A informação sem fronteiras


Capital

 

25 DE JANEIRO: ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE SÃO PAULO

459 ANOS - PARABÉNS SÃO PAULO

Começou um novo dia, já volta quem ia,
O tempo é de chegar
Do metrô chego primeiro, se tempo é dinheiro
Melhor, vou faturar




Sempre ligeiro na rua, como quem sabe o que quer
Vai o paulista na sua, para o que der e vier





A cidade não desperta, apenas acerta a sua posição
Porque tudo se repete, são sete
E às sete explode em multidão:
Portas de aço levantam, todos parecem correr
Não correm de, correm para
Para São Paulo crescer




Vambora, vambora, olha a hora
Vambora, vambora,
Vambora, vambora, olha a hora
Vambora, vambora
Vambora

Amanhecer - Tema da Cidade de São Paulo ( Autor: 
Billy Blanco) Famosa vinheta do Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan.


(Imagens: Antonia Feitoza)



SÃO PAULO 


Em 21 de janeiro de 1532, Martin Afonso de Souza fundou a Vila de São Vicente no litoral paulista. Foi a partir desta data que se deu o inicio ao processo de colonização do estado de São Paulo, e foi desta vila, que partiram os fundadores da cidade de São Paulo.

Sua fundação ocorreu em 25 de janeiro de 1554 (data em que se comemora a conversão do apóstolo Paulo) gerada por uma ação jesuíta comandada pelos padres Manuel da Nóbrega superior da ordem no Brasil, e José de Anchieta com o objetivo de catequizar os índios que viviam na região. Foi no alto de uma colina plana, estratégicamente segura a ataques indigenas  entre os rios Tietê, Tamanduateí e Anhangabaú que foi erguida a primeira construção, sendo esta de taipa de pilão, onde se instalaram os primeiros habitantes desta cidade. Neste local conhecido como: o Pátio do Colégio, o padre Manuel de Paiva celebrou a primeira a primeira missa que veio marcar o nascimento da atual maior capital do Brasil. Nos anos seguintes, foram construídos ainda: a igreja, o colégio (onde ao seu redor se formou um pequeno povoado constituído por europeus colonizadores e índios convertidos) e o pavilhão de aposentos. 

 


Pátio do Colégio-Centro-São Paulo (Imagens:Antonia Feitoza)


Em 1560 o Governador-Geral da colônia ordena a extinção da Vila de Santo André da Borba Gato transferindo seus habitantes para o Pátio do Colégio, com a intenção de ampliar a população do povoado e conseqüentemente sendo este elevado a Vila de São Paulo de Piratininga.

 

Colina estratégica e cobiça de índios, apesar de vários ataques indígenas a vila foi arduamente defendida sob o comando do bravo João Ramalho que em 10 de julho de 1562 os fez recuar, podendo assim seguir a evolução do que hoje é a nossa metrópole.

 

Atualmente, o Pátio do Colégio é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, apesar diversas intervenções ao longo dos anos que obrigaram a reconstrução da igreja e seus anexos, apenas uma parede original (em taipa de pilão) foi preservada, na qual possui uma janela do tempo onde o visitante confere vestígios desta construção. O conjunto ainda oferece além da Igreja, a casa e museu de Anchieta, Em capela anexa a Igreja ainda estão expostas: peça de vestuário e relíquia de um dos padres fundadores de São Paulo: José de Anchieta.



Praça da Sé, Marco Zero da Cidade(Centro), Trem e Museu do Imigrante ou Antiga Hospedaria do Imigrante 
(Brás) São Paulo (Imagens:Antonia Feitoza)


A Vila de São Paulo de Piratininga aguardou mais de um século e meio para que por decreto do rei de Portugal finalmente fosse elevada à cidade. O título de Capital da Província de São Paulo foi conferido em 1815, acelerando o seu desenvolvimento.

 

Fatos importantes da história do Brasil ocorreram em São Paulo.

 

Foi ponto de partida para expedições que cortavam o interior do Brasil com objetivos de busca de pedras preciosas e a captura de indígenas usados como mão-de-obra escrava nas minas e lavoura. Estas expedições ficaram conhecidas como as bandeiras e eram comandadas por homens denominados de bandeirantes.

 

Um dos fatos mais importantes veio mudar definitivamente o destino do país: a independência do Brasil que foi proclamada pelo herdeiro do trono português, o príncipe Dom Pedro I , as margens do Ipiranga, em homenagem a este ato após cem anos, no local foi erguido o majestoso edifício monumento, que abriga o Museu Paulista da USP, conhecido atualmente por Museu da Independência ou do Ipiranga.



Largo São Francisco, Faculdade de Direito de São Paulo,Fundação Alavares Penteado e o polêmico monumento: O Beijo.
(Imagens: Antonia Feitoza)

 

Com criação da primeira Faculdade de Direito instalada no Largo São Francisco, os estudantes e suas atitudes conferem um perfil intelectual e irreverente a cidade.

Chega então o fim do Império,   pressionado por  inflamado processo de abolição a escravatura,  que veio ocorrer em 1888. Politicamente fortalecida pela   expansão da cultura do café  e com objetivo alternativo de  solucionar  o problema da mão-de-obra na lavoura cafeeira, São Paulo passou a receber imigrantes italianos, espanhóis e japoneses, vindos em massa  destinados ao cultivo do ouro negro.
 
Nesta época a riqueza dos barões do café, se reflete principalmente na arquitetura,  passando por uma verdadeira revolução urbanística que substituiu a simplicidade colonial por sofisticados casarões e palacetes. É desta época, o atual projeto: em estilo gótico a Catedral da Sé no marco zero da cidade e a avenida mais importante da capital, a Paulista.  Além disto, passou a assumir uma posição de destaque no cenário nacional.


 

Vista 360 graus da cidade de São Paulo,  do alto do Edificío Altino Arantes -o Basnepão.
(Imagens:Antonia Feitoza)


A expansão da cultura do café exigiu também a multiplicação das estradas de ferro para o transporte das safras. E em 1860 se iniciou em Santos e São Paulo os trabalhos da construção da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, tendo a São Paulo Railway como  responsável pelo trecho entre as duas cidades.

O processo industrial avança, cria novos núcleos, surgem as classes sociais: a média e o operariado.  A luz elétrica, a grande novidade,   substituí o lampião a gás , bondes elétricos  movidos a tração animal. Estes bondes e carros disputavam  com o público as ruas da cidade.

As edificações tomaramm proporções maiores, surgindo o aranha-céu  e viadutos criando novos contornos a pasisagem urbana. Confeitarias, livrarias, bibliotecas, comercios de produtos finos e importados, jornais e revistas, enfim tudo acompanharam as mudanças da cidade.

Da industrialização veio o status de maior pólo industrial do país. Atraindo ainda mais novos imigrantes. E do nordeste brasileiro chegaram os migrantes que construíram parte da memória desta cidade.



Museu da USP ou da Indepêndencia (Ipiranga), Pinacoteca e Estação da Luz (Imagens:Antonia Feitoza)

São Paulo viveu inúmeros movimentos históricos e políticos como Revolução de 1930, Revolução Constitucionalista em 1932, a ditadura e as diretas já!

O metrô, a transformação de bairros em pólo gastronômico e turístico como bairro Oriental da Liberdade, foram atraindo novos olhares, e superlativamente São Paulo hoje recebe o título de 
 maior população, parque de eventos, industrial e produção econômica do país.

Coisas de São Paulo:

Tem em uma de suas esquinas (Ipiranga com a  São João) inspiração para famosa melodia cantada por Caetano Veloso: Sampa. Sua constante agitação diária e noturna a intitula de metrópole que não pára, que não dorme nunca! 

Possui bairros especializados em comercio de moda (Brás e Bom Retiro), ruas especializadas em diferentes opções de comercio,  como: a Rua São Caetano - o paraíso das noivas; Rua Conde de Sarzêdas - artigos evangélicos; 25 de março  a rua mais movimentada do Brasil é o maior shopping a céu aberto da América Latina, sinônimo de comércio popular em artigos para festas e armarinhos em geral. Em sua região, se encontra o Mercado Municipal Paulista, comercio de Pescados Azeites , Conservas, Frutas Secas , Grãos e Queijos etc, que tornou ponto de encontro turístico na capital.



Impostômetro (Imagem:Antonia Feitoza)

Você já ouviu falar em impostômetro? São Paulo tem o seu. É um painel instalado pela Associação Comercial de São Paulo na Rua Boa vista no centro da cidade com objetivo de  registrar a arrecadação de pagamento de impostos pelos contribuintes. Visando o controle e a confiança de quem paga e recebe estes impostos.
 

Espaço para prática de tradições,  credos e religiões das diversas etnias que formam a população paulista, São Paulo é o lugar para ser descoberto e para você se descobrir.

 

Para ver mais ds cidades de São Paulo, assista estes videos: 

https://www.youtube.com/watch?v=Fe8k-GaaUs4

https://www.youtube.com/watch?v=k_v-iFCT818&feature=channel