
A informação sem fronteiras
Salto
Cidade de Salto tem o maior monumento dedicado à Maria do mundo
Monumento a Nossa Senhora do Monte Serrat -Salto
Com 30 metros de altura e a apenas 100 quilômetros da Capital paulista, o Monumento a Nossa Senhora do Monte Serrat é uma excelente opção de turismo religioso.
Localizada a apenas 100 quilômetros da Capital paulista, a cidade de Salto oferece aos visitantes atrações históricas e naturais, além da opção do turismo religioso. A cidade tem o maior monumento dedicado à Maria do mundo. Com 30 metros de altura, o Monumento a Nossa Senhora do Monte Serrat foi edificado em homenagem à padroeira da cidade e inaugurado em 1980. Atualmente, é a segunda maior imagem sacra do país, menor apenas que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.
No local, rampas levam o visitante ao topo, de onde se tem uma visão panorâmica da cidade. No espaço há também uma capela que abriga a réplica da primeira imagem de Nossa Senhora do Monte Serrat que chegou a Salto e os restos mortais do fundador da cidade. O turista também pode passear por jardins com cascatas artificiais no entorno do monumento. No local há lanchonete, banheiros e estacionamento (gratuito).
No centro de Salto, o turista também pode conhecer a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Monte Serrat. O templo, erguido em 1935, abriga em um altar lateral a imagem seiscentista da virgem. A igreja substituiu a capela original. A inauguração desta primeira capela, em 16 de junho de 1698, marca a data de fundação da cidade. Desde então, a virgem é considerada a padroeira de Salto. Em sua homenagem, uma festa acontece todos os anos no dia 8 de setembro.
História
O primeiro santuário com o nome de Monte Serrat foi construído na Espanha, perto de Barcelona, no ano de 546. Seu nome deriva da montanha onde está situado, cuja forma se assemelha a uma serra de dentes agudos.
Relatos históricos indicam que a virgem de Monte Serrat foi levada a Barcelona nos primeiros tempos do cristianismo. Na época da invasão árabe, no ano de 711, os cristãos esconderam a imagem na serra escarpada. Quase dois séculos depois, o bispo da cidade de Manresa e o prefeito de Barcelona subiram a serra e encontraram em uma caverna a imagem da Virgem Maria, enegrecida pelo tempo. A notícia se espalhou rapidamente.
Habitantes das redondezas colocaram-na em uma capela da aldeia, onde a virgem começou a operar curas. A fama desse santuário correu toda a Espanha e Europa, chegando ao Brasil em 1590, por intermédio do então governador geral, Dom Francisco de Sousa.
Outras atrações:
Entre as atrações que o turista pode visitar em Salto estão o Complexo Turístico da Cachoeira, totalmente revitalizado e entregue à população em dezembro do ano passado, além do Parque da Rocha Moutonnée; Parque de Lavras; Museu da Cidade; Armazém Popular; Monumento aos Imigrantes e Parque do Lago. Para conhecer um pouco mais os pontos turísticos da cidade, acesse: www.salto.sp.gov.br.
Serviço:
Monumento à Padroeira: Localizado a dois quilômetros do centro da cidade. Capela e lanchonete funcionam das 8h às 18h.
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Monte Serrat: Localizada na Praça Capitão Antonio Vieira Tavares, pode ser visitada de segunda a sexta, das 6h às 19h45, aos sábados das 6h às 20h e aos domingos das 6h às 19h15.