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Roteiro e Viagem

 

Viagem de Carnaval: veja dicas de segurança para os pneus de seu veículo  

O Carnaval está chegando. Para muitos, a prioridade agora é planejar o feriado. Um item essencial deste planejamento, para quem vai pegar a estrada, é a revisão do veículo. Nela, por exemplo, o estado dos pneus será avaliado, o que é de suma importância para a segurança do motorista e de sua família. Trafegar com pneus carecas é extremamente perigoso. Seja em tempo seco e mais ainda em época de chuvas. Além disso, constitui uma infração de trânsito.

 É obrigação do motorista manter os pneus de seu veículo em bom estado, em nome da sua segurança e dos demais. Para ajudar os proprietários de veículos e explicar quando eles devem trocar os pneus, Giovanni Carlo Rossi, consultor técnico da ANIP – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos – concede a entrevista abaixo:

 1) Muita gente sabe que os pneus atingiram um certo nível de desgaste e até desconfiam que eles estejam carecas, mas não sabe como verificar se está na hora de trocá-los. Existe alguma marca no pneu para verificar?

 Existe sim. Ele tem um nome complicado, mas é muito simples de achar. Para ajudar os motoristas a identificar quando está na hora de trocar o pneu, existe um indicador que fica na própria banda de rodagem, a parte do pneu que entra em contato com o solo. É onde está o “desenho” do pneu, como os motoristas costumam chamar. Tecnicamente, ele é chamado de “Tread Wear Indicator” (TWI). É uma saliência de borracha com altura de 1,6 mm que é colocada dentro do sulco do pneu. Quando o desgaste do pneu atinge esse indicador, significa que já está no limite de segurança e é hora de trocá-lo.

 2) Quais procedimentos o usuário deve tomar com os pneus antes de pegar a estrada?

 Em primeiro lugar, o motorista deve checar se o pneu não está próximo da marca de 1,6 mm, como expliquei na resposta anterior e, se estiver, a troca deve ser providenciada antes da viagem. Vale considerar que se for uma viagem longa e o motorista verificar que o pneu está quase chegando na marca de segurança, mas ainda daria para rodar um pouco mais, o mais seguro é trocar antes da viagem para evitar que o pneu fique careca no meio do caminho. O motorista também não deve se esquecer do estepe. Ele tem que estar em boas condições e pronto para o uso no caso de necessidade de troca.

 3) E para calibrá-los, como devo proceder? Há alguma orientação especial?

Os pneus devem ser calibrados semanalmente de acordo com a indicação do manual do veículo e indicações do fabricante. Antes de viajar, certifique-se sempre que a pressão dos pneus esteja regulada. Se for uma longa viagem, com o veículo a plena carga, isto é, com condutor mais 3 ou 4 passageiros e bagagens, consulte novamente o Manual, pois conforme o veículo, a pressão dos pneus deverá ser aumentada ou poderá sofrer alterações dependendo se os pneus são dianteiros ou traseiros. Lembre-se que veículo com a pressão errada tem seu desempenho comprometido. A baixa pressão é especialmente nociva, pois torna a direção pesada, aumenta o consumo de combustível e o desgaste dos pneus. A pressão dever regulada com os pneus frios.

 4) Chuva e pneu careca. Essa é uma receita certa para incidente grave?

Sim, chuva e pneu careca formam uma combinação perigosa. A aquaplanagem ocorre, por exemplo, quando a quantidade de água retida na área de contato entre pneu e pista supera a capacidade de escoamento dos sulcos da banda de rodagem do pneu. Forma-se então uma película de água entre o pneu e a pista e ocorre a perda do contato. Ora, se os sulcos já estão gastos e o pneu está careca, a ocorrência de aquaplanagem é quase certa. Quanto menor a profundidade dos sulcos da banda de rodagem, maior a probabilidade de aquaplanagem em caso de fortes chuvas e em pistas de estradas com má ou irregular drenagem das águas pluviais. Com os pneus carecas o risco é gravíssimo.

 Portanto, durante o verão, é importante estar sempre com os pneus em ordem. E em caso de fortes chuvas, seja como for, por uma questão de segurança é sempre recomendável reduzir a velocidade.

5) Como sei qual o pneu mais adequado para o meu veículo?

 Pneus de automóveis são desenvolvidos para fazer parte das características do automóvel, seja ele um veículo pequeno e econômico ou um esportivo de alto desempenho. Diferentes veículos, portanto, necessitam de pneus de concepções absolutamente diferentes e coerentes com as exigências de cada um. Para saber o pneu adequado para um veículo, o proprietário deve consultar o manual do veículo, onde o fabricante indica o tamanho ou os tamanhos de pneus adequados e seus índices de carga e velocidade.

 6) Quando tenho que realizar o balanceamento e alinhamento dos pneus?

 O controle do balanceamento dos pneus e o alinhamento das rodas do veículo devem ser realizados a cada 10 mil quilômetros rodados, quando surgirem vibrações, na troca ou no conserto do pneu, quando o veículo sofrer impactos na suspensão, quando apresentar desgastes irregulares, quando forem substituídos componentes da suspensão ou quando o veículo estiver puxando para um lado.

 7) Pneus tem garantia?

 Os pneus têm garantia contratual oferecida pelos fabricantes de cinco anos a partir da data da nota fiscal de compra do pneu ou da data de compra do veículo (no caso de pneus de primeiro equipamento) ou na ausência destas, a partir da data de fabricação do pneu gravada na lateral, após o código DOT, constituída de quatro algarismos, onde os dois primeiros identificam a semana de produção e os dois últimos, o final do ano de fabricação.


 

VIAGEM DE MENORES AO EXTERIOR EXIGE CUIDADOS

 

Polícia Federal exige que documentos tenham firma reconhecida por autenticidade

Nesta época, muitos pais, para não frustrar os filhos, permitem que eles viajem desacompanhados. Na grande maioria das vezes, o destino é o exterior. Mas se a documentação não estiver certinha, é bem provável que a viagem acabe antes mesmo de começar e que o menor não consiga embarcar. 

Portanto, o Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo, alerta: muita atenção às regras vigentes para concessão de autorização de viagem de menor, pois elas foram alteradas em 2009, por meio da Resolução 74 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

Com o intuito de tornar mais seguro o embarque, evitar o rapto de crianças e a prostituição infantil, a Polícia Federal exige que a autorização de viagem de menor ao exterior que esteja viajando desacompanhado, ou acompanhado por apenas um dos pais ou por terceiros, tenha firma reconhecida em cartório _por autenticidade.
 
Isso significa que é necessário que o responsável pelo menor compareça pessoalmente ao cartório, portando documento de identidade válido, para que seja identificado e assine a autorização de viagem na presença do tabelião. O reconhecimento de firma por semelhança, aquele em que o documento já chega assinado ao cartório e o tabelião atesta que a assinatura constante do documento é semelhante à assinatura existente no cartão de firma arquivado em cartório, não é aceito pela Polícia Federal. A medida tem por objetivo garantir, com segurança, que os pais ou responsáveis realmente compareceram ao cartório, foram identificados pelo tabelião e assinaram a autorização de viagem do menor na sua presença.
 
O documento de autorização de viagem de menor ao exterior, além de conter o prazo de validade da autorização, deve conter a foto do menor e ser feito em duas vias, para que uma fique com a criança e a outra com o agente de fiscalização da Policia Federal. Site: 
www.cnbsp.org.br

Pequenos cuidados podem garantir uma viagem de cruzeiro marítimo inesquecível



A partir de outubro começa a temporada de cruzeiros marítimos, quando 20 navios estarão navegando pela costa brasileira em mais de 400 roteiros que vão até maio de 2011. E mais de 1 milhão de passageiros deverão viajar nesse ano, segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), o que faz do Brasil uma das mais importantes rotas turísticas nessa modalidade em todo o mundo.  Para aproveitar as vantagens desse tipo de viagem que se tornou cada vez mais acessível aos brasileiros, pequenos cuidados na preparação e durante a viagem podem garantir diversão e sossego e ainda evitar aborrecimentos.  De acordo com Telma Brito, professora do curso de Gestão de Turismo da Universidade Cidade de São Paulo - UNICID e proprietária da Navigare, empresa especializada em cruzeiros, o primeiro é a escolha da embarcação. 


Escolha certa

Os navios de cruzeiros são considerados hoje como verdadeiros resorts flutuantes. Alguns tem estrutura tão completa que o passageiro não precisa sequer desembarcar nos portos de escala para divertir-se ou mesmo descansar nas férias. "Cada navio pode atender às características particulares de cada viajante. Os passageiros devem ter atenção para a infra-estrutura que o navio oferece, como por exemplo, espaço para atividade física, se gosta de exercitar-se; cassino, se gosta de jogar; restaurantes diversos e temáticos, se o interesse é a gastronomia, entre outros", explica. Segundo ela, o tamanho do navio também pode influenciar na escolha. "Há navios com capacidade para 350 - 400 passageiros até aqueles com capacidade acima de 4.000 pessoas. O porte do navio é proporcional a sua capacidade, mas para aqueles passageiros que gostam de um pouco mais de intimidade, recomenda-se os navios menores". Outro fator a se levar em conta são os cruzeiros temáticos. "O interessado deve ter atenção se na data escolhida acontece algum cruzeiro especial, pois o tema do cruzeiro pode ou não atender suas expectativas e pode ou não frustrar suas férias".


Documentação e vacinas

Em relação aos cuidados que o viajante deve tomar antes de embarcar, o primeiro deles é com a documentação. "É importante que os documentos estejam em ordem e válidos. Para os cruzeiros internacionais é necessário a apresentação de passaporte válido por 6 meses. Para os realizados na costa brasileira, a carteira de identidade é aceita, desde que tenha foto recente". Dependendo do destino do cruzeiro, também é necessário providenciar vacinas e vistos de entrada - o passageiro deve certificar-se no momento da compra junto ao agente de viagem. Para as passageiras grávidas, é importante certificar-se junto à companhia marítima o limite de tempo de gravidez para o embarque e também que tenham em mãos um atestado médico liberando a gestante para a viagem. Normalmente limita-se a viagem a 28 semanas de gravidez. 


Reservas

Como a procura por pacotes aumentou, Telma recomenda em alguns casos reservar com até um ano de antecedência. "Alguns cruzeiros, como os de Natal, Réveillon e Carnaval, têm uma procura maior e as melhores cabines e preços esgotam-se com facilidade. Porém, algumas saídas são vendidas com promoções, mesmo com proximidade ao embarque. Recomenda-se que o passageiro observe o mercado e solicite ajuda ao agente de viagens para a pesquisa da melhor opção", recomenda.


Despesas extras

Além do custo do pacote, é importante o turista saber que terá que arcar também com taxas portuárias, governamentais e também as gorjetas. Estas taxas são pagas com o valor da tarifa do navio. "Algumas companhias cobram as gorjetas antecipadamente, outras fazem a cobrança a bordo", alerta Telma. Também não estão incluídas quaisquer despesas pessoais, como lavanderia, taxas de telecomunicações. As excursões nos portos de escala são opcionais e compradas a bordo (ou com antecedência, em algumas companhias). As bebidas também não estão incluídas no cruzeiro - com exceção de alguns cruzeiros "all inclusive", que oferecem alguns tipos de bebidas, como cerveja, refrigerantes e vinho da casa. 


Alimentação

Um dos pontos altos de um cruzeiro são as refeições. "Um navio serve em média cinco refeições ao dia. Outros oferecem serviços de alimentação 24 horas por dia. Sem contar, no número de restaurantes a bordo - alguns navios oferecem mais de 10 opções de restaurantes. O cuidado que o passageiro deve ter é não exagerar. O perigo de um cruzeiro é sempre desembarcar com alguns quilos a mais - portanto, o bom senso impera no momento das refeições", recomenda. Alguns navios fazem do momento do jantar verdadeiras festas, com música a performances dos garçons. Isto tudo para apresentar um cardápio completo com entrada, prato principal e sobremesa, com escolha de vários itens entre o curso da refeição. "Com tantas opções e exageros, não é difícil o passageiro sentir-se mal a bordo. Recomenda-se sempre o bom senso para não estragar a viagem com problemas gastroentestinais", alerta


Saúde 

Para os passageiros que necessitam de cuidados médicos ou estão em tratamento, é recomendável que levem medicação de uso continuo. Também recomenda-se a aquisição de um seguro viagem para cobertura enquanto estiver a bordo - em caso de necessidade de atendimento médico de emergência ou mesmo a perda de bagagem. Para os enjôos é indicado manter o estomago cheio - com pão, bolachas ou mesmo uma maçã e evitar líquidos. Permanecer em lugares arejados e evitar o confinamento da cabine. "Alguns passageiros necessitam fazer uso de medicamentos para diminuir a sensação da doença do mar ou enjôos. Neste caso é recomendável a cautela, pois vários destes medicamentos provocam sono, o que pode prejudicar o aproveitamento da viagem. Para os passageiros que seguem alguma dieta especial, é necessário informar com antecedência - já na reserva, para que o navio prepare-se para atender o pedido", indica. 


O que levar? 

Tudo dependerá do destino escolhido e condições climáticas da época. "Os navios são totalmente climatizados- o ar condicionado sempre é forte, portanto, é importante levar alguma malha ou agasalho para não sentir o desconforto do ar. Se o calor impera, recomenda-se roupas leves durante o dia para aproveitar as áreas externas do navio. À noite, recomenda-se sempre uma roupa elegante", explica. Alguns navios exigem traje formal - a regra é que para os cruzeiros de três noites haja uma noite formal, para os de 4 e 7 noites, 2 noites formais. Nestes casos os homens deverão usar terno e gravata e as mulheres vestidos de coquetel ou longo. "A recomendação de trajes por dia estarão sempre no programa distribuído a bordo. O passageiro deve ficar atento a estas informações para preparar-se. O tamanho da mala também é importante - não recomenda-se malas muito grande para não "roubar" espaço dos passageiros nas cabines. Nas excursões em terra, é importante certificar-se se haverá visitas em templos ou locais religiosos, pois muitas vezes é proibida a entrada com shorts e bermudas", finaliza.
  

 

UM PASSO IMPORTANTE

 

Catorze estados já inscreveram propostas de prevenção à exploração sexual no Portal de Convênios do Governo Federal

 

A primeira fase do Projeto de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo já tem bons resultados. Dois meses após o fim dos cursos de multiplicadores na temática, 14 estados já inseriram propostas de ações de prevenção dos casos no Portal de Convênios do Governo Federal (Siconv).

A primeira etapa do projeto consistiu na formação de 163 agentes multiplicadores das 27 unidades da Federação. Durante os cursos, representantes de entidades públicas e da sociedade civil foram capacitados para sensibilizar donos de hotéis, restaurantes, agências de viagens e demais atores do setor sobre a importância de não permitir a prática do crime em seus estabelecimentos.

Além disso, os participantes elaboraram planos de ação estaduais. O Ministério do Turismo (MTur) disponibilizou recursos para que os documentos se tornassem ações práticas. De acordo com a coordenadora do Programa Turismo Sustentável e Infância, Elisabeth Bahia, o valor inicial para cada proposta foi de R$ 120 mil.

“Cada estado tem uma realidade. São necessidades, distâncias e prioridades diferentes. Por isso, vamos analisar e discutir as propostas separadamente”, explicou. Ela conta que um dos projetos apresentados ao MTur já foi aprovado – o de Recife, que prevê a sensibilização dos prestadores de serviços das 11 rotas turísticas do estado.

Os outros estados que inseriram propostas foram: Amazonas, Distrito Federal, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Alguns deles, como o Rio de Janeiro, inseriram mais de uma proposta no Siconv. No total, 21 projetos foram apresentados.  O projeto O projeto Turismo e Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é uma parceria do Ministério do Turismo com o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB), que visa prevenir os casos de exploração durante a Copa de 2014. A ação vai envolver mais de 480 profissionais ligados à cadeia turística das 27 UFs. O investimento do MTur no projeto é de R$ 3,7 milhões.

O seguro viagem é um dos produtos que mais crescem no mercado brasileiro. Segundo o diretor de Relações para o Mercado da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), José Carlos Vieira, a alta nas vendas desse produto chega , todo ano, a índices médios de 40%.

O crescimento se deve principalmente à demanda pelos pacotes internacionais, mas agora existe uma tendência de procura do produto para viagens feitas no Brasil. Segundo dados da Susep, o segmento movimenta mais de R$ 200 milhões por ano.

O seguro viagem proporciona assistência médica em caso de enfermidade ou acidente, cobertura de gastos com medicamentos e serviços odontológicos, indenização suplementar à da companhia aérea por perda de bagagem, ajuda em caso de perda de documentos, serviços de localização e identificação de bagagens, auxílio em problemas jurídicos e até traslados do corpo, em caso de morte.

O representante da Abav entende que o preço do seguro compensa o investimento. O valor do prêmio para uma semana no Nordeste sai a partir de R$ 15,00. Para os Estados Unidos, América do Sul ou Caribe, a cobertura mínima de US$ 10 mil custa cerca de US$ 35, para cinco dias, ou de US$ 58, para 16 dias.

Embora não seja obrigatório, vale lembrar que, em solo norte-americano, o turista que precisar de atendimento médico pode ter de desembolsar US$ 500 apenas para colocar seu nome numa ficha de atendimento.

Se o destino for a União Européia, cujos países exigem o seguro viagem para todos os turistas, a cobertura mínima de 40 mil euros tem valores médios de US$ 55 (cinco dias), US$ 86 (dez dias) e US$ 124 (16 dias).

Histórias reais

Há diversas seguradoras e empresas especializadas que oferecem as coberturas do seguro viagem. Em 2010, a Travel ACE Assistance completa 30 anos de existência no mundo e está há 16 anos no Brasil.

Confira a seguir algumas histórias reais de turistas brasileiros no exterior em que o seguro viagem proporcionou segurança e tranquilidade:

"Numa viagem ao Chile com minha esposa, sofri uma queda, e o resultado foi uma costela trincada que me impedia até de me levantar da cadeira. Surpreendeu-me a rapidez e eficiência ao acionar o atendimento do seguro, que me levou ao Hospital Del Trabajador, onde já me aguardavam e não precisei entrar em nenhuma fila" - Milton de Souza Teixeira, dentista, de São Paulo.

"Minha esposa teve um problema de saúde no navio e o atendimento foi ágil e eficiente. Na Alemanha, também precisamos da assistência e formos atendidos novamente com agilidade. Tivemos de comprar medicamentos, pelos quais fui reembolsado" - Otto Völchers, economista, de São Paulo.

"Em setembro do ano passado, eu, minha esposa e nossos três filhos fomos ao Vale Nevado, no Chile, para esquiar. Ainda aprendendo, a Beatriz, minha caçula de 10 anos, não conseguiu frear e bateu forte contra a grade de proteção da pista. Ela sofreu uma séria fratura na tíbia e outra na fíbula. Foi prontamente atendida na estação e levada às pressas para Santiago, onde foi operada rapidamente em excelente hospital. As despesas com o socorro, traslado a Santiago, cirurgia e internação foram todas reembolsadas" - Luiz Fernando Ponzini, engenheiro mecânico, de São Paulo.

Fonte: Revista Travel Ace

Como arrumar a mala de viagem

A sua viagem é amanhã e você ainda não arrumou nada. E quando abre a mala sobre a cama para começar a acomodar as coisas ... parece que todas as suas tralhas são indispensáveis! Calma. Respire fundo e vamos lá. Existem alguns truques que podem ajudar muito nessa hora. Você pode aprender a escolher os seus pertences e arrumar a mala aproveitando todos os espaços, basta um pouco de disciplina e toques de mestres. Quem dá todas as dicas são os profissionais da empresa Organize dia Vida.

Modelo

  • Ao comprar sua mala, escolha modelos que tenham rodinhas. O formato permite o melhor acondicionamento das coisas e seu transporte é muito mais fácil.
  • É sempre bom personalizar sua mala para que não haja confusão, já que é bem provável que alguma outra pessoa tenha uma do mesmo modelo. Coloque uma etiqueta de identificação, um chaveiro ou um cadeado colorido, por exemplo.

Bagagem de mão

  • Embale primeiro as coisas que você obrigatoriamente usa no dia-a-dia. Exemplo: remédios, lentes, óculos e etc. Guarde tudo isso na de mão.
  • Leve também a sua passagem, documentos e uma muda de roupa, afinal, imprevistos sempre podem acontecer.
  • Os cosméticos e outros produtos líquidos devem ser embalados em sacos plásticos para conter possíveis vazamentos. Você também pode optar por kits em tamanhos reduzidos.

 

 

  • Equipamentos eletrônicos – máquinas fotográficas, filmadoras – e outros objetos de valor devem ir na mala de mão também.

Roupas versáteis

  • Na hora de escolher quais roupas levar, não banque a rainha da Inglaterra e lembre-se de que não vai precisar desfilar um modelo diferente por dia.
  • Leve roupas versáteis, que podem ser usadas durante dia ou noite. Evite estampas, pois elas são mais difíceis de combinar e de esquecer (é aquilo que todo mundo repara nas suas fotos...)
  • O trunfo são as peças que podem ser combinadas de vários jeitos, como preto e branco e jeans e blusinhas.
  • A grande contribuição da indústria moderna são os tecidos que amassam pouco ou nem amassam, como malhas e microfibras. Não podem faltar!

Arrume a mala

  • Primeiro, no fundo, vão os sapatos, devidamente embalados em saquinhos de tecido.
  • Acima dos sapatos vão as calças. Para que elas não amassem muito, coloque-as com as pernas para fora da mala e só dobre depois de ter colocado todas as outras coisas. Nunca dobre mais do que duas vezes.
  • Em seguida, coloque casacos e paletós, virados do avesso, com as mangas para dentro e dobrados apenas uma vez, ao meio.
  • Agora é a vez das saias e vestidos, também do avesso e com apenas uma dobra.
  • As camisetas e blusinhas vão enroladas, sobre as saias e vestidos.

Inverno

  • Se você está indo para uma filial do pólo-norte ou algum outro lugar frio, ao invés de levar um casaco enorme e pesado, opte por um blazer e um suéter que possam ser usados juntos.

Calçados, meias e roupa íntima

  • Eu sei que é difícil, mas leve apenas um par de sapatos formal, um informal e uma sandália. Todos já devem ter sido usados, para não machucar seus pés.
  • Meias e roupas íntimas devem ser acondicionadas em saquinhos de tela, plástico ou pano e colocadas dentro dos sapatos.
  • Os sapatos vão no fundo da mala ou nos vãos que sobrarem.
  • Cintos também devem ser enrolados e colocados nos vãos livres.

 

  • Equipamentos eletrônicos – máquinas fotográficas, filmadoras – e outros objetos de valor devem ir na mala de mão também.

Roupas versáteis

  • Na hora de escolher quais roupas levar, não banque a rainha da Inglaterra e lembre-se de que não vai precisar desfilar um modelo diferente por dia.
  • Leve roupas versáteis, que podem ser usadas durante dia ou noite. Evite estampas, pois elas são mais difíceis de combinar e de esquecer (é aquilo que todo mundo repara nas suas fotos...)
  • O trunfo são as peças que podem ser combinadas de vários jeitos, como preto e branco e jeans e blusinhas.
  • A grande contribuição da indústria moderna são os tecidos que amassam pouco ou nem amassam, como malhas e microfibras. Não podem faltar!

Arrume a mala

  • Primeiro, no fundo, vão os sapatos, devidamente embalados em saquinhos de tecido.
  • Acima dos sapatos vão as calças. Para que elas não amassem muito, coloque-as com as pernas para fora da mala e só dobre depois de ter colocado todas as outras coisas. Nunca dobre mais do que duas vezes.
  • Em seguida, coloque casacos e paletós, virados do avesso, com as mangas para dentro e dobrados apenas uma vez, ao meio.
  • Agora é a vez das saias e vestidos, também do avesso e com apenas uma dobra.
  • As camisetas e blusinhas vão enroladas, sobre as saias e vestidos.

Inverno

  • Se você está indo para uma filial do pólo-norte ou algum outro lugar frio, ao invés de levar um casaco enorme e pesado, opte por um blazer e um suéter que possam ser usados juntos.

Calçados, meias e roupa íntima

  • Eu sei que é difícil, mas leve apenas um par de sapatos formal, um informal e uma sandália. Todos já devem ter sido usados, para não machucar seus pés.
  • Meias e roupas íntimas devem ser acondicionadas em saquinhos de tela, plástico ou pano e colocadas dentro dos sapatos.
  • Os sapatos vão no fundo da mala ou nos vãos que sobrarem.

Cintos também devem ser enrolados e colocados nos vãos livres.

 

Roupas sujas

  • Devem ser colocadas em saquinhos para que não se misturem com as sem uso. Uma ótima opção são aquelas embalagens de lavanderia que têm nos quartos de hotel.

Acessórios

  • Leve poucos acessórios, que combinem com a maioria das roupas, e não leve jóias caras em suas viagens.
  • Echarpes, lenços, cintos, brincos e colares não fazem volume e são fundamentais para criar looks diferentes. Prefira bijuterias, assim você evita transtornos em caso de extravio.

Economize a tinturaria

  • Para desamassar as roupas de tecidos leves, pendure-as roupas em um cabide e coloque no banheiro enquanto toma um gostoso banho morno. O vapor ajuda e desamassar as roupas.

Mimos, presentes e lembranças

  • Se for a uma viagem de compras ou tiver planos de trazer diversas lembranças – ou até roupas e cosméticos incríveis – de sua viagem, leve uma mala vazia dentro de sua mala.

Sem encrenca

  • Não esqueça de levar uma caixinha de costura, daquelas bem pequenas, para pregar aquele botão que escapou ou costurar aquele furinho que você não tinha notado.
  • Guarde objetos pontiagudos ou cortantes – como alicates, lâminas ou lixas de metal – na mala que irá despachar, para evitar problemas na hora do embarque.

- Mas vou levar só isso?!

Se faltar algo, compre quando chegar ao seu destino! A menos que esteja indo para uma ilha deserta ou uma trilha de ecoturismo radical, todos os lugares do mundo têm de tudo! E boa viagem!

 

Fonte: www.organizesuavida.com.br



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