A informação sem fronteiras


Jamaica

 A TEMPORADA PARA IR FESTEJAR EM JAMAICA!

 

As fascinantes tradições culturais de Jamaica fazem a temporada de férias deslumbrantemente festiva 



A temporada dezembrina de férias em Jamaica é uma vivência inesquecível para o visitante, não só por seus arrebatadores crepúsculos, suas calmas praias, suas emocionantes aventuras e suas muito interessantes festividades culturais, senão também pela cozinha tradicional da ilha e o toque de seus animados e coloridos festivais que comemoram o rico e particular legado deste destino fora de série.

“Não existe melhor destino que Jamaica para relaxar-se e curtir com amigos e família durante as férias de fim de ano” declarou John Lynch, Diretor de Turismo de Jamaica. “Quem escolhe a nossa bela ilha para estas importantes férias, pode compartilhar com nossa animada gente uma variedade de atividades e celebrações; além de se deleitar com alguns dos pratos típicos da ilha, e descobrir em verdade a cultura e o espírito livre dos jamaicanos. E é que como a Jamaica não tem outra”, diz orgulhoso.

Saboreie a autentica cozinha jamaicana para as ferias

Provar a comida de Jamaica nas ferias de fim do ano é uma experiência inesquecível e alegre, cheia de surpresas. Um jantar tradicional pode incluir alguma das seguintes especialidades:

Presunto ou frango asados, rabo de boi ou cabrito em curry, acompanhados de uma batata doce conhecida como yampi.

Bolo de frutas jamaicano, feito com os ingredientes tradicionais e frutas maceradas durante meses em rum ou porto, com um toque final desses licores na mesa de Natal.

Vinho de azeda, criado a partir da fruta vermelha da azeda, fermentada e convertida num licor doce, de cor vermelho, adereçado com gengibre, cravos da índia e páprica, banhados em rum branco.

Tradições jamaicanas para as férias

Entre as celebrações jamaicanas mais reconhecidas das festas de fim de ano estão o Grand Market e o Jonkonnu. O Grand Market (ou Gran' Market) é uma feira comunitária reconhecida por sua rica comida local, vistosas danças, belo artesanato e empolgante música, na que todo mundo se joga à rua a desfrutar do bom. Instalam-se mercados por toda a ilha com coloridos módulos, que vendem pequenos e engenhosos brinquedos, balões de cores, e uma variedade de gostosos doces, entre eles bolos de pinda (palavra africana que se utiliza para o maní), e outras delícias.

Tradicionalmente, na véspera do Natal se decoram alguns mercados com serpentinas, balões e enormes sinos tipo acordeão. Os residentes locais se põem coloridos disfarces, incluindo chapéus de cores gritões comprados no Grand Market. Este divertido evento é um ímã irresistível que atraem aos residentes à cidade para uma celebração que dura todo o dia e toda a noite.

Jonkonnu é uma celebração natalina tradicional na que a gente desfila pelas ruas numa deslumbrante e vistosa procissão, continuando assim com um costume trazido de África pelos escravos que foram levados à Jamaica. As bandas do Jonkonnu incluem uma mistura de personagens tradicionais e modernos, que variam ao longo da ilha. Entre estas originais figuras que perduram no imaginário do povo jamaicano estão: Cabeça de vaca, Cabeça de cavalo, o Rei, a Rainha (com seu véu e tudo), o Diabo, o Retalhos (disfarce realizado com retalhos de tela), os Índios Vermelhos, a Gestante (um personagem vestido para que pareça ser uma mulher gestante com uma barriga enorme), e o Polícia, um suposto oficial que mantém à multidão e aos assistentes em ordem.

Para este fim de ano, confira mais detalhes para planejar sua escapada de férias à Jamaica em 
www.visitjamaica.com e www.minhajamaica.com, ou chamando ao Escritório de Turismo de Jamaica.

Acerca do Escritório de Turismo de Jamaica
O Escritório de Turismo de Jamaica (JTB por suas siglas em inglês), fundada em 1955, é a agência turística nacional de Jamaica e tem sua sede na capital, Kingston. A JTB foi nomeada por World Travel Awards (WTA) o Escritório de Turismo e Conferências mais Marcante do Caribe entre os anos 2006 e 2009, enquanto Jamaica foi nomeada pela mesma organização o Principal Destino do Mundo para Cruzeiros, o Principal Destino do Caribe e o Principal Destino do Caribe para Cruzeiros por terceiro ano consecutivo.

A JTB conta com escritórios em Kingston, Montego Bay, Miami, Toronto e Londres. Também tem sucursais em Düsseldorf, Barcelona, Roma, Ámsterdam e Tokio.

Para saber mais detalhes sobre os próximos eventos especiais, atrativos e hospedagem em Jamaica visite o site da JTB: 
www.visitjamaica.com ewww.minhajamaica.com em português, ou chame à Junta de Turismo de Jamaica ao (305) 269-3000. Siga a JTB em Facebook:www.facebook.com/visitjamaica, em Twitter: www.twitter.com/visitjamaicanow https://twitter.com/JamaicaLatAm, ou em YouTube:www.youtube.com/aboutjamaicajtb.


INFORMAÇÕES GERAIS

 




População
 Estimada em 2,758,124 (2006), a população jamaicana pode ser considerada um mix multi-racial que inclui africanos, europeus, indianos, chineses e arabes.

 

CLIMA A temperatura média anual na Jamaica é de 28°C (82°F). O clima tropical prevalece no interior da ilha mas as temperaturas podem cair a 10°C (50°F) nas maiores altitudes. Os ventos alísios do nordeste e as brisas das montanhas mantêm a temperatura agradável ao longo da costa. A precipitação média anual é de 198 centímetros (78 polegadas).GEOGRAFIA A Jamaica é a terceira maior ilha caribenha de língua inglesa com 10,991 quilômetros quadrados (4,244 milhas quadradas); tem 235 quilometros de extensão (146 milhas), com larguras variando entre 35 e 51 quilômetros (22 e 35 milhas). Quase metade dessa ilha montanhosa está acima de 300 metros do nível do mar (1.000 pés). O “Blue Mountain Peak” é o seu ponto mais alto com 2,256 metros de altitude (7,402 pés). Suas cordilheiras são ricas em calcário, mármore e alabastro, xisto e arenito. A Jamaica tem uma geografia exuberante e um litoral exuberante, com vales, penhascos, grutas, baías, enseadas, recifes, nascentes de água mineral, cachoeiras e cerca de 120 rios naturais.

RECURSOS NATURAIS

Bauxita, calcário e gesso.


PRODUTOS 

Cana-de-açúcar, banana, café, cacau, frutas cítricas, pimenta,AGRÍCOLAS legumes e verduras, aviários e leite.

PRODUTOS DE EXPORTAÇÃO

Alumínio, bauxita, banana, açúcar e rum

LÍNGUA 

O inglês é falado em toda a ilha e o dialeto local “patois” é usado pela maioria da população.

GOVERNO 

Independente desde 6 de agosto de 1962, a Jamaica é governada por um parlamento democrático constitucional. O Partido Popular Nacional – PNP (People’s National Party) atualmente lidera o governo com o Primeiro Ministro Portia Simpson Miller no poder desde 30 de março de 2006.

A ilha é composta de 14 regiões administrativas denominadas paróquias: Clarendon, Hanover, Kingston, Manchester, Portland, St. Andrew, St. Ann, St. Catherine, St. Elizabeth, St. James, St. Mary, St. Thomas, Trelawny e Westmoreland. Kingston é a capital do país.

RELIGIÕES 

Protestantes – 61,3%; Católicos – 4%; outras religiões – 34,7%.

ACOMODAÇÕES 

A Jamaica oferece mais de 26 mil quartos, incluindo resorts e hotéis cinco estrelas; resorts all-inclusive; pequenas pousadas (com menos de 50 quartos); pensões; condomínios; spa resorts; resorts para golfe e tênis; e hotéis para convenções e eventos. 

MOEDA 


A taxa de conversão do Dólar Jamaicano flutua diariamente, dependendo da influência do mercado internacional. A taxa atualmente permanece por volta de US$1.00 = JA$60.00. 
Moedas estrangeiras podem ser trocadas por dólares jamaicanos em qualquer banco local durante o horário de expediente (das 9 às 14h de segunda a quinta-feira e das 9 às 16h às sextas-feiras) ou em casas de câmbio licenciadas localizadas nos aeroportos e hotéis em toda a ilha. Todas as compras de produtos e serviços na ilha, incluindo acomodações, refeições, aluguéis de carro e duty free shops podem ser pagas em moeda americana. O câmbio de dólares jamaicanos também pode ser feito em qualquer banco ou casa de câmbio.

AEROPORTOS 

O Aeroporto Internacional Norman Manley (KIN) fica a 22,5 quilômetros (14 milhas) da principal região de resorts de Kingston. 
O Aeroporto Internacional Sangster (MBJ) tem uma localização privilegiada para turistas que viajam para Montego Bay (4,8 quilômetros/3 milhas), e para as cidades de Negril (84 quilômetros / 52 milhas) e Ocho Rios (108 quilômetros/67 milhas).

VÔOS PARA 

Muitas das principais companhias aéreas da América do Norte mantém vôos para a ilha:A JAMAICA

Air Canada

Air Jamaica

Air Train

American Airlines

Continental Airlines

Copa Airlines

Delta Air Lines

JetBlue

Northwest Airlines

US Airways

 

Diversas companhias também operam vôos charter com destina à ilha.

PORTOS E PIERS 

Portos e piers podem ser encontrados em Discovery Bay, Kingston, Montego Bay, Ocho Rios, Port Antonio, Port Esquivel (Longswharf), Port Kaiser e Bowden.

 

Navios de cruzeiro aportam em Montego Bay, Ocho Rios, Port Antonio e Kingston.

A seguir, as principais linhas de cruzeiro que mantém escalas na Jamaica:

 

Carnival Cruise Line

Celebrity Cruises

Costa Cruise Lines

Fred Olsen Cruise Lines

Holland America Line

Norwegian Cruise Line

Princess Cruises

Pullmantur (Premier)

Radisson Seven Seas Cruises

Royal Caribbean Cruise Line

Royal Olympic Cruises

PASSEANDO

Pelas ruas e estradas:

NA JAMAICA 

Todos os táxis têm placas vermelhas. Os preços entre os destinos são pré-determinados. A ilha oferece serviços de limousines e carros executivos com ar condicionado, além de linhas de ônibus que ligam as vilas e cidades.

 

Várias mais conhecidas empresas de aluguel de automóveis operam na Jamaica. Ao dirigir é importante observar que a mão de direção é inglesa, ou seja, feita pelo lado esquerdo da estrada. O limite de velocidade é de 50 km /h (30 mph) nas cidades e de 80 km/h (50 mph) nas estradas. Postos de gasolina abrem diariamente e o pagamentos podemser feitos em dinheiro ou cartão de crédito. Para alugar um carro, o motorista deve ter pelo menos 25 anos de idade e apresentar uma carteira de motorista válida. A fim de atender às regulamentações de seguradoras, os condutores são obrigados pagar uma caução prévia em dinheiro, cartão de crédito ou mesmo traveller checks.

Pelo ar:

Vôos privativos podem ser contratados entre Kingston, Montego Bay e Ocho Rios e são oferecidos diariamente pela Air Jamaica Express. 


JAMAICA DESTACA SEU ATRATIVO TURÍSTICO COM SEDUTORES PACOTES PARA DIFERENTES TIPOS DE VIAJANTES E BOLSOS

 

Reserve agora para os especiais gastronômicos, de golfe ou de natureza! 



 

 

Já seja que adore jogar num campo de golfe de classe mundial ou realizar caminhadas por frescas e arvoradas cumes em procura de exóticas espécies de aves, a diversidade e abundância de atrações de Jamaica, fazem dela o destino supremo para os viajantes que procuram mais do que sol, areia e mar. Os melhores hotéis, resorts e companhias de tours da ilha têm criado atraentes pacotes que variam desde giras gastronômicas, até jornadas de golfe, passando por inesquecíveis expedições de observação de aves.

 

 

“A mistura de atrações naturais de Jamaica, atividades desportivas aquáticas e terrestres, música, esportes e gastronomia, criam a atmosfera perfeita ainda para o viajante mais exigente”, segundo John Lynch, Diretor de Turismo de Jamaica. “Os viajantes que anseiam uma experiência cultural mais profunda que transcenda as águas cristalinas e as praias de areias brancas podem sentir-se satisfeitos em Jamaica. Desde interagir com as pessoas do lugar em tours de natureza, ou participar em classes de cozinha com chefs locais, os visitantes podem experimentar de primeira mão a cultura sem igual da ilha”.

 

Ofertas gastronômicas:

 

Marblue Villa, Suites & Restaurant em Treasure Beach oferece o pacote tudo incluído “Semana Gourmet”, por um mínimo de duas noites. A sua chegada, os hóspedes conhecem ao chef do restaurante para discutir as opções para um jantar e almoço gourmet à medida; depois assistem a uma recepção de boas vindas, onde desfrutam de champanha Ruinart, salmão defumado de Noruega e canapés de peixe agulha jamaicano defumado. À manhã seguinte se serve um romântico café da manhã na habitação, seguido de um almoço rústico, a base de especialidades jamaicanas, preparadas pelo chef do restaurante numa fogueira de lenha ao ar livre, com a participação opcional dos hóspedes. A segunda noite, uma recepção com champanha a um jantar gourmet de seis pratos e um saudável e abundante café da manhã ao dia seguinte. Pode-se reservar desde agora para as viagens a partir do 1º de outubro de 2010. O preço dos pacotes começa desde US$399 por pessoa, hospedando-se numa suíte vila. Mais informação em: www.Marblue.com.

As Vilas por Linda Smith oferece um Curso de Cozinha de uma semana numa coleção a mais de 80 vilas de luxo, localizadas ao longo da formosa Costa Norte de Jamaica. O curso inclui instruções de como misturar especiarias, cozinhar numa grelha com fogo de pimentão, criar o exclusivo molho Jerk jamaicana e aprender por que Jamaica é conhecida pelas melhores sopas caseiras do mundo. As tarifas se baseiam na seleção de vila e a duração das classes. Os hóspedes podem também acompanhar ao chef ao mercado local para eleger frutas e vegetais frescos orgânicos para o jantar. O pacote está disponível em qualquer momento. Para informação visite: www.jamaicavillas.com.

 

O hotel tudo incluído Sunset at the Palms em Negril organizou um pacote de três noites/quatro dias chamado “Seu caminho ao bem-estar através da alimentação – uma experiência gastronômica viva”, que permite aos hóspedes explorar sua mente, corpo e espírito, ao mesmo tempo em que atingem um melhor entendimento de como as eleições diárias sobre a comida impactam sua saúde. O pacote inclui alojamento, seminários diários com experientes de saúde e bem-estar, classes de ioga diárias e descontos de 30% em tratamentos de massagens e reflexologia no spa. As tarifas por noite tudo incluído começam desde US$ 356 por habitação, baseadas na ocupação dupla e desde US$260 por habitação para ocupação individual. O passe de um dia com acesso aos seminários tem um custo de US$150 por pessoa. Os pacotes estão disponíveis! . www.sunsetatthepalms.com

 

Escape de Golfe para Elas

 

As damas que desejem melhorar seu jogo podem escolher o Escape de Golfe para Elas de Breezes Runaway Bay Resort & Golfe Clube. O pacote inclui estadia de cinco dias; uma lição privada de uma hora no campo de golfe de 18 buracos qualidade PGA do resort; a massagem de uma hora “Toque Nativo”, com ingredientes tropicais para fortalecer o sistema imunológico; manicura e pedicura no spa de serviço completo à carta Blue Mahoe; mais um passe noturno ao vizinho resort Hedonism III, incluindo o transporte de ida e volta. O pacote está disponível por US$1.065 para hospedagem em ocupação dupla e é válido para viagens até o 31 de outubro de 2010. Quem deseje um retiro mais longo pode combinar o pacote Escape de Golfe para Elas com a promoção “cada quinta noite grátis”. www.Breezes.com

Retiro e aventura de observação de aves 


 

Forres Park Resort & Spa oferece o retiro “Aventura de aves e natureza”, com um guia de observação de aves e alojamento diário incluindo as comidas. O pacote pode ser reservado para viajar em qualquer momento; no entanto, o resort recomenda os meses de outubro a março, por ser a melhor temporada para a observação de aves, especialmente as migratórias. As aves nativas podem ser observadas durante todo o ano. As tarifas das habitações começam desde US$145 baseadas na ocupação dupla. Custos adicionais incluem US$120 por honorários de guia turístico e US$130 por tarifa de transporte pára até quatro pessoas. www.forrespark.com

 

O especialista em tours de aves Reliable Adventures Jamaica oferece tours à medida, de um a oito dias, que normalmente incluem recebimento no aeroporto, comidas e alojamento, segundo seja indicado. Alguns tours se oferecem em Bluefields, uma das Áreas Importantes de Aves (IA, pelas siglas em inglês) de Jamaica, localizada na espetacular Costa Sudoeste, alongando-se desde as montanhas até o mar. As aves que podem ser observadas incluem o Tody jamaicano, periquitos de pescoço cor azeitona, carpinteiros jamaicanos e beija-flor de cabo, entre outros. Outros percursos exploram aves que residem ou que se reúnem em outras regiões montanhosas, bem como em bosques, rios, pântanos e hábitat costeiro. As distâncias de viagem são de não mais de uma hora e meia em estrada desde o hotel para maximizar o tempo de observação de aves. Os pacotes podem reservar-se para qualquer momento do ano. De maio a agosto, podem observar-se umas 75 espécies de aves, enquanto mais de 100 espécies podem observar-se quando as aves migratórias estão em seu apogeu. O preço dos pacotes depende da seleção de passeios e hotéis.www.jamaicabirding.com

 

O Hotel Mockingbird Hill criou o pacote Férias de Fotografia, no que os visitantes podem participar num curso de fotografia de viagens de uma semana em Port Antonio, capturando as pitorescas paisagens da ilha e sua exótica flora e fauna. O curso é dirigido pelo galardoado fotógrafo Jon Whittle. Pode-se reservar até o 31 de outubro para viagens do 26 de novembro ao 3 de dezembro, ou do 3 ao 10 de dezembro de 2010. Para o 2011 se fixarão novas datas. O hotel também oferece os pacotes Celebração de Aves, de 10 dias e Observação de aves nativas de 28. As datas dos passeios se reservam segundo solicitação e quase todos os tours se desenham à medida. O pacote Celebração de Aves varia em preço de US$2932 a US$2692 por pessoa numa habitação Garden View, incluindo impostos locais. O pacote Observação de aves nativas vai de US$2135 a US$2045 por pessoa numa habitação Garden View, mais um imposto de energia de 6 dólares por noite. www.hotelmockingbirdhill.com

Acerca da Junta de Turismo de Jamaica

A Junta de Turismo de Jamaica (JTB por suas siglas em inglês), fundada em 1955, é a agência turística nacional de Jamaica e tem sua sede na capital, Kingston. A JTB foi nomeada por World Travel Awards (WTA) o Escritório de Turismo e Conferências mais Marcante do Caribe entre os anos 2006 e 2009, enquanto Jamaica foi nomeada pela mesma organização o Principal Destino do Mundo para Cruzeiros, o Principal Destino do Caribe e o Principal Destino do Caribe para Cruzeiros por terceiro ano consecutivo.


A JTB conta com escritórios em Kingston, Montego Bay, Miami, Toronto e Londres. Também tem sucursais em Düsseldorf, Barcelona, Roma, Ámsterdam e Tokio.


Para saber mais detalhes sobre os próximos eventos especiais, atraentes e hospedagem em Jamaica visite o lugar web da JTB:www.visitjamaica.com e www.minhajamaica.com em português, ou chame à Junta de Turismo de Jamaica ao (305) 269-3000. Siga a JTB em Facebook: www.facebook.com/visitjamaica, em Twitter: www.twitter.com/visitjamaicanow ou em YouTube: www.youtube.com/aboutjamaicajtb.



MONTEGO BAY

 

 

Localizada na costa noroeste da Jamaica, Montego Bay (Baía de Montego) é conhecida como o “resort por excelência”, onde as praias de areia branca são cercadas por árvores floridas e as colinas pontilhadas de palmeiras apresentam um cenário exuberante de longos trechos de campinas ondulantes. Chamada de “el golfo de buen tiempo” (golfo do bom tempo, em espanhol) por Cristóvão Colombo, se tornou o principal porto de comércio de banha (manteca em espanhol), e ganhou o título de Bahia de Manteca. Mais tarde, o açúcar e a banana assumiram as exportações como os principais produtos comercializados a partir deste porto.

 

Muitas vezes chamada apenas de Mo-Bay, Montego Bay cresceu e prosperou, tornando-se o principal destino turístico do país e sua segunda maior cidade. Oferece mais quartos do que qualquer outra parte da ilha. A variedade é imensa: hotéis de cinco estrelas com planos europeus de taxas (excluídas as refeições); hotéis localizados em grandes propriedades com sofisticadas instalações para convenções; disputados resorts com serviços all-inclusive; pequenas e intimistas pousadas; pensões; e até algumas das mais luxuosas residências Caribe. Grande parte dessas propriedades oferece ainda uma ampla gama de atividades no local.

 

Atrações Culturais

Montego Bay oferece excelentes galerias de arte a serem visitadas. Entre elas a Galeria “West Indian Art Gallery”. Edifícios históricos marcam a geografia do local com destaque para a igreja “St. James Parish Church”, construída entre 1775 e 1782, e a “The Cage”, uma prisão temporária do século 19, usada para escravos fugitivos e marinheiros rebeldes, e que agora funciona como um museu.

 

Histórias fascinantes cercam as plantações ao redor das lendárias Casas Grandes que povoam toda a paisagem. A mais famosa é a Rose Hall, assombrada pelo fantasma famoso de Annie Palmer, que assassinou três maridos antes de encontrar sua morte sangrenta nas mãos do seu amante escravo. Uma grande coleção de fotografias expostas na loja da Rose Hall apresenta as aparições fantasmagóricas aos visitantes.

 

A Greenwood Great House, construída por um primo da poetiza Elizabeth Barrett Browning há mais de dois séculos, é outra Casa Grande da região belamente mantida e apresenta uma coleção fascinante de raros instrumentos musicais.

 

Águas Medicinais

No início do século XX, a praia Doctor's Cave Beach desenvolveu uma notável reputação por conta do poder medicinal do mar naquele ponto do litoral. Visitantes viajavam grandes distâncias para banharem-se nas águas dali, que alguns acreditam ser capaz de curar diversas doenças. Sua popularidade ainda é enorme entre os moradores locais que se associaram para terem direito aos privilégios especiais de praia. O público em geral é bem-vindo para visitar esta praia por uma pequena taxa de entrada.

 

Opções Esportivas

Montego Bay oferece cinco campos de golfe de 18 buracos, com diferentes graus de desafio, ao longo da bela costa: o Cinnamon Hill Golf Club no Rose Hall Resort & Country Club; o Half Moon Golf Club; o SuperClubs Golf Club em Ironshore; o Tryall Golf Club; e o White Witch Course no Ritz-Carlton Rose Hall.

 

O mergulho é espectacular nas águas protegidas do Montego Bay Marine Park, com 26 quilômetros quadrados (10 milhas quadradas) de recifes de corais repletos de peixes exóticos. Pescadores de águas profundas em busca do premiado marlim azul podem também alugar ali barcos e tripulações de diversas empresas de charter. Iatismo é levado a sério aqui e o Montego Bay Yacht Club é um popular ponto de encontro de iatistas vindos de toda a região do Caribe.

 

Os parques da região são ótimas opções para as famílias: o Aquasol Theme Park, com seu “banana boat”, parapentes e escorregadores aquáticos; o Blue Hole Nature Park, com passeios pelas plantações, além de piscinas e área para piquenique; e o Animal Farm, mais novo santuário animal da Jamaica, onde os visitantes podem explorar o habitat natural de aves exóticas e aprender sobre os benefícios da eletricidade solar.

 

O Chukka Blue Adventure em Sandy Bay tem um estábulo com 125 cavalos e oferece tours de equitação percorrendo as montanhas e seguindo para a praia por uma trilha através da água. Tours de Jeep atravessam a floresta de Montpelier. Trilhas de mountain bike, canoagem e passeios em veículos de tração total também são muito populares aqui.

 

Outro esporte muito popular na área são as compras, e o Mercado de Artesanato da Harbour Street é um dos locais favoritos dos turistas, com vendedores oferecendo cestas de palha, artigos de couro artesanal, tapeçarias, batiks e esculturas de madeira e osso. Perto dali, duty-free shops cercam os visitantes com artigos de luxo que vão desde a cashmere escocesa até jogos de jantar, cristais, perfumes, charutos e bebidas.

 

Excursões e Diversões

Os visitantes podem alimentar na mão os colibris, tizius e dezenas de outras espécies das mais coloridas aves caribenhas na estação Rocklands Bird Feeding em Anchovy. E podem se aventurar ainda mais longe: partindo de Montego Bay, excursões seguem para quase todos os locais da ilha, incluindo os montes de pedra calcária de Cockpit Country, onde os lendários Maroons, descendentes dos escravos que fugiram dos espanhóis, ainda vivem na cidade de Accompong.

 

Falmouth, uma cidade do século 18 na localizada na costa perto de Ocho Rios, preserva as características originais das suas casas georgianas. Passeios de rafting partem daqui, levando os visitantes ao longo do rio Martha Brae, nome herdado de uma menina índia Arawak conhecida por seus poderes sobrenaturais. Perto dali, excursões a cavalo são oferecidas na Good Hope Plantation, onde quilômetros de trilhas atravessam os campos.

 

Ação à Toda e Culinária Tentadora

Cenário do anual Air Jamaica Jazz & Blues Festival, em janeiro, e agora também do Jazz & Blues Festival Jamaica e Reggae Sumfest Festival, em julho, Montego Bay é uma parte particularmente animada da ilha. Populares eventos temáticos semanais atraem tanto moradores quanto visitantes para os bares e restaurantes da Gloucester Avenue, conhecida como o Hip Strip, onde a música, a dança, a comida e a bebida são oferecidas em um clima de festival de rua. O Margaritaville é um dos restaurantes favoritos daqui, com mesas ao ar livre, além de um ambiente interno intimista. De dia, crianças e adultos desfrutam da emoção de um grande escorregador que vai do deck superior do restaurante até as ondas do mar, uma atração ao mesmo tempo desafiadora e divertida, assustadora e irresistível.

 

Do reggae ao rock, clubes em toda a área fornecem os visitantes uma variedade infinita de diversão noturna. Restaurantes são igualmente variados, e vão desde o leitão picante com frango do casual Pork Pit, a atmosfera relaxante na praia do Time N 'Place perto de Falmouth, à elegância clássica do terraço do restaurante Round Hill Resort à beira-mar, a apenas alguns quilômetros a oeste, onde são servidos pratos da moderna e criativa cozinha jamaicana. Ali também o turista tem a oportunidade de encerrar de forma emocionante o dia com cruzeiros ao pôr-do-sol.

 

Acomodações

Montego Bay é famosa por seus grandes resorts, com acomodações sofisticadas e intensos programas de entretenimento todas as noites. Um grande número de pequenos hotéis e pousadas oferecem charme e serviço personalizado com grande cordialidade a quem chega a esse recanto da ilha jamaicana.
 



COSTA SUL

 

Com uma costa rochosa de relevo irregular, cortada por rios e florestas tropicais, e um porto reconhecido por sua elegante arquitetura georgiana, a área conhecida como Costa Sul é intrigante e diversa. Viajantes em busca de privacidade desfrutarão de praias isoladas nesta região, onde as únicas pegadas na areia são as dos seus passos.

 

Elegância Arquitetônica

A arquitetura georgiana que marca a High Street na cidade de Black River é elegante e encantadora, e as plantações de açúcar do século 19 em torno da cidade portuária de Savanna-La-Mar são imperdíveis para os fãs de história.

 

Passeios e Atividades

No caminho para Mandeville, vale a pena dar uma parada na Bamboo Avenue. Perto dali, a cidade de Christiana apresenta uma profusão de cores com um conjunto de jardins plantados a 838 metros (2.750 pés) acima do nível do mar. Ao norte, espalhadas por 19 km (12 milhas), no trecho conhecido como Trelawny, cavernas subterrâneas são entrecortadas pelo rio Quashie.

 

Passeios de barco são oferecidos pela Black River Safari e pela Irie Safari e levam os visitantes do Black River, maior rio navegável da Jamaica, até as YS Falls, uma cascata de 36 metros de altura (120 pés) no centro de 2.000 hectares de pasto.

 

Os passeios de lancha pelo Black River são igualmente são fascinantes. A vida selvagem floresce em torno de áreas de proteção ambiental, onde podem ser vistas várias espécies de lagartos, sapos e crocodilos nativos da ilha.

 

Para aqueles que preferem manter os pés em terra firme a oferta de passeios é igualmente atraente. A fábrica Pickapeppa apresenta aos seus visitantes o seu famoso molho picante, exportado para todo o mundo. O processo de fabricação do rum pode ser visto na destilaria Appleton Estate, onde a bebida típica está disponível para degustação. Para os amantes do café vale aproveitar uma excursão à fábrica de torrefaçãoHigh Mountain.

 

Para um bom jogo de golfe, o Manchester Golf Club é a escolha ideal. Com o mais antigo campo da região do Caribe, este clube de golfe oferece o charme do velho mundo em um cenário exuberante.

 

Dirigir para além de Mandeville pode levar o visitante a vários pontos turísticos interessantes. A vista do Lover's Leap, no topo de uma falésia 488 metros de altura (1.600 pés), é de tirar o fôlego. Ali, guias locais narram a triste história dos dois amantes cujo destino inspirou o nome. O Cashoo Ostrich Park dá as boas vindas aos seus visitantes em uma fazenda com 100 hectares de extensão. Seguindo na mesma estrada chega-se à cidade de Accompong que ainda é o lar dos Maroons, descendentes de escravos fugitivos do cativeiro durante a dominação espanhola e britânica.

 

Quando Cai a Noite

Todos esses passeios e aventuras certamente abrirão o apetite do turista e a oferta da culinária local é deliciosa ao longo de toda a região da Costa Sul. A especialidade da região são os frutos do mar frescos. O Border é conhecida pelo seu peixe escabeche e o Middle Quarters é famoso por seu camarão picante. A lagosta no Jake é irresistível, e um curto passeio ao longo da praia pode levar a uma bebida e um bate-papo com os nativos no Jack Spratt, onde uma fogueira na praia marca o cenário inesquecível cercado pelas águas escuras do mar.

 

Acomodações

A Costa Sul oferece diversos pequenos e charmosos hotéis além de alguns resorts onde o visitante encontra uma decoração única com vista para o cenário exuberante do mar caribenho.