Ponta de Seixas-Paraíba
NOTÍCIAS
Casa Fornasier na Serra Gaúcha continua sendo um dos atrativos ecoturísticos em destaque
Para quem quer descansar e passear em meio à natureza, desfrutando de uma boa gastronomia típica e vinhos da região poderá usufruir de conforto, ao mesmo tempo de uma visita ao passado e às origens da cultura italiana tradicional, que se alojou no distrito
Como a rota do ecoturismo está cada vez mais inovadora na Serra Gaúcha, a Casa Fornasier que está localizada na montanha de Bento Gonçalves, com sua natureza bucólica preparou um passeio com direito a apreciação da paisagem típica, degustação de vinhos e espumantes finos e gastronomia farta.
Além de oferecer roteiros dentro da propriedade, em um relevo semelhante ao europeu com matas nativas e vinhedos de uvas viníferas, a Casa Fornasier oferece conforto dentro da modernidade e lazer, em meio as motanhas e cascatas, explorando uma paisagem típica da Serra Gaúcha.
O complexo Fornasier é uma deliciosa combinação entre Pousada, Restaurante e Vinícola lozalizado a 10 quilômetros do centro de Bento Gonçalves, no distrito de Pinto Bandeira.
No local, os hóspedes começam o dia com a harmonia de um café da manhã na Casa de Pedra, com vista para a Cascata dos Amores.
Desde as acomodações foram elaboradas para se ter o maior conforto possível em um retiro da cidade, como uma estrutura aconchegante para o lazer, onde o hóspede poderá usufruir de lareira, piscina e parque de entretenimento infantil.
Entre os passeios é possível experimentar uma volta dentro de uma carreta agrícola ou caminhadas junto aos parreiras da mata nativa da região.
Estando na Casa Fornasier, os visitantes poderão conhecer as principais atrações turísticas de Bento Gonçalves, como a Maria Fumaça, o Vale dos Vinhedos, os Caminhos de Pedra, além das belas atrações turísticas de Pinto Bandeira, onde está instalada a Casa Fornasier.
A estrutura do local oferece ainda serviços de lavanderia, garagem, estacionamento, sala de jogos e de ginástica. Toda a comodidade para que o hóspede fique retirado e longe do estresse das cidades.
Turismetrô lança roteiro pela região da Liberdade
Passeio passa por templos budistas, restaurantes típicos, comércios especializados e pelo Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil.
Turismetrô Liberdade. Foto: José Cordeiro / SPTuris
No último domingo (8/1), o Turismetrô, programa de roteiros turísticos populares que usa o metrô como meio de transporte, realizado pela São Paulo Turismo (SPTuris, empresa de turismo e eventos da cidade de São Paulo) em parceria com a Companhia do Metropolitano de São Paulo, lançou um novo roteiro. O passeio será na Liberdade e passará por templos budistas, restaurantes típicos, comércios especializados e pelo Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil.
Os passeios partem da estação Sé, todos os domingos, às 14h, com o custo de um bilhete de metrô (R$ 2,90). Guias bilíngues (português e inglês) acompanham o grupo, de até 25 pessoas, aos pontos que apresentam história, arte, cultura e culinária do tradicional bairro da Liberdade.
O presidente da SPTuris, Marcelo Rehder, ressalta que as tradições orientais estão fortemente presentes na cultura paulistana. “Tanto o turista, quanto o paulistano que quiserem conhecer a história de São Paulo devem aprender mais sobre essa cultura riquíssima. Com o Turismetrô é possível fazê-lo de forma interativa, em um curto espaço de tempo e gastando pouco”, completa.
O Turismetrô possui outros quatro roteiros (Sé, Luz, Paulista e Theatro Municipal), todos com acompanhamento de guias bilíngues. As saídas dos roteiros Sé e Luz acontecem aos sábados, respectivamente, às 9h e às 14h, e dos roteiros Paulista e Theatro Municipal aos domingos, respectivamente, às 9h e às 14h. A estação Sé é o ponto de partida e onde está localizado o balcão de atendimento para informações e inscrições. Os interessados devem se apresentar no local 20 minutos antes do horário de saída dos passeios.
Itinerário:
Ponto de partida: Estação Sé, Ponto de desembarque (início do roteiro): Estação São Joaquim, Casarão de Ramos de Azevedo, Templo Sukyo Mahikari , Comunidade Budista Soto Zenshu, Templo Maçônico, Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, Rua Galvão Bueno , Rua Tomás Gonzaga, Rua Américo de Campos, Portal Torii, Praça da Liberdade, Igreja Santa Cruz dos Enforcados, Rua dos Aflitos, Capela Nossa Sra. Dos Aflitos,Ponto de retorno: Estação Liberdade
Serviço: Turismetrô Liberdade Data: Todos os domingos Horário: 14h
Ponto de partida: Estação Sé do Metrô Ingressos: Valor equivalente a um bilhete de metrô (guichê do Turismetrô na estação Sé)
OBS: Em caso de chuva, o roteiro é cancelado.
Sudeste oferece atrações para todos os gostos
Eventos e áreas culturais, região serrana, praias e ecoturismo são apenas algumas das opções para os turistas.
São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo são os quatro estados que compõe a região sudeste do Brasil. Com a maior concentração populacional do país, este pedaço do território brasileiro tem mais de 80 milhões de habitantes de acordo com dados de 2010 do IBGE. É a região mais desenvolvida do país, com altos índices de urbanização e concentração de riqueza. Para os turistas o sudeste guarda lindas paisagens, praias, regiões serranas, cidades histórias, diversidade cultural, monumentos e gastronomia regional e internacional.
Para conhecer o Espírito Santo basta escolher a rota turística desejada. O estado é dividido em oito rotas diferentes, que levam ao litoral, turismo religioso, agroturismo, passeios náuticos e ecoturismo. “A capital Vitória tem um arquipélago com 34 ilhas e 891,8 hectares de manguezais. Também vale a pena conhecer a Praia da Costa, na cidade de Vila Velha. A culinária capixaba é famosa e o prato mais pedido é a moqueca”, destaca Aldo Siviero, diretor do portal iTrip e vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-RJ).
Em Minas Gerais as rotas são separas em circuitos turísticos, levando em consideração as características de cada região. As cidades históricas, entre elas Ouro Preto, Tiradentes, Congonhas do Campo, Mariana e Sabará, são parada obrigatória. “Em Minas os visitantes podem se deliciar em rios, vales e cachoeiras da região serrana, conhecer o Parque Nacional da Serra da Canastra, praticar esportes radicais ou ecoturismo. Os pacotes de viagem oferecem várias opções de hospedagem nas quais é possível saborear a gastronomia mineira”, acrescenta.
Na metrópole paulista a diversidade reúne pessoas de estilos e culturas bem distintas. Para quem visita São Paulo as principais atrações são os teatros, cinemas, museus, centros culturais, casas noturnas, lojas em ruas de comércio especializado, shoppings e mais de 12 mil restaurantes com comidas de inúmeras nacionalidades. “O turista pode aproveitar para conhecer parques e áreas verdes, participar de eventos culturais e esportivos, congressos, ir em parques temáticos e shows”, aponta.
O estado carioca dispensa apresentações, mas é impossível não comentar suas conquistas. A capital foi escolhida para sediar os jogos olímpicos de 2016, receberá importantes jogos da Copa do Mundo em 2014 e está obtendo grandes avanços na luta contra a violência. “Conhecer o Cristo Redentor, as belas praias cariocas, andar de bicicletas na orla da Zona Sul (onde fica Copacabana e outros bairros nobres), frequentar a vida noturna da Lapa e ir até o Parque Lage, no bairro Jardim Botânico, é o roteiro básico para os turistas”, afirma.
Em uma viagem curta não é possível conhecer todas as belezas e cultura da região sudeste. O melhor é escolher um estado por vez e aproveitar a estadia. Para não gastar muito é só ficar atento as ofertas coletivas e se divertir. “O iTrip agrega as ofertas dos melhores sites de compra coletiva de turismo. O internauta consegue desconto em hotéis, passagens aéreas, passeios e refeições em restaurantes. Assim fica mais fácil e barato conhecer o Brasil”, considera Siviero.
Oceania Cruises é lançada no Brasil e quer país entre os cinco principais mercados da companhia
Empresa contrata Jean Saraiva como diretor de Vendas e Marketing e investe para atrair o público brasileiro
Na noite de terça-feira (25 de outubro), a Oceania Cruises foi lançada oficialmente no Brasil durante um coquetel no hotel Unique, na capital paulista. A companhia de cruzeiros marítimos americana, reconhecida por oferecer alta gastronomia, acomodações espaçosas e serviço personalizado, está investindo fortemente no país a fim de conquistar ainda mais passageiros para seus navios.
Uma das primeiras ações da empresa, que tem como GSAs a Qualitours Cruises & Tours e a Firstar Representações, em prol dessa conquista foi a contratação de Jean Saraiva como diretor de Vendas e Marketing. O executivo é graduado em Turismo pela PUC-Campinas, tem especialização em Gerência Comercial pela Fundação Getúlio Vargas e MBA em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e há dez anos atua no trade. “Minha missão é, junto a parceiros, desenvolver novas oportunidades de negócios e consolidar a marca nacionalmente. É uma grande satisfação fazer parte da história da Oceania no Brasil, que está apenas começando e, certamente, renderá ótimos resultados”, afirma o executivo.
Christian Sierralta, vice-presidente de Vendas Internacional da empresa, que prestigiou o evento, afirma que o objetivo é que o Brasil esteja entre os cinco maiores mercados internacionais da companhia e, para tanto, está sendo realizado alto investimento em ações de marketing e comunicação. É o caso da tradução do site para o português; criação de uma brochura internacional com valores diferenciados; filme sobre a Oceania e menu de todos os restaurantes também no nosso idioma; jornais, revistas e livros brasileiros a bordo e a contratação de um grupo de pessoas sediadas em Miami especializadas para trabalhar com o público brasileiro. “O mercado de cruzeiros no Brasil tem apresentado muito crescimento e a nossa companhia está estrategicamente posicionada para atender este público", conta.
Antes de começar a ser internacionalizada, a empresa atendia principalmente passageiros do Canadá, Estados Unidos, Austrália e Reino Unido. “Até o início de operações do navio Marina, que aumentou nossa capacidade em 40% com seus 1.250 leitos, registrávamos 98% de ocupação”, afirma Sierralta.
No Brasil
De acordo com os executivos, o foco principal de atuação a Oceania são as viagens internacionais. Seus itinerários passam por mais de 330 portos na Europa, Austrália, Nova Zelândia, Ásia e Américas. Os cruzeiros de sete a 35 dias focam roteiros exclusivos com uma combinação de destinos populares, portos boutique e aldeias e têm serviço de traslado cortesia do navio ao centro das cidades nas quais se localiza a maioria dos portos.
Porém, entre janeiro e março o navio Insignia estará no Brasil, com embarque no Rio de Janeiro para Buenos Aires e Valparaíso. Já em dezembro de 2012, o Marina terá uma rápida passagem pela costa brasileira, de onde se poderá embarcar, do Rio, para um itinerário de 36 dias até a Polinésia Francesa.
“O Brasil é a bola da vez e temos um grande desafio em levar brasileiros para navios da companhia, que têm valor médio de US$ 300 por pessoa por noite e apresentam a melhor culinária em alto mar e tamanho médio, o que nos permite oferecer serviços especializados. Os brasileiros certamente vão aprovar o seu estilo elegante-casual”, comenta Ilya Hirsch, diretor da Qualitours.
E para quem viajar pela companhia na temporada para Mediterrâneo e Báltico, ganha desconto de 50% na tarifa e crédito de US$ 300 a US$ 500 por cabine para usar a bordo.
O perfil do público que viaja com a Oceania contempla pessoas que buscam o primeiro cruzeiro internacional, normalmente que querem experimentar um “hotel flutuante”, com 50 anos ou mais, casais ou grupos acostumados a viajar com comodidade e que, quando vão à Europa, se hospedam em hotéis com diária de cerca de US$ 400.
|