APARECIDA
SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DE APARECIDA

Santuário de Nossa Senhora de Aparecida-Aparecida-São Paulo
(Imagem:Antonia Feitoza)
Em 12 de outubro como tem sido todos os anos, a cidade e o Satuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida no estado de São Paulo recebe milhares de romeiros para louvar a padroeira do Brasil. O público chega a cidade para agradecer as bençãos alcançadas em um grande encontro de fé.

Centro de Apoio aos Romeiros - Aparecida-S.Paulo
(Imagem:Antonia Feitoza)
A cidade de Aparecida a cada ano foi se estruturando para a demanda pública que se desloca para cidade diáriamente em especial na data comemorativa a padroeira: como o Santuário Nacional com ambulatório para emergências e berçário para os pequenos romeiros, o Centro de Apoio ao Romeiro com praça de alimentação, sanitários e lojas com artigos religiosos ou souvenir. Também o visitante pode trazer seus ex-votos para serem expostos como prova de sua devoção no Sala das Promessas onde se pode perceber muitos milagres.

Sala das Promessas-Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida
Aparecida-São Paulo (Imagem:Antonia Feitoza)
Além da antiga Igreja, o Museu de Nossa Senhora de Aparecida com acervo sacro contando a história da devoção e romarias é uma das atrações da cidade.

No Santuário, a imagem original de Nossa Senhora de Aparecida é protegida e exposta aos
visitantes. (Imagem:Antonia Feitoza)
História:
A história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida tem seu início pelos meados de 1717, quando chegou a notícia de que o Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, iria passar pela Vila de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica, hoje cidade de Ouro Preto (MG).
Convocados pela Câmara de Guaratinguetá, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves saíram à procura de peixes no Rio Paraíba. Desceram o rio e nada conseguiram. Depois de muitas tentativas sem sucesso, chegaram ao Porto Itaguaçu. João Alves lançou a rede nas águas e apanhou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Lançou novamente a rede e apanhou a cabeça da mesma imagem. Daí em diante, os peixes chegaram em abundância para os três humildes pescadores. Durante 15 anos seguidos, a imagem ficou com a família de Felipe Pedroso, que a levou para casa, onde as pessoas da vizinhança se reuniam para rezar. A devoção foi crescendo no meio do povo e muitas graças foram alcançadas por aqueles que rezavam diante da imagem. A fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regiões do Brasil. A família construiu um oratório, que logo se tornou pequeno. Por volta de 1734, o Vigário de Guaratinguetá construiu uma Capela no alto do Morro dos Coqueiros, aberta à visitação pública em 26 de julho de 1745. Mas o número de fiéis aumentava e, em 1834, foi iniciada a construção de uma igreja maior (atual Basílica Velha).
No ano de 1894, chegou a Aparecida um grupo de padres e irmãos da Congregação dos Missionários Redentoristas, para trabalhar no atendimento aos romeiros que acorriam aos pés da Virgem Maria para rezar com a Senhora "Aparecida" das águas.A 8 de setembro de 1904, a Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi coroada, solenemente, por D. José Camargo Barros. No dia 29 de abril de 1908, a igreja recebeu o título de Basílica Menor.Vinte anos depois, a 17 de dezembro de 1928, a vila que se formara ao redor da igreja no alto do Morro dos Coqueiros tornou-se Município. E, em 1929, nossa Senhora foi proclamada RAINHA DO BRASIL E SUA PADROEIRA.
Para saber mais, acesse:www.santuarionacional.com/
Para ver mais imagens exclusivas da cidade de Aparecida, acesse nossa Galeria de Imagens:
https://www.jornalmomentos.net/construtor/ImageGallery/ImageList.aspx?id=e48f5ef1-1ca3-4499-85fa-9774a67fd704&m=1&c=47241144-b665-4294-b5cd-1131e6571943
|