A informação sem fronteiras


Portugal

 

Turistas brasileiros são os mais satisfeitos em Portugal

Segundo o Estudo de Satisfação de Turistas feito pelo Grupo GfK para o Turismo de Portugal no mês de março, 88% dos turistas ficaram satisfeitos com a viagem que fizeram a Portugal, entre eles 40% tiveram suas expectativas superadas e 87% revelaram que voltariam ao país nos próximos três anos. Deste total, os brasileiros são os mais entusiastas nas avaliações, registrando níveis de satisfação superiores à média dos turistas provenientes de outros países. Além disso, os brasileiros foram os turistas que passaram mais noites em Portugal, com uma média de 8,8.

De acordo com a pesquisa, o item Oferta Natural e Cultural, que leva em conta as paisagens, praias, monumentos, museus, gastronomia e vinhos, foi considerado o ponto forte do país, com alto nível de satisfação. Outra área que registrou elevada satisfação foi a hospitalidade, sendo a simpatia da população um dos grandes destaques portugueses.

Na fase inicial de planejamento das férias, a pesquisa revelou a internet como o maior fator da escolha de Portugal como destino, atingindo 33%. A recomendação de conhecidos, amigos e familiares surge como o segundo influenciador, com 25%, mas no caso específico dos turistas brasileiros, esse item representa 35%, ficando em primeiro lugar. Os brasileiros também foram eleitos os turistas que mais percorrem o país, ficando hospedados em mais localidades, com 46%. Lisboa e arredores e Porto e Norte são as regiões maios frequentadas pelos turistas. 

"Os resultados revelados por essa pesquisa, que também confirmam nossa percepção no mercado e no nosso trabalho no dia a dia, são extremamente positivos e facilitam a promoção e divulgação de Portugal como destino preferencial dos brasileiros. Depoimentos muito favoráveis de personalidades públicas e líderes de opinião são cada vez mais comuns no Brasil", comemora Paulo Machado, diretor do Turismo de Portugal no Brasil. "As estatísticas referentes aos turistas brasileiros também confirmam o quanto este mercado é importante e estratégico, reforçando a necessidade de estimular cada vez mais o consumidor brasileiro a visitar Portugal" acrescenta.

O estudo ainda mostra que, de maneira geral, Portugal é descrito pelos turistas como um país com bom clima, excelente gastronomia, vasta oferta de museus e monumentos e com um povo acolhedor e hospitaleiro.


Lisboa: cada vez mais preferida pelos brasileiros

 

Proximidade cultural, identificação com o idioma, opções de voos diretos e o baixo custo relacionado à viagem são alguns dos fatores que credenciam a capital portuguesa a obter mais de 60% da preferência dos turistas brasileiros com relação ao resto do país.

 

A cada dia Lisboa se torna o principal destino turístico escolhido pelos viajantes brasileiros que desejam visitar a terra de nossos colonizadores. Aspectos como a proximidade entre as duas culturas, a semelhança do idioma, as opções de voos diretos partindo de grandes cidades do Brasil e o baixo custo relacionado à hospedagem, alimentação e lazer, estão entre os fatores que fortalecem a oferta turística da cidade aos brasileiros.

 

De acordo com informações divulgadas recentemente pelo Turismo de Lisboa, durante o primeiro semestre de 2011, houve aumento de mais de 20% dos brasileiros nos hotéis lisboetas em comparação a 2010, o que corresponde a cerca de 280 mil dormidas (pernoites).

 

Outros dados importantes ressaltam que os viajantes brasileiros representam o 2º maior mercado para a cidade de Lisboa e, também, o 7º mercado emissor de receitas para Portugal, responsável pelo aumento de 22,7% nos hóspedes; 24,5% nas dormidas e 21,7% nas receitas, segundo levantamento realizado no final de junho deste ano. Além disso, de acordo com uma pesquisa realizada nos espaços de check-in dos aeroportos do país, os brasileiros estão entre os turistas mais satisfeitos com o destino, tendo permanecido em território português, em média, durante cerca de 15 noites.

 

No que diz respeito à hospedagem, Lisboa oferece boas opções para os brasileiros que querem economizar sem abrir mão do bem-estar, seja em estabelecimentos mais simples ou em locais requintados. No quesito custo-benefício destacam-se os Hostels, modernos e confortáveis albergues onde o viajante pode dormir, comer e cozinhar, por um preço acessível, mas com parâmetros de qualidade muito elevados. Os Hostels de Lisboa são considerados os melhores do mundo há vários anos pelas principais entidades relacionadas ao setor.

 

Já para os que preferem investir em espaços luxuosos sem gastar muito, vale uma dica do site Hotels.com. A página destacou Lisboa em 1º lugar entre as 10 cidades do mundo mais baratas para a hospedagem em estabelecimentos de luxo cinco estrelas, durante o primeiro semestre de 2011, com custo diário de 294 reais.

 

Outro atrativo para os viajantes brasileiros fica por conta da facilidade de oportunidades de voos trazida pelas rotas que partem de grandes cidades do Brasil. A TAP oferece voos diretos para diversas cidades brasileiras, entre elas: São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife, Fortaleza, Natal e Porto Alegre (desde o último mês de junho).

 

Várias iniciativas do calendário anual de atividades do Turismo de Lisboa, além de diversas ações de divulgação, como o projeto integrado de comunicação “Lisboa Convida”, também contribuíram para o aumento dos turistas do Brasil no território português, que representam um mercado estratégico para o turismo da capital.

 

Para mais informações sobre o Turismo de Lisboa, acesse os endereços:

 

Home – www.visitlisboa.com

Blog – www.lisboaparabrasileiros.blogspot.com.br

Twitter – https://twitter.com/lisboaeuvou/

Facebook – https://www.facebook.com/pages/Turismo-de-Lisboa/293656046604

Flickr – https://www.flickr.com/photos/lisboaeufui/

 

Lisboa, um lugar de diversão e cultura para as crianças

 

Em meio à proximidade da “semana da criança” no Brasil, a capital portuguesa se mostra uma oportunidade diferente para os pequenos turistas, com diversas opções de passeios, entretenimento, aprendizado e interatividade, que abrangem todos os gostos.

 

O “Dia das Crianças” está chegando e no próximo dia 12 de outubro muitos pais “quebrarão a cabeça” para dar um presente especial para os seus filhos. Diante de tantas opções como brinquedos e roupas, a preferência por viajar e conhecer as atrações turísticas de outros lugares pode ser uma escolha agradável e diferente para presentear as crianças. E no aspecto que envolve história, cultura, lazer e diversão, além do baixo custo relacionado à viagem e a familiaridade do idioma português, Lisboa está entre as principais cidades do mundo para receber os jovens viajantes brasileiros.


História

 

Os momentos de lazer começam com um passeio no “Elétrico 28”, o bondinho que trafega pelos bairros tradicionais, entre catedrais e mirantes, desvendando um pouco da história da cidade. Os grandes monumentos como a Torre de Belém, ponto inicial dos navios da época dos descobrimentos, a extensa muralha do Castelo de São Jorge e a arquitetura peculiar do Mosteiro dos Jerónimos, despertam diferentes sensações nos pequenos aventureiros. Outra atração histórica e rica em beleza é o Palácio de Queluz, que fica perto da capital e que revive em seus jardins os laços entre Brasil e Portugal, por ter sido o local de nascimento e morte de Dom Pedro I (www.pnqueluz.imc-ip.pt).

 

Jardim Zoológico

 

A preferência pelo contato com os animais indica o centenário Jardim Zoológico localizado no centro da cidade. Com 127 anos, o local abriga aproximadamente dois mil animais e cerca de 360 espécies. Entre eles estão os ursos, macacos, cangurus, tigres, leões-marinhos e golfinhos. Os visitantes, em meio às atividades de aprendizado sugeridas pelos administradores, poderão descobrir mais sobre os mistérios do reino animal de uma forma divertida, passeando de teleférico ou trenzinho, e por meio de encontros com tratadores, treinadores e técnicos do zoológico (www.zoo.pt).

 

Espaços verdes

 

A “terra dos alfacinhas”, título dado à cidade pelos próprios moradores, também oferece muito lazer ao ar livre. O “Parque Florestal de Monsanto” é o maior espaço verde da cidade, localizado no coração de Lisboa, com uma área de cerca de 900 hectares. O parque, que possui uma vegetação diversificada, é considerado ideal para os pais levarem os seus filhos para praticarem atividades físicas e gastarem suas energias entre árvores, balanços e escorregadores.

 

O espaço é repleto de atividades infantis programadas como os “Jogos de Água”, que destaca, de forma lúdica e pedagógica, a importância da água, o “Que giro ao Sol”, que aborda a flora do parque e a importância das plantas, a “Natureza Articulada”, na qual se constrói uma criatura articulada com diversos tipos de materiais encontrados no meio ambiente, o “Volteio”, que ensina sobre a vida dos cavalos, além de possibilitar às crianças uma volta de cinco minutos montados nos animais e, também, o “Aniversários na Floresta”, um jogo de pistas ao ar livre, com acompanhamento de um adulto, em que se privilegia o espírito de equipe dedicado a temáticas ambientais.

 

São vários os parques urbanos dentro da floresta do Monsanto. Um deles é o “Parque Recreativo do Alto da Serafina”, destinado ao recreio com restaurante e esplanada, largas vistas sobre a cidade, parque aventura, parques infantis e circuito de condução infantil. Outro importante ambiente inserido no local é o “Parque Ecológico de Monsanto”, que conta com várias atividades didáticas e desportivas, especialmente pensadas para as crianças, como desfiles, teatro, oficinas, esportes radicais, exposições de biologia, hidrologia, climatologia e história (www.visitlisboa.com).

 

Já o “Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian”, outro importante espaço arborizado de Lisboa, aproxima a “criançada” de diversos aspectos da natureza. O percurso do jardim oferece um lago, um riacho e trilhas por entre os arvoredos, além de um anfiteatro ao ar livre (www.gulbenkian.pt).

 

Parque das Nações

 

No Parque das Nações, local projetado e construído para receber a Expo 98, está um dos locais mais procurados pelas crianças, o “Oceanário”. O espaço abriga um dos maiores aquários do mundo, com 5 mil m³ e sete metros de profundidade, dividido em diferentes ambientes marinhos (Antártico, Atlântico, Índico e Pacífico), que acolhe cerca de oito mil animais e plantas de aproximadamente 500 espécies, entre eles os “temidos” tubarões, além de lontras, raias, pinguins e peixes raros. A oportunidade de alimentar os animais garante a diversão das crianças no local.

 

Além disso, o Oceanário apresenta programas diferentes voltados para as crianças e para as famílias, como o “Na Casa do Vasco” e o “Aqui há sapo!”. As visitas temáticas (Anfíbios, Interessantes por natureza; Biólogo por uma hora; Um Planeta, Um Oceano; e Mercado do Peixe), transmitem aos participantes conhecimentos sobre o mundo marinho e sensibilizam para a necessidade de participar na sua conservação.

 

Outras oportunidades são as visitas guiadas, que observam as exposições permanentes, temporárias e os bastidores do Oceanário. Uma das atividades permanentes de maior destaque é a “Dormindo com Tubarões”, que possibilita as crianças passarem a noite no local, conhecendo mais sobre as características dos tubarões e o modo de preservação da espécie. (www.oceanario.pt).

 

Mas para os jovens que alimentam o interesse pelo mundo científico, o destaque fica por conta do “Pavilhão do Conhecimento”, um museu interativo de ciência e tecnologia que visa tornar o estudo da Ciência mais acessível para todos, estimulando a exploração do mundo físico e a experimentação (www.pavconhecimento.pt).

 

As crianças poderão ainda apreciar a vista abrangente do Parque das Nações e do rio Tejo, por meio do Teleférico, num longo percurso de mais de mil metros (www.portaldasnacoes.pt).

 

Parques temáticos

 

Para as crianças que gostam de viver em ritmo de aventura, o “Adventure Park” é a opção ideal. Elas poderão caminhar no meio de uma densa floresta de cerca de quatro hectares e subir a 12 metros de altura, cruzando pontes de corda, túneis suspensos e deslizando por 200 metros sobre a paisagem. O parque apresenta duas opções de percurso, que podem durar cerca de duas horas, a "Pequena Floresta", circuito iniciante composto por 15 atividades e o "Mega Circuito", com 44 atividades (www.adventurepark.pt).

 

Outro local de destaque é o “KidZania”, um parque temático dirigido às famílias e para jovens de até 15 anos. Nele se encontra uma cidade construída em escala “infantil”, no qual as crianças poderão brincar como se fossem adultos, inclusive, com moeda própria (kidZos) para gastarem nos estabelecimentos comerciais (supermercado, cabeleireiro, locadora de automóvel etc).

 

Os pequenos poderão escolher entre mais de 60 profissões diferentes, representadas por réplicas de ambientes como: aeroporto, fábricas, teatro, lojas, circuito automóvel, esquadra de polícia, bombeiros, imprensa, estúdio de TV, estádio e muitos outros. As atividades são divertidas e pedagógicas, procurando ensinar às crianças valores e regras de cidadania. O “KidZania” dispõe ainda de salão dos pais, cafeteria, loja de recordações, berçário, enfermaria e serviços de fotografia (www.kidzania.pt).

 

Museus

 

Os museus espalhados pela cidade também agradam os jovens visitantes, a começar pelo “Museu das Crianças”, localizado dentro do zoológico da capital e aberto ao público em geral aos finais de semana e feriados. O lugar apresenta exposições fixas e temporárias, com muita interatividade, despertando o lado criativo das crianças por meio de oficinas e ateliês de cultura, teatro, arte e música (www.museudascriancas.eu). ttp://www.museudascriancas.eu/

 

Outros espaços que aguçam a curiosidade dos pequenos são os museus da “Marioneta”, com ateliês que ensinam a criação de marionetes e a encenação teatral, da “Eletricidade”, que revela aos visitantes conceitos sobre a luz, e do “Brinquedo”, em Sintra, que apresenta mais de 40 mil brinquedos de diversas partes do mundo, reunidos ao longo de 50 anos (www.museudamarioneta.pt); (www.museu-do-brinquedo.pt).

 

Já o “Museu Nacional dos Coches”, que é o único no mundo e o mais visitado da cidade, ensina as crianças sobre parte da história portuguesa dos séculos anteriores, abrigando veículos de gala e de passeio dos séculos XVII-XIX, arreios de tiro e de cavalaria, fardamentos de gala e de serviços aos coches, núcleo de armaria e de acessórios de cortejo. Os coches, fabricados em Portugal, Itália, França, Áustria e Espanha, abrangem três séculos e vão dos mais simples aos mais sofisticados (www.museudoscoches.pt).

 

Shoppings Centers

 

Lisboa também possui uma oferta de comércio atrativa para os pais, devido às diversas opções de compras de roupas, acessórios e brinquedos para as crianças e, também, ao baixo custo dos produtos comercializados. Os shoppings centers despertam os olhares dos pequenos viajantes pelo grande volume de estabelecimentos. Entre os mais procurados estão o Colombo, um dos maiores da Europa, o Amoreiras, na região central da cidade, o Vasco da Gama, localizado no Parque das Nações, o El Corte Inglês, com lojas de departamentos e grandes armazéns, e o Spacio, com mais de 80 lojas à disposição dos consumidores.

 

Para mais informações sobre o Turismo de Lisboa, acesse os endereços:

 

Home – www.visitlisboa.com

Blog – www.lisboaparabrasileiros.blogspot.com.br

Twitter – https://twitter.com/lisboaeuvou/

Facebook – https://www.facebook.com/pages/Turismo-de-Lisboa/293656046604

Flickr – https://www.flickr.com/photos/lisboaeufui/


 

 

TAP aproxima brasileiros dos Solares de Portugal

 

O jeito mais fácil e emocionante de conhecer Portugal em todos os seus aspectos, através de vivências únicas.

A história de Portugal é tão intensa que todas as pessoas deveriam conhecê-la. É possível saber dessas histórias por revistas e livros. Mas, ver de perto cada pedaço desse lugar mágico é um privilégio que deveria ser de todos. Parece novidade, mas a realidade é que pouco gente sabe que o Turismo de Habitação de Portugal, muito procurado ultimamente pelos brasileiros, é capaz de mostrar Portugal na sua face mais pura desde 1983.

Trata-se de casas de famílias que são parte da cultura portuguesa e estão abertas às visitações, proporcionando estadia e o desafio de grandes descobertas durante essa viagem. A proposta é perpetuar e manter intactas as casas de famílias portuguesas em todo o seu território.

Para quem se interessa pelas raízes e tradições de lugares como Portugal, a garantia é de uma experiência diferente, pois é possível mergulhar em outra época, através da perpetuação do patrimônio arquitetônico e cultural das diversas regiões do país.

Essas casas situam-se em lugares de grande beleza, muitas delas inseridas em parques naturais, no cume das serras, em zonas históricas ou em pleno silêncio do campo, rodeadas por jardins seculares, matas frondosas e quintas com atividades agrícolas.

A escolha de uma, das 95 propriedades, poderá ser feita em função da região em que se encontra ou das características de cada uma. Mas, em qualquer dos casos, os proprietários estimulam o conhecimento dos lugares de maior interesse, a gastronomia local, os festivais e tradições, a história portuguesa e as “estórias” do lugar em que moram.

Nesses Solares, interagir significa ter uma excelente oportunidade para ir mais longe do que o simples alojamento, já que possibilita a partilha de experiências e o encontro com o que há de mais pitoresco e raro.

Conheça os estilos

Quintas e Herdades (36 casas classificadas)

Caracterizadas pela existência de uma propriedade agrícola, as Quintas e Herdades têm atividades diversas de agro-turismo, ecoturismo e de natureza e constituem a base perfeita para conhecer a ruralidade de Portugal. Muitas das Quintas são produtoras de vinhos e proporcionam provas, visitas á adega e aos vinhedos. O acolhimento, de essência familiar, pode apresentar um componente marcadamente rural e o alojamento pode ser na casa principal, em unidades autônomas ou apartamentos anexos de arquitetura clássica ou rústica. Desfrute das tranquilas e grandiosas Quintas e Herdades, deixe-se levar pelos aromas e sabores do campo que convidam à introspecção, à revitalização do corpo e ao reencontro com a cultura e a natureza.

Casas Antigas (47 casas classificadas)

Classificadas em Turismo de Habitação, as Casas Antigas representam a memória e a história de Portugal, de arquitetura erudita, muitas delas remontam aos séculos XVII e XVIII. O alojamento e o mobiliário incluem muitas vezes excelentes obras de arte que marcam épocas e movimentos da história, da cultura, dos usos e tradições das regiões onde se localizam. Com jardins românticos, áreas de lazer, muitas destas casas, tem também piscina, tanques e levas de água que convidam o hóspede ao encantamento e a saber desfrutar de todos os momentos. Quer se fique alojado em quartos na casa principal ou em pequenos apartamentos adjacentes, usufrui-se sempre de conforto, bom gosto e da calorosa hospitalidade e boas-vindas que são uma arte nas famílias portuguesas.

Casas Rústicas (12 casas classificadas)

As Casas Rústicas integram majoritariamente unidades classificadas em turismo rural e localizam-se no campo, caracterizando-se pelo acolhimento familiar e pelo valor etnográfico da sua arquitetura simples de pequenas dimensões, usando materiais e processos construtivos locais. Nos interiores o mobiliário é simples mas confortável e prático. O Alojamento disponível para os hóspedes é geralmente na casa principal, rodeada de belos jardins, piscina e percursos que convidam ao contato com a natureza e à prática do turismo ativo. Conheça as particularidades de cada região e descubra o melhor da gastronomia, dos costumes e tradições seculares.

Como chegar

A TAP, companhia aérea que mais voa para a Europa, aumenta a integração entre o Brasil e Portugal a cada ano. É possível chegar a Portugal partindo de 9 cidades brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Natal, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo com excelentes conexões em Lisboa e Porto. A partir de 12 de junho, Porto Alegre também vai operar o décimo voo.

 

 

Tire férias em uma ilha sob medida para você

Aproveite para passar bons momentos na Madeira, uma ilha cheia de encantos em Portugal

A Ilha da Madeira é encantadora. Com sua gastronomia mediterrânica, tradições e belas paisagens, este território português promete proporcionar a seus turistas momentos únicos. Aproveite abaixo um roteiro breve que pode ser feito em três dias, porém, não é demais avisar, será difícil você querer cumpri-lo somente neste curto período de tempo.

Comece o dia numa esplanada junto à Marina do Funchal. Relaxe enquanto aprecia o belo cenário formado pela baía e pelas montanhas ao redor e prepare-se para um passeio numa levada, descobrindo recantos deslumbrantes da natureza na Ilha da Madeira. As levadas são estreitos canais de irrigação criados pelos antigos colonos para trazer a água das nascentes a toda ilha. Utilizadas hoje em percursos de trekking pela sua beleza, uma ótima sugestão, entre muitas opções, é a Levada do Rabaçal até as 25 Fontes, um lugar de 25 quedas de água onde se pode refrescar. Já em Eira do Serrado, conheça atentamente a aldeia do Curral das Freiras, localizada na cratera de um vulcão extinto – não deixe de provar o licor de castanha antes de regressar ao hotel.

No segundo dia, pode ficar no hotel e relaxar com uma massagem com pedras vulcânicas ou fazer o passeio a pé pela Promenade Lido, até a Praia Formosa. Se escolheu a segunda opção, com certeza o passeio lhe abrirá o apetite. Pare num restaurante de marisco ou peixe fresco à beira-mar e brinde com o famoso vinho da Madeira. À tarde siga pela Encumeada até São Vicente, uma vila de casario tradicional na costa norte, em plena Floresta Laurissilva, classificada Patrimônio Natural Mundial pela Unesco. Aqui, pode embarcar na réplica da Nau de Cristóvão Colombo e apreciar outra perspectiva da Madeira, agora vista do mar.


Reserve o terceiro dia exclusivamente para visitar a Ilha de Porto Santo e fazer um programa de relaxamento na Clínica de Talassoterapia. Almoce no Porto de Abrigo e passeie pela fabulosa praia. Conheça um pouco melhor Vila Baleira e visite a Casa onde viveu Cristóvão Colombo. Gostinho de quero mais

Se você decidir esticar a temporada (o que é muito provável) aproveite para fazer compras. Depois de se encantar com o verde da natureza e o azul do mar, passando pelas coloridas vilas típicas, você vai querer com certeza levar um pedacinho deste paraíso com você!

No Funchal percorra as ruas tranquilas, visite os magníficos jardins, faça compras ou desfrute simplesmente de momentos únicos nas agradáveis esplanadas. Compre uma peça de Bordado da Madeira. Desde pequenos lenços às tradicionais e belas toalhas de mesa são verdadeiras obras de arte.


Qual a casta de que mais gosta? Depois de ter provado o vinho numa adega ou numa das lojas de vinho espalhadas pela cidade, compre pelo menos uma garrafa e leve-a para casa. Os artigos em vime estão disponíveis por toda a cidade do Funchal e também por toda a ilha, mas o centro da produção de artigos situa-se na Camacha, com variadas opções de cores e formas.

Depois das compras, que tal relaxar em uma das famosas “estâncias de saúde” da Madeira? A ilha é também procurada por suas qualidades terapêuticas para a cura de doenças, especialmente do aparelho respiratório. Mergulhe numa ilha de águas calmas e límpidas e tire partido dos extratos de algas e plantas, do fresco aroma das flores, do ar puro aliado ao clima temperado e renove as suas energias.


Aproveite o vasto leque de opções que a grande maioria dos estabelecimentos hoteleiros oferece - piscinas naturais, saunas e centros de massagens. Alguns são mesmo “centros de saúde", com talassoterapia, hidromassagem, banho turco, centros de estética, entre outros.


Possuidora de elementos tão saudáveis quanto naturais, a Madeira oferece-lhe as condições essenciais para desfrutar de férias relaxantes ou revigorantes em qualquer época do ano.Golfe

A Madeira pode ser considerada um pequeno paraíso subtropical europeu no mapa dos grandes destinos de golfe. A facilidade de voos a partir de Lisboa e de outras capitais europeias permite o deslocamento rápido até ao Funchal, capital deste éden subtropical de florestas primitivas, espetaculares montanhas e jardins coloridos que Winston Churchill gostava de pintar.

É nesta beleza descoberta pelos navegadores portugueses em 1420, que se localizam dois campos com projeto assinado por Robert Trent Jones. Prepare-se para um excitante desafio em Santo da Serra. Golfistas experientes consideram-no um dos mais espetaculares campos de montanha da Europa e vai ser interessante fazer combinações de jogo em 3 loops de 9 buracos. Onde quer que jogue conte sempre com uma manutenção impecável e vistas fabulosas que podem ser do Oceano, da baía do Funchal, da flora exótica dos profundos vales da Ilha.

A Madeira reserva muito mais surpresas aos seus visitantes. Não perca o lindíssimo Festival das Flores, caso organize sua viagem para abril. Também é imperdível descer num carro de cesto ou provar a sua culinária deliciosa, como o famoso Bolo do Caco, um pão típico da região da Madeira que pode ser consumido como entrada, acompanhamento ou até como iguaria principal.

Mais informações:

www.turismodeportugal.pt

www.visitportugal.com

 

Lisboa à espera da temporada de fim de ano

 

Após ter alcançado dados turísticos positivos em 2010, a capital portuguesa espera um aumento no número de visitantes brasileiros e de outras partes do mundo, devido às férias e as comemorações desta época do ano.

 

O período que se aproxima é estimulante ao descanso, às tradicionais compras e muitas festividades. Por isso, a cidade de Lisboa, que comemora destacados índices da presença de turistas em seu território durante este ano, está se preparando para a demanda turística dos próximos meses que encerram 2010.

Essa significativa época que antecede as férias de final de ano e os festejos natalinos e de reveillon concentram a procura dos turistas por alguns destinos internacionais. Nesse contexto, Lisboa está entre os principais destinos europeus, devido o baixo custo relacionado à viagem, hospedagem, alimentação, astos com passeios e diversão, além de uma das melhores ofertas de comércio neste período de festas.

Entre os lugares de consumo mais procurados pelos visitantes, o Bairro Alto, por exemplo, representa um importante local para as compras durante o dia, onde se podem conhecer as melhores lojas de design de roupas e acessórios, além de objetos para decoração, que também são encontrados na Baixa, região que apresenta um perfil de lojas mais tradicionais.

Além disso, a famosa e conceituada Avenida da Liberdade também oferece opções diversificadas em um espaço onde as importantes marcas e grifes internacionais estão presentes, sobretudo, as confeccionadas pelos mais renomados estilistas do mundo da moda, atribuindo a Lisboa o luxo, o requinte e a qualidade pertencentes às grandes capitais europeias.

Os shoppings centers espalhados pela cidade, como o Amoreiras no centro de Lisboa, o Vasco da Gama na zona do Parque das Nações, além do Colombo que é um dos maiores do país, também apresentam boa oportunidade para os consumidores pela diversidade de produtos comercializados e opções para a aquisição de presentes natalinos.

Outro destaque deste final de ano na cidade será a tradicional iluminação para comemoração do Natal. Em 2009, a capital portuguesa encheu-se de luzes e cores para as festas natalinas e de passagem de ano, transformando os diversos bairros lisboetas em verdadeiros “cartões postais” natalinos e, também, em um lugar convidativo para as compras de presentes.

A expectativa para a chegada de mais turistas a Lisboa, que recentemente recebeu a indicação para o prêmio de “Melhor Destino do Mundo” dos World Travel Awards 2010, baseia-se, principalmente, nos números positivos apresentados com relação aos visitantes brasileiros.

De acordo com os dados divulgados pela Associação Turismo de Lisboa (ATL), no período de janeiro a julho de 2010, a cidade registrou um aumento de 48% de dormidas de brasileiros em Lisboa, correspondente a quase 300 mil pernoites, se comparado com 2009.

Além disso, somente no último mês de agosto, esse crescimento atingiu mais de 50% em comparação com o mesmo período anterior, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), significando o principal mercado emissor de turistas para a capital portuguesa.

Para mais informações sobre o Turismo de Lisboa, acesse os endereços:

Home – www.visitlisboa.com

Blog – www.lisboaparabrasileiros.blogspot.com.br

Twitter – https://twitter.com/lisboaeuvou/

Facebook – https://www.facebook.com/pages/Turismo-de-Lisboa/293656046604

Flickr – https://www.flickr.com/photos/lisboaeufui/

AQUAHOTEL

Este hotel de Detalhes & Emoções está localizado no centro da cidade de Ovar.

Ovar é uma cidade conhecida pela sua beleza, por ser a capital do azulejo, e pela sua diversidade. A Ria, o Mar, a Floresta, a Cultura, a Gastronomia são sem dúvida alguns dos seus maiores atributos. A sua proximidade das cidades de Aveiro e Porto (cerca de 30km) são também um dos pontos fortes para quem nos escolhe para se alojar. Outros destinos de menção no nosso País e que se encontram mesmo aqui ao lado, entre a região Centro de Portugal e a região Norte.

O AquaHotel, aberto desde Dezembro de 2008, é sem dúvida o hotel de referência desta bonita cidade e região.

Além dos seus 52 quartos e 4 junior Suites, tem para oferecer aos vossos clientes, um restaurante de cozinha regional criativa, bar, lounge exterior,Spa, entre muitos outros serviços.

Para saber mais, acesse: 
https://www.aquahotel.pt/

Porto e norte de portugal um destino, mil emoções!

 

Seguramente, as palavras não são suficientes para descrever esta fusão estimulante de Tradição, Cultura, História, Arquitetura, Vinho & Gastronomia, Paisagem, hospitalidade acolhedora (…) 


 

 

Na região encontra os mais diversos tipos de alojamento, desde Cadeias hoteleiras Internacionais, Hotéis Boutique ou de Design, Hotéis de charme familiares, Solares e Palácios, Quintas e Pousadas.

 

Diversos tipos de restaurantes, desde o mais simples ao mais sofisticado e gourmet, poderão proporcionar-lhe os mais variados sabores e o melhor que a gastronomia do Norte de Portugal tem para lhe oferecer.

Não se esqueça de provar os excelentes néctares da região: o Vinho do Porto, os vinhos do Douro ou o refrescante Vinho Verde.

 

Aprenda nas Quintas os segredos da fabricação do vinho, a tradição das famílias na vinificação de vários séculos.

Visite um antigo Castelo gótico ou Igreja, os famosos Santuários espalhados por toda a região, aprenda mais sobre o famoso e único estilo barroco Português ou deslumbre-se com os edifícios mais modernos, como a Casa da Música ou o Museu de Arte Moderna do Porto.

 

Relaxe nos renovados Spas com as suas nascentes termais ou aprecie a natureza dos Parques preservados, como o Parque Nacional do Gerês, o Parque do Montesinho ou o Parque Arqueológico de Foz Côa.

 

Mas se procura actividades radicais, existe no Norte uma variedade de rios ideais para a prática de desportos aquáticos radicais ou atreva-se a praticar trekking nas montanhas.

 

Desfrute de um relaxado cruzeiro no Rio Douro em barco Rabelo.

 

De forma a aprofundar os seus conhecimentos sobre a cultura da região, participe numa das tradicionais romarias ou festividades e conheça o artesanato, os usos e costumes locais.

 

Porto e Norte de Portugal: Um Destino único, autêntico e exclusivo!

 

Bem-vindo a uma Cidade Património Mundial

As relações comerciais e sociais que o Porto desenvolveu ao longo dos tempos com o Norte da Europa, o Mediterrâneo, África, Brasil, Índia e Japão reflectem-se no património cultural da Cidade. Desde ruínas Visigóticas e Celtas, estradas, castros e pontes romanas até igrejas góticas e romanas e catedrais construídas na época medieval, séculos de um Património construído pelo Homem à espera de ser descoberto.

 

O reconhecimento do Porto como Património Mundial pela UNESCO em 1996 é, sem dúvida, um tributo à sua riqueza com mais de 2.000 anos de História. Esta classificação reflecte claramente o compromisso quer da autarquia quer do governo central, desde o início dos anos 80, com o projecto de regeneração urbana que cobre também intervenções de carácter social e cultural.

No início deste novo Milénio, o Porto orgulha-se de apresentar um Centro Histórico com mais de 150 monumentos classificados.

 

O Porto é a segunda maior cidade de Portugal, com cerca de 300.000 habitantes e o coração de uma área de grande vitalidade, com uma população total de 1.2 milhões de pessoas, acesso ideal para a magnífica região do Norte de Portugal. A natureza hospitaleira da população portuguesa, serviços altamente profissionais e uma excelente relação qualidade/preço, são garantia para um Evento de Sucesso.

 

Informações Gerais

 

Clima

 

A Cidade do Porto tem um clima temperado durante todo o ano

 

Valores Médios das temperaturas máximas e mínimas. Fonte  IGUP (1990/2005)

NORTE DE PORTUGAL

ENOTURISMO DOURO

 

QUINTA DO PANASCAL

 

A Quinta do Panascal, data do século XVIII, e é a mais importante das três magníficas propriedades da Fonseca Guimaraens. É uma lindíssima propriedade sobranceira ao rio Távora oferecendo, a quem a visita, um ambiente absolutamente paradisíaco. Possui a classificação de nível A, o que corresponde à mais alta classificação dada a uma quinta.

Dos seus vinhedos saíram as uvas que produziram o Vintage Fonseca 1994 (considerado o melhor vinho do mundo). A Quinta do Panascal venceu, igualmente, o prestigiado prémio “Best of Wine Tourism 2005” na categoria de Special Wineries Tourism. Na edição de Março 2007, a famosa revista “Decanter”, incluiu esta propriedade no top 10 dos locais mais românticos das regiões vinícolas europeias tendo sido a única representação portuguesa.

Localizada no coração do Douro Património da Humanidade, a Quinta do Panascal, tem as suas portas abertas a todos aqueles que queiram visitar uma das mais famosas quintas da região. Ao visitante é proposta uma agradável visita áudio ao longo dos vinhedos, onde será informado sobre a história da empresa, dos seus famosos vinhos e respectiva produção tradicional (em lagares), da Quinta e, da Região Demarcada. 

Durante a vindima, os visitantes podem presenciar a pisa nos lagares. A Quinta dispõe, ainda, de duas salas e terraços os quais podem ser alugados para serviços de almoços, jantares, lanches ou simples reuniões de empresas. As refeições, de excelente qualidade, são confeccionadas e fornecidas pela própria Quinta.

QUINTA DA PACHECAA Quinta da Pacheca, uma das mais conhecidas propriedades do Douro, destaca-se pelo facto de ter sido das primeiras a engarrafar vinhos com sua própria marca. É num documento datado de 17 de Abril de 1738 que pela primeira vez se faz referência à Quinta chamada “da Pacheca” por ser sua proprietária D. Mariana Pacheco Pereira. Mas foi só em 1903 que D. José Freire de Serpa Pimentel decidiu desenvolver o seu crescente interesse pela enologia, comprando a propriedade com o objectivo de se dedicar à produção vitivinícola. Hoje, um século passado, a nova geração dos Serpa Pimentel assume a gestão da Quinta: Maria, Catarina e José são os jovens rostos desta empresa de cariz vincadamente familiar.

Produtor de Vinhos do Porto e Vinhos do Douro D.O.C., vinificados em oito grandes lagares de granito, por pisa de uvas a pés de homens e envelhecidos em madeira de carvalho, no armazém tradicional.

Quinta no coração da Região Demarcada do Douro com marco Pombalino na propriedade.

 

Casa com Capela, jardim com árvores seculares e o recente Pacheca Wine House Hotel com um total de 15 quartos.

QUINTA DO SEIXO

 

A Quinta do Seixo está equipada com uma adega que recebe e vinifica as uvas da própria Quinta, da Quinta da Boavista, Quinta do Porto, Quinta do Caêdo e Quinta do Vau, ou seja, todas as Quintas da Sogrape da sub-região do Cima Corgo e uvas de compra de lavradores com quem a Sogrape tem contratos de fornecimento. Nesta adega vinificam-se uvas para vinho do Porto e vinho de denominação Douro. Existe também um centro de visitas com provas e venda de vinhos.

 

Mas porque o Douro é das regiões que mais tem vindo a crescer em termos de consumo, e o seu reconhecimento internacional é cada vez maior, a Sogrape optou por abrir as portas deste projecto ao turismo, proporcionando uma visita educacional e cativante que gradualmente revelará o Douro aos visitantes. O resultado final é depois posto à prova numa sala magnífica que encara as vinhas e o Douro de frente, para que melhor se compreenda o duro trabalho realizado naquelas encostas.

A Quinta do Seixo pertence à Sogrape desde 1987 e é uma das sete maiores quintas da empresa na Região Demarcada do Douro. Situada na sub-região do Cima Corgo, na zona do Pinhão à margem esquerda do rio, tem uma área total de 99 hectares e uma área vitícola de mais de 60 hectares.

 

A Quinta do Seixo conquistou o prémio internacional Best of Wine Tourism 2010 na categoria Arquitectura, Parques e Jardins. É o 3.º galardão ganho este ano pela quinta da Sogrape (prémio Turismo Douro da revista Tribuna Douro e prémio Turismo de Portugal - Novo Projecto Privado).

QUINTA NOVA DE NOSSA SENHORA DO CARMO

É na região berço de alguns dos mais afamados vinhos do mundo, na sub-região do Cima Corgo- Região Demarcada do Douro, que se localiza a Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo.

 

Os vinhos da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo nascem de uma grande paixão e de um projecto familiar consistente.


Com as castas tradicionais da região e seguindo métodos de produção que aliam o melhor da tradição aos modernos processos de vinificação, fazem vinhos de qualidade reconhecida. Toda a gama resulta do equilíbrio entre a cultura e tradições vitivinícolas aliadas a novas experiências, conhecimentos e tendências de mercado.

A par da produção de soberbas categorias de vinhos do Douro e Porto, a Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo abraçou igualmente a produção de azeite e de alguns produtos gourmet tradicionais, que resumem em si o melhor das matérias-primas da região e conferem a toda a gama um forte valor diferenciador.

 

O Hotel Rural Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, o primeiro hotel do vinho em Portugal, nasceu em 2005 da reconstrução da antiga casa senhorial oitocentista, em plena harmonia com a natureza e a tradição. O reencontro com a tradição permite aos clientes escolherem entre os 11 quartos com vista panorâmica para a vinha e para o rio, decorados ao estilo da época e com a garantia de todo o conforto.

 

Enoturismo do Ano 2006; by Revista de Vinhos

Best Wine Tourism Award 2007  Alojamento;
Best Wine Tourism Award 2008 
 Arquitectura, Parques e Jardins
Best Wine Tourism Award 2010 
 Experiências

ENOTURISMO MINHO

QUINTA DO AMEAL

Os vinhedos do Ameal são já referidos no Tombo velho do cartório do convento de Refóios do Lima, que foi elaborado antes de 1710. A Quinta do Ameal situa-se numa das mais ancestrais freguesias de Portugal, anterior à Nacionalidade (1143). O vinho Quinta do Ameal é produzido nesta sub-região do Lima, onde a casta Loureiro atinge maior expressão aromática e gustativa, caracterizando-se pela frescura e juventude, com realce para o seu perfume floral e frutado.

Todo o processo é feito na quinta com o máximo controlo e acompanhamento por técnicos responsáveis nas áreas enológica e vitícola, ao longo das diferentes fases: selecção criteriosa das melhores uvas, fermentação a temperaturas controladas, enxaguamento, engarrafamento e rotulagem automáticos, sempre utilizando os melhores métodos ou equipamentos de produção (bomba de massas para uvas inteiras, prensa pneumática). 

Com a sua riqueza ambiental, a Quinta do Ameal, para além da vinha, revela-se na sua belíssima mata de castanheiros, nogueiras e pinheiros mansos seculares, formando um conjunto vegetativo de rara beleza junto às margens do rio Lima. Considerada uma propriedade com potencialidades agrícolas e ecológicas excepcionais, bem como um local de significado histórico, é hoje reconhecida como um dos principais produtores de vinho Loureiro nacionais que mais apostam nos projectos de evolução desta casta

Premiada várias vezes e referida nas melhores revistas da especialidade, a Quinta do Ameal aposta em novos projetos da casta Loureiro, lançando o Quinta do Ameal  Escolha, considerado já como um dos melhores vinhos brancos portugueses. Este vinho 100% Loureiro, fermentou e estagiou em barricas novas de carvalho francês durante 6 meses. O carácter floral do Loureiro casa na perfeição com os aromas da Madeira, dando maior complexidade ao conjunto.

 

CASA DE SEZIM

A Casa de Sezim entrou para a família dos actuais proprietários em 1376, por doação que, conforme pergaminho desse ano existente no arquivo da Casa, Maria Mendes Serrazinha fez a Afonso Martins - descendente de D. João Freitas companheiro do Rei de Portugal, D. Afonso Henriques - em atenção, lê-se nesse documento, "às boas obras que dele recebeu e espera receber e por crença que lhe fez”.

A beleza da Casa, a harmonia das suas linhas, a monumentalidade da sua fachada e a colecção de papeis panorâmicos da primeira metade do século XIX que abriga nos seus salões, têm sido, nos últimos anos, motivo de curiosidade internacional.

A Casa de Sezim dispõe de 8 quartos e 2 suites amplos e confortáveis.

Os hóspedes poderão utilizar ainda a piscina, bem como os montes que a circundam para neles passearem a pé, ou para neles caçarem na época de inverno.

 

É igualmente de destacar a sua localização no Minho, junto a Guimarães - a primeira capital de Portugal - numa região de grande beleza natural e de interesse histórico e artístico.

Os vinhos verdes de Sezim, eram já muito apreciados na Idade Média e a eles se refere um documento de 1390. A propriedade inclui 32 hectares de vinha recentemente reestruturados e plantada com castas recomendadas para esta região. Mantém se uma forte tradição de qualidade, especialmente no que se refere aos vinhos verdes brancos provenientes de castas seleccionadas. A produção é estritamente limitada

Travel to PORTOPortugal está sob o acordo Schengen observando as regras de livre circulação da U. Europeia. 



 

O Porto está localizado a 300 Km de Lisboa, bem conectado com a maior parte das Capitais Europeias. As grandes Companhias Aéreas voam directamente para o Porto: Ibéria, Air France, Lufthansa, Ryan Air, Air Berlin, Luxair, Transavia, Spanair, Swiss, Martinair entre outras.

As companhias aéreas nacionais  Tap Portugal e Portugália Airlines  têm ambas escritórios na maioria das Capitais Europeias e oferecem voos directos para o Porto. Ligações adicionais via Lisboa são facilitadas por uma ponte aérea permanente entre as duas cidades.

O Aeroporto Internacional do Porto está localizado a 15 Km do centro da Cidade. Existe um Aerobus que faz a ligação entre o Aeroporto e a Cidade bem como táxis e outros transportes públicos. A interface que liga o Aeroporto à rede de metro estará em funcionamento em Fevereiro de 2006.

Existem 2 Estações de Comboios de onde partem 3 comboios internacionais diários para Paris, via Madrid e vários comboios diários para Lisboa.

VOOS DIRETOS PARA O AEROPORTO DO PORTO

 

Destino

Operado por

Destino

Operado por

Açores - Ponta Delgada

Sata Internacional

Lille

Ryanair

Açores - Terceira*

Sata Internacional

Lisboa

TAP

Amesterdão

TAP

Liverpool*

Ryanair

Basel/Mulhose

Easyjet

Londres - Gatwick

TAP /  Easyjet

Barcelona

TAP

Londres - Heathrow

TAP

Barcelona - Girona

Ryanair

Londres - Stansted

Ryanair

Birmingham*

Ryanair

Lyon

Easyjet

Bordeus

Ryanair

Luxemburgo

TAP / Luxair

Boston*

Sata Internacional

Madeira - Funchal

TAP / Luxair / Transavia

Bristol*

Ryanair

Madeira - Porto Santo*

TAP

Brasil - Rio de Janeiro

TAP

Madrid

TAP  / Ibéria  / Ryanair

Brasil - São Paulo

TAP

Marselha

Ryanair

Bruxelas

TAP / Brussels Airlines

Milão - Malpensa

TAP / Easyjet

Bruxelas - Charleroi

Ryanair

Milão - Bergamo

Ryanair

Caracas

TAP

Nantes

Transavia

Carcassonne

Ryanair

Nova Iorque - Newark

TAP

Colónia

Airberlin

Palma de Maiorca

Airberlin

Dublin

Ryanair

Paris - Beauvais

Ryanair

Dusseldorf - Weeze

Ryanair

Paris - Charles de Gaulle

TAP / Easyjet

Eindhoven

Ryanair

Paris - Orly

TAP/Aigle Azur/Transavia

Faro

Ryanair

Pisa*

Ryanair

Frankfurt

Lufthansa

Roma

TAP

Frankfurt - Hahn

Ryanair

Saint Etienne

Ryanair

Genebra

TAP  /  Easyjet

Tenerife

Ryanair

Hamburgo*

Airberlin

Toronto*

Sata International / Air Transat

Karlsruhe Baden 

Ryanair

Tours

Ryanair

Las Palmas

Ryanair

Zurique

TAP

 

* Destinos Sazonais

 

O NOVO AEROPORTO INTERNACIONAL DO PORTO

A renovação do Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro está praticamente concluída. O objectivo do projecto de renovação foi o de equipar o Aeroporto com as infraestruturas necessárias para que possa desempenhar com qualidade o papel de Aeroporto principal de todo o Noroeste Peninsular. Numa primeira fase o Aeroporto vai estar preparado para receber cerca de 6 milhões de passageiros por ano, sendo que numa fase posterior poderá aumentar a capacidade para 12 milhões de passageiros por ano.

O novo terminal deixará de funcionar num único nível. Por razões operacionais e de conforto, o design do projecto previu uma expansão também em altura, pelo que as partidas estão já a funcionar no nível superior, e as partidas no nível inferior. Grandes áreas comerciais e de lazer foram instaladas num Mezzanine. A arquitectura do novo terminal confere ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro o status e um Aeroporto Moderno e funcional.  


Viajar no Porto

 

Rede de Metro

 

 

A cidade do Porto desenvolveu recentemente uma nova forma de transporte, a rede de metro de superfície que providencia tanto a residentes como visitantes uma forma confortável e rápida de viajar.

 

As linhas Azul, Vermelha e Verde já estão a circular desde Matosinhos, Pedras Rubras e Parque da Maia até ao novo Estádio do F.C. Porto, o Estádio do Dragão. A Linha Amarela também já está operacional desde o Pólo Universitário até Gaia. A interface que liga a Linha Vermelha e o Aeroporto Internacional do Porto será inaugurada em Fevereiro de 2006.

 

As taxas variam mediante as diferentes zonas. Em geral, uma viagem pode custar entre 0,80 e 1,00. Na primeira utilização o viajante tem de adquirir o cartão "andante"  um bilhete magnético recarregável que poderá ser utilizado tanto no metro como nas várias linhas de autocarro.

 

Transportes Públicos

 

A rede de autocarros abrange a cidade e os bilhetes podem ser adquiridos aquando da entrada no autocarro. Existem cartões especiais para 1 dia e cartões para 10 viagens. Os eléctricos oferecem passeios nostálgicos pela Foz, ao longo do Rio e pelo Centro Histórico.

 

Táxis

 

Normalmente transportam até quarto passageiros.

 

Rent-a-car

 

National, Avis, Eurodollar, Hertz, Europcar, Budget, Alamo,.

 

Transferistas / Motoristas profissionais de Turismo

 

Motoristas/Guias falam Francês e Inglês; Limusinas transportam até 7 condutores.

 

Moeda e Câmbios

 

EURO

 

Desde Janeiro de 2002 o Euro é a moeda corrente em Portugal.

 

Cartões de Crédito

Todos os cartões de crédito principais são aceites: Visa,

American Express, MasterCard e Diners.

 

Emergência

 

112

O Porto tem diversos Hospitais Públicos e Clínicas privadas.

Além disso, os hotéis e os principais centros de congressos estão equipados para necessidades de primeiros socorros.

 

Compras

 

O Comércio Tradicional no centro da cidade está aberto todos os dias, excepto ao Domingo.

As melhores áreas de comércio são a Rua de Sta. Catarina, 31 de Janeiro e Cedofeita, ao longo das ruas estreitas que sobem e descem no centro de cidade até à Ribeira, do Rio Douro.

Vários Centros Comerciais, no Porto e arredores, estão abertos todos os dias até às 23h00.

Além do franchising e das principais marcas internacionais, os têxteis, o couro, a cerâmica, os sapatos, o cristal, os vinhos e o artesanato tradicional do ouro podem ser encontrados nas lojas a um excelente valor.  

 

 

DESCUBRA UMA A UMA AS PRAIAS DE PORTUGAL

 

Mar revigorante, ambiente hospitaleiro e clima agradável atraem de amantes da natureza e esportistas a famílias e casais em lua de mel

 



A natureza presenteou os 850 km da costa de Portugal, banhada pelo Atlântico, com praias tão belas e diferentes que o melhor é descobrir uma a uma. Se você é um turista que adora praias, vai se encantar pelas variadas opções portuguesas.

 

Para quem busca águas mais frias e mar revigorante, as praias do Minho são ideais. Além do ambiente hospitaleiro, elas preservam serras e florestas em seu entorno. Há ainda as cosmopolitas por influência de Lisboa, a capital do mar. E também a beleza selvagem das praias da costa do Alentejo. Já o Algarve conta com 150 km de praias. Quem tem espírito aventureiro pode conferir os mares luminosos para mergulhar, como na Ilha Berlenga. É nas vilas costeiras que estão guardadas as tradições da pesca e da vida do mar. São tantas as opções que você terá de voltar outras vezes para conhecer todas as belezas deste país.

 

Praias do Alentejo

 

O Alentejo não é só uma imensa planície dourada. Na costa banhada pelo Atlântico, há dezenas de praias para descobrir. O Parque Natural do Sudoeste Alentejano é o guardião da beleza selvagem das praias da região, que são ideais para o perfeito descanso.

 

Até a praia, o caminho é repleto de refúgios para comer peixe em vilas espalhadas pela beira-mar. Como Porto Covo, pitoresca aldeia de pescadores com praia acolhedora. Mas se a opção é pelo agito, vá até Vila Nova de Milfontes, na foz do rio Mira. Lá existem praias banhadas pelo oceano e pelo rio e ainda é possível fazer um agradável passeio de canoa. A pequena praia de Zambujeira, cercada por belas falésias, também é uma opção imperdível.

 

Praias de Tróia

 

As praias são lindas, estão perto de Lisboa e nos restaurantes come-se muito bem. São lugares para descansar com quilômetros de praias banhadas por águas mansas. Ao longo da estrada, ou sobre as dunas, da praia da Comporta à do Pego vai ser fácil escolher um restaurante agradável para almoçar ou jantar um delicioso peixe. E basta andar poucos quilômetros para variar de cenário. Na praia da Galé, as dunas interrompem-se para dar lugar, até Melides, a uma falésia com cinco milhões de anos.

 

Praias da Arrábida

 

A serra da Arrábida abriga pequenas enseadas de areia sobre águas de muitas tonalidades. O encontro da serra com o mar originou um cordão de praias pequenas e acolhedoras. O mar aqui é verde e azul e, apesar de estar à porta do Oceano, quase sem ondas.

 

O Portinho da Arrábida é um dos mais bonitos, uma enseada com areia muito branca, contrastando com o verde da serra. É só uma das praias do Parque Natural da Serra da Arrábida, que guarda no esplendor da sua vegetação espécies raras.

 

Ao final do dia, quando o sol começa a desaparecer, nada melhor que repor as energias com uma caldeirada de bom peixe ou um salmonete de Setúbal de sabor sutil, acompanhado de um bom vinho branco da região.

 

Praias do Norte

 

As águas do mar, frias e revigorantes, unem-se com a areia fina e o cheiro dos pinheiros. É assim a incomparável orla atlântica do Norte de Portugal. Para quem gosta de curtir a praia durante o dia e se misturar na alegria de uma festa popular durante a noite, o Minho é a escolha certa.

 

Moledo é a praia mais ao norte. Tem uma atmosfera divertida e familiar e sua faixa de areia é cercada pela centenária mata do Camarido, tesouro florestal.

 

Vila Praia de Âncora, Afife e Montedor são algumas das praias que o viajante vai encontrar até chegar a Viana do Castelo. Aqui é preciso parar para conhecer uma das mais bonitas cidades de Portugal.




Praias de Sintra

 

Localizada ao redor do Cabo da Roca, ponto mais ocidental do continente europeu, Sintra possui as melhores ondas para bodyboard, especialmente, na Praia Grande, que abriga campeonatos europeus e mundiais. Além de atrair esportistas, a praia também é familiar e ideal para se divertir com as crianças.

 

Se a ida à praia tem um motivo mais romântico, não se preocupe: as areias douradas, o mar límpido e os restaurantes na pequena falésia são perfeitos para um dia inesquecível.

 

Outra boa surpresa é a pequena aldeia de Azenhas do Mar. Um dos grandes encantos desta costa, permite aproveitar um belo dia de sol na piscina sobre o oceano.

 

Praias do Algarve

 

O Algarve oferece praias para todos os gostos. Para quem procura lugares selvagens e com ondas, a praia de Arrifana, na Costa Vicentina, é uma das mais bonitas. Para desfrutar sozinho de muitos quilômetros de areia e estender a toalha onde quiser, vá para a praia do Barril, numa ilha em frente de Tavira.

 

Para conhecer os rochedos dourados que deram fama ao Algarve, escolha a baía de Lagos. Em particular, a praia de Dona Ana. E, sobretudo, não perca o passeio pelo mar por fascinantes arcos e túneis de rocha.


Praias da Ria Formosa

 

De um lado o mar, do outro a ria. Entre a terra e o mar estendem-se ilhas de sossego, longas penínsulas de areia e canais visitados por patos. A praia do Ancão situa-se na área protegida do Parque Natural da Ria Formosa. É ideal para degustar frutos do mar e conversar com pescadores.

 

Fotos: Turismo de Portugal

Alheia à crise na Europa, Lisboa é destaque no setor de turismo

 

Longe dos efeitos causados pela turbulência financeira em alguns países do continente, a capital portuguesa é referência em diversos rankings e listas do setor de turismo na Europa.

 

A cidade de Lisboa tornou-se referência no que diz respeito ao segmento turístico europeu. Pelo menos é isso o que constatam os mais variados e conceituados rankings e listas especializadas em turismo do “velho continente”.

 

A começar pelo tradicional World Travel Awards (WTA), no qual Lisboa é novamente candidata aos prestigiados prêmios de turismo em 2010. A capital está indicada em quatro categorias: Melhor Destino, Melhor Destino para City Breaks, Melhor Destino de Cruzeiros e Melhor Porto de Cruzeiros. Classificados pelo “The Wall Street Journal” como correspondentes aos “Óscares do Turismo”, os WTA distinguem os melhores exemplos de boas práticas neste setor em todo o mundo.

 

Recentemente Lisboa recebeu outro significativo reconhecimento. A capital lusitana foi eleita o “Melhor Destino Europeu 2010”, pela Associação dos Consumidores Europeus, numa disputa que envolveu, ainda, outras nove importantes cidades da Europa. A eleição anunciada no último mês de abril contemplou os pontos positivos da cidade portuguesa, tais como qualidade de vida, infraestrutura, além da oferta turística e cultural.

 

A cidade lisboeta também é destaque com relação ao Turismo de Negócios, segundo o ranking da International Congress & Convention Association (ICCA). Lisboa subiu duas posições no “Top Ten” mundial das cidades mais solicitadas para acolher congressos associativos internacionais em 2009, alcançando o 8.º lugar, com base em dados divulgados pela Associação.

 

O Turismo de Negócios é o segundo produto turístico mais importante para Lisboa resultando neste ano, até o momento, em cerca de 1,1milhão de euros, o que corresponde a 29% do orçamento do turismo de Lisboa. A qualidade das instalações, equipamentos e serviços especializados e a tecnologia e o know-how profissional acumulados, constituem as principais vantagens competitivas de Lisboa para receber iniciativas no âmbito do Turismo de Negócios.

 

Por fim, a capital portuguesa acaba de entrar, pela terceira vez, na lista “Top 25” da revista inglesa Monocle. O veículo mensal vendido em 50 países, com uma circulação de 150 mil exemplares, voltou a colocar Lisboa no “Top 25” das cidades com melhor qualidade de vida.

 

Pontos de evidente destaque como o baixo índice de criminalidade, a sua posição estratégica no continente europeu, o rejuvenescimento da frente ribeirinha e a lei que permite o casamento gay foram determinantes para a avaliação positiva da cidade na lista que será divulgada pela revista na edição do próximo mês de julho.

 

 

Para mais informações sobre Lisboa acesse os sites www.visitlisboa.com e www.facebook.com/pages/Turismo-de-Lisboa/293656046604?ref=ts


O CICERONE - PORTUGAL


Nestas imagens: Apresentando as salinas de Aveiro, paisagem da Ria de Aveiro tendo ao fundo a localidade da Costa Nova. Tour pela 
Cidade de Aveiro e a curiosa seca tradicional do bacalhau - visita incluída na Rota do Bacalhau. (Imagens: Arquivo do O Cicerone)


Aveiro é uma cidade do centro litoral português tradicionalmente ligada à água. Tem na Ria e nos seus canais o seu cartão-de-visita, no entanto Aveiro é muito mais do que uma laguna de nome Ria de Aveiro.

Na companhia d’O Cicerone percorra as ruas e vielas carregadas de História, conheça as milenares salinas, mas também uma cidade que vive ao ritmo da atualidade.

O Cicerone, empresa de turismo, propõe mostrar os encantos de Aveiro com mais de 1050 anos de História, ligada ao Sal, ao Bacalhau, à religião e aos seus antigos conventos, mas daqui partir também, à descoberta de outras cidades portuguesas como o Porto, Coimbra ou Viseu, repletas de histórias, monumentos, tradições que aguardam a visita de quem as queira conhecer mais detalhadamente.

Faça uma viagem pela gastronomia, pelos vinhos, pela História, pela cultura portuguesa. Caminhe por suaves colinas repletas de vinhas, sinta o aroma do sal que se liberta do bacalhau que ao sol seca descansadamente… O Cicerone propõe viagens únicas de saberes e sabores, de um Portugal onde a tradição vive lado a lado com a modernidade. Tudo é possível! O Cliente deseja O Cicerone realiza!

Para saber mais contactar:

(+351 234 094 074) (+351 914 854 530)

www.o-cicerone-tour.com ; www.o-cicerone-tour.blogspot.com email: geral@o-cicerone-tour.com


REGIÃO PORTUGUESA DO ALGARVE RECEBE MAIS OITO HOTÉIS CINCO ESTRELAS

Algarve, uma das regiões turísticas mais importantes de Portugal e da Europa, deve receber mais oito hotéis cinco estrelas este ano. Um investimento de pelo menos 500 milhões de euros. Atualmente, a região conta com 15 unidades hoteleiras desta categoria.


Algarve-Portugal

Dois dos novos hotéis devem se estabelecer em Lagos, onde ainda não há cinco estrelas. O mesmo número em Albufeira. No município de Lagoa, haverá uma unidade, assim como em Portimão, Olhão e em Loulé.

 

Nos últimos três anos, conforme informações do Turismo de Portugal, o número de hotéis de cinco estrelas no Algarve cresceu quatro vezes mais do que no triênio anterior, de 2003 a 2005, o que demonstra a importância da região para o turismo de luxo, uma tendência em todo território português.

 

No extremo sul de Portugal, Algarve é reconhecida por suas paisagens naturais de tirar o fôlego, além do patrimônio histórico e etnográfico, sua deliciosa gastronomia e vinhos impecáveis. É uma região muito procurada pelo seu clima e mar de águas quentes e areia fina e dourada e também pelos campos de golfe, considerados os melhores da Europa - são trinta campos, que desafiam os profissionais e divertem os amadores. Esses são os atributos que encantam os mais de 2 milhões de turistas que a região recebe durante todo o ano, sendo grande parte de brasileiros em busca de férias inesquecíveis numa das regiões mais ricas e desenvolvidas do país.

CONVENTO DE BELMONTE


A Esplanada, especialidades : Souflê de Goiaba com mousseline de requeijão de ovelha da Serra da Estrela e 
Capuccino de Cogumelos com espuma de ervas aromáticas do jardim do Convento.

Integrado na belíssima Pousada de Belmonte, é um dos restaurantes mais refinados da região, com magnífica vista sobre a Cova da Beira. A ementa apresenta sugestões diversificadas, sendo possível saborear pratos de inspiração regional e também outras criações mais inovadoras.

Especialidades:

Capuccino de Cogumelos com espuma de ervas aromáticas do jardim do Convento.

Bacalhau lascado do Lagar dos Cabrais

Medalhão de Novilho com Esparregado de farinheira e Queijo da Serra

Guisado de cabrito com pão de Caria

Souflê de Goiaba com mousseline de requeijão de ovelha da Serra da Estrela

Dia(s) de Encerramento: Não encerra

Preço Médio: 39.00 €

Formas de pagamento: Cartões Crédito, Multibanco

Tipo de Restaurante: Português, Cozinha de autor

Horário de Funcionamento: Das 13:00 às 15:00 e das 19:30 às 22:00.

Área para fumadores: Não Fumadores

Para saber mais, acesse: www.conventodebelmonte.pt

 

O CONVENTO DO ESPINHEIRO


Entrada - Convento do Espinheiro 

DESTINO ALENTEJO

 

O Alentejo é uma área extensa que cobre cerca de um terço de Portugal. A norte faz fronteira com o Rio Tejo e a sul com as serras do Algarve. A leste partilha fronteira com Espanha, e a oeste abre-se sobre o oceano Atlântico. Essencialmente rural e com uma baixa densidade populacional, oferece uma paisagem plana e bem conservada. A sua beleza e a abundância e qualidade dos seus monumentos, arquitetara e gastronomia fazem do Alentejo um local perfeito para um turismo de natureza e cultura.

A paisagem Alentejana pede que se escolham as estradas secundárias em vez das auto-estradas, pois são a melhor forma de apreciar a planície, os seus intermináveis sobreiros, as suas vinhas, campos de cultivo e olivais. Permitem também o contato com as suas gentes, hospitaleiras por natureza.


DESTINO ÉVORA

 

Dominando a paisagem Alentejana, encontramos Évora, cidade de uma beleza indiscutível, classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO desde 1986. Tem muito para oferecer, não só histórica e culturalmente, mas também em termos de gastronomia. Aqui poderá descobrir os verdadeiros sabores do Alentejo, nos inúmeros restaurantes escondidos nas ruas e travessas medievais, rodeadas pela muralha Romana.

Fora da cidade, existem diversas atividades de lazer, como são as provas de vinhos e produtos regionais, um agradável passeio a cavalo, uma jornada de caça ou mesmo uma corrida de kart.

Para um dia mais relaxante, porque não visitar algumas das pitorescas vilas e cidades alentejanas, como Monsaraz, Arraiolos, Estremoz, Borba e Vila Viçosa.

 

 

 

 

 

 

O CONVENTO DO ESPINHEIRO E A HISTÓRIA DE PORTUGAL


Igreja - Interna

 

O Convento de Nossa Senhora do Espinheiro recebia, com frequência, a visita dos nossos reis, sobretudo os da dinastia de Avis, que tinham muita devoção pela Virgem, e, por isso, lhe prodigalizavam grandes dádivas e privilégios.

 

Foi este convento construído no reinado de D. Afonso V, que logo começou a frequentá-lo.

 

Quando da expedição a Arzila fez o Africano uma promessa à Senhora do Espinheiro, para que ajudasse as armas portuguesas no combate; e, no caso de sair vitorioso, oferecia-lhe uma estátua de prata, em que estaria representado, a cavalo e vestido com uma armadura branca. Conquistada a praça, cumpriu D. Afonso V o voto.

 

D. João II, tendo herdado de seu pai a grande devoção pela Senhora do Espinheiro, sempre que a corte estava em Évora, ia com frequência ao convento, chegando até a pernoitar na hospedaria, que mandara construir junto da igreja e onde tinha para si uma tribuna. Neste convento reuniu el-Rei as Cortes em 1481.

 

Quando o rei pernoitava no convento, pedia ao sacristão que lhe levasse um pequeno cofre com silícios e livros espirituais e, do qual só ele possuía a chave.

 

Fechava-se então na igreja até de madrugada, passando a noite em vigília, diante da Senhora, martirizando-se e penitenciando-se, ao mesmo tempo que pedia pelo seu Reino e por sua família.

 

Numa noite de calor, enquanto o Rei permanecia na igreja, subiu o sacristão a um dos terraços para tomar um pouco de fresco, quando ouviu vozes no claustro. Ficando surpreendido por naquela hora ali haver alguém a falar. Pôs-se à escuta e, através de uma fresta, percebeu que se tratava de fidalgos a prepararem uma conspiração contra D. João II. Ficou admirado o auxiliar com o que ouviu e, quando de manhã o Rei lhe mandou abrir a porta da igreja, relatou o que presenciara.

 

Faziam parte da conspiração, D. Fernando de Meneses, com os cúmplices D. Fernando da Silveira, Álvaro de Ataíde, Guterres Coutinho, Pedro de Ataíde, Pedro de Albuquerque e D. Garcia de Meneses, como nos conta o Padre António Franco.

 

Em 1490 reuniu D. João II as Cortes em Évora para pedir auxílio para o casamento do seu filho D. Afonso, com a Princesa D. Isabel, filha dos reis católicos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mandou el-rei uma brilhante embaixada a Sevilha, onde estava a corte castelhana, para tratar da boda, tendo o embaixador Fernando da Silveira, recebido a princesa em nome de D. Afonso. Quando chegou a nova a Évora, onde então a corte se encontrava, houve grande alegria.

 

D. Isabel deixou Espanha em 1490, com direcção a Portugal, onde entrou por Badajoz. No Caia, esperavam a Princesa D. Manuel, duque de Beja e D. Afonso, Bispo de Évora, além de muitas outras pessoas ilustres. Ficou nessa noite em Elvas, partindo no dia seguinte para Estremoz, onde, de surpresa, lhe apareceram o rei D. João II e o Príncipe.

 

No dia seguinte partiram o rei D. Afonso para Évora, seguindo um pouco mais tarde, a princesa acompanhada pelos altos dignatários da corte, que haviam ido esperá-la à fronteira. Dirigiram-se para o Convento de Nossa Senhora do Espinheiro, onde tudo estava ricamente preparado para receber tão ilustre visitante.

 

No outro dia, os reis acompanhados pelo herdeiro do trono e pela corte foram ao Convento onde a rainha viu a bela princesa. Encaminharam-se em seguida para a igreja, sendo os príncipes abençoados pelo arcebispo de Braga, cerimónia a que se seguiu missa pontifical. No fim da cerimónia, D. Isabel retirou-se para os seus aposentos e D. João II com toda a comitiva regressou a Évora.

 

Nos dias que precederam a entrada solene da princesa na cidade, foi visitada por D. João II e por D. Afonso. Contam antigas lendas que «antes d’ella entrar na cidade, ali nas casa do mosteiro, onde posava, teve o príncipe ajuntamento com ela; o que de muitos foi estranhado por ser em casa de Nossa Senhora, e de tanta devoção» Acrescenta-se que, nessa mesma noite, caiu uma ameia da igreja, junto do aposento onde os príncipes se encontravam, o que levou o vulgo a pensar que se tratara de castigo divino pelo acto pecaminoso cometido.

 

Num domingo de Novembro, mais propriamente a vinte e sete, do mesmo ano de 1490, entrou solenemente a princesa em Évora.

 

Dirigiu-se D. João II com grande pompa ao Convento do Espinheiro acompanhado pelo clero, nobres e corte. Abriam o cortejo trombetas, tambores, arautos, reis de armas, passavantes e muitos mais dignatários, todos muito bem vestidos e montados em belos ginetes.

 

O rei, ricamente vestido à francesa, cavalgava num cavalo ruço, seguido pelos seus pajens e toda a fidalguia. Pelo caminho, da cidade até ao mosteiro, todo o povo nos seus trajes domingueiros assistia a tão esplendoroso desfile.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Igreja - Externa e Interna

Mal chegou ao Espinheiro, saiu logo a princesa, ricamente ataviada, que montou uma mula, seguida por suas damas e numeroso séquito castelhano. Pôs-se então o cortejo a caminho de Évora - coisa tão bela que poucas vezes fora vista, devido ao deslumbramento colorido dos ricos fatos. E entre aclamações chegaram às portas de Avis, onde se erguiam grandes arcos triunfais; e aí desmontaram todos os seus cavalos, excepto o rei, a princesa D. Isabel e suas damas.

 

No meio de aclamações, dirigiram-se em seguida à Sé, de onde, depois da princesa ter feito uma breve oração e beijado o Santo Lenho, todos partiram em direcção ao paço, onde a rainha e o príncipe os esperavam.

 

Toda a cidade festejou durante vários dias, no meio de grandes folguedos e de muita alegria, o casamento principesco.

 

Também D. Manuel visitava com assiduidade o convento, pela grande devoção que tinha à Virgem, à qual fazia muitas e valiosas ofertas.

 

Segundo o Padre António Franco, foi no Convento do Espinheiro que este rei recebeu a notícia da descoberta da Índia por Vasco da Gama, o que não se pode ter como certo.

 

O Venturoso foi um dos monarcas que com mais frequência residiu em Évora; e por isso, quando da morte de sua filha D. Maria, foi esta sepultada no Espinheiro, o mesmo acontecendo à Infanta D. Beatriz e ao Príncipe D. Manuel, filhos de D. João III e de D. Catarina de Áustria. Foram trasladados para o Mosteiro de Belém, em 1582, por ordem de Filipe II.

 

D. Teotónio de Bragança, arcebispo de Évora, foi no dia oito de Dezembro ao convento de Nossa Senhora do Espinheiro, acompanhado por altos dignatários e recolheu os ossos dos infantes, colocando-os numa urna especial. Dirigiram-se à Sé, donde o cortejo fúnebre seguiu para o Mosteiro de Belém.

 

D. João III, como seu pai e seus antecessores, ia com frequência ao Espinheiro. Esta sua predilecção pelo convento levou-o a conceder-lhe vários privilégios, a confirmar-lhe outros e a escolhê-lo para panteão de seus filhos.

 

D. Sebastião ia muitas vezes de Évora ao Espinheiro a pé, e fazia a vida dos frades, assistindo aos seus ofícios e às práticas no refeitório e dormindo numa simples cela. Confessava-se este rei ao seu grande amigo Frei Álvaro de Olivença, e por isso mandou construir uma pequena ermida, junto da capela-mor, onde também se recolhia em oração.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Sala Frei Carlos

A capela de Garcia de Resende, que se encontra na cerca, era rodeada por um belo jardim cheio de flores, que se prolongava até uma capelinha muito pequena, onde havia uma imagem de S. Jerónimo; também ali se confessava D. Sebastião frequentemente.

 

Gostava tanto do convento, este desventurado rei, que mandou erguer ali uma praça de touros, onde se faziam corridas, indo o próprio monarca algumas vezes tourear. A estas festas nunca deixavam de assistir os frades e muitas vezes o Cardeal-Arcebispo D. Henrique, por especial convite.

 

O primeiro arcebispo de Évora – o Cardeal Infante D. Henrique, celebrou a sua Missa Nova no convento e ofereceu os preciosos paramentos, que nesse dia solene usou, à Virgem.

 

Ainda pertencendo à casa de Avis, queremos destacar a Duquesa de Borgonha D. Isabel, que apesar de viver na Flandres, para onde partiu em 1429 e onde faleceu em 1472, mandou por várias vezes esmolas ao Convento, que rezava em sua intenção uma missa todos os anos em acção de graças.

 

Também alguns monarcas estrangeiros tinham devoção à Nossa Senhora do Espinheiro; e por esse motivo quando Filipe II se tornou rei de Portugal, foi este o primeiro convento da ordem de S. Jerónimo, que visitou e onde se hospedou.

 

Sendo grande a fama do convento, quando a este rei falavam de qualquer fidalgo português, acrescentava sempre que, com toda a certeza, os seus antepassados estavam sepultados no Espinheiro.

 

Em Maio de 1663 sai D. João de Áustria, filho bastardo de Filipe IV, com um grande exército de Badajoz. Tendo sido informados, os oficiais portugueses reuniram-se e concluíram que o fim do exército espanhol não era tomar uma cidade fronteiriça, mas sim caminhar para o interior. Resolveram, portanto, reforçar as defesas de Évora; e D. Sancho Manuel, conde de Vila Flor, com suas tropas, a que se juntaram as do Conde de Schomberg, foi para Estremoz.

 

Tendo no entanto, D. João de Áustria desistido de tomar Estremoz, dirigiu-se para Évora, escolhendo para seu quartel-general, o Convento de Nossa Senhora do Espinheiro. Apesar de reforçada, a guarnição da cidade era insuficiente para enfrentar o grande exército espanhol, o que, aliado às diligências internas entre o governador, que fora demitido, e o que lhe sucedeu, contribuiu para que os espanhóis fossem tomando terreno; e, depois do cerco de alguns dias, Évora capitulava. Mas a vitória dos portugueses não se fez esperar; e a oito de Junho, D. João de Áustria foi derrotado na Batalha do Ameixial.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

D. João V visitou este convento numa sexta-feira de 1729, onde ouviu missa; e no dia seguinte também aí se deslocou a rainha D. Maria Ana de Áustria.

 

É de concluir, em parte, que, e em virtude da grande amizade da coroa por este convento, toda a nobreza ali acorria, levada por uma grande devoção pela Virgem e também pela santidade dos frades, oferecendo-lhe grandes dádivas e escolhendo a igreja para sepultura.

 

Dos que ali foram sepultados destacamos:

 

D. Vasco Perdigão, bispo de Évora, fundador dos conventos de Santa Clara e Nossa Senhora do Espinheiro, que não querendo receber neste último o título de padroeiro, foi sepultado fora da capela-mor, deixando o padroado a quem oferecesse grandes rendas ao mosteiro.

 

Além dos já mencionados condes de Basto, D. Diogo de Castro e sua mulher D. Maria de Távora e D. Lourenço Pires de Castro e D. Violante de Lencastre, jazem no Espinheiro, entre outros, Fernão da Silveira, coudel-mor do reino e sua mulher D. Isabel Henriques; o filho destes, Francisco da Silveira, que fazia parte do concelho do rei e era também coudel-mor, e D. Margarida de Noronha, sua mulher; Jorge da Silveira, que também pertencia ao concelho do rei e D. Margarida Furtado de Mendonça; Vasco da Silveira, filho dos anteriores, e sua mulher, D. Leonor; D. Isabel Cerveira, falecida em 1488; António da Silveira, falecido em 1530, e D. Genebra de Brito; Diogo de Sepúlveda; D. Isabel de Noronha e sua irmã D. Cecília; D. Garcia de Meneses que fazia parte do conselho do rei D. Manuel e lutou em Tânger; D. Duarte de Meneses; D. Fernando de Meneses, filho dos condes de Viana, sua mulher D. Isabel de Castro e seus filhos, D. Diogo e D: Pedro; Gonçalo de Sousa da Fonseca, sepultado em 1587, e sua mulher, D. Brites de Távora; D. Isabel de Noronha, esposa de Nuno Vaz de Castelo Branco; e muitos mais, referidos em minucioso trabalho por Anselmo Braancamp Freire nas “Sepulturas do Espinheiro”

 

Em consequência da grande devoção que se tinha pela Virgem do Espinheiro, houve várias damas nobres que foram aias da Senhora, tais como: D. Isabel e D. Cecília de Noronha e D. Maria de Castro.

 

D. Isabel de Mendonça, a Marquesa de Ferreira, a Condessa do Vimioso, D. Filipa de Mendonça e D. Madalena de Mendonça ofereceram à Virgem, entre outras dádivas, os vestidos de noivas.

 

A Condessa de Basto, D. Maria de Távora, com suas sete filhas, vestia a imagem com os ricos fatos, que lhe haviam dado, dois dias antes da festa em honra da Nossa Senhora.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dentre todos estes nomes ilustres queremos destacar Garcia de Resende, o grande poeta e cronista do século XVI, que escolheu este convento para sua sepultura, tendo mandado construir uma bela capela na cerca, dedicada a Santa Maria de Agosto.

 

A capela está profanada desde o século XVIII, chegando mesmo nessa altura a ser transformada pelos frades, talvez insensíveis à beleza de tal jóia, em pocilga de porcos.

 

A pedra que cobre a sepultura de Garcia de Resende, e em que já se pode observar o alvorecer da Renascença, foi em tempos vendida por 4$800 réis para servir de mesa de cozinha. Alguns anos mais tarde voltou ao seu antigo lugar.

 

A profanação foi tanta que os ossos do poeta foram recolhidos carinhosamente, em 1865, pelo professor de latim do Liceu de Évora, Manuel Martiniano Marrecos, e depositados na Biblioteca daquela cidade, onde se perderam.

 

 

 

 

 

 

 

Apreciando em conjunto a presença do convento de Nossa Senhora do Espinheiro na história portuguesa, verificamos, não sem alguma emoção, que aquelas pedras que ainda hoje nos contemplam na solidão da planície, viram desfilar muitas personagens ilustres e testemunharam os anseios e o comportamento de muitos que nos precederam. Reis, príncipes, prelados, grandes senhores e grandes damas da corte, pela sua devoção e generosidade, fizeram do convento um centro de irradiação e de refúgio, pelo que o podemos considerar indissoluvelmente ligado não só à cidade de Évora, mas também e com maior amplitude à própria vida da Corte, num período bastante longo cujos limites já concretamente assinalamos. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A HISTÓRIA DO CONVENTO DO ESPINHEIRO

 


Piscina

A origem do Convento do Espinheiro está ligada a uma lenda que relata a aparição de uma imagem da Virgem sobre um espinheiro, por volta de 1400. Em 1412 foi mandada edificar uma ermida em honra de Nossa Senhora e dada a crescente importância deste local como ponto de peregrinação, no ano de 1458, durante o reinado de D. Afonso V, foi fundada a igreja e posteriormente o convento, o qual foi povoado por monges da Ordem de S. Jerônimo. Recebia freqüentemente este Convento a visita dos nossos reis, sobretudo os da Dinastia de Avis que tinham uma grande devoção à Virgem, tais como D. João II (que aqui realizou as cortes em 1481), D. Manuel I, D. Afonso V e D. Sebastião, que, quando em Évora, aqui se hospedava a convite dos monges.

Em 1999, a firma SPPTH, Lda, detida pela família Camacho, adquiriu o Convento do Espinheiro após ter constatado que na região de Évora não existiam unidades hoteleiras de cinco estrelas, apesar da cidade evidenciar um enorme potencial turístico devido à sua riqueza patrimonial, cultural e gastronômica.

A 3 de Junho de 2005, após 3 anos de obras, o Convento do Espinheiro, Heritage Hotel & Spa, um dos dois hotéis Luxury Collection em Portugal, foi inaugurado em todo o seu esplendor. Situado a 2kms da cidade de Évora, o hotel está rodeado de 8 hectares de magníficos jardins e o seu interior foi luxuosamente decorado, mantendo no entanto o seu caráter. O convento em si dispõe de 17 quartos e 6 suítes, enquanto que a ala nova dispõe de 36 quartos com vista para a piscina ou jardim interior. A partir de Setembro de 2008, foram inaugurados mais 33 quartos, oferecendo uma decoração mais contemporânea e totalizando assim 92 quartos.

Numa combinação perfeita entre o antigo e o novo, o hotel oferece um restaurante Gourmet localizado na antiga adega do convento, um Piano Bar resultante da reconversão da cozinha utilizada pelos monges e na cisterna gótica foi criada uma área para prova de vinhos e produtos regionais. O Convento do Espinheiro dispõe ainda de um conjunto de salas especialmente

vocacionadas para diferentes tipos de reuniões e eventos. Integrada neste ambiente existe uma imponente igreja com valiosos retábulos de talha dourada e azulejos de várias épocas. Imerso em história, o Convento do Espinheiro, Heritage Hotel & Spa oferece um ambiente calmo e tranqüilo, ideal para uma estadia relaxante.

 


Restaurante Divinus

SOBRE O “LUXURY COLLECTION”

Extraordinary Hotels offering the ultimate in service

 

Os Luxury Collection são um grupo de hotéis e resorts únicos que oferecem um serviço de alta qualidade a uma clientela de elite. Todos estes hotéis, alguns dos quais com séculos de história, são reconhecidos internacionalmente com os melhores do mundo.

 

Os Destinos mais procurados do mundo

 

Os hotéis e resorts da Luxury Collection distinguem-se por uma decoração de luxo, ambientes suntuosos, um serviço impecável e as mais modernas tecnologias ao serviço do cliente. Tanto em hotéis de cidade como em resorts, os Luxury Collection proporcionam uma experiência de hospitalidade única, para clientes com gostos refinados e expectativas elevadas. Assim, caso queira relaxar à beira do Mediterrâneo, fazer um tour das ilhas do Hawaii ou explorar algum centro cultural, poderá fazê-lo no magnífico ambiente de um Luxury Collection.

 

Desfrute das vantagens do STARWOOD PREFERRED GUESTS

 

Os hóspedes dos hotéis Luxury Collection podem usufruir do Starwood Preferred Guest, um dos programas de “frequent travel” mais vantajosos da indústria hoteleira. Os membros da Starwood Preferred Guest podem receber pontos e utilizá-los em todos os Westin Hotels & Resorts, Sheraton Hotels & Resorts, Four Points by Sheraton Hotels, St. Regis Hotels & Resorts, The Luxury Collection e W Hotels – mais de 700 hotéis em 80 países no mundo. Os pontos da Starwood Preferred Guest não têm limite de validade.

 

 AS FACILIDADES DO HOTEL


Quartos

Quartos e Amenities

Os 92 quartos são classificados como:

 

· Deluxe Garden View

· Deluxe Convento

· Deluxe Pool View

· Design

· Heritage

· Grand Deluxe Design

· Grand Deluxe Heritage

· Deluxe Suite

· Royal Suite

 

Deluxe Garden View (22 quartos)

 

Quartos localizados na ala nova do hotel. Com terraço privativo, oferecem uma vista privilegiada sobre os jardins. Equipados com mini-bar, cofre, menu de almofadas, telefone, wireless Internet e TV plasma.

Banheiros  em mármore, equipadas luxuosamente com banheira e duche separados. Um dos quartos está devidamente equipado com facilidades para pessoas com dificuldades motoras.

 

Deluxe Convento (12 quartos)

 

Quartos localizados no antigo convento, luxuosamente decorados, estabelecendo uma perfeita harmonia entre a tecnologia moderna e o edifício conventual do séc. XV. Equipados com cama kingsize, mini-bar, cofre, menu de almofadas, telefone, wireless Internet, TV plasma. Banheiros em mármore, equipados luxuosamente com banheira e duche separados.

 

Deluxe Pool View (14 quartos)

 

Quartos localizados na ala nova do hotel. Com terraço privativo, oferecem uma vista privilegiada sobre a

piscina. Equipados com mini-bar, cofre, menu de almofadas, telefone, wireless Internet e TV plasma.

Banheiros em mármore, equipadas luxuosamente com banheira e duche separados.

 

Design (29 quartos)

Quartos localizados na ala nova do hotel, diferenciando-se dos restantes quartos pela sua decoração inspirada no cinema romântico Americano dos anos 50. Equipados com mini-bar, cofre, menu de almofadas, telefone, wireless Internet e TV plasma. Banheiros em mármore, equipadas luxuosamente com banheira e duche separados. Oferecem vista privilegiada sobre o jardim formal.

 

Heritage (4 quartos)

Quartos localizados no antigo conluxuosamente com banheira e duche separados.

 

 

Grand Deluxe Design (4 quartos)

 

Quartos localizados na ala nova do hotel, muito espaçosos, com uma decoração inspirada no cinema romântico Americano dos anos 50. Oferecem vista privilegiada sobre a Capela de Garcia de Resende. Equipados com cama kingsize, mini-bar, cofre, menu de almofadas, telefone, wireless Internet, TV plasma. banheiros dotado de um suntuoso jacuzzi.

 

Grand Deluxe Heritage (1 quarto)

 

Quarto localizado no antigo convento, junto à torre do sino, acedido por uma estreita escada medieval. Em tempos usado pela Infanta D. Isabel, é um quarto extra espaçoso, combinando zona de estar e dormir. Equipado com cama king-size, mini-bar, cofre, menu de almofadas, telefone, wireless Internet, TV plasma. Banheiros em mármore, equipado luxuosamente com jacuzzi.

 

Suite Deluxe (5 quartos)

 

Localizados no antigo convento, são luxuosamente decorados e estabelecem uma perfeita harmonia entre a tecnologia moderna e o edifício conventual do séc. XV. Equipados com cama king-size, mini-bar, cofre, telefone, wireless Internet, TV plasma, leitor de DVD, rádio e leitor de CD. Banheiros em mármore, equipados luxuosamente com banheira e duche separados e amenities Bulgari.

 

Suite Real (1 quarto)

 

Localizada no antigo convento, esta suite dispõe de um terraço que oferece a melhor visita sobre a cidade de Évora. Com um quarto de cama king, uma espaçosa sala e luxuoso banheiro em mármore com banheira do designer Philippe Stark a suite está equipada com mini-bar, cofre, menu de almofadas, telefone, wireless Internet, TV plasma, leitor DVD, rádio e leitor de CD.

 


Bar e restaurantes

Restaurantes & Bares

 

Restaurante Divinus

Situado na antiga adega, o “Divinus” é um restaurante gastronómico que oferece uma cozinha mediterrânea com sabores da região do Alentejo. Tem um ambiente requintado e elegante.

Recomenda-se reserva. Aberto das 19h30 às 22h30.

 

Restaurante Claustrus

 

Aberto para pequenos-almoços e almoços “à la carte”, está situado nos magníficos claustros do convento e oferece uma cozinha mediterrânea num ambiente relaxante. Aberto das 07h30 às 10h30 e das 12h30 às 15h00.

 

Pulpitus Bar

 

Situado na antiga cozinha dos monges, este bar serve snacks e uma enorme variedade de bebidas num ambiente acolhedor. Aberto das 10h30 à 01h00.

 

Cisterna Wine Bar

 

Localizado na antiga cisterna, este é o local ideal para a realização de provas de vinhos e degustação de produtos regionais. Poderá contar ainda com a assistência do nosso Escanção-mor. Aberto das 17h00 às 24h00. Ás quartas-feiras, provas de vinhos com um enólogo a designar, seguido de jantar com duo de fadistas no Restaurante Divinus.

 

Aqua Lounge Pool Bar

 

Localizado na zona da piscina exterior, este bar oferece um ambiente descontraído e uma vista privilegiada dos jardins. Encontra-se aberto de Junho a Setembro, das 10h30 às 19h00 (e em noites a designar). Dispõe de uma carta variada com sanduíches, saladas, tapas e pratos quentes.

 


Adega e Biblioteca

Salas de Reuniões e Eventos

 

O Convento do Espinheiro é o local ideal para a realização de reuniões e eventos especiais, dispondo de inúmeras salas com diversos tamanhos e capacidades.

 

Salão D. Vasco

 

A nossa maior sala, (350m2), é perfeita para a realização de casamentos, baptizados, etc. Com uma decoração requintada, luz natural e equipada com a mais moderna tecnologia, tem capacidade para cerca de 300 pessoas.

 

Sala S. Jerônimo

 

Uma moderna sala de conferências (130m2) com luz natural e equipada com a mais alta tecnologia. Tem capacidade para 110 pessoas.

 

Lagar

Esta sala pode ser dividida em 3 zonas distintas, a maior das quais tem capacidade para cerca de 150 pessoas.

 

 

Stª Maria / Frei Carlos / Biblioteca

 

Três salas de reuniões diferentes situadas no convento, decoradas num estilo clássico.


SPA

FACILIDADES E LAZER

 

- Piscina exteriorPerfeitamente integrada nos sumptuosos jardins e ladeada por uma piscina mais pequena para crianças.

 

- Campo de Ténis e PaddleRaquetes de ténis e de paddle estão disponíveis para os clientes na recepção.

 

- HealthclubOferece luz natural e uma agradável vista sobre a piscina exterior e o olival. O ginásio está equipado com a mais moderna tecnologia TECHNOGYM.

 

- Piscina InteriorAquecida, oferece também luz natural e vista sobre os jardins e piscina exterior.

 

- Jacuzzi / Sauna / Banho Turco

 

- Parque Infantil e Mini ClubEspaço de fantasia criado especialmente a pensar nas crianças e em todas as suas diabruras e traquinices.

 

- Heliporto

 

O Convento está inserido num suntuoso jardim de 8 hectares, o que o torna o local perfeito para relaxar e desfrutar da paisagem Alentejana.

 

DIANA SPA

 

Relaxamento total, pura descontracção e uma paisagem natural única esperam por si no Diana Spa Devendo o seu nome ao Templo Romano de Diana em Évora, o Diana Spa é o retiro perfeito para quem procura um ambiente histórico e luxuoso, num local onde as modernas terapias se encontram com a história.

Desde a qualidade dos tratamentos, passando pela magnífica vista da sala de relaxamento à área da piscina interiorvento, espaçosos e luxuosamente decorados, estabelecendo uma perfeita harmonia entre a tecnologia moderna e o edifício conventual do séc. XV. Equipados com cama kingsize, mini-bar, cofre, menu de almofadas, telefone, wireless Internet, TV plasma. Banheiro em mármore, equipados.


Banheiro

DETALHES DO HOTEL

Nome: Convento do Espinheiro, A Luxury Collection Hotel & Spa

Enderêço:Convento do Espinheiro

Canaviais, Apartado 594 Código postal: 7002-502 Évora País: Portugal

Telefone: +351 266 788 200 Fax: +351 266 788 229

E-mail: info@conventodoespinheiro.com

Website: www.conventodoespinheiro.com

RESERVAS: Telefone: +351 266 788 200 Fax: +351 266 788 229

E-mail: reservations@conventodoespinheiro.com

CONTATOS: Dinis Pires  Diretor Geral dinis.pires@ conventodoespinheiro.com  

Maria Carapinha Sub-diretora / Diretora 
Comercial

maria.carapinha@conventodoespinheiro.com


PARA IMAGENS: starwoodarchive.com  starwoodpressclub.com

WEBLINKS ÚTEIS: Starwood Hotels & Resorts Worldwide, Inc.

www.starwood.com  www.luxurycollection.com www.sheraton.com

www.westin.com  www.whotels.com  www.fourpoints.com

Programas e Serviços Starwood

www.spg.com  www.preferredplanner.com  www.starchoice.com

https://www.youtube.com/watch?v=cfpRzZp3vD4


CHAVES 


Igreja-Hotel Forte São Francisco-Chaves-Portugal

 

 

 

A cidade de Chaves foi fundada pelos romanos há 2000 anos, com o nome de Aquae Flaviae, alusivo às suas excepcionais águas e em honra de Flávio Vespasiano, então imperador de Roma. Situada nas margens do lendário rio Tâmega, um dos mais belos rios de Portugal, num belíssimo vale emoldurado por montanhas de todos os lados que se estende por Espanha adentro. Fica bem no centro norte de Trás-os-Montes, apenas a 7 quilómetros de Espanha, a 1h45 de Guimarães, Braga ou Porto, a 2h00 de Coimbra, 4h30 de Lisboa, 1h50 de Santiago de Compostela e 3h30 de Madrid.

 

 


Igreja-Hotel Forte São Francisco-Chaves-Portugal

Reconhecida como a cidade mais linda e mais histórica da bela e marcante província de Trás-os-Montes. Entre os vários monumentos históricos que compõem o seu património arquitectónico destacam-se: a Ponte Romana ou Ponte de Trajano, o Castelo, os Fortes de S. Francisco e São Neutel, o que resta da antiga muralha, as várias igrejas e capelas, o Centro Histórico com o seu casario medieval, com as suas varandas, características da arquitectura típica de Chaves.

A cidade possui também uma das mais conceituadas e famosas estações termais do Continente Europeu. As suas águas, a principal causa da fundação da cidade pelos romanos, que vêm das profundezas da terra e brotam a ferver à temperatura de 73ºC, as águas gasosas bicarbonatadas mais quentes da Europa, são as mais indicadas para o tratamento de:artroses, reumatismo, aparelhos digestivo e respiratório.

 

Chaves, também é conhecida como terra de excelente culinária, com destaque para o presunto o melhor de Portugal, o magnífico folar, os pastéis folhados de carne e o excelente fumeiro é tambem uma terra de gente franca, sincera, alegre e muito hospitaleira. 

HOTEL FORTE DE SÃO FRANCISCO - CHAVES

 

 

 


Ponte levadiça-Hotel São Francisco-Chaves-Portugal

Ao centro e no ponto mais alto da cidade de Chaves, onde existia a igreja de Nossa Senhora do Rosário do séc. XV, entre 1635 e 1637 foi construído um convento franciscano. Anos depois, de 1685 a 1662, devido às Guerras Peninsulares, o rei D. João IV ordenou a construção de altas e grossas muralhas em volta do convento, transformando-o numa fortaleza militar.

 


Claustros-Hotel Forte São Francisco-Chaves-Portugal

Durante alguns anos conviveram no interior do Forte monges franciscanos e militares. No principal túmulo da igreja, esteve deposto por centenas de anos D. Afonso, 1º Duque de Bragança, fundador da Casa Real, filho de D. João IV e genro de D. Nuno Álvares Pereira, transladado em 1942 para o panteão do Duque de Bragança em Vila Viçosa, no Alentejo. Nos séculos XIX e XX até 1950 o forte serviu de quartel de cavalaria e hospital militar.

 


Hotel Forte São Francisco-Chaves-Portugal


Igreja-Hotel Forte São Francisco-Chaves-Portugal

Após longo período de abandono, o Forte, declarado Monumento Nacional desde 1938, estava com os seus edifícios militares e conventuais em adiantado estado de degradação. Depois de 10 anos de pesquisas e projectos, foi concluído um dos mais notáveis trabalhos de restauro já realizados em Portugal. No dia 17 de Maio de 1997, O Senhor Presidente da República Dr. Jorge Sampaio, inaugurava uma unidade hoteleira de prestígio, uma jóia da hotelaria, que honra a cidade de Chaves, Trás-os-Montes e Portugal, o Forte de S. Francisco Hotel, instalado no interior de imponentes muralhas nos referidos edifícios primorosamente restaurados e decorados, rodeados por 15.000 m2 de pátios e jardins, com magníficas vistas para o centro histórico da cidade, o rio Tâmega, o vale e as montanhas que o circundam.


 
Quarto                                                                                Auditório


Restaurante


 
Cisterna                                                                     Piscina



Taverna

Forte de São Francisco Hotel

 

Endereço:

Forte de São Francisco - 5400-435 Chaves - Portugal

Tel.: 351-276-333700 - Fax: 351-276-333701

e-mail: webmaster@forte-s-francisco-hoteis.pt

 

Promoção Janeiro 2010

 

Inclui:

- Alojamento 1 noite em quarto duplo.

- Pequeno almoço buffet.

 

Para beneficiar da promoção o cliente deverá fazer referência ao nome da mesma no acto da reserva e no check-in.

 

Esta promoção não é acumulável com outros descontos ou promoções que possam existir.

 

A promoção é válida de 03 a 31 de Janeiro de 2010.

 

O Hotel poderá em qualquer momento sem pré-aviso efectuar modificações ou correcções à informação publicada.FORTE SÃO FRANCISCO HOTEL

NIB 0076 0000 3671 8588 1011 2

IBAN : PT 50 0076 0000 3671 8588 1011 2

SWIFT: FBCOPTPP

FINIBANCO

CHAVES - Balcão 068

 

Reservas e Informações

Tel: +351 276 333 700

Fax: +351 276 333 701 reservas@fortesaofrancisco.com

Para saber, acesse: https://www.forte-s-francisco-hoteis.pt/