A informação sem fronteiras


República Dominicana

 

FÉRIAS DE VERÃO NA REPÚBLICA DOMINICANA

Passeios incríveis e grande oferta de resorts fazem da ilha caribenha o melhor lugar para lazer e entretenimento


 

Com uma grande oferta de sol e praia, a República Dominicana conta com lugares incríveis para se refrescar nas águas cristalinas do Mar do Caribe e desfrutar as férias de verão, seja com a família ou com os amigos.

Localizada entre La Romana e Santo Domingo, Juan Dolio é o destino perfeito para quem busca tranquilidade, mas as opções de diversão também são abundantes. Uma ótima atração para crianças e adultos é acompanhar um jogo de beisebol dominicano no estádio da cidade. O esporte é muito praticado na região e idolatrado pelos habitantes, assim como o futebol no Brasil.

Para os viajantes que gostam de praticar esportes, o lugar também conta com três campos de golfe e fascinantes pontos de mergulho, como o barco naufragado “The Hickory”. Porém, o que atrai os turistas para a cidade são as belas praias de Juan Dolio, típicas do Caribe, com areias claras e mar cristalino.

Ainda no sudeste dominicano, a praia de Boca Chica possui águas rasas e areias finas e brancas. Piscinas de águas quentes, formadas nas proximidades da praia devido à barreira de corais, transformam o local em um ponto ideal para relaxar. O comércio na região é bem forte, com variadas lojas na rua principal da cidade, que fica à beira-mar, e oferece produtos como jóias e peças de arte.

Opções em Punta Cana

Ao leste, Punta Cana é o destino dominicano mais procurado pelos turistas. Possui mais de 50 km de praias de areias brancas, mar azul-turquesa e palmeiras distribuídas por toda a extensão. No local, o viajante pode encontrar uma ótima oferta de hotéis all-inclusive e passeios de tirar o fôlego. O Marinarium, um dos parques aquáticos da região, permite descobrir as maravilhas dos corais e da vida marinha. Para chegar até a plataforma, um barco com fundo de vidro leva os turistas.

Em frente ao Parque Nacional del Este fica a Ilha Saona, que encanta pela diversidade marinha e praias magníficas, perfeitas para as férias de verão. A ilha possui lagoas que abrigam aves exóticas como flamingos e está cercada por um deslumbrante recife de corais, o cenário perfeito para praticar mergulho. Visite também a Ilha Catalina, catalogada como Monumento Natural da província de La Romana. No lugar paradisíaco, é possível apreciar as belezas oceânicas nas cabines subaquáticas, como os corais e vestígios de antigos naufrágios dos tempos coloniais. 

 

 

10 PASSEIOS IMPERDÍVEIS NA REPÚBLICA DOMINICANA

Roteiro seleciona as atrações turísticas mais incríveis do país reunindo aventura, cultura, história, gastronomia e muita diversão 


República Dominicana 

 

Rodeada pelas mais belas praias do Caribe, a República Dominicana se destaca pelas incontáveis atrações que agradam a todos os tipos de turistas. Mergulhar com golfinhos, nadar ao lado de arraias e tubarões ou se aventurar em um passeio a cavalo pela floresta estão entre os passeios mais surpreendentes que o destino reserva ao viajante.

 

Descobrir a rica história que reúne os monumentos mais antigos da América, provar a culinária regional e desvendar todos os encantos do Mar do Caribe. Estas são algumas das atrações que esperam pelo viajante na República Dominicana.

 

Confira os dez passeios mais badalados do destino:

 

1. Isla Saona, La Romana

 

Decorada pelos mais belos tons de azul e verde do mar do Caribe, além de diversas espécies marinhas e praias magníficas, a Isla Saona surpreende pela linda paisagem. Separada do Parque Nacional do Leste pelo Canal Catuano, a ilha possui três grandes lagoas, sendo a mais conhecida a Laguna Grande, que abriga variados tipos de pássaros, como flamingos e garças brancas. Outro deslumbrante aspecto natural são os recifes de corais que envolvem a Isla Saona, em uma profundidade que varia de 1 a 60 metros, o que tornou popular a prática de mergulho no local.

 

2. Parques Aquáticos, Punta Cana

 

Em Punta Cana, além do cenário surpreendente e das dezenas de hotéis all inclusive, os turistas podem aproveitar os dias de sol nos divertidos parques aquáticos da região. O Dolphin Island possui uma plataforma flutuante em alto mar, que traz a oportunidade de nadar e interagir com a simpática comunidade de golfinhos. Com as mesmas características, o Marinarium permite descobrir as maravilhas dos corais e vida marinha, mergulhando nas proximidades da praia Cabeza de Toro. Para chegar até a plataforma, um barco com fundo de vidro leva os turistas. A atividade encanta visitantes de todas as idades. Outra atração muito famosa é o Manatí Park, zoológico que oferece shows diversos com leões marinhos e golfinhos, pássaros, papagaios, cobras e muitos outros animais.

 

3. Zona Colonial, Santo Domingo

 

Na capital Santo Domingo, berço das Américas, a Zona Colonial atrai turistas de todo o mundo. O cenário pode ser contemplado por um passeio a pé pela região, que abriga cerca de 300 monumentos históricos do século 16, e foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1990. Caminhando pelas ruas antigas, o turista encontra a primeira igreja do Novo Mundo, a Catedral Primada da América. No roteiro também está a primeira rua de pedra das Américas, a Calle Las Damas, e a Fortaleza Ozama, uma surpreendente edificação banhada pelo rio de mesmo nome. Outra opção imperdível é a casa onde habitou o filho de Cristóvão Colombo, o Alcazár de Colón.

 

4. Isla Catalina, La Romana

 

Catalogada como Monumento Natural da província de La Romana, a Isla Catalina é famosa pela vasta diversidade de espécies de aves e peixes. Desde La Romana, é possível apanhar embarcações até a pequena ilha e apreciar as belezas oceânicas nas cabines subaquáticas, como os corais e vestígios de antigos naufrágios dos tempos coloniais. Os turistas também podem desfrutar do clima da Isla Catalina na maravilhosa praia de 1 km de extensão. Seu interior se constitui de um denso e fabuloso bosque tropical.

 

5. Los Tres Ojos, Santo Domingo

 

Além da Zona Colonial, Santo Domingo também possui belezas naturais, como o conjunto de cavernas do Parque Natural Los Tres Ojos. O nome é devido aos três lagos de águas cristalinas, localizados dentro das cavernas, um deles chamado “Aguas Azufradas”, com cerca de 20 metros de profundidade, seguido por “La Nevera” e “Lago de las Mujeres”. O acesso é feito por decoradas escadas e o parque disponibiliza botes, para que os visitantes apreciem de perto os lagos, peixes e morcegos que ali vivem.

 

6. Cueva Fun Fun, Hato Mayor

 

Os visitantes que prezam pela aventura irão se deliciar com o passeio na Cueva Fun Fun, na província de Hato Mayor. A excursão começa com um trajeto a cavalo, até o ponto onde é necessário continuar o caminho a pé por entre o bosque tropical. Com equipamentos de segurança, como capacetes, botas e luvas, os turistas se divertem pelas galerias, distribuídas nos 24 km de extensão da caverna, uma das maiores do mundo. Guias profissionais ajudam os visitantes com o percurso em rappel para entrar no local. O rio Fun Fun atravessa parte da caverna - uma aventura a mais na hora de observar morcegos, camarões, caranguejos e insetos desconhecidos.

 

7. Aquário Nacional, Santo Domingo

 

Ao caminhar sob o imenso tanque do Acuario Nacional, às margens do rio Ozama, em Santo Domingo, o visitante tem total visão dos seres marítimos em ação. Tubarões, arraias, peixes-boi e uma série de animais marinhos podem ser contemplados no local, que abriga ainda tartarugas ameaçadas de extinção.

 

8. Salto El Limón, Samaná

 

O ecoturismo também é muito praticado na Península de Samaná, principalmente por sua paisagem fascinante. Uma das atrações imperdíveis é o Salto El Limón, cachoeira localizada em um dos principais montes da região, o Cerro Samaná, que fica 300 metros acima do nível do mar. A cascata de 40 metros de altura fica em uma floresta tropical e oferece diversas atividades e aventuras para os turistas, a começar pelo caminho até o local, que tem passeio a cavalo e caminhada a pé pela mata. O visitante pode relaxar nas águas frescas da piscina natural do Salto El Limón.

 

9. Los Haitises, Samaná
 

O Parque Nacional Los Haitises, localizado às margens da praia sudoeste da Bahía de Samaná consiste em 200 km² de mangues, florestas e formações de calcário. Cavernas deixam o passeio ainda mais histórico, como a San Gabriel, que possui mostras pictográficas dos antigos povos que ali habitavam antes da colonização. Los Haitises possui apenas uma parte aberta aos visitantes, mas ainda assim é possível admirar pássaros como pelicanos, garças e fragatas.

10. Cayo Levantado, Samaná

 

A península de Samaná conta ainda com o paradisíaco Cayo Levantado, que possui vegetação de bosque úmido, praias impressionantes de areia branca e águas cristalinas, em meio a uma belíssima paisagem. O local possui diversos mamíferos, assim como os divertidos leões marinhos. Em Cayo Levantado é possível apreciar e nadar na companhia do amigável mamífero, interagindo com eles. Ao final da atividade, os turistas recebem um beijo de despedida do amigo leão marinho.

 

BAÍAS DA REPÚBLICA DOMINICANA ELEITAS ENTRE AS MAIS BELAS DO MUNDO

 

Samaná e Rincón ganham reconhecimento internacional e passam a integrar seleto grupo

 

As baías de Samaná e Rincón, localizadas na República Dominicana, foram classificadas como as mais belas do mundo pelo comitê dirigente do Clube das Mais Belas Baías do Mundo, com sede na França.

 

Depois do Golfo de Saintes (Guadalupe), as baías de Samaná e Rincón são as primeiras da região do Caribe a integrar este seleto grupo. O reconhecimento internacional representa uma grande oportunidade para o desenvolvimento sustentável aliado à valorização da República Dominicana, já que o prêmio implica em um compromisso de preservação dos recursos naturais, culturais e paisagísticos das baías.

 

Este reconhecimento também permitirá reforçar a divulgação turística de Samaná e Rincón como “as baías mais belas do mundo” e levará à participação em congressos mundiais e a troca de experiências turísticas e econômicas que propiciem um intercâmbio de informações.

 

Samaná e Rincón juntam-se a uma rede internacional composta por famosas baías como São Francisco (Estados Unidos), baía des Chaleurs (Canadá), baía del Mont Saint-Michel (França), baía de Santander (Espanha), Praia da Baía da Rosa (Brasil) e muitas outras.

 

Fundado em 1997 com o propósito de preservar, valorizar e promover as riquezas naturais, culturais e econômicas, o Clube das Mais Belas Baías do Mundo reúne 30 baías em mais de 20 países e conta com o apoio da UNESCO.

 

Águas cristalinas, praias de areias brancas e verão o ano inteiro

 


Praia Saona

Embalada pelo ritmo do merengue e rodeada pelas mais paradisíacas praias do Caribe, a República Dominicana concentra inesgotáveis atrações nos 1,5 mil km de litoral e nas cidades repletas de referências históricas. Águas cristalinas e areia branquíssima fazem das praias dominicanas chamariz para turistas em busca de férias tranqüilas, esportes radicais ou interessados em desbravar paisagens pitorescas.

 

Descoberta por Cristóvão Colombo em 1492, a República Dominicana divide o território da Ilha Hispaniola com o Haiti. Santo Domingo, capital do país, abriga a cidade colonial, um marco do patrimônio cultural e histórico formado por um conjunto de edificações do século 16. São mais de 300 monumentos coloniais sob preservação, entre eles, a primeira catedral da América, a primeira fortaleza, a primeira escola e o mais antigo hospital. 

 


Estatua de Colombo

Banhada ao norte pelas águas do Oceano Atlântico e ao sul pelo Mar do Caribe, a ilha é marcada pela alegria e hospitalidade dos habitantes e internacionalmente reconhecida pelo ritmo do merengue. O som típico do país é escutado em rádios, lojas e até nas vans que transportam turistas. Impossível deixar o território sem levar um CD ou aprender alguns passos da dança caribenha.

 

Charutos, rum, culinária exótica, cassinos e resorts luxuosos também são marcas expressivas da República Dominicana. Nos resorts all inclusive, as diárias abrangem bebidas, refeições, aulas de merengue, passeios, jogos de golfe, acesso a cassinos e uma infinidade de comodidades. 

 

Para além hotéis de alto luxo, a República Dominicana exibe praias e cenários pitorescos com clima agradável durante o ano todo. Punta Cana, na costa leste do país, encanta pelo mar azulado. Os resorts que cercam a praia oferecem pranchas, caiaques e saídas de barco para mergulho. 



Ilha Saona

 

A paradisíaca ilha Saona, que faz parte do Parque Nacional do Leste, é uma reserva natural que possui diversos exemplares da fauna e da flora dominicana. São tartarugas marinhas, golfinhos e peixes voadores. Na baía de Samaná, na costa nordeste, a atração mágica está na observação de baleias jubarte. O turista tem à disposição excursões que saem diariamente do Porto de Samaná.

 

 

A costa norte do país guarda aventuras em Playa Dorada e Cabarete. Palcos para o surfe, windsurfe e mergulho, os destinos encantam os apaixonados por esportes e são propícios para apreciar a culinária local em jantares à beira-mar.

 

 

 


Fortaleza-São Domingos

Frutas e peixes trazem à mesa colorido e tempero

 

 

A combinação exótica de frutas e temperos traz sabor e colorido aos pratos da culinária dominicana. Carros-chefes, o peixe e a banana parecem compor boa parte das combinações servidas nos restaurantes. O toque de comida típica – arroz, feijão, salada e carne – é incrementado pelo tempero do coentro e da pimenta verde. A banana-da-terra verde frita acompanha boa parte dos pratos.

 

No café da manhã, a fruta integra o “mangu”, uma espécie de purê, que leva cebola, manteiga, queijo e bacon. Para o almoço ou jantar, a banana serve de ingrediente do “sancocho dominicano”, um cozido feito com carnes variadas. Para as sobremesas são servidas frutas variadas, além de tortas, pudins e cremes.

 

Outro típico prato da República Dominicana é o “locro”, uma adaptação da paella espanhola, elaborado com achiote – colorante feito a partir de sementes da planta de mesmo nome.

 


Igreja - Altos de Chavon
 

 

Âmbar e charutos garantem popularidade à República Dominicana

Quem não se lembra do famoso âmbar e do mosquito em seu interior no filme Jurassic Park, de Steven Spielberg? Pois na República Dominicana é possível encontrar diversas peças produzidas com âmbar – de anéis e colares a souvenirs. A aclamação a essa resina fóssil de leve transparência é tamanha que o país abriga até o Museu do Âmbar, construído para acolher coleções da resina, incluindo a que apareceu na produção hollywoodiana.

 

Os dominicanos proclamam que o âmbar local é 90% mais transparente que o encontrado em outras partes do mundo. Também argumentam que é possível achar a resina em cores raras, como azul e cinza. O visitante que quiser levar para casa uma recordação pode recorrer às diversas lojas que comercializam peças produzidas com âmbar.

 

Outro item tradicional da República Dominicana é o charuto. Os dominicanos asseguram que os produtos locais são tão bons quanto os tradicionais cubanos. Feitos à mão, os charutos são encontrados em ampla variedade de aromas, cores e preços. A fabricação artesanal do produto pode ser conferida em visitas às indústrias, concentradas na região central de Santiago e no Valle de Cibao. 

 


Turistas-Centro São Domingo


Populares, cerveja Presidente e rum caem no gosto de turistas

 

Tradicionais e muito apreciados pelos dominicanos, o rum e a cerveja Presidente ganham também a admiração dos turistas que chegam à República Dominicana. A produção do rum no país ainda conserva traços artesanais e algumas das marcas estão entre as melhores do mundo. Destaque para o rum Brugal, apreciado puro ou em diversas misturas.

 

Assim como as indústrias de charutos abrem as portas para os visitantes, as destilarias de rum também permitem que os turistas acompanhem a produção da bebida. Já a cerveja Presidente, fabricada em Santo Domingo, é ideal para os dias ensolarados. A versão da bebida produzida em território dominicano tem quantidade maior de álcool – 6% ao invés de 5% – e traz um sabor diferente. Devido à grande popularidade entre os dominicanos, a cerveja é oferecida em todos os estabelecimentos e ganha status de souvenir entre os turistas, que compram a bebida para levar a seus países de origem.

 

 

Cassinos transformam República Dominicana na Las Vegas caribenha

Nem só de praias idílicas e paisagens pitorescas vive a República Dominicana. A agitação noturna dos cassinos transforma o país na Las Vegas caribenha. Painéis luminosos, anfitriões amistosos nas mesas de jogos e o tilintar das moedas impulsionam novatos jogadores a apostar. Espalhados por todas as partes do território dominicano, os cassinos ficam abertos até o amanhecer ou 24 horas por dia e utilizam as mesmas probabilidades dos de Las Vegas.

 

Para que o apostador não precise parar de jogar se o dinheiro na carteira acabar, os cassinos oferecem até caixas eletrônicos. Com um bom golpe de sorte, o turista poderá pagar os custos das férias com os prêmios conquistados nos cassinos. Todavia, os estabelecimentos restringem as apostas para maiores de 18 anos.

 

Vibrante e colorida, a vida noturna na República Dominicana é agitada pelos salões de dança – ideais para a prática do merengue – e pelos restaurantes com saborosos pratos típicos. Em excursões às aldeias de pescadores, o viajante poderá degustar refeições à base de mariscos frescos.

 


Kitesurf-Puerto Plata

Praias para tomar sol e mergulhar

 

Desbravada por aventureiros em busca de esportes e paisagens pitorescas, a extensa faixa litorânea de 1,5 mil km da República Dominicana propicia descobertas fantásticas como a observação de espécies marinhas durante mergulhos nas águas transparentes do Mar do Caribe. Quem quiser se arriscar mais pode surfar nas ondas fortes ou ainda tentar o windsurfe ou kiteboard.

 

Freqüentemente apontada como um dos primeiros lugares para mergulho no Caribe, a República Dominicana é destino preferido de mergulhadores profissionais e até iniciantes afoitos por explorar navios naufragados em Juan Dolio, na costa sul. Para quem desconhece as técnicas de mergulho uma boa notícia: diversos hotéis ministram aulas e dão certificados para os interessados em aprender mais sobre a atividade.

 

Com o propósito de criar um recife artificial para a proliferação da vida marinha, o barco “The Hickory” foi afundado intencionalmente em 1984 pelo Grupo de Investigação Submarina. A uma distância de 64 km da costa de Santo Domingo, o local é paraíso para mergulhares amadores e profissionais. Próximo ao “The Hickory”, um segundo barco “The George” também está submerso. Os passeios ecológicos em barcos e botes também são opções tranqüilas para o visitante menos habituado a aventuras radicais.

 

Golfe em resorts agrada turistas de luxo

 

Férias tranqüilas, clima agradável e muitos campos verdes para jogar golfe. Este é o cenário ideal para inúmeros hóspedes de resorts e hotéis luxuosos da República Dominicana. Apontado como um dos melhores locais do Caribe e do mundo para a prática do esporte, o país atrai famosos como os ex-presidentes dos Estados Unidos, Bill Clinton e George Bush.

 

Há 21 campos de golfe de frente para o oceano e cercados por coqueiros. Se o turista não tiver os equipamentos necessários, não há problema: é possível alugar os aparelhos e ter aulas com reconhecidos mestres internacionais. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagens e informações: Divulgação (Fernanda Silveira)