerente de desenvolvimento da Nino Faróis, Lázaro Moraes, empresa fabricante de produtos para iluminação automotiva, explica que nos dias de nevoeiro muito baixo, para veículos que não contam com o auxílio dos faróis de neblina, o ideal é manter acesos o facho baixo do farol principal. Isso melhora a visibilidade dos demais veículos e da via. “Tão importante quanto ver é ser visto! A percepção do movimento em conjunto com a luz, torna o veículo melhor visto e evita acidentes”, afirma o engenheiro. Já para os veículos que possuem os faróis de neblina, o correto é mantê-los acesos juntamente com as lanternas. A névoa fica suspensa e não toca a pista, e como o facho de neblina é projetado por baixo da densidade da massa de ar nebulosa - e não sobre ela - o motorista vê a pista iluminada, auxiliando a condução. “O importante é nunca utilizar o facho alto durante o nevoeiro, porque ele reflete na neblina e prejudica a visão”, aconselha Lázaro.
 
Confusão: Milha ou neblina?
Muitos proprietários de veículos acreditam que os faróis auxiliares de neblina e milha são os mesmos ou têm a mesma função, mas não. “No Brasil, usamos como medida de distância quilômetro e não milha, portanto o nome correto do acessório é farol de longo alcance”, afirma Moraes. Outra, e principal diferença, é o uso. Farol de neblina ilumina para baixo e próximo ao veículo e o de longo alcance para frente e longas distâncias. Os donos de carros no Brasil acreditam que os faróis embutidos no para-choque do automóvel são de longo alcance. A maioria dos automóveis fabricados no Brasil, especialmente aqueles que já saem da montadora com o acessório, possuem apenas o farol auxiliar de neblina instalado a cerca de 40 centímetros do chão. Já o farol de longo alcance, raramente vem de fábrica, e fica localizado junto com os faróis principais, às vezes no mesmo bloco óptico ou, no caso das off-roads, junto com o acessório quebra-mato e, eventualmente, nas pick-ups no Santo Antônio.
 
Sobre a Nino Faróis
Fundada em 1982, a Nino Faróis tem sede em Arujá, na Grande São Paulo, e conta com representantes e distribuidores em todo país. A empresa dispõe de tecnologia e mão-de-obra especializada para desenvolver produtos e acessórios para iluminação automotiva. Seu parque de produção possui Certificação de Qualidade ISO 9001 pelo IQA – TUV (Alemanha) e está em processo final de implantação do certificado ISO 14000. A Nino Faróis possui um laboratório para testes de produtos que seguem padrões mundiais, com destaque para sala de avaliação fotométrica. Além disso, investe continuamente no desenvolvimento de novos produtos e capacitação de seus colaboradores, tudo para oferecer maior qualidade, segurança e tecnologia.

NA HORA DA PINTURA NÃO SE ESQUEÇA DE HOMOGENEIZAR MUITO BEM A TINTA

Alguns defeitos como superfícies manchadas e com diferenças de tonalidade podem ser facilmente evitadas com a mistura e homogeneização adequada da tinta.

A Solventex – empresa líder na produção de primers anti-corrosivos – dá dicas de como homogeneizar a tinta para a pintura ter melhor qualidade e acabamento. Confira:

Primeiro Passo: Para uma perfeita homogeneização da tinta, utilize uma barra chata (nunca utilizar barra redonda).

Segundo Passo: Vire a lata com a boca para baixo e incline-a. Mexa a lata com movimentos para frente e para trás, para que a tinta se desprenda totalmente do fundo. 

Terceiro Passo: Retorne a lata com a boca para cima, e retire a tampa plástica e o lacre. 

Quarto Passo: Coloque a barra chata na lata até tocar no fundo. Aperte o bico plástico da embalagem para facilitar.

Quinto Passo: Mexa a tinta como movimentos circulares, alternando com movimentos para a frente e para cima (ver seta), raspando o fundo da lata.

A Solventex ainda alerta para que o consumidor sempre leia as instruções e recomendações descritas nas embalagens. 


PRESENTES:
 

Um presente muito original neste natal


Almofada de Natal - Sandrix - Portugal

 

Inspirados nos tradicionais Lenços do Namorados, nos bordados de Viana do Castelo e de Guimarães, Sandrix apresenta uma coleção de lenços e almofadas bordadas artesanalmente. Na mesma linha, também podem ser apreciados um conjunto de outros trabalhos, como bordados aplicados em roupa ou pinturas em tecido. Tudo para encher os olhos.

 

Por agora, estão apenas disponíveis por encomenda (através do Galo de Barcelos Inc. ou do blogue https://castelodasandrix.wordpress.com/).

 

Dentro em breve estarão expostas no espaço Mistrendy de Setúbal, o Fugas Lusas.

 

Atualmente também podem se encontrar a na ArtGlam, em Lisboa . 

Encomendas 
no Facebook: 
https://www.facebook.com/profile.php?id=100000582352706#!/profile.php?id=1611234401

 

Para saber mais acesse: https://castelodasandrix.wordpress.com/2010/12/20/para-encher-o-olho/

 

 

LUZ MONOCROMÁTICA DAS VELAS NAS FESTAS DE NATAL E REVEILLON
 

Intensidade luminosa emitida por uma fonte em determinada direção. É a luz monocromática da Candella Velas que traz diversas opções para o toque diferente nas festas de final de ano, excelente maneira de presentear sem tirar muito dinheiro do bolso.


Velas para todos os gostos.

 

A linha para o Natal e Réveillon contém desde as tradicionais velas figurativas, como Papai Noel (de R$ 18,90 a R$ 59,90); Árvore de Natal (R$ 29,80) ePinha (R$ 15,80) a outras de diferentes formatos e cores que representam a ocasião, como Trio de luminárias quadradas (de R$ 46,80 a R$ 427,90); Trio de luminárias cilíndricas (de R$ 69,79 a R$ 485,00); Jogo de luminária bola (de R$ 23,80 a R$ 128,00); Vela quadrada com 9 pavios (25x25x6 cm a R$149);Vela Cachepot Madeira (de R$ 39,00 a R$79,90), entre outros modelos, ideais para presentear os amigos; já que vela é um mimo especial, vale para todas as idades e estilos de pessoas.

Para o Réveillon, as velas elaboradas com marfim básico ou cores que combinam com a decoração da festa do cliente podem ser encomendadas, como também as velas de cera de abelha em castiçal. A vela de cera de abelha é 100% natural e pode ser utilizada em grandes quantidades sem oferecer risco à saúde, além de deixar um aroma agradável no ambiente. A cera é um produto da secreção de 8 glândulas situadas no abdome da abelha operária. Estas glândulas ficam ativas entre o 13º e 18º dia de vida da abelha, que necessitam consumir 6 a 7 kg de mel para secretar 1kg (um quilo) desta que é uma substância oleosa, que se solidifica em forma de lâminas quase transparentes, que a abelha operária desprende do seu corpo com auxílio das patas posteriores para levá-la até as suas mandíbulas. Depois a cera é amassada e triturada com outras secreções próprias das abelhas, antes de ser depositada no favo em construção.

A vela é uma fonte de luz usada desde os tempos remotos e acompanhou épocas de muitos descobrimentos e grande produção literária. Com a chegada da energia elétrica, a vela passou a ter outras finalidades, como a decoração de ambientes; além de ser associada a situações românticas e sensuais, com a luz indireta que produz ou esconder aquilo que as pessoas não desejam mostrar, como bagunça em casa ou até mesmo a indesejada celulite. Assim, a Candella apresenta velas para todas as finalidades, desde aquela para melhor combinar com o ambiente da residência ou festa a ser realizada pelo cliente, como também as de citronela para afastar mosquitos e pernilongos, velas em gel ou perfumadas.

Há 10 anos no mercado, a Candella Velas comandada por Cléo Almeida e Jane Oliveira é uma loja de fábrica responsável por 100% de seus produtos e garante o fornecimento das velas em grande quantidade em pouco tempo. Localizada em um cantinho da rua Tabapuã, no Itaim Bibi, a Candella trabalha com parafina 100% pura, sem banha animal, ou seja, não tem cheiro ou é melada e tem duração de mais de 1000 horas dependendo de seu tamanho.

CANDELLA VELAS

Rua Tabapuã, 1547 – Itaim Bibi tel. (11) 3168.3193 www.candella.com.br

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta das 9h às 19h, Sábado das 10h às 16h passa abrir aos domingos a partir de 15 de novembro das 10h às 16h. Cartões de Crédito e Débito: Todos.

MÓVEIS:       
 

 

HOME OFFICE: PRATICIDADE E FLEXIBILIDADE AO TRABALHAR EM CASA

As atribulações da vida moderna – trânsito, correria, mau tempo, insegurança nas ruas, congestionamentos, etc – fazem com que as pessoas busquem no ‘trabalho em casa’ (também chamado de home office) uma saída para fugir de tanto caos. Trabalhando de casa, tem-se mais flexibilidade de horários, além, claro, de ficar mais perto da família. E quem não quer isso nos dias de hoje?

 

Entretanto, essa proposta requer alguns princípios básicos, como disciplina, organização pessoal e planejamento. E graças ao avanço tecnológico, muitos profissionais tem todas as informações necessárias para desenvolver seu trabalho, sem precisar sair de casa. Para as empresas, isso representa, inclusive, redução de custos.

 

Diante dessa realidade, é cada vez mais comum ouvirmos falar em “projetos para home office”, “móveis para home office” “iluminação para home office”, etc. Em outras palavras, essa prática começa a despertar o interesse, também, do setor de decoração.

 

Foi pensando neste público que alguns profissionais participantes da 16° edição da Casa Cor Minas criaram espaços dinâmicos e confortáveis, que facilitam a vida daqueles que optam pelo home office.

 

As arquitetas Juliana Cavalcante e Natacha Nascif, veteranas em Casa Cor, projetaram o ambiente Sala de Estudos do Diretor, que é destinado aos estudos, pesquisas, trabalhos e descanso. No projeto, o conforto e o bem-estar, sem deixar de lado a questão da praticidade, são predominantes.

 

Já o ambiente Home Office da Artesã, criado por Sheila Mundim, agrega versatilidade e autenticidade em um espaço que reúne escritório, sala de TV e ainda um apoio para o hóspede. Além da área de trabalho e armazenamento de ferramentas e materiais, a profissional conseguiu fazer um cantinho de leitura e outro para expor trabalhos. “Minha ideia partiu de vários pedidos que recebi dos meus clientes, que sentiam a necessidade de ter em casa espaços multifuncionais, onde pudessem trabalhar e interagir com a família”, afirma Sheila.

 

A arquiteta e design de interiores Christianne Taranto também enfatiza que “a necessidade de espaços dinâmicos é cada vez mais perceptível entre as pessoas, que na maior parte dos casos, não possuem em casa um cômodo para cada ambiente. Assim, os espaços multifuncionais e os home office são a grande tendência”, destaca. Em seu ambiente na Casa Cor Minas, o Estar da Mulher, a profissional projetou um local que funciona como sala de estar e escritório. 

Informações: www.casacorminas.com.br ou (31) 3286-4587

 

 

Novidades Amazônia com exclusividade no RS na Benvenutti Móveis & Decorações

 

Produtos recém lançados em São Paulo à disposição na Serra Gaúcha


Lançamentos da Amazônia Fibras Naturais 

 

Os lançamentos da Amazônia Fibras Naturais estão disponíveis na Benvenutti Móveis & Decorações, com exclusividade no Rio Grande do Sul. Como única representante da marca no Estado, a loja, localizada entre Bento Gonçalves e Garibaldi, oferece toda linha de móveis da empresa em fibras naturais e sintética, tanto para ambientes internos quanto externos.

 

As novidades foram lançadas em uma mostra em São Paulo e agora estão disponíveis na Serra Gaúcha junto a Benvenutti. Poltronas, cadeiras, mesas de centro, lateral e de apoio, espreguiçadeiras, namoradeiras, cabeceira de cama, entre outras peças do mobiliário em fibras naturais, podem ser encontradas com o padrão garantido pela Amazônia.

 

Modernidade, design e durabilidade são algumas das vantagens dos móveis Amazônia, que conferem, ainda, diversidade e bom gosto, emprestando charme a cada ambiente. A exclusividade de marcas no Estado é um dos diferenciais da Benvenutti Móveis & Decorações, que aposta em móveis exclusivos com facilidade para aquisição, seja na pronta entrega, seja no custo benefício.

 

Ao representar os móveis Amazônia, a Benvenutti facilita, também, o acesso de arquitetos, designers decoradores e consumidores a estes produtos, sem a necessidade de sair do Estado. A exposição de peças na loja e a agilidade na entrega favorecem o atendimento.

 

A Benvenutti Móveis e Decorações está localizada junto ao Castello Benvenutti, entre Bento Gonçalves e Garibaldi. A loja está aberta de segunda a sexta-feira das 9h às 11h45min e das 12h30min às 18h30min; aos sábados, das 9h às 17h e aos domingos, das 12h30min às 16h.

 

Amazônia Fibras Naturais

A Amazônia Fibras Naturais atua há 27 anos no mercado de decoração. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, com a preservação do meio ambiente, inovação e aperfeiçoamento de seus produtos, a empresa confecciona móveis utilizando, principalmente, matérias primas provenientes da Floresta Amazônica. São na maioria cipós parasitas como junco, rottin, imbé, tucum e tupari, que após tratamento especial, são envergados e tramados à mão por hábeis artesãos.

 

Seguindo tendências mundiais, a marca também desenvolve linhas de fibras misturadas a outros materiais nobres como couro, madeira, vidro e alumínio. Outro destaque são as coleções outdoor, tramadas com fibras sintéticas.

 

 

Mais Informações:

Benvenutti Móveis e Decorações

Telefones: (54) 3452-4814 e (54) 3463-8506

www.benvenuttionline.com.br 

 

Saiba quais são os cuidados essenciais no momento de iluminar a sua casa.

Veja algumas dicas de como escolher os acessórios de iluminação adequados para cada ambiente.




Atualmente, iluminação não é apenas sinônimo de conforto, mas segurança e qualidade de vida, porque além de oferecer bem-estar, estimula o ser humano a produzir da melhor maneira possível, proporcionando boa visibilidade e comodidade para os ambientes.
Para quem está pensando em iluminar os espaços da sua casa, trabalho ou lazer de maneira adequada, é necessário prestar muita atenção na hora de escolher os produtos de iluminação, que devem ser diretamente proporcionais ao espaço disponível no ambiente, bem como sua composição e funcionalidade. Pois, como para cada ambiente há uma iluminação específica, que é responsável pela característica daquele espaço, existem os acessórios indicados para cada cômodo. 
O principal objetivo da iluminação é atender as necessidades e expectativas do consumidor, sempre com responsabilidade e segurança para a saúde. Por isso, o gerente de marketing e consultor em projetos da Startec, Walter Fioretto Campagnare, destacou algumas dicas e cuidados essenciais na hora de escolher os produtos que vão iluminar os quartos, corredores e banheiros, ou seja, os cômodos principais de uma residência, por exemplo. O plafon (que é colocado diretamente no teto) foi eleito o produto destaque da iluminação geral desses ambientes, mas, como existem inúmeras variedades e modelos do produto, Campagnare ressaltou o que é mais indicado para cada lugar. 




Para os quartos, por exemplo, um ambiente pessoal e privativo da casa, a escolha do plafon deve obedecer características que remetem ao aconchego, sensação peculiar desse espaço. Portanto, é comum a utilização de um plafon no ponto central do teto, com duas ou três lâmpadas incandescentes, que podem ser dimerizadas, isto é, que permite alterar o interruptor comum por um dimmer, capaz de regular a intensidade de luminosidade do cômodo. Caso contrário, você pode substituir pelas lâmpadas fluorescentes compactas, que são mais econômicas, e com o diferencial de não produzir calor, se comparadas com as incandescentes. Bem como as de tonalidade amarelada, que proporcionam um clima de tranquilidade e conforto, muito comum para os quartos. Já nos corredores, que costumam ser espaços menores e necessitam de maior iluminação para proporcionar boa visibilidade, são utilizados plafons mais próximos do teto, com lâmpadas de alta intensidade, como as eletrônicas e fluorescentes, que iluminam mais e são mais econômicas, de maneira que, direcionadas para a superfície lisa e clara, na qual a luz reflete, e é capaz de espalhar uniformemente em uma área extensa.
Os banheiros necessitam de uma atenção especial na hora de escolher os acessórios de iluminação; por isso, é recomendado o uso de plafons com bases acopladas às cúpulas, que impedem a entrada de vapor e umidade, o que diminui a vida útil das lâmpadas. No entanto, é indicado utilizar lâmpadas incandescentes, pois as eletrônicas se deterioram com mais facilidade.

Veja abaixo, algumas dicas indispensáveis na hora de comprar um plafon:
• Verificar a qualidade dos soquetes e fios utilizados; 
• Analisar a questão da durabilidade, por meio do acabamento da cúpula de vidro do acessório;
• Conferir os procedimentos utilizados na montagem do plafon, pois isso vai indicar a facilidade ou dificuldade de manutenção do produto; 
• Prestar muita atenção na compatibilidade da lâmpada a ser utilizada, de acordo com a indicação do fabricante;
• Por fim, procurar sempre por produtos de empresas conceituadas no segmento de iluminação.

STARTEC: Iluminar com criatividade e bom gosto.
Empresa brasileira voltada para produção e comercialização de produtos de iluminação, com uma linha de produtos nacionais e importados, desenvolvida dentro dos mais altos padrões de qualidade e as mais novas tecnologias do mercado, apresenta linhas altamente criativas e desenvolvidas com exclusividade por profissionais altamente qualificados. A STARTEC possui parceria exclusiva com a Disney e outros, desenvolvendo produtos licenciados com imagens dos personagens favoritos das crianças e jovens.

 

ILUMINAÇÃO DÁ TOQUE ESPECIAL AOS AMBIENTES DA CASA COR MINAS

Pequenos detalhes na iluminação podem fazer a diferença na decoração de qualquer ambiente. Para se fazer um bom projeto, duas coisas devem ser levadas em consideração: o uso do espaço e tudo o que se quer valorizar nele. Isso porque o tipo de luz utilizado pode provocar sensações no usuário, mesmo que de forma inconsciente. Além disso, a iluminação bem feita pode informar, revitalizar e criar novos cenários.

 

Na 16ª edição da Casa Cor Minas, que acontece até 05 de outubro no Edifício ArcelorMittal, em Belo Horizonte, um grande diferencial nos ambientes é a iluminação através dos LEDs, lâmpadas pequenas que se ajustam facilmente a circuitos elétricos e dão um toque especial aos espaços. Os profissionais usaram a luz para expressar emoções e traduzir os conceitos dos ambientes. “A iluminação projetada respeita o modo de vida dos moradores, reflete seus anseios e suas necessidades, sejam físicas ou psicológicas. O segredo está na sábia distribuição das fontes luminosas, aliada a um sistema de controle adequado. Sem controle de iluminação nunca haverá conforto”, destaca Ernesto Lolato, coordenador da Casa Cor Minas.

 

No Banho e Closet do Casal, projeto desenvolvido por Ângelo Coelho e Cristina Morethson, foi feita uma parede de pedras naturais extraídas de rios com LED’s em vários pontos, propiciando aos visitantes “uma sensação de olhar para o céu”, afirmam os profissionais. O ambiente também conta com iluminação especial que dá destaque para o closet giratório e a penteadeira.

 

Já Laís Albergaria, ao projetar a Sala de Almoço, utilizou uma novidade do mercado que é a fita de LED, usada nas prateleiras de madeira, propiciando uma luz difusa muito interessante, ressaltando o requinte do ambiente. Há também as luminárias de teto e parede, que com luzes focais, dão destaque para pontos importantes do espaço, como a mesa central e a parede de tijolos refratados. “A iluminação é parte fundamental de um ambiente, podendo em inúmeras ocasiões, ser o grande diferencial dele”, ressalta Laís.

 

Para aqueles que se adequam às novas tendências, mas não deixam de lado a tradição, as paisagistas Carla e Marina Pimentel apresentam uma proposta especial no espaço da Praça. Durante a noite, os visitantes podem conferir uma iluminação rústica, feita por velas e luminárias suspensas, trazendo um clima de romance e aconchego.

 

O Foyer, de Fred Mafra, é outro projeto onde a iluminação faz toda a diferença. O ambiente intimista e cênico propicia uma luz em movimento que muda de cor e faz efeitos tecnológicos em 3D.

Informações: www.casacorminas.com.br ou (31) 3286-4587

 

 


ROUPAS:
 

 

Roupas brancas e vestidos de festas merecem cuidados especiais para você brilhar neste final de ano

 

Peças bordadas com miçangas, paetês e pedrarias e as tradicionais roupas brancas do Réveillon devem ser tratadas de maneira toda especial Quem gosta de comemorar o final de ano – seja participando de uma confraternização, festa natalina ou apostando na hora da virada do ano – precisa estar atento à conservação das roupas que marcam tais datas.

Vestidos com detalhes em metal, paetê, miçanga, pedraria e brilho podem aparecer danificados se não forem guardados de maneira correta. Já as roupas brancas podem estar amareladas ou mesmo manchadas. “Isso ocorre, principalmente, se elas não tiverem passado pela limpeza correta antes de serem guardadas”, alerta Ricardo Monteiro, gerente operacional da Quality Lavanderia, presente em todo o Brasil, com mais de 90 lojas.

É ele quem ensina a cuidar de roupas de festas e peças brancas:

Vestidos de Festa: delicadeza é palavra de ordem

 

– Em geral, os vestidos de festa são confeccionados em tecidos nobres de seda, como cetim e musseline. Por se tratarem de tecidos de espessura fina e tramas delicadas, estão sujeitos ao esgarçamento, a marcas e ao rompimento do tecido, além de poderem desbotar com facilidade devido à baixa solidez dos corantes. A Quality Lavanderia, costumeiramente, utiliza nessas peças um dos processos de limpeza a seco (com solvente ou Wet Cleaning), por oferecerem maior segurança. O cuidado é amplo: as peças são acondicionadas em sacos de proteção na hora de lavar, para promover uma limpeza mais delicada e evitar danos. Caso seja necessário lavar na água, isso é feito à mão, com produtos especiais e bastante delicadeza. Não é permitido centrifugar ou torcer ess es tecidos, pois ficarão marcados definitivamente ou danificados.

- Nem todos os vestidos de festa são lavados a seco: o tipo de limpeza escolhida – a seco ou a água – vai depender muito do tecido e de comofoi confeccionado. Quando a peça possui bordados, paetês e pedrarias, precisa de cuidados especiais para não marcar, principalmente na hora de passar. Isso não quer dizer que o processo realizado em casa seja ineficiente, mas muitas vezes o consumidor, por falta de conhecimento, tecnologia ou produtos eficientes, pode danificar o tecido e até causar a perda peça.

- As pedrarias podem receber limpeza a água ou Wet Cleaning sem perder o brilho. Porém, a água pode desprender acessórios colados. Já a limpeza a seco, com solvente, pode dissolver ou remover o brilho de enfeites ou pedrarias plásticas, além de descolá-los. Há casos em que o tipo de aviamento utilizado na peça e a forma como os detalhes foram colocados (costurados, colados ou prensados) não são compatíveis com o processo de limpeza do tecido utilizado na confecção, ou seja, a peça não pode receber nenhum dos processos delimpeza (nem a seco, nem a água), porque podem correr grande risco de danos. Nesse caso, a lavanderia devolve a peça ao cliente ou explica sobre os riscos. Se, ainda assim, o cliente assume o risco, a lavanderia pode tentar realizar a limpeza, tomando cuidados extremos para não danificar a peça. “É muito importante executar testes antes de lavar esses tipos de peças, pois há um risco muito grande de perdê-las!”, comenta Monteiro.

- Há casos em que o forro do vestido é diferente do tecido principal, mais nobre, exigindo que a lavagem seja feita separadamente, porque um tecido exige lavagem a água e o outro, a seco. Isso acontece quando a confecção não se preocupa em montar a peça com tecidos compatíveis. Se lavados pelo mesmo processo, um deles pode ser danificado, como é o caso de o forro encolher, por exemplo.

- Na hora de guardar os vestidos de festa, use sacos de TNT (tecido não-tecido), evitando que se sujem ou desbotem pela ação da luz: os de plástico criam umidade e o bolor, por conseqüência. Uma vez por mês, pelo menos, coloque as peças para tomarem ar em local fresco, à sombra, para evitar a proliferação de fungos.

- Os vestidos podem ser guardados do avesso, para não puxarem fios ou perderem a cor. Porém, não devem ser dobrados, ou poderão ganhar vincos e marcas que não sairão. Guarde-os, de preferência, em cabides de ombros largos, para evitar marcas.

- Mesmo sendo usada somente por uma noite e que não haja sujeira aparente, a roupa tem resquícios de suor, fumaça e até respingos de bebidas com açúcar, doces e gorduras. Assim, precisa ser limpa para não atrair traças ou ganhar manchas oxidadas, de difícil remoção.

Roupas brancas

A cor branca, associada na cultura ocidental à paz, calma, ordem e limpeza, é a predileta para a passagem do Ano Novo. Nesta época, comece a se preocupar em apresentá-la realmente branca, mesmo que não seja nova. Isto vale também para os que precisam usar o branco para suas atividades profissionais. Assim, Ricardo Monteiro faz recomendações específicas:

- Para lavar a roupa branca, dissolva o sabão e o amaciante em água antes de colocá-los em contato com as peças.

- Capriche no enxágüe: resíduos de sabão podem estragar as peças.

- Seque as roupas brancas sempre pelo avesso e à sombra; se a peça estiver com manchas amarelas, lave-a normalmente. Em seguida, use um alvejante à base de peróxido e o dilua em água quente a 60ºC. Deixe a peça de molho nessa mistura por cerca de 15 minutos. Enxágüe bem.

- Não tente remover manchas com alvejantes que tenham cloro ou água sanitária. Esses produtos podem trazer mais manchas, além de amarelar e enfraquecer as fibras dos tecidos.

- Na hora de guardar as roupas brancas, envolva-as em sacos de TNT para protegê-las do pó e dos raios de luz. Não use sacos plásticos, que não permitem que a roupa “respire”, o que resulta em manchas e mofo.

Sobre a Quality Lavanderia

A Quality Lavanderia é uma rede com mais de 90 lojas que oferecem limpeza de roupas a seco e a água, tratamento de couro e serviços diferenciados de limpeza em tênis, calçados, tapetes, cortinas, roupa de cama e tecidos especiais. Fazem parte do grupo as marcas Prima Clean Express (lavanderia) e Linha & Bainha (costura expressa, customização de roupas e bordado).

Tecidos mais bonitos: é possível identificar e evitar produtos e procedimentos que os danificam

 

Dicas da Quali y Lavanderia ajudam a preservar os mais diversos tecidos e, assim, prolongar a vida útil de peças de vestuário

Produtos químicos danificam alguns tipos de tecido?Que roupas devem ser deixadas de molho e por quanto tempo? Em que casos podem ser usados alvejantes, removedores de manchas, amaciantes? Que cuidados se devem tomar na hora de lavar peças delicadas na máquina? Ricardo Monteiro, Gerente Operacional da Quality Lavanderia – segunda maior rede franqueadora nesse segmento, com mais de 90 lojas em todo o Brasil – responde essas e outras dúvidas, para ajudar a manter as roupas de maneira mais adequada, prolongando sua vida útil.

 

A seguir, as dicas:

 

Produtos químicos – Se usados incorretamente, todos os produtos químicos podem provocar danos aos tecidos. De maneira geral, porém, a água sanitária e os detergentes alcalinos são os mais agressivos a qualquer tipo de peça.

 

A água sanitária, além de provocar um desbote acentuado, pode também descorar (remover o corante) danificando o tecido. O principal problema desse tipo de produto – principalmente se usado em água quente – é o demasiado enfraquecimento e desgaste do tecido. Além disso, a falta de neutralização do cloro ativo pode deixar a roupa amarelada.

 

Os detergentes alcalinos (sabão em pó ou líquido) são indicados para roupas de cama, mesa e banho. Quando utilizados em excesso ou com pH próximo de 14, no entanto, também provocam desbote acentuado e desgaste prematuro das fibras do tecido, diminuindo a vida útil da peça.

 

O sabão em pedra também é alcalino, e pode ocasionar enfraquecimento do tecido, principalmente se esfregado com muita força. “Não aconselho o uso de sabão em pedra para lavar roupas”, adverte.

 

Os removedores de manchas normalmente são mais concentrados e podem provocar manchas e descoramentos, caso não sejam utilizados corretamente. “Recomendo a leitura atenta das instruções da embalagem”, orienta Ricardo.

 

Os alvejantes à base de peróxido (tipo Vanish), indicados para peças coloridas, são ótimos para reforçar a ação do sabão. Utilizados na quantidade certa, dificilmente provocam manchas ou desbotes nos tecidos. Sua aplicação é indicada após a pré-lavagem com água fria, e a eficiência é melhorada quando utilizado em água quente (60º C).

 

Os amaciantes devem ser utilizados em todos os tecidos, por terem múltiplas funções: desembaraçar e realinhar as fibras do tecido, deixando-o mais macio e com tato sedoso; remover mais rapidamente a água de dentro da fibra; facilitar o passamento e criar uma película protetora nas fibras, dificultando a entrada de sujidades. “A quantidade do produto indicada no rótulo também deve ser respeitada. Já o aroma é só um diferencial de cada marca”, observa.

 

Máquina de lavar – O equipamento é um grande aliado e facilita a vida de qualquer dona de casa, porém também requer cuidados para determinados tipos de tecidos:

 

Cetim, seda e veludo não devem ser colocados em máquinas domésticas, ou sofrerão danos irreversíveis, com a quebra das fibras. Além disso, adquirem características de amassamento que tornam impossível passá-los. “Esses tecidos devem ser lavados à mão, com delicadeza, e detergente neutro (tipo Ola)”, recomenda o especialista.

 

Peças de linha e tricô de lã ou acrílico podem ir à máquina, desde que colocadas em sacos de proteção ou fronhas alinhavadas, e lavadas somente com detergente neutro (tipo Ola), no programa “delicados”.

 

Para peças sintéticas (poliéster), procure utilizar programas mais suaves ou mesmo “delicados”, para não causar quebras nas fibras.

 

Roupas de cama, mesa, banho e jeans podem receber programas com maior ação mecânica. “A vantagem das novas máquinas é que normalmente já vêm com programas específicos para cada tipo de tecido. Prefira as de modelo frontal, que lavam melhor e ainda economizam água e energia”, aconselha.

 

O molho só é recomendado para peças que estejam muito sujas, e não deve exceder 60 minutos, pois após 90 minutos alguns agentes vão perdendo eficiência e, ao invés de ser removida, a sujidade acaba se espalhando por todo o tecido, deixando-o acinzentado.

 

Ricardo Monteiro orienta sobre outras ações que afetam os tecidos:

 

ü Utilizar escovas de cerdas duras para esfregar golas, punhos, etc, danifica e provoca o desgaste prematuro;

 

ü Torcer demais as roupas pode quebrar as fibras e remover corantes;

 

ü Secar roupas ao sol, pois queima as fibras, provoca desbote acentuado e enfraquece o tecido.

 

ü Secar roupas de lã e seda em secadora provoca encolhimento na lã e seda e quebra das fibras deste delicado tecido.

 

ü Pendurar roupas de malha, tricô ou linha no varal provoca estiramento e deformação na peça.

 

ü Passar roupas – principalmente as mais delicadas – sem uma sapata de proteção provoca brilho e queima das fibras.

 

Sobre a Quality Lavanderia

 

A Quality Lavanderia é a segunda maior rede de lavanderias do Brasil: são mais de 90 lojas que oferecem lavagem de roupas a seco e a água, tratamento de couro e serviços diferenciados de limpeza em tênis, calçados, tapetes, cortinas, roupa de cama e tecidos especiais. Fazem parte do grupo as marcas Prima Clean (lavanderia) e Linha & Bainha (costura expressa, customização de roupas e bordado).
 

DICAS DO ESPAÇO HOME PARA ORGANIZAR SEU ARMÁRIO A CADA MUDANÇA DE ESTAÇÃO  

A cada mudança de estação é a mesma rotina, as roupas mais pesadas passam a ocupar o fundo do armário para ceder lugar às roupas mais leves de primavera / verão. Isso quando metade do armário não é simplesmente esquecido para só voltar a receber todas as atenções depois de 6 meses.

Esse tipo de procedimento é extremamente prejudicial para as roupas, pois elas deveriam ter seu espaço limpo e arejado para depois receber as roupas de inverno. Principalmente porque essas roupas pegam aquele cheiro de guardadas se não forem guardadas de um jeito apropriado.

Segundo as Consultoras de Organização do Espaço Home e especialistas em organização de ambientes, além do cheiro de guardado há ainda o problema de espaço, pois essas roupas costumam ser bem volumosas, mas para acabar com ambos os problemas há o Space Bag, que é um produto inovador capaz de compactar o volume original das roupas em 75%.

O seu processo de funcionamento é simples: sucção do ar de dentro do produto que, de acordo com a capacidade do Space Bag escolhido e após fechado, deve ser comprimido e enrolado até obter a retirada completa do ar. Se tiver a mão um aspirador de pó, melhor ainda! A sucção será completa e irá triplicar o espaço de armazenamento ou, o espaço da mala caso queria utilizá-lo em viagens, por exemplo.

Este produto super prático pode ser reutilizado quantas vezes necessário e comporta até cobertores, evitando que estes acumulem pó.

Se o Space Bag não for utilizado, para evitar as manchas amarelas que se formam nas roupas brancas após ficarem muito tempo guardadas, estas devem ser embrulhadas em papel de seda azul.

Para aqueles casaquinhos mais leves que ficarão soltos no armário, pois o inverno ainda não foi completamente embora, podem ser colocadas bolinhas de cedro perfumadas. Elas deixam um leve perfume de lavanda, que dura por volta de 3 meses, e o cedro ainda tem a propriedade de absorver a umidade e repelir traças. Mesmo estando sem a essência ele não perde as propriedades naturais. As bolinhas podem ser utilizadas em praticamente todo o armário. Para as roupas íntimas prefira os saches com aromas suaves, como as caixinhas que vem com 4 saches e mais a essência, pois assim pode-se repor conforme o cheiro for saindo. Perfeito para gavetas.

Para os casacos grandes, que normalmente ficam em cabides, há o Space Bag Cabide que funciona da mesma forma e com a mesma capacidade de compactação dos saquinhos. É muito mais prático do que tirar os casacos dos cabides e colocá-los na área reservada às roupas de inverno.

Com algumas dicas simples é possível atravessar as estações mais quentes sem se preocupar com as roupas quentinhas, pois no inverno elas estarão limpas e perfumadas, prontas para o uso!

Espaço Home: Rua Joaquim Távora, 1316 / Vila Mariana. Horário de funcionamento: seg. a sex., das 10h às 19h; sáb., das 10h às 15h com estacionamento no local. Telefone: (11) 5084 8532 (11) 5084 8532 (11) 5084 8532. C.C.: Visa. D.D.: Visa Electron e Redecard | www.espacohome.com.br /www.espacohome.com.br/lojavirtual / atendimento@espacohome.com.br / www.newsespacohome.blogspot.com / Twitter: @EspacoHome.

 

Dicas de como organizar o guarda-roupa

Quantas vezes você, apressada de manhã para sair para o trabalho ou à noite para ir a uma badalada ou festa, se estressou por não ter achado com facilidade aquela roupa para montar o look desejado? Talvez esteja faltando organização no seu guarda-roupa!


As roupas de diferentes estações devem estar separadas para facilitar a hora da escolha do que usar.

Agora, estamos entrando no inverno e as malhas de lã devem se lavadas, enxaguadas com um gostoso amaciante e ficarem disponíveis para o uso. Casacos, blazers e jaquetas devem seguir o mesmo procedimento.

As roupas de meia-estação também devem estar à mão porque a temperatura varia bastante: começamos com friozinho de manhã, à tarde esquenta um pouco e, no final do dia, volta a esfriar.

Se, após o trabalho, você quiser dar uma esticada para um happy-hour, precisa estar com aquela peça especial para ser “jogada” por cima para se aquecer, combinada com o look que está usando.

Seguem algumas dicas para organizar o seu guarda-roupa:

- Escolha um dia que você esteja de folga ou um final de semana;

- Coloque tudo do seu guarda-roupa em cima da cama, visualize e, aí sim, comece a triagem e organização;

- Distribua as peças de maneira que facilite o seu acesso e visualização;

- Separe as roupas por categoria: social, esporte e trabalho;

- Verifique o que vai ser pendurado e o que vai ser dobrado;

- Descarte o que não está em boas condições de uso ou o que está fora de moda;

- Faça a mesma triagem com os acessórios guardando em caixas o que você não for usar na estação atual;

- Deixe disponíveis os cachecóis e as meias-calças, que são hits do momento.

Você vai descobrir que, além de ser muito agradável, organizar o guarda-roupa vai facilitar muito o seu dia a dia!

Artigo: Maria Zeli é estilista, consultora de moda e diretora da Maison Maria Zeli


Maria Zeli

A renomada estilista Maria Zeli atende em sua maison homens e mulheres, oferecendo um trabalho baseado em elegância, estilo, glamour e sofisticação.

A consultora confecciona sob medida trajes femininos para noivas, madrinhas, daminhas, formandas, debutantes e convidadas, além de trajes masculinos para noivos, pagens, padrinhos, formandos e altos executivos.

Graças à qualidade de seus serviços, Maria Zeli é sempre acionada por celebridades que a procuram em busca de conselhos sobre moda, além de modelos para as festas badaladas de São Paulo.

Em seu ateliê localizado em Moema, região nobre da capital paulista, a estilista acompanha e supervisiona, pessoalmente, todos os modelos criados e confeccionados.

Ela também faz questão de estar sempre à disposição de seus clientes, oferecendo um atendimento diferenciado e personalizado.

Maison Maria Zeli
Alameda dos Nhambiquaras, 1777 – Moema – São Paulo-SP
Fones: (11) 5542-1757 / 5533-5578
Site: www.mariazeli.com.br
Email: 
mmariazeli@ig.com.br

 

CAMA:

Vista seu quarto para receber a Primavera

 

Inspire-se na temporada das flores para deixar seu quarto suave, colorido e romântico

 



As flores combinam com praticamente todo tipo de decoração.

Que tal aproveitar a romântica temporada das flores para dar um colorido especial para o seu quarto? Pode ser mais fácil do que você imagina dar este toque carinhoso ao seu cantinho de descanso. Basta abusar das estampas florais no enxoval da sua cama que além de bonitos deixam o ambiente acolhedor e aconchegante.

As flores combinam com praticamente todo tipo de decoração, desde os ambientes rústicos até os mais requintados. Aproveite a temperatura mais alta para higienizar cobertores e edredons pesados de inverno. Envolva-os em tecido de algodão ou sacos de TNT, isso permitirá que o ar circule e evitará o cheiro de mofo.

Primavera combina mais ainda com lençóis macios e cheirosos, e para obter esse toque suave, lave as peças novas separadamente antes do primeiro uso. “Esse processo ajuda a tirar um pouco da goma e resquícios de química utilizada no processo de estamparia. Quinzenalmente, lave também as capas protetoras dos travesseiros e colchões”, orienta Luiz Castro, gerente comercial da F.A. Collection. 



Aproveite as dicas, inspire-se nas flores e dê uma cara nova para o seu quarto durante a primavera!

Outra idéia interessante é a de trazer o aroma das flores para dentro do quarto. Atualmente existe no mercado vários aromatizadores de roupa, que além de dar um cheirinho especial também podem proteger as peças de fungos e bactérias. Escolha o seu favorito e borrife semanalmente o aromatizante na cama para prolongar a sensação de peça recém-lavada.

Agora só falta escolher o enxoval que mais combine com seu quarto e seu estilo. A F.A. Collection possui uma linha completa de estampas florais com opção de edredon, ou cobre leito. “O cobre leito é uma opção muito bacana porque funciona como um edredon mais fininho e decora e protege a cama com beleza e praticidade. Além disso, o preço costuma ser mais em conta do que o enxoval com edredon“, afirma Castro. Aproveite as dicas, inspire-se nas flores e dê uma cara nova para o seu quarto durante a primavera!

Mais informações: www.facollection.com.br


Escolha o edredom correto e tenha sonhos aquecidos no inverno

Nada como um edredom macio e quentinho para fugir das baixas temperaturas. Veja o que levar em consideração na hora de comprar a peça.

A temperatura cai e as lojas de cama, mesa e banho já lotam de consumidores em busca de cobertores e edredons para garantir noites aquecidas no inverno. As opções são diversas, desde mantinhas de algodão, a edredons com mais de 600 fios. Mas, você sabe a diferença entre eles? Confira algumas dicas do gerente de produtos Luiz Castro da F.A. Collection, que fabrica todo tipo de enxoval para o quarto e escolha o melhor edredom para você.

· Para começar não esqueça de levar as medidas da cama para a loja. Os fabricantes trabalham com tamanhos padrão como King, Queen, Casal, Twin e Solteiro, caso não saiba qual é a sua cama, tire as medidas para facilitar a compra;

· Embora estejam na mesma seção, edredons e cobertores são diferentes. Os cobertores normalmente são fabricados com poliéster ou acrílico, e são mais dificeis de serem lavados;

· Os edredons por sua vez, são confeccionados com tecidos nobres, muitas vezes 100% algodão, o que permite a sua lavagem, tornando-o um produto melhor para o uso de pessoas alérgicas. Os edredons ainda oferecem maior proteção contra o frio do que um cobertor convencional por terem no enchimento, fibras de poliéster ocas, o que garante o volume do edredon, sem deixa-lo pesado, além disso, também podem ser utilizados para compor a decoração do dormitório;

· A escolha do edredom vai muito além da estampa, preço e espessura. Leve sempre em consideração o material interno, o tecido e os fios, fatores que influenciam no “toque”, conforto e na conservação do produto;

· Quanto maior a quantidade de fios em um tecido, mais delicado e suave ao toque ele será, pois os fios também serão mais finos e delicados. Quando o tecido é chamado de percal, ele tem uma construção especialmente desenvolvida para edredons e jogos de cama, o que quer dizer qualidade superior; Quando se fala em 180 fios, por exemplo, é a quantidade de fios por polegada quadrada em um tecido.

 

Para 2010 a F.A. Collection criou uma coleção moderna e ao mesmo tempo cheia de requinte. As linhas estão disponíveis em diversos tamanhos atendendo desde crianças a adultos. Um dos principais destaques é a linha Nóbile com Percal 200 fios e 100% Algodão. “Para quem sente bastante frio, ou mora em regiões onde a temperatura é mais baixa pode optar pela coleção Suavelã que possui um dos lados revestido com pelúcia 100% poliéster”, indica Luiz Castro.

Mais informações: www.facollection.com.br


FERRAMENTAS:

Qual ferramenta usar?

 

Tarefas domésticas como instalar o chuveiro, apertar a borracha da torneira ou substituí-la, trocar o cifão da pia, montar ou desmontar um móvel, pendurar objetos de decoração na parede são trabalhos que mais cedo ou mais tarde alguém se verá obrigado a realizar. As ferramentas manuais desenvolvidas para esse fim são instrumentos muito úteis que auxiliam nessas tarefas. No entanto, diante de sua multiplicidade, como escolher a ferramenta certa e como determinar o que serve para o quê, sem cair na improvisão? É importante saber que as ferramentas são classificadas em quatro grupos:

 

- Ferramentas de golpe – martelos, marretas, etc.

- Ferramentas de corte – faca, machado, formão, corta vergalhão, etc.

- Ferramentas de torção – chave ajustável, chave de amarrar ferro, chave de grifo, etc.

- Ferramentas de pinçamento – alicate, tenaz, torquês, etc.

 

Cada ferramenta apresenta uma finalidade específica e deve ser utilizada respeitando as normas de segurança. O martelo, por exemplo, deve ser segurado sempre pela extremidade do cabo e nunca pelo meio ou próximo ao macete. Os riscos de acidentes originados pela utilização das ferramentas manuais são altos e consistem, sobretudo, em golpes e cortes nas mãos e outras partes do corpo, além de lesões oculares por projeção de partículas e distensões por movimentos violentos. Por isso, ao iniciar uma tarefa, é importante escolher a ferramenta apropriada e revisar seu estado de conservação.

 

Como auxílio sobre qual ferramenta usar, pedimos a opinião de um especialista da Bellota - uma das maiores empresas de ferramentas manuais do país -, Giulliano Chinchio, que indica as ferramentas manuais mais necessárias para os consertos rotineiros que todos nós estamos sujeitos a ter que fazer.

 

Alicate meia-cana: ideal para alcançar locais de difícil acesso, apertar, prender e torcer cabos e diferentes tipos de materiais. É importante ter cabo antideslizante isolado, para evitar derrapagens e ainda proteger contra pequenas descargas elétricas. Trocar a resistência do chuveiro, reparos elétricos, retirada de buchinhas da parede são alguns exemplos de trabalhos que requerem esse alicate.

Chave de fenda e chave Phillips: para apertar ou afrouxar parafusos. Chaves com hastes em cromo vanádio temperado e acabamento niquelado conferem mais resistência a impactos, portanto, o melhor é optar por elas. Algumas utilidades dessa ferramenta são auxiliar na fixação de parafusos para pendurar quadros em paredes, montagem de móveis, instalação de espelhos de luz.

 

 

Trena: essa ferramentas é utilizada para medição de pequenas e médias distâncias. As que possuem sistema suave-loc interrompem o recolhimento da fita e suavizam o retorno da fita. Modelos com trava na parte superior mantêm a fita estendida a qualquer distância. Fixação de trilhos de cortinas, colocação de quadros, trabalhos com pintura, necessidade de medição para estimar a metragem para compra de pisos são algumas das utilidades dessa ferramenta.

 

Martelo: A mais conhecida de todas as ferramentas é indispensável para fixar e arrancar pregos. Cabos anatômicos e fixação da cabeça ao cabo com cunha metálica garantem maior resistência e segurança. Essa ferramenta é utilizada para consertos em geral e fixação de objetos.

 

Chave inglesa ou chave ajustável: para apertar, girar e ajustar parafusos em locais de difícil acesso. Os modelos com cabo com revestimento antideslizante permitem melhor agarre durante a utilização. Mordentes reguláveis e ajuste suave e sem folgas também são sinônimos de segurança na execução do trabalho. A escala pode ser medida em milímetros e polegadas para ajuste perfeito a vários tamanhos de porcas e parafusos. Essa ferramenta pode ser utilizada desde a montagem/desmontagem de móveis como para ligar e desligar a bateria do carro, em caso de ausência prolongada do motorista.

Rebitador: Utilizado para fixar rebites em metal, lonas e couro, esta ferramenta de quatro pontas com os tamanhos mais utilizados de rebites é ideal para fixar novos tecidos em ou coberturas plásticas em cadeiras, facilitando redecorar a casa. Modelos com trava manual no cabo e revestimento plástico antideslizante são importantes para a segurança do usuário.

 

 

Chave de grifo: geralmente utilizada para instalação e manutenção hidráulica, a chave de grifo é uma aliada na hora da troca do cifão da pia. Peças forjadas e revenidas, com estrutura em aço e mordentes reforçados favorecem o ajuste com menos desgaste. Cabos antideslizantes também garantem firmeza na utilização.

 

Sobre a Bellota

Bellota é uma empresa centenária, referência mundial em ferramentas para construção civil e agricultura, presente em mais de 120 países. Há 11 anos no Brasil, sua fábrica está instalada no município de Indaial, Santa Catarina, e ocupa uma área de 100.000 m. O esforço contínuo em desenvolver produtos inovadores de alta tecnologia e qualidade fez da Bellota líder em vários segmentos, como na venda de martelos em todo o mundo. Além disso, está em primeiro lugar em vendas de ferramentas manuais, na Penísula Ibérica e diversos países latino-americanos, e é líder brasileiro na venda de colheres de pedreiro. Atualmente, a empresa conta com mais de 900 colaboradores na América do Sul, dos quais cerca de 30% estão concentrados no Brasil, onde também produz e comercializa as marcas Duas Caras® e Tupy.

Site: www.bellota.com.br

Artigos de papelaria para encantar a criançada

 

No Dia das Crianças, presentear os pequenos com produtos de papelaria é a sugestão da Tit Ideias

 

Em outubro, no Dia das Crianças, a sugestão da Tit Ideias é presentear os pequenos com seus produtos exclusivos de papelaria. Como o Caderno Babador, a Agenda Semanal Imantada e Kit Neon Bolas.

Bem delicado, o caderno babador (R$95,00) é feito especialmente para registrar os momentos de graçinha dos filhotes e está disponível nas cores verde (cavalinho), azul (elefante) e rosa (carneiro). A agenda imantada (R$54,00) ajuda na organização das atividades diárias das crianças – acompanha um mini marcador com apagador. Já o Kit Neon Bolas (R$40,00) é ideal para as crianças que estão chegando perto da adolescência. Contem 4 mini blocos adesivados, 4 canetas gel neon, 1 bloco branco e 1 marcador de texto neon. Há ainda a Maleta de Jogos (R$84,00), uma volta no tempo, com os jogos da Velha, Forca, Stop e Dominó e acompanha 4 lapiseiras.

Para a confecção de produtos exclusivos são utilizados materiais que variam entre papelão e papéis importados, fitas, metais, entre outros. O objetivo deste “atelier de ideias” é unir os conceitos de praticidade e organização com cores e beleza, tornando os simples afazeres do dia a dia mais agradáveis.

Entre elas estão blocos, agendas, mouse pads, conjuntos organizadores de bolsas, organizadores de mesa infantil e de cadernos, sanfonas para contas a pagar e para cartões de visita, risque & rabisque infantil, argolas de guardanapo tudo produzido com muita criatividade.

A Tit Ideias está há três anos no mercado de artigos de papelaria, oferecendo produtos customizados para anotar, para organizar e para não esquecer. São diversas opções para deixar a casa, o escritório e o material escolar das crianças cheios de estilo. Teresa Machado e Teresa Reis são as idealizadoras da marca com a proposta de realizar ideias.

 

O atelier está situado na Calçada Sírius, 24 – Sala 4, Alphaville, em Santana de Parnaíba, SP. Mais informações pelo telefone (11) 4153-9782 ou pelo endereço de e-mail atendimento@titideias.com.br ou site www.titideias.com.br.

 

FÉRIAS

 

Fotógrafo Olympus dá dicas de como registrar as ferias

 

Ivan Padovani ensina como garantir boas imagens para guardar de recordação

Finalmente, férias! Essa é a frase que todos aguardam ansiosamente o momento de dizer. Quando elas chegam, geralmente já está programada a viagem que vai permitir descarregar o stress do ano inteiro, carregar as baterias para os próximos meses e ainda gerar muitas histórias para contar.

Para ilustrar bem essas histórias, o fotógrafo Olympus Ivan Padovani dá dicas de como registrar as férias, seja na praia, campo ou até mesmo na neve:

Pôr-do-sol ao fundo

Para fotografar pessoas com pôr-do-sol ao fundo, é aconselhável que se utilize o flash da câmera para iluminar o assunto principal e evitar que o mesmo apareça na sombra.

Paisagem

Para tornar as fotografias de paisagem mais agradáveis ao olhar, é interessante evitar posicionar a linha do horizonte no centro do enquadramento. Na maioria das vezes, o resultado fica melhor quando se desloca a linha do horizonte mais abaixo ou mais acima do centro da imagem.

Dias nublados

Apesar da maioria das pessoas não gostar de fotografar em dias nublados, essa é uma ótima condição de luz para retratos de pessoas, pois oferece uma iluminação suave e sem sombras fortes. Uma boa dica para se fotografar nessas condições é evitar incluir grandes porções de céu no enquadramento e procurar ter um fundo mais escuro que o assunto principal.

Cachoeira ou neve

Sempre que se fotografa assuntos muito claros como cachoeira ou neve, a câmera tende a ser “enganada” pela alta intensidade da luz ambiente, registrando a cena de forma mais escura do que a realidade. Nesses casos, é importante usar o recurso de compensação de exposição, ajustando o mesmo para + 1 ou mais, caso haja necessidade.

Essência da localidade

Para se obter imagens que retratem a essência de uma localidade, é fundamental que haja um nível de envolvimento com o ambiente e as pessoas que nele vivem. Para isso, recomenda-se evitar fotos da janela do carro e de pessoas à distância e procurar interagir com a população e vivenciar a cultura local. Assim, as fotos se tornarão muito mais realistas, trazendo mais informações e demonstrando muito melhor as características da região.

“Menos é mais”

As pessoas tendem a inserir uma grande quantidade de elementos na mesma imagem. Mas, na maioria das vezes, esta prática faz com que a foto se torne poluída e sem um foco de atenção. O ideal é procurar inserir poucos elementos no enquadramento, basicamente um primeiro plano, um assunto principal e um fundo. Assim, a imagem fica mais clara, objetiva e agradável ao olhar.

E, claro, cartões de memória e baterias sobressalentes são essenciais em uma viagem. Assim, evita-se perder momentos importantes por falta de memória ou porque acabou a bateria no meio do passeio e não é possível carregá-la. O cuidado com a câmera também é destacado por Ivan Padovani: “Equipamentos eletrônicos são sensíveis ao calor excessivo e humidade. Desta forma é importante evitar deixar a câmera exposta ao sol direto ou maresia”, alerta.

Ivan Padovani

É fotógrafo profissional desde 2001, desenvolve trabalhos nas áreas de fotografia documental, esportes de aventura e natureza. Suas fotos vem sendo publicadas na Revista da Folha, Trip, TPM, Espresso, entre outras. Em 2008, foi premiado pelos concursos Itaú BBA e SOS Mata Atlântica. Contato pelo e-mail foto@ivanpadovani.com.

Sobre a Olympus

A Olympus é uma das maiores empresas no mercado de máquinas digitais fotográficas. É formada por mais de 140 companhias subsidiárias consolidadas em todo o mundo gerando 33 mil empregos diretos. Seus produtos seguem os mais rigorosos padrões de qualidade do mundo. No Brasil, as câmeras Olympus estão presentes há 44 anos e desde outubro de 2007 a empresa mantém uma estrutura local voltada exclusivamente para o negócio de câmeras digitais. O objetivo é aumentar a competitividade da empresa no País e crescer em participação de mercado. A Olympus é reconhecida pela tecnologia e design moderno e inovador, com a utilização de diversas cores e equipamentos resistentes à água e choque. Em 2009, lançou a câmera E-P1, uma versão moderna da Pen fabricada na década de 60. Com o modelo, instituiu uma nova categoria de câmeras digitais com tecnologia DSRL em um corpo compacto e lançou a tecnologia Micro Four Thirds Lens, lente reflex com diâmetro reduzido para permitir a utilização de modelos menores e mais leves. Para conhecer outros produtos acesse: www.olympus.com.br