A informação sem fronteiras


Brotas

 

BROTAS 


Brotas: Seu potencial natural aliado ao incremento de produtos e serviços turísticos, confere à região um enorme potencial para o 
ecoturismo e para o turismo rural.


Brotas está localizada bem no centro do estado de São Paulo, no coração de uma das regiões mais desenvolvidas no país, mas que ainda nos presenteia com suas riquezas e belezas naturais preservadas. Dotada de uma posição geográfica estratégica e privilegiada, vêm assumindo um novo caminho e desponta no contexto ecoturístico nacional.

Historicamente sempre ligada à produção rural e a economia agrícola, teve sua época áurea no princípio de século com a cultura de café. Por sua vez reúne características bastantes significativas no que se refere a preservação de recursos naturais, pois retém uma grande parcela de mata nativa, abrigando uma considerável bio diversidade animal e vegetal. Mas seu maior patrimônio natural consiste no relevo de modo geral suave, na formação das “Cuestas Basálticas”; e de seu grande manancial hídrico, destacando-se o Rio Jacaré Pepira, um dos poucos rios ainda não poluídos do estado. Essas condições naturais, faz do município de Brotas, uma das poucas regiões do interior de São Paulo, que ainda concilia ambiente natural, com os aspectos de uma área, quase toda ocupada por atividade rural, garantindo-lhe uma forte beleza paisagística, além de apresentar aspectos culturais típicos da comunidade local.

Brotas, abriga em suas “serras” várias nascentes e rios encachoeirados, que cortam vales e encostas; concentra uma enormidade de atrativos turísticos, na sua maioria hídricos (represa, ribeirões, cachoeiras, corredeiras e nascentes). Seu potencial natural aliado ao incremento de produtos e serviços turísticos, confere à região um enorme potencial para o ecoturismo e para o turismo rural. E hoje já é com certeza, ponto de referência para a prática de esportes de aventura aquáticos, como: rafting, o bóia-cross, a canoagem e o canyoning.

Por volta de 1839, foi construída uma capela dando origem à primitiva povoação local. O território inicialmente, pertencia à sesmarias da região de Araraquara e era cortado pelas trilhas de expansão de Minas para o interior do Estado.


Ponto de referência para a prática de esportes de aventura aquáticos, como: rafting, o bóia-cross, a canoagem e o canyoning.


Os primeiros a se fixarem na região foram famílias mineiras "Gente que estava apenas abandonando o sonho das minas para substituí-lo pelo sonho da permanência, do plantio, da fixação à terra"- BUSSAB (1992).

Brotas tornou-se distrito de Araraquara em 1841, sendo em 1853 transferido para Rio Claro e tornou-se município em 14 de fevereiro de 1859. O aniversário da cidade é comemorado no dia 03 de maio por ocasião de uma antiga comemoração católica, a de Santa Cruz. Teve sua fase de maior desenvolvimento, na década de vinte e trinta, época da expansão do café para o interior paulista. Viveu em função desta atividade econômica até sua crise definitiva. É marcante a presença de imigrantes italianos e seus descendentes que tiveram influência nos rumos políticos da cidade.

A crise do café trouxe um período de estagnação econômica ao município que na época perdeu população para os grandes centros urbanos. A taxa anual de crescimento da população tornou-se positiva a partir da década de oitenta.Atualmente o município ainda possui uma economia predominantemente agrícola, onde destaca-se também a agroindústria da cana, que hoje gera a maior parte da mão-de-obra.

Considerando-se a tradição agropecuária e os recursos naturais do município, cachoeiras, matas preservadas e serras, a atual administração municipal junto com a população tem desenvolvido uma economia turística, com base no ecoturismo (turismo rural, turismo aventura, como caminhadas, esportes de aventura e várias atividades praticadas junto à natureza), que visa uma alternativa de desenvolvimento sustentável para o município.


Recursos naturais do município, cachoeiras, matas preservadas e serras.

 

O Nome: Brotas

A origem do nome BROTAS recebe quatro hipóteses: Brotas de olho d´água; Brotas de broto de capim (mato que brotava após pousadas de trilheiros); Brotas como derivativo de ´bolotas´ (bolos característicos fabricados no lugar); a quarta e mais provável, vem das origens da fundadora de Brotas. Sendo Dona Francisca Ribeiro dos Reis descendente de portugueses católicos e devota de Nossa Senhora das Brotas, teria prestado uma homenagem à Santa, dando seu nome à cidade. Na Capela de Santa Cruz existe uma imagem do século XIX da referida Santa.

AREIA  QUE CANTA FAZENDA HOTEL E ECOTURISMO -  BROTAS - SÃO PAULO



Hotel Fazenda Areia que Canta (Imagens: Antonia Feitoza)

 

 

Hotel localizado em uma antiga fazenda de descendentes de italianos – fazenda Tamanduá , que além da produção agropecuária, abriga um dos sítios turísticos mais bonitos e visitados de Brotas – a Nascente da Areia que canta, e o Hotel que leva o mesmo nome. Um hotel fazenda de verdade , Administração familiar. Pronto para receber hóspedes, com muito conforto, carinho e zelo. A 9 km do centro da cidade.

 

 

São 50 apartamentos. Todos amplos, arejados e confortáveis - cama king size, banheira de hidro, ar condicionado, TV, frigobar, telefone e varanda com rede. Vista privilegiada. 


Visita a Nascente Areia que Canta (Imagens: Antonia Feitoza)

 

 

Extensa área verde, 100 mil m quadrados, com completa infraestrutura para lazer, conforto e satisfação dos hóspedes: piscinas climatizadas, piscina natural, mini tirolesas, toboágua no lago,sauna,churrasqueira, quadra de tênis, mini campo, bosque com redes, pomar,represas para pesca, caiaques, pedalinhos e barco, salão de jogos, sala de TV e vídeo, trilhas para caminhada, passeio de trator, ordenha, capela e museu da fazenda, além do livre acesso à Nascente da Areia que Canta e Corredeiras do Rio Tamanduá, que ficam dentro da fazenda.

No restaurante as refeições são preparadas em forno a lenha e com produtos da fazenda e da região. Grande variedade de doces caseiros e sucos naturais.

Centro de Eventos e convenções, com 3 salas totalmente equipadas, internet Wifi, com capacidade para até 300 pessoas. Acesso para portadores de necessidades especiais e trilhas para provas de orientação (eventos corporativos)

A equipe de colaboradores garante um serviço atencioso e de qualidade.

Local agradável, acolhedor e com natureza preservada

Projetos que são desenvolvidos no Areia que canta – Projeto Tamanduá de Educação Ambiental; Reflorestamento de espécies nativas e observação de pássaros – birdwatching- um dos pioneiros na região a oferecer este serviço, já com 122 espécies catalogadas, da rica fauna do cerrado paulista.

 

 

Classificação no guia 4 rodas – entre os melhores hotéis fazenda da região. 

Areia que canta é um fenômeno da natureza: A nascente no meio da mata forma uma piscina natural com fundo de areia de quartzo. A areia, quando esfregada com as mãos, produz o som parecido com o de uma cuíca, daí o nome da atração. 
 

Localização: Rod. Engº Paulo Nilo Romano (SP 225) - Km 124,5

Fone e Fax : 3653 1382/3654-3242/3654-3426/9143-4303  Acesso a deficiente: não

Atendimento em outra língua: inglês Sitewww.areiaquecanta.com.br
E-mail:areiaquecanta@areiaquecanta.com.br

 

 

 

 

ATRATIVOS TURÍSTICOS

 

PARQUE DOS SALTOS / RIO JACARÉ PEPIRA (Entrada Gratuita)

Área de importância ambiental e histórica. Localizado no perímetro urbano é o cartão postal de Brotas, pois o rio "corta" a cidade, formando várias quedas e corredeiras, onde anualmente são realizados vários eventos, principalmente ligados à prática dos esportes de aventura. Abriga ainda um prédio de valor histórico e arquitetônico da antiga usina hidroelétrica do final do século XIX, quando Brotas já tinha iluminação pública elétrica, antes mesmo da capital.

Atividades: caminhada, observação de pássaros e contemplação.

Localização: dentro do perímetro urbano (entre o Centro e bairro Santa Cruz)

 

REPRESA DO RIO JACARÉ-PEPIRA

Localizada no Bairro do Patrimônio, no alto da serra, 23 Km do centro da cidade, ocupa uma área de aproximadamente 14,5 ha, onde se pode desenvolver atividades de lazer, como: nado, pesca, além de esportes náuticos, caiaque e passeios de barco.

 

FUNDAÇÃO “CEU” - CENTRO DE ESTUDOS DO UNIVERSO

É o centro de ciências da Fundação CEU: Observação de planetas e nebulosas pelos telescópios, Apresentação no planetário, visita a um sítio arqueológico.

Atividades: Observatório, Planetário, Oficinas de aprendizagem, Multimídia e GeoShow

Localização: Rua: Dalla dea, s/n – Portão 4 ou acesso pela Rua: Nagib Jorge

Fone: (14) 3653-4466 - (11) 3812-2112

Site: www.fundacaoceu.org.br / E.mailceu@fundacaoceu.org.br

CINE SÃO JOSÉ

Restaurado em março de 2009, o Cine São José é cinema e espaço cultural projetado para fornecer à população local e turistas mais vida, alegria, conhecimento e diversão.

Localização: Av. Rodolpho Guimarães n• 635, Centro

Fone: (14) 3653 4385 / (14) 3653 4382

Site: www.cinesaojose.com.br E-mail: contato@cinesaojose.com.br

MUSEU DO CALHAMBEQUE

Calhambeques, Fordinhos e Baratinhas – Peças, Ferramentas e Utensílios da época.

Localização: Av: Mário Pinotti, 221

Fone: 11. 9982 3778

Horário de Funcionamento: sexta e sábado das 13:00horas às 17:00 horas e domingo das 9:00 horas às 13:00 horas. Site:www.museudocalhambeque.com.br

FESTAS TRADICIONAIS

 

Datas de maior destaque:

OBS: AS DATAS PODEM MUDAR DE ACORDO COM O CALENDÁRIO DO ANO

 

JANEIRO

Festa do Padroeiro do Bairro do Patrimônio de São Sebastião da Serra

A festa do Padroeiro acontece na 2ª quinzena, em louvor a São Sebastião e a Nossa Senhora Aparecida.

Reiseiros da Pholia/Folia de Reis

Seguindo a tradição, na madrugada do dia 06 de janeiro, os reiseiros percorrem as ruas da cidade. É um evento folclórico, incorporado à cultura popular brotense há mais de 10 anos. Bonecos dos reis magos, músicos e dançarinos, visitam os moradores para dar boas novas ao menino Jesus.

 

FEVEREIRO

Carnaval de Rua

Maior evento popular da cidade, que envolve toda a comunidade. Acontece durante 4 dias, onde os blocos, escolas de samba tradicionais e trio elétrico descem a avenida apresentando um show único.

 

MAIO

Festa de Santa Cruz (aniversário da cidade )

Principal festa da cidade, em que se comemora o aniversário da cidade - 03/maio. Tradicionalmente realiza-se a Festa de Santa cruz, começa na última semana de abril, é uma festa de caráter religioso, que faz parte da cultura local. Conta com o “bar da festa”, procissão, novena, cerimônia do mastro, bingo, apresentação de shows musicais, bandas, parque de diversões, além de barracas de variedades. Acontece também o “Desfile de Cavaleiros” o “Desfile Cívico”, e encerramento com sensacional queima de fogos.

 

JUNHO /JULHO

Festas Juninas

As festas juninas se realizam normalmente a partir da 2ª quinzena e se estendem até o mês de Julho.

Festa de São João

Tradicional festa, realizada pela comunidade no bairro de São João. Duração de 10 dias.

 

AGOSTO

Festa do Folclore

Realizada pelas escolas da cidade.

Aniversário do Bairro do Patrimônio de São Sebastião

Acontece no 2º final de semana do mês de agosto, uma festa popular, com shows, quermesse, desfiles, campeonato de futebol e manifestações religiosas.

 

SETEMBRO

Festa da Padroeira de Brotas “Nossa Senhora das Dores”, festa religiosa, acontece na Igreja Matriz. Realiza-se na 2ª quinzena de setembro. O Feriado da Padroeira é em 15 de setembro.

 

 

OUTUBRO

Descida no rio Jacaré Pepira da “Nossa Senhora Aparecida”, procissão que inicia nas corredeiras do Rio Jacaré Pepira, terminando em frente à Capela de Santa Cruz. Realiza-se no dia 12 de Outubro.

 

NOVEMBRO

Festa de “São Benedito”, acontece a partir da 2ª quinzena de novembro.*