A informação sem fronteiras


Áustria

 

A Áustria é o destino ideal para passar férias inesquecíveis. Sua cultura, suas cidades, suas maravilhosas paisagens, sua música e sua gastronomia e hospitalidade fazem  com que aqueles que visitam o país preservem uma lembrança memorável.

 




Preparativos para a Viagem
 

Disposições para a viagem/Formalidades fronteiriças:

A Áustria é membro da União Européia e signatário do Acordo de Schengen. Para viajar para a Áustria os cidadãos da UE apenas precisam de um documento de identidade oficial; no caso de cidadãos de outros países, antes de iniciar a viagem é preciso informar-se sobre as disposições vigentes de seu país para vaigens com esse destino.

Entre todos os Estados que formam parte do Acordo de Schengen não há controles fronteiriços. Entretanto, é obrigatório possuir um documento de identidade.

Crianças devem ter um documento de identidade infantil ou devem constar no passaporte de um dos progenitores.

Para cruzar a fronteira os cidadãos estrangeiros não precisam de documentos alfandegários para o veículo. Na Áustria a carteira de motorista e as licenças de circulação de quase todos os países são reconhecidas. É obrigatório que os veículos tenham seguro de responsabilidade civil. Para obter mais informações, antes de viajar dirija-se ao departamento de trânsito.

Clique no link abaixo para obter mais informações sobre as disposições sobre passaportes e vistos na Áustria:


Embaixada da Áustria e Consulados da Áustria no Brasil

Cães ou gatos:

Documentos necessários:

Países da UE: um passaporte para animais domésticos;

Países não membros da UE: um certificado veterinário e vacina antirrábica, que deve ser aplicada com um mínimo de 30 dias de antecedência à viagem e não deve ter mais de 1 ano da data de aplicação (com certificado em alemão ou uma tradução juramentada oficial em alemão).

Disposições alfandegárias:

As disposições vigentes da UE serão válidas para os cidadãos da UE. Os turistas procedentes de Estados não-europeus precisam de passaporte válido que autorize sua estadia por três meses na Áustria.

Os visitantes destes países podem introduzir, livres de taxas alfandegárias, seus “pertences pessoais”, ou seja, todos os utensílios que tragam para seu uso e desfrute pessoal ou para o desempenho
 de sua atividade profissional.



Cultura na cidade: Arte Urbana & Estilo de vida

As cidades da Áustria oferecem uma mistura única de história e modernidade: o passado e o futuro se encontram em eventos modernos e exibições apresentadas em cenários históricos; em restaurantes recém inaugurados revivendo conceitos da culinária da virada do século 20; na combinação (ou contraste) dos antigos monumentos centenários e das vistas com arquitetura pós-moderna; ou quando jovens e modernos artistas austríacos e internacionais misturam estilos tradicionais e tendências com novos designs.

Descubra o que está acontecendo nas cidades da Áustria visitando os sites: www.vienna.infowww.salzburg.infowww.innsbruck.info,www.visitgraz.comwww.austria.info

 

Natureza & Saúde



Sem dúvida, a Áustria tem a oferecer alguns das mais estimulantes pistas para descer de ski, que exigem escaladas aos topos mais altos dos Alpes e aventuras para os mais ousados entre seus visitantes. Entretanto, não é preciso ser sempre o “mais alto” ou o “mais rápido”.

 

Além de todos esses superlativos, a Áustria é um destino magnífico para seus convidados que procuram relaxar: seja no verão ou no inverno, a natureza prístina, assim como os spas ou resorts, cuidam dos seus convidados oferecendo recreação e recuperação do corpo e da mente.

www.wellnesshotel.comwww.schlankundschoen.atwww.austria.info

 

A Áustria Imperial


 

Quase 700 anos de regime imperial pelos Habsburgos na Áustria deixaram uma herança de riqueza e variedade cultural. Agora, quase um século após a dissolução do Império austro-húngaro, o país ainda está comprometido com a missão de preservar e cultivar seu legado e torná-lo acessível aos visitantes.


Esta tradição imperial pode ser experimentada de um jeito particularmente impressionante e vívido em quatro lugares em Viena e em seus arredores, o antigo solar da corte real: os Hofburg (os Apartamentos Imperiais, o Museu Sisi e a Coleção Imperial Prateada), o Palácio Schoenbrunn, o Zoológico Schoenbrunn e o Festival Palace Hof oferecem aos visitantes percepções fascinantes tanto do mundo oficial como do mundo privado da família real.

www.imperial-austria.at


O Charme Austríaco

 



Charme não é tão somente o elemento primordial que marca nossa filosofia, mas sim o reflexo do comportamento de cada um e todos os indivíduos. Com uma piscada de olho, um gracejo nos lábios, galantes e amáveis - esta é a maneira pela qual os Austríacos saúdam seus convidados.

 

“De um dourado opaco, com aromas intensos e frescos das flores de verão, mel e cítrus e um sabor vivo, doce e fresco, onde maçãs granny-smith misturam-se com vívidos limões e limas sobrepostos pela riqueza do mel, e a medida que se espalha pelo palato, frutas ainda mais frescas...” Essa descrição de um Riesling é a tentativa de se explicar, com palavras, algo que é imaterial. Mais adiante, o vinho ainda é retratado como "charmoso e detentor de um grande potencial...".

 

Quando, de acordo com este artigo especializado, algo efêmero e spiritual como o vinho pode ter charme, então, por não os protagonistas da cena, os gastrônomos?

 

Mas vamos começar pelo início: A língua inglesa herdou a palavra charme do francês, que por sua vez deriva do latim “Carmen” (canção, encantamento, mágica, encanto mágico).

 

Este vocábulo emprestado foi adotado no século 18, período de cerimoniais corteses, de maneiras cavalheirescas, e de modo de vida sofisticado. Naquela época, eram considerados charmosos aqueles gestos e palavras que traziam em si um toque emocional. O jovem Mozart, por exemplo, foi considerado extremamente charmoso, quando após ter se apresentado para a família real no Palácio de Schönbrunn, caminhou até a imperatriz Maria Theresia e beijou-a na face. O costume de se beijar a mão de uma senhora – mesmo que apenas de forma indicativa – ao invés de apertá-la, não caiu de moda na Áustria e demonstra quão profundamente esta tradição ainda está enraizada na vida cotidiana.

 

Senso de Humor




Quando tratados por “formosa dama” ou “digno senhor”, em uma pequena loja ou café, e cumprimentados com “sua aparência está absolutamente maravilhosa hoje”, apesar deste cumprimento não ser completamente fundamentado, pois é claro, não é inteiramente honesto, a doce e charmosa conversa tem a finalidade de agradar ao cliente e fazer com ele ganhe o seu dia, mesmo que não seja intencionada de forma totalmente séria. "As pessoas são iludidas em todo o mundo, mas em nenhum lugar de foram tão prazerosa como na Áustria”. Esta citação, feita por um famoso alemão, retrata bem a natureza austríaca!

 

O estudante de medicina, que num café se prepara para o seu próximo exame, ficará feliz em ser tratado por “jovem-doutor”, enquanto que o médico tratado por "sua excelência" pelo garçom, apesar da notoriedade dessa inverdade, sente-se um pouco inspirado ou ao menos sorrirá. A vida já é dura o bastante e não existe ninguém que não mereça receber um pouco de glória ou grandeza. “Servir certamente nada tem a ver com ser servil”, frase pela qual o Sr. Robert, legendário garçom chefe do Café Landtann em Viena, tornou-se conhecido. Para ele, os clientes eram como parceiros, a quem ele desejava dar toda a assistência. Ele queria oferecer aos seus convidados algo especial, que talvez não fosse tangível, mas algo que eles pudessem levar para casa mesmo assim. E mesmo se a "formosa dama" fizer centenas de pedidos especiais, que quiser seu müsli sem müsli ou seu cafezinho servido em uma xícara grande: o garçom não somente fará tudo que estiver ao seu alcance para satisfazê-la, como também a cumprimentará por seu refinado gosto.

 

Esta habilidade de encantar é o que distingue um anfitrião amistoso de um anfitrião charmoso. E isto só funciona, quando o anfitrião tem prazer em satisfazer.

 

Comentários perspicazes, jogos de palavras e brincadeiras enriquecem a conversação. Esta forma gentil de se conversar não deve ser mal interpretada como conversa vazia ou sem propósito. Este tipo de conversa gentil não requer nada mais do que rotina. Requer-se, para tal, um bocado extra de atenção e interesse, assim como uma porção extra de auto-ironia, que sugere um tipo de jogo no qual ambas as partes, cliente e anfitrião, fazem parte; e o mais importante, onde eles podem se relacionar em um nível diferente, quase de bastidores.

 

Uma lenda em ação



O que seria do esqui, o esporte nacional número 1 da Áustria, sem o instrutor de esqui que acrescenta o elemento diversão às aulas; como diz o legendário esquiador de corrida Toni Sailer: “A coisa mais importante no esqui não é vencer, mas divertir-se”.

Como diretor da escola de esqui para crianças “Rote Teufel” em Kitzbühel, o medalhista olímpico ainda consegue suscitar entusiasmo por este (seu) esporte. Não somente a força física, mas também a força do magnetismo interpessoal contribui para o sucesso e popularidade de tais “rapazes encantadores” como o Sr. Sailer.

 

Encontramos tais pessoas trabalhando como guias nas montanhas, nas trilhas ou em parques nacionais, que graças à sua experiência e seus conhecimentos, asseguram que nem as pessoas e nem a natureza sejam colocados em risco.

Este know-how e esta compressão são outras propriedades imateriais de valor sem igual, tão dignas de proteção como o nosso meio ambiente.

 

Amáveis e corteses, mas nunca servis. Com paixão pelos detalhes, com uma pitada de brincadeira e uma piscadinha de olho. E o mais importante de tudo, sem nenhuma intenção específica. Este é o charme austríaco.

 

Beleza estonteante



Até mesmo as tragédias transformam-se em ocasiões de festividades na praça da catedral “Domplatz”, em Salzburgo. Aqueles que já conseguiram ingressos para a apresentação de “Everybody” sabem que não se necessita esperar pelo prosseguimento da peça ou pela prontidão dos atores de primeira grandeza em sua atuação. O famoso ator Tobias Moretti, por exemplo, interpreta o diabo, incorporando tanto o assustador como o sedutor com sex appeal.

 

Namorar com o perigo tem uma longa tradição na Áustria. A beleza, quando perfeita, é monótona, mas com uma pequena mácula ou imperfeição torna-se irresistível. A beleza da vida é violada pela morte. De repente, esta atmosfera de dia do juízo final, que não é realmente séria, prova ter seu charme.

 

Austríacos em geral, e Vienenses em especial, são conhecidos por gostarem do perigo. ”It is all Chimera” (Tudo é Fantasia) é o título de um dístico escrito pelo grande dramaturgo Johann Nestroy. O conteúdo: Não se pode acreditar em coisa alguma, uma vez que tudo é ilusão, uma invenção de nossa imaginação – mas na verdade isto não importa, com tanto que você esteja se divertindo.

 

A cultura da diversão feita na Áustria.



Após 1918, a Áustria foi reduzida em tamanho, indo de um império gigantesco a um estado anão, mas os Austríacos se beneficiaram emocionalmente por idealizarem “os bons e velhos tempos”. Eles perceberam que ser pequeno representa uma oportunidade, e em contrapartida, começarem a se concentrar em algo mais importante do que o tamanho, a felicidade.

Hoje os Austríacos definitivamente preferem um estilo de vida mais prazeroso à vida das grandes políticas.

 

Em oposição a esta afirmação, assim como um tipo de contra peso, existe o exagero ostentoso dos adornos e rebuscamentos. Onde, em todo o mundo, é possível se ter dois elefantes, 18 cavalos e 400 figurantes participando de uma apresentação de ópera? Em Las Vegas? Não! Em St. Margarethen. Na antiga pedreira romana, com seus 7000 m2 de palco a céu aberto, os visitantes foram ofertados com uma interpretação de Aida que eles provavelmente tão cedo não esquecerão.

 

Grandiosas produções, palcos com cenários gigantescos, animais exóticos, centenas de atores, shows luminosos e fogos de artifício ostensivos: todos os verões, St. Margarethen e Mörbisch, duas cidades realizadoras de festivais, e que se localizam no norte de Burgenland, atraem milhares de visitantes. O festival em Mörbisch, às margens dos holofotes de Neusiedlersee, é um gênero que desde Johann Strauß Jr. e Carl Millröcker tem sido considerado como intrinsecamente austríaco. A opereta, um espetáculo musical leve e lívido com uma mistura inimitável de alegria e tristeza, frivolidade de ironia, mergulha nas profundezas da mente humana e nas dores da alma, e lida com o único tema verdadeiramente inexaurível: o amor.

 




Desde que assumiu o cargo de diretor de teatro em 1992, Harald Serafin tornou, o que uma vez foi o pequeno festival de Mörisch, no maior espetáculo de Opereta da Europa. Um papel, quase que feito sob medida para ele, é o de Conde Danilo em “A Viúva Alegre” – uma produção que atingiu o número incrível de 1.700 apresentações em Frankfurt. Serafin, um galanteador à moda antiga, é incansável em divulgar “seu” festival de Mörbisch e a opereta com toda sua dedicação. Ele está convencido que “a opereta não deve ser modernizada de forma alguma, devendo ser apresentada de maneira mais tradicional e clássica o possível”.

 

Os Austríacos apresentam uma longa tradição de prover diversão através da música – desde Mozart até a música folclórica clássica vienense, dos cantores típicos tiroleses aos músicos de jazz - sendo este apenas um pequeno aspecto de toda a história, a comida é outro. Johanna Meier de Filzmoos é a única chefe de cozinha que recebeu quatro toucas de cozinheiro Gault Millau, tornando-a algo como um produto e exportação virtual de aromas finos e nuances de sabor “feitos na Áustria”. Mesmo se sua cidade natal e seu restaurante “Hubertushof”, estejam localizados em Salzburg os grandes não conhecem fronteiras, assim como a escalada para a fama de Wolfgang Puck, como um dos shows de culinária mais influentes da América. Ele deve seu sucesso, em grande parte, ao seu talento de ser um perfeito anfitrião, imaginativo e divertido. Após seu treinamento formal na Áustria e seu estágio em Mônaco e Paris, Wolfgang mudou-se para os Estados Unidos, onde ele estabeleceu Spago Hollywood na Sunset Strip e logo se tornou uma estrela de Los Angeles. Quando se está em um jantar no Spago o que você vê é tão importante quanto o que você come. Os clientes não vêm ao restaurante somente pela excelente comida, mas também pelo ambiente amigável e pela atmosfera única. As mesmas razões pelas quais as pessoas viajam à Áustria.

 

Charme como uma herança cultural mundial?



O charme dos Austríacos deveria ser declarado como herança cultural mundial. Esta é uma empreitada tão elevada quanto ambiciosa, porque proteger o que torna um país especial para os visitantes certamente é um investimento que vale a pena se fazer. O charme não é apenas um elemento primordial, que marca nossa filosofia, ele é o reflexo de cada um e de todos os indivíduos. Com uma piscadinha de olho, um gracejo nos lábios, galantes e amáveis – esta é a maneira pela qual os Austríacos saúdam os seus convidados.

 

Para preservarmos esta parte de nossa cultura, queremos que o charme dos anfitriões austríacos seja declarado parte da herança cultural mundial. O primeiro passo em direção da obtenção da inclusão do charme austríaco na lista mantida pela Organização Cultural, Científica e Educacional das Nações Unidas (UNESCO) foi dado com a exibição “Áustria. Você chegou!” Organizada pelo Departamento Nacional de Turismo Austríaco na ITB-Bolsa de Turismo de Berlin. Tendo a sua sugestão sido extraída da idéia da Câmera Econômica Federal de Turismo da Áustria e da Divisão de Lazer e da Associação de Usuários de Direitos Autorais dos Profissionais Austríacos, a exibição apresentou uma interação entre pessoas e instituições que têm sido instrumental na propagação do charme austríaco: desde um garçom em um café vienense até a “Knödelwirtin” ou “dona de estabelecimento gastronômico que serve bolinhos cozidos ou assados”, e desde Ennstal Classic até os artistas confeiteiros de Bad Ischl.

O objetivo: preservar a herança espiritual e cultural que faz da Áustria o país mais charmoso do mundo para se passar férias.
 

Carnaval e Bailes

 




O Carnaval ou “Fasching” é um costume tradicional profundamente arraigado às raízes históricas austríacas. Nem bem terminou a grande festa de Natal, celebrada nas silenciosas terras dos Alpes e com muito respeito, quando a ruidosa e despreocupada alegria do carnaval toma conta de todas as partes da Áustria. O “Fasching” tem início simbolicamente com as boas-vindas do Ano Novo e dura até a terça-feira de Carnaval que, como sempre, de acordo com a tradição, é a terça-feira que antecede a Quarta-feira de Cinzas. Cada região austríaca celebra seu Carnaval a sua alegre maneira. Em Tirol, a região de Salzburgo e Caríntia, os “Perchtenläufe”, que são desfiles folclóricos representando figuras da mitologia alpina, simbolizam em seus bailes e desfiles a fuga dos demônios e as mudanças de estações, da primavera ao inverno. As fantasias são confeccinadas com muito carinho em oficinas de artesãos, e exigem meses de trabalho manual de talhar madera e fazer costuras nos tecidos. Nas regiões da Baixa Áustria, na Alta Áustria e no Vorarlberg é muito comum formar comitês de Carnaval que organizam as grandes festas de bailes, desfiles com fantasia e festas infantis.

 

A sofisticada tradição dos elegantes bailes complementa o Carnaval. O baile musical tem sua origem há mais de 200 anos, e foi a alegre convenção da aristocracia austríaca de convidar a seus amigos, políticos, diplomatas e artistas para celebrar acontecimentos familiares, culturais e oficiais em seus majestosos palácios em Viena, Graz e Salzburgo. A corte vienesa mantinha a tradição dos bailes até os dias mais escuros da história da monarquia austro-húngara. A triste sombra das duas guerras mundias não pôde extingüir a alegria e o grande senso musical do povo vienense; por isso, a partir de 1955, Viena começava a transformar-se novamente no maior Salão de Bailes do mundo. Entre o começo do Ano Novo e o final de fevereiro, acontecem mais de 200 bailes em palácios e suntuosos salões, com um inconfundível ambiente vienense cheio de arte e prazer. Os bailes mais famosos são o Baile da Ópera, o dos Filarmônicos, o do Imperador, o dos Caçadores, o dos Médicos.
 

Destaques Culturais na Áustria

 



Dificilmente algum outro país está associado ao termo “cultura” na mesma proporção em que a Áustria está. Apesar de seu poder imperial agora pertencer ao passado, a Áustria ainda é uma das nações culturais mais importantes do mundo. A diversidade de manifestações culturais, durante todo o ano – que vão da música clássica e contemporânea ao teatro, da arquitetura às belas artes – proporcionará uma grande variedade de eventos para você escolher e dar às suas férias aquele toque cultural.

 

A Música da Áustria

Palcos musicais e salas de concerto, teatros e festivais, cabarés, musicais e filmes têm uma longa tradição na Áustria. A sofisticada seleção de eventos musicais, de óperas e operetas, balés e corais são um verdadeiro prazer para os visitantes e amantes da cultura que vêm de todo o mundo.

 

Os três destaques do cenário musical da Áustria, que não podem deixar de forma alguma de serem vistos, são com certeza a Filarmônica de Viena, o Coro dos Meninos Cantores de Viena e a Escola Espanhola de Equitação:

 

A Filarmônica de Viena é a orquestra sinfônica mais famosa da Áustria e uma das mais conhecidas do mundo. Uma vez ao ano, no reveillon, a Orquestra Filarmônica se apresenta no Grande Salão da Sociedade Vienense de Música e todo o mundo a ouve. Quando a Filarmônica proclama seus votos musicais para o novo ano, mais de 800 milhões de pessoas por todo o mundo os recebem ao vivo.

 

Viena tem muito orgulho em ser o lar do coro de meninos cantores provavelmente mais famoso do mundo, que foi instituído em 1498 pelo Imperador Maximiliam I e, em 1998, esse celebrou seu aniversário de 500 anos. O compositor Joseph Haydn, seu irmão mais novo Michael e Franz Schubert foram todos membros do coro. Um total de noventa e seis alunos compõe quatro coros de vinte e dois a vinte e quatro cantores.

O Coro dos Meninos Cantores de Viena acompanha a missa da Capela Imperial de Hofburg juntamente com os membros do Coro de Vozes Masculinas e a Orquestra da Ópera Estatal de Viena, quase todos os domingos com exceção de julho e agosto.

 

A Escola Espanhola de Equitação de Viena é a única instituição da arte clássica de equitação no mundo que vem cultivando a arte da equitação em sua mais pura forma por mais de 400 anos. A escola treina cavalos e cavaleiros de acordo com métodos que têm sido utilizados pro séculos, a maioria deles transmitidos de boca a boca. A arte da equitação clássica data desde a Antigüidade. Ela foi criada na Itália e floresceu na Espanha, Inglaterra e França e agora é desenvolvida e cultivada na Escola de Equitação Espanhola de Viena.



As apresentações acontecem aos domingos pela manhã e os exercícios matinais podem ser assistidos todos os dias com exceção das segundas-feiras de março a junho e durante o outono europeu.

 

Com certeza, um outro programa obrigatório, quando se visita a Áustria, é conhecer as duas Casas de Ópera de Viena:

 

A Ópera Estatal de Viena (Wiener Staatsoper) está posicionada como uma das principais casas de ópera do mundo, apresentado estrelas, maestros e orquestras internacionais da ópera. Ela foi construída na década de 60 do séc. 19. A “Volksoper”, a segunda casa de ópera de Viena, também apresenta óperas, mas é conhecida principalmente por suas operetas. Os ingressos custam menos do que na Ópera Estatal, as apresentações são em alemão. Ela foi construída no final dos anos 90 do séc. 19 para o Vienense “comum”. A estação de ambas as casas de ópera vai de 1 de setembro a 30 junho.

Ademais, os festivais constituem uma parte integral da arte musical na Áustria e os turistas dispõem de centenas de eventos para escolherem:

 




O Festival de Jazz de Viena - no início de julho - para começar com um dos principais eventos - inclui apresentações de numerosos clubes onde não se toca somente jazz, mas também R&B. Artistas de primeira grandeza, a atmosfera única da Opera Estatal de Viena assim como locais charmosos ao ar livre estão entre as razões para a sua popularidade.

Uma vez que se trata de um festival livre pra todos, o Festival de Música e Filme em julho e agosto, protagoniza famosos concertos, óperas e apresentações de balé com estrelas internacionais. Estes são projetados em mega-telões todas as noites sob o seu vienense, contra o esplêndido pano de fundo da torre da prefeitura de Viena, onde numerosos stands vendem delícias culinárias de todo o globo.

No início do Verão (maio, junho), o Festival de Viena oferece estimulantes eventos teatrais e de ópera, assim como sofisticados concertos e o Festival Internacional de Música, dentro do contexto do Festival de Viena no "Musikverein" (Associação Musical) destaca muitos nomes proeminentes.

 

No Tirol, o verão começa com o Festival de Dança Internacional do Verão, um festival, que transformou Innsbruck em uma metrópole da dança dentro de poucos anos. Há dançarinos desde o balé clássico até várias formas modernas de dança, jazz e dança moderna expressiva.




O Festival de Música Antiga (Barroca ou pré-barroca) de Innsbruck, em Agosto, entretém tanto aos habitantes locais quanto aos visitantes na mesma proporção. Música da época medieval ao período clássico inicial, óperas barrocas, concertos e óperas são apresentadas com instrumentos históricos e apresentadas em localidades históricas.

 

Durante o curso do ano cerca de 4000 eventos culturais famosos tomam os palcos da cidade de Salzburgo.

A semana de Mozart em janeiro, o Festival da Páscoa e os Concertos de Pentecostes, o Festival do Verão, o Festival "Szene" de Salzburg, "Dias Culturais de Salzburgo" em outubro, As Canções do Advento, Os Concertos do Palácio e o Teatro de Marionetes, todos mantém o cenário cultural de Salzburg muito vivo.

Um dos festivais mais importantes de música e teatro no mundo, destacando ópera, drama e concertos, é o Festival de Salzburgo em agosto, que tem a função de um “Lembrete Europeu”, refletindo a variedade de culturas e o curso sempre mutável do tempo.

O filho mais famoso de Salzburgo, Mozart, provavelmente o compositor mais famoso de todos os tempos. Mozart nasceu na cidade de Getreidegasse em 1756, o que significa que a Áustria celebrará o aniversário de 250 do gênio em 2006.

A Áustria, e especialmente Salzburg – juntamente com Viena – oferecerão uma ampla gama de concertos, exibições, atrações arquitetônicas, eventos culturais e muito mais.

O famoso filme de Hollywood “The Sound of Music” (A noviça rebelde), filmado na cidade de Salzburgo e suas imediações também contribuiu para o renome da cidade.

 

O centro histórico excepcionalmente bem preservado de Graz, Capital da Estíria, com seus conhecidos sítios e construções históricos serve de ponto magnificente de encontro para Festival Styriarte em julho. O festival estimula a redescoberta de variações há muito perdidas de nossa herança musical e reflete a riqueza atual em aproximações excitantes à musica antiga e à música do período entre a idade média e o romantismo.

 

E finalmente, mas não menos importante, em nossa seleção de eventos culturais da Áustria encontra-se o Festival de Bregenz em julho e agosto. Desde 1946, teatros, óperas, concertos orquestrais e musicais tem sido realizados por artistas de todo o mundo na atmosfera única do maior palco às margens de um lago do mundo.

 

Museus e Galerias da Áustria




O museu, em sua forma atual, é um rebento de luminosidade. Apesar de ter havido coleções de arte em anos anteriores, estas eram de propriedade privada e não abertas ao público. No começo do século 18, começou-se a perceber paulatinamente a importância desta forma de educação e mais e mais coleções foram abertas para o grande público.

 

Casa da Música

A casa da Música “Haus of Music” é um museu temático, moderno e interativo ostentando salas reais e virtuais para introduzir o visitante ao fascinante mundo da música.

www.hdm.at

 

Museu Liechtenstein

Umas das conleções mais significativas do mundo foi reaberta ao público. Localizado no Garden Palace no distrito vienense de Rossau desde 1807, as coleções do Príncipe de Liechtenstein foram consideradas entre as mais importantes atrações de Viena até seu encerramento em 1938.

www.liechtensteinmuseum.at

 

Museus de Veículos Antigos “Old-timer”

Tesouros valiosos de duas ou quatro rodas podem ser admirados por fans nostálgicos destas máquinas nos museus old-timer da Áustria.

 

· Museu Técnico de Viena: www.tmw.ac.at

· Ottakring Museu Duas-Rodas: www.faber.at

· Museu Austríaco Ehn Eggenburg de Motocicletas: www.motorradmuseum.at

· Museu de Motocicletas Krems-Egelsee: https://members.aon.at/motorrad-museum/index.htm

· Auto Museu Porsche: www.porschemuseum.at

· Museu Automobilístico Stainz: www.automobilmuseum-stainz.at

· Museu de Veículos Villach: www.oldtimermuseum.at

· Museu Rolls-Royce: www.rolls-royce-museum.at

 

 

Museu Carolino Augusteum de Salzburg

O Museu Carolino Augusteum de Salzburgo foi inaugurado no ano de 1834 pelo colecionador Vinzenz Maria Süß. Em 1850, ele foi renomeado segundo o nome da viúva do Imperador Franz I., Caroline Auguste.

www.smca.at

 

Museus em Viena




“Museen der Stadt Wien” (Museus da Cidade de Viena) incluem mais de 20 diferentes localidades, desde o “Sítio de Escavação Arqueológica Michaelerplatz”, passando pela “Hermesvilla” à “Capela de Virgílio” na Stephansplatz.

www.museum.vienna.at

 

 

Museu da Província de Vorarlberg

Você ja ouviu falar de Brigantium? Não? Bem, então você não esteve no Museu Provinciano de Vorarlberg! “Brigantium” era o nome romano da atual capital federal de Bregenz.

www.vlm.at

 

Museu da Província de Caríntia

O Príncipe Herdeiro, arquiduque Rudolf, colocou a última pedra fundamental ele próprio em 1884 e tornou-se o patrono de “Rudofinum”, que foi nomeado em sua homenagem até 1918.

www.landesmuseum-ktn.at

 

 

Museu da Província de Burgenland

O clima suave de Burgenland e seu solo fértil favoreceram o povoamento desta região já no Período Neolítico.

Aqueles que desejam aprender mais sobre a história, a cultura e as paisagens da província não podem deixar de visitar o "Landesmuseum Burgenland".

 

Museu Estatal St. Pölten

O que combina natureza, arte e estudos regionais, foi desenhado pelo arquiteto austríaco Hans Hollein e é meceredor de mais do que uma visita? Certo! O Niederösterreichisches Landesmuseum em St. Pölten.

 

Museu Joanneum da Província de Estíria

O Museu Joanneum da Província de Estíria oferece uma vasta amostra do estado federal – História natural e cultural da Estíria, assim como de seus habitantes que são retratados por vários ângulos. O resultado - um panorama colorido de fatos interessantes dispostos em numerosas cenários.

www.museum-joanneum.at

 

 

Áustria para viajantes individuais

 

Você gosta de fazer suas programações de viagem você mesmo? Você prefere viajar sozinho, com um amigo, parceiro ou com a sua família, em um grupo organizado de turismo sem influência sobre o itinerário turístico? – Bem, então você deveria explorar a Áustria de forma independente, no seu próprio ritmo – do jeito que você gosta.

 

Aqui estão as 3 principais razões que fazem da Áustria o destino preferido para os viajantes individuais:

 

1. Acesso fácil a informações: de catálogos, que você poderá baixar pela internet, até à utilização dos nossos centros para visitantes

 

Planejar a sua viajem para a Áustria é fácil: Existe uma grande quantidade de informações disponíveis em www.austria.info, a página oficial da internet para férias na Áustria. Não importa o que você esteja procurando – acomodações, passeios turísticos ou informações sobre o tempo e a temperatura – você poderá encontrá-las em www.austria.info. E mais ainda: você pode fazer o download gratuito de um dos numerosos catálogos disponíveis on-line, e isto com de apenas alguns cliques. Até mesmo criar seu próprio catálogo: simplesmente marque todas as páginas que sejam de seu interesse e colocando-as em sua “mala de viagem” você poderá compilar seu manual de viagem individual e personalizado pronto para ser impresso!

 

Uma vez que você tenha chegado à Áustria, dirija-se a um dos centros para visitantes (ou de informação) que estão localizados em todos os aeroportos, nas proximidades de todos os pontos turísticos mais importantes e nos centros históricos das cidades austríacas. Lá, todas as perguntas, que você ainda tiver a fazer, serão respondidas. Você receberá recomendações importantes para passar férias inesquecíveis na Áustria e você será equipado com mapas úteis e com material para aproveitar a sua estada ao máximo. A Áustria é um país muito acolhedor e amigável, com uma longa tradição em turismo, gastronomia e hospitalidade – assim nunca tenha receio em fazer perguntas – e fala-se inglês!

 

2. É fácil chegar lá, é fácil se locomover:

 

A maneira mais relaxante de se vivenciar a exuberante paisagem da Áustria é simplesmente tomando-se um trem: A rede Ferroviária Federal Austríaca compreende uma extensão de 5.700 km e conecta todas as principais cidades nacionais e internacionais. A rede Ferroviária Austríaca oferece numerosas conexões entre Salzburg e Viena, assim como Viena-Innsbruck e Viena-Graz a cada 2 horas. A maioria dos trens diurnos possui vagão restaurante ou um serviço móvel com petiscos e bebidas, os trens expressos noturnos possuem vagões dormitório ou leitos. Economize utilizando a segunda classe, que oferece conforto mais do que suficiente!

Se você intenciona fazer turismo de trem, um Railpass Austríaco ou Eurailpass podem ser a opção com o melhor valor. Em um itinerário multinacional, incluindo a Áustria, o Eurailpass é recebido em 17 paises e vem em uma grande variedade de combinações para viagens que vão de cinco dias a três meses.

 

O possuidor de qualquer “rail pass” obtem bônus adicionais de Viagens – por exemplo, uma redução de 20% nas viagens pelo Rio Danúbio, entrada livre para os saguões das estações rodoviárias e um desconto especial para entrar no mundo dos cristais Swarovsky “Swarovsky Crystal Worlds”!

(Para maiores informações por favor visite www.oebb.at)

 

3. Fácil acesso aos pontos turísticos: Cartão do Visitante.

 

Quando você estiver visitando as cidades mais importantes da Áustria, você poderá economizar nos seus passeios turísticos, compras, jantares e transporte público utilizando o Cartão de Visitante. Além do que, os Cartões de Visitantes também ajudam a economizar tempo, uma vez que você evita ter de comprar ingressos únicos para passeios e para seu transporte. Os Cartões de Visitantes podem ser adquiridos após a chegada ao seu destino, por exemplo: diretamente no aeroporto, no centro de informações aos visitantes ou no seu hotel!

 

Os Cartões de Visitantes mais populares para a Áustria são:

 

Cartão Viena: www.vienna.info

Duração: 72 horas

Preço: 16,90 Euros

Crianças de até 15 anos de idade: com o Cartão Viena, você pode levar uma criança de graça no sistema de transporte público

 

 

· Utilização livre do transporte público

· 10—50% de desconto nos ingressos para pontos turísticos, passeios e caminhadas turísticos, cafés e restaurantes, Heuringen (tabernas de vinho), lojas, apresentações culturais, transporte para o aeroporto, etc. há 80 participantes no total.

 

Cartão Salzburg e Cartão Salzburgo Plus: www.salzburg.info

Duração: 24/48/72 horas

Preço: 21,00/28,00/34,00 Euros

Crianças até 15 anos de idade: metade do preço

· Utilização gratuita do transporte público

· Entrada livre para todos os pontos turísticos e museus

· Desconto em passeios turísticos, apresentações culturais, aluguel de carros, e pontos turísticos fora da Cidade de Salzburgo.

 

Cartão Salzburgo Plus

Este é um cartão com tudo incluído para toda a sua estada em Salzburgo. Além das vantagens oferecidas pelo seu Cartão Salzburgo você pode reservar acomodações e refeições com este cartão sem necessitar de pagamento a vista. Estes cartões são totalmente flexíveis para customizar a sua estada.

 

Cartão Innsbruck & Cartão Innsbruck Club: www.Innsbruck.info

Duração: 24/48/72 horas

Preço: 21,00/28,00/34,00 Euros

Crianças até 15 anos de idade: metade do preço

 

 

· Utilização livre dos meios públicos de transporte, Igls & Hall

· Utilização livre dos bondes (Nordkettenbahn, Patscherkofelbahn), rede ferroviária funicular (Hungerburgbahn) e teleféricos (Glungezer & Axamer Lizum)

· Entrada livre para todos os museus assim como nos seguintes pontos turísticos: Castelo Ambras, Zôo Alpino, Swarovski Crystal Worlds (Mundo dos Cristais Swarowiski) (quatro passeios diariamente)

· Entrada livre para Berg Isel Ski Jump

· Utilização gratuita do ônibus turístico

· Drinque de boas vindas no Cassino de Innsbruck

· Desconto no transporte público para os vilarejos dos arredores de Innsbruck e ingresso para uma noite tirolesa

 

Cartão Innsbruck Club

Se você for a passar uma ou mais noites em Innsbruck você automaticamente se tornará um membro do "Club Inssbruck”. Você recebe o seu Cartão Club Innsbruck gratuitamente após sua chegada no hotel. O cartão club oferece as seguintes vantagens:

- Passeios turísticos de trilhas com guias e gratuitos

- Caminhadas gratuitas com lanternas

- Utilização gratuita do ônibus de translado para os esquiadores alpinos e cross-country

- Drinque de saudação no bar do cassino

Descontos para:

- Passes para esquiar

- Rede ferroviária montanhesa “Innsbrucker Bergbahnen”

- Noites tirolesas (Teatros Alpinos Gundolf)

- Golfe (Clube de Golfe de Innsbruck-Igls)

- Tênis (Parkclub Igls)

- Natação (Lago Natterer See)
 

 

Advento - a época mais silenciosa do ano

 

O Advento data do século IV. Era conhecido como a época pré-natalina na França e na Espanha, que foi tomando terrenos europeus nos séculos posteriores. A palavra “adventus” vem do latin e quer dizer “a chegada”. A palabra é de origem grega e é semelhante a “epiphaneia”, que significa aparição ou chegada de Deus ou a visita de um rei.

A época do Advento era celebrada como uma temporada de abstenção entre os dias 11 de novembro e 25 de dezembro. Com o tempo, consolidaram-se as 4 últimas semanas antes do Natal.

Tradicionalmente, é uma época tranqüila, de oração, preparação e de grandes valores humanos.

Especialmente na parte alpina da Áustria celebra-se o Advento de uma maneira muito ligada às tradições católicas e religiosas. Os antigos artesanatos, comidas e reuniões musicais ressurgem durante o Advento.

Durante os 4 domingos do Advento celebra-se a preparação da chegada de Jesus Cristo no Natal. Ao longo dos anos o tema comercial e decorativo passou a ser o protagonista que transformou o Advento em algo especialmente mágico e precioso.

 

Os mercados de Natal, que estão espalhados por quase todas as cidades da Áustria, localizados nas praças e nas ruelas dos centros históricos, oferecem os mais belos elementos de decoração natalina.

Concertos de Natal e apresentações de canções natalinas fazem parte da inconfundível tradição musical austríaca.

Os enfeites natalinos alegram os corações dos visitantes, apesar do frio da neve, e transmitem um ar romântico e cálido.

Na gastronomia, são típicos a maçã ao forno, o vinho quente, as bolachas de natal, os bolos de amendoas...

O mais simpático são as oficinas de artesanato, que oferecem cursos de pintura em bolas de cristal, confecção de estrelas de palha ou até mesmo uma corôa de advento... E são um grande atrativo para as crianças que desfrutam de tardes “fabricando” seus enfeites natalinos.

 

Uma visita pré-natalina a qualquer cidade, região ou aldeia da Áustria permite sumergirse em um mundo cheio de ilusões, romantismo e grandes tradições natalinas.
 

A aventura do inverno alpino

 

Enquanto as cidades adquirem um ritmo entre concertos, óperas, festivais, teatros e dança, nas montanhas cobertas de neve as pessoas desfrutam dos esportes de inverno.

Há 22.000 motivos para passar férias na neve. Ou seja, 22.000km de belíssimas e excelentes pistas e de românticos descensos “selvagens” para esqui fora de pista, em um país que parece ter inventado o inverno e os esportes brancos. O esqui alpino, a mundialmente famosa técnica de wedel e as melhores escolas de esqui do mundo, que sempre ensinam de acordo com os últimos conhecimentos na matéria, não existiriam sem a Áustria, o “país do esporte branco”. Explorando o maravilhoso mundo branco dos Alpes em uma das extensas regiões de esqui, onde os teleféricos e funiculares aérreos mais modernos o levarão rápida e confortavelmente até as alturas. Quase todas as estações austríacas de esportes de inverno possuem professores de esqui particulares, escolas de esqui para crianças e adultos, além de modernos equipamentos de esqui para comprar ou alugar. A Áustria se transformou, a uma velocidade extraordinária, na Meca dos fanáticos do snowboard. Em quase todas as grandes estações já existem pistas para snowboard, halfpies e funparks. Há 300 escolas especiais que ensinam os últimos métodos de freeriding, powerriding, carving e o telesqui.

A estadia na neve durante o inverno vem acompanhada por:

A magia dos refúgios, o típico bar de neve, a mesa dos monitores, que sempre estão de bom humor, delícias culinárias, cozinha regional e natural, cultura de pistas a pé, 500 pistas de trenós, 1500 pistas de curling sobre gelo, 16.000km de circuitos de esqui de fundo...

A Áustria permite desfrutar do esqui durante todo o ano devido aos 8 glaciares esquiáveis:

Mölltal na Caríntia, Kaprun em Salzburgo, Dachstein/Ramsau na Estíria, Hintertux em Tirol, Kaunertal em Tirol, Pitztal em Tirol Stubaital e Ötztal, também em Tirol.