A informação sem fronteiras
Santa Catarina
INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR DE MEIO AMBIENTE E ARQUEOASTRONOMIA
O IMMA tem como finalidade desenvolver e executar projetos e pesquisas multidisciplinares e projetos culturais com responsabilidade sócio-ambiental, com atenção especial para:
· Projetos e pesquisas científicas em sítios arqueológicos, arqueoastronômicos, aldeias indígenas, ecovilas, parques e comunidades, compreendendo inclusive a pesquisa e divulgação de artes rupestres, Sambaquis e outros vestígios materiais de culturas passadas;
· Consolidação e salvaguarda do conhecimento tradicional dos povos indígenas, abrangendo inclusive o seu fortalecimento sócio-econômico através de projetos de recuperação, proteção e uso sustentável, não predatório, de suas terras;
· Pesquisa e divulgação de técnicas que permitam a difusão do uso de agricultura orgânica, manejo ecológico e sustentável de bovinocultura, avicultura e piscicultura, e que possibilitem a redução do custo de equipamentos voltados para o uso eficiente de energia e recursos naturais;
· Pesquisa e implantação de modelos urbanísticos que priorizem a utilização de energias de fontes locais renováveis, do uso eficiente dos recursos naturais, do saneamento ecológico e de técnicas construtivas de baixo impacto ambiental;
· Pesquisa e divulgação do uso de ervas medicinais e de terapias naturais que resultem na melhoria da qualidade de vida e bem estar da população;Arqueoastronomia
Trata-se da ciência que estuda os sitios arqueológicos, suas construções e relação com a observação astronômica.
Admite o conhecimento de antigos povos construtores que orientavam suas cidades e templos em relação ao movimento dos astros e na contagem do tempo por meio de calendários de pedra.
Nos sítios específicos do Parque Arqueoastronômico da Barra da Lagoa vemos diversas pedras, nomeadas de "megálitos", que estão posicionadas de forma estratética permitindo saber exatamente quando ocorre os fenômenos de solstício e equinócio, bem com determinar a direção norte-sul. Não apenas um único caso de alinhamento, mas um conjunto de diversos megálitos reforça a idéia de que tais marcações tem sua função astronômica.
Arte Rupestre
Pesquisas desenvolvidas desde a década de 1980 revelaram um fato que poucos brasileiros, e até mesmo catarinenses, sabiam: o município de Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina, tem um dos mais ricos acervos rupestres do planeta. A numerosa quantidade de pedras com gravações milenares, além de brunidores e monólitos fizeram com que os pesquisadores Germano Bruno Afonso, Adnir Ramos e Keler Lucas definissem Florianópolis com um dos grande centros rupestres do hemisfério sul.
Saiba mais, acesse: https://www.immabrasil.com.br/
IBF Instituto Baleia Franca
Criado em outubro de 2001 durante a reunião anual do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica - UNESCO, o Instituto Baleia Franca tem sua sede na Praia do Rosa, município de Imbituba – SC.
Grupo Vida, Sol e Mar, realiza o turismo de observação de baleias na região de Garopaba e Imbituba/ SC
(Imgens: Antona Feitoza)
O IBF através da ciência e educação busca o desenvolvimento econômico e sustentável da região, servindo como agente facilitador do acesso ao conhecimento ás comunidades pertencentes à APA da Baleia Franca.
Através do monitoramento dos animais, o Instituto Baleia Franca visa à preservação da espécie Eubalaena australis no âmbito da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca em Santa Catarina (APA), auxiliado pelo levantamento de dados científicos sobre os comportamentos, locais de ocorrência e número estimado de indivíduos na região, colaborando na elaboração e cumprimento de normas para turismo de observação, mergulhos e aproximações em geral, contribuindo assim para a sua preservação.
Realiza outros trabalhos como o levantamento da situação ambiental, ocupacional e de uso de 53 ilhas do litoral do Estado de Santa Catarina; Registro da ocorrência de golfinhos da espécie Tursiops truncatus, na praia de Garopaba. ; E desenvolve o levantamento e a caracterização da pesca artesanal da praia do centro do município.
Em escolas e comunidades tradicionais do Estado de Santa Catarina, realiza oficinas de arte e educação, trilhas ecológicas, teatro, palestras e permacultura. Nas comunidades tradicionais é desenvolvido um projeto de capacitação de mulheres nativas da região, com bordados e biscuit, tudo visando à sensibilização, instrução e conscientização da população a respeito da conservação do meio ambiente, beneficiando assim, não só as baleias, mas toda a natureza que se insere.
Biologa explica a importância de sensibilizar turistas e a população da região quanto à importância da preservação das Baleias-francas. (Imagens: Antonia Feitoza)
O IBF em parceria com o Grupo Vida, Sol e Mar, realiza o turismo de observação de baleias na região de Garopaba e Imbituba/ SC, pois acredita que dessa forma possa desenvolver sustentavelmente a comunidade local e também sensibilizar turistas e a população da região quanto à importância da preservação das Baleias-francas.
A Instituição ainda conta com a exposição itinerante “Baleia Franca e seu Ecossistema”, realizadas no Brasil e no exterior desde 2002.
O IBF possui convênio com a Prefeitura de Imbituba, UNIVALI, UFSC, IBAMA, FURG, FATMA E FEPEMA.
Agradecemos à atenção e gostaríamos de ressaltar que seu apoio será de extrema importância para que mais projetos que visem à proteção desse animal, ainda ameaçado de extinção, e de toda a fauna e flora local, sejam realizados. Para saber mais, acesse:https://www.baleiafranca.org/index1.asp
PROJETO “EDUCANTUR”
Será lançado oficialmente este ano de 2011 o inovador Projeto de Turismo Pedagógico, “EDUCANTUR”.
Criado e desenvolvido pela CERETUR e Parceiros de empresas privadas do trade turístico, Santur e a Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes de Santa Catarina para estudantes e escolas do Brasil e exterior.
O “EDUCANTUR” - é desenvolvido com base nas necessidades e nos novos desafios enfrentados por professores, pais e alunos de todos os níveis de escolaridade.
O Turismo Educacional é uma importante ferramenta utilizada na motivação dos alunos. A correta utilização dessa ferramenta é o nosso objetivo, através de roteiros pedagógicos bem elaborados. Uniremos cultura, informação, turismo, segurança e lazer, contribuindo para que as viagens sejam realizadas com sucesso, cidadania e difusão cultural.
O PROJETO DE TURISMO PEDAGÓGICO tem como ênfase o Turismo Educacional que se apresenta como uma importante ferramenta que visa possibilitar aos educandos maior aprofundamento dos conteúdos programáticos desenvolvidos em sala de aula, através de atividades turísticas que possibilitem a interação dos conhecimentos entre a teoria e a vivência.
Todo o conteúdo pedagógico do Projeto “EDUCANTUR” é desenvolvido por profissionais especializados na área. A formatação e operação dos roteiros são feitas pela CERETUR e sua equipe, que conta com mais de oito anos de experiência no desenvolvimento de produtos turísticos em Santa Catarina. Para saber mais, acesse: www.ceretur.com.br
REGISTRO DE NEVE NO SUL DO BRASIL
A maior surpresa deste inverno no sul do país: NEVE. (Imagens: Rio Do Rastro Eco Resort)
O clima desde o inicio deste ano tem apresentado cenários de destruição, deslizamentos, enchentes, catástrofes onde a natureza não se deixou conter. Este inverno poderia nos trazer mais momentos de apreensão climática. Porém, a história teve um final feliz, com momentos especiais e que trouxe encanto a todos. O frio intenso promoveu um belo espetáculo no sul do país: Neve! Sim, tudo se transformou, tudo bem branquinho. Os turistas curtiram um privilégio de países frios.
A serra Catarinense foi o cenário do evento climático. Estradas foram fechadas entre Urubici e Bom Retiro e foram reabertas com melhores condições de tráfego, mas quem viu o evento, confirmou que valeu muito. E esperam que se repita ainda este ano. E a meteorologia promete mais frio.
Os amigos do Rio do Rastro Eco Resort forneceram imagens para divulgação deste momento. Os hóspedes aproveitaram as férias, o frio e o aconchego do hotel em um cenário inesquecível.
Para saber sobre o Rio do Rastro Eco Resort, acesse: www.riodorastro.com.br
Palmas, reduto de tranqüilidade em meio à badalação de Florianópolis e Balneário Camboriú
A Praia de Palmas, no município de Governador Celso Ramos, está localizada numa das regiões mais preservadas e valorizadas de Santa Catarina. A beleza paisagística natural e a preservação da cultura açoriana fazem dessa praia, situada no litoral centro-norte catarinense, um reduto de paz e harmonia.
Com 2,5km de extensão de areias finas e águas cristalinas, a Praia de Palmas fica em um local estratégico. Distante 48 km do centro de Florianópolis, 300 km de Curitiba e 497 km de Porto Alegre, ela é um refúgio que se contrapõe ao stress e à ocupação desordenada da capital e de cidades catarinenses como Balneário Camboriú e Itapema, destinos turísticos mais tradicionais.
Os passeios mais bacanas são cavalgadas nos finais de tarde (duas horas), saindo de Palmas e passando pelas praias do Ilhéu e Sissial. Outra boa opção são as trilhas, pelo mesmo percurso. É possível ainda fazer agradáveis passeios à Ilha do Anhatomirim (saindo da Fazenda da Armação), banana boat e caiaque, que podem ser combinados na praia mesmo.
O mais interessante das cerca de 30 praias do município é que estão localizadas muito perto de praias badaladas, mas mantêm intactas a beleza natural e a tranqüilidade, características de um local que preserva ainda o charme de uma vila de pescadores. Aliás, nos restaurantes espalhados por Governador Celso Ramos é possível saborear pratos deliciosos, típicos da culinária açoriana, com frutos do mar pescados ali mesmo, fresquinhos. Não por acaso, a maricultura ainda é a principal fonte de sustento dos moradores locais.
Alguns grandes grupos empresariais já descobriram os encantos da região e projetam empreendimentos que tem tudo para transformar Governador Celso Ramos e suas praias num destino turístico de luxo, com opções variadas de hospedagem. Alguns já estão abertos ao público, como os resorts Ponta dos Ganchos Exclusive, na Praia de Ganchos de Fora, Palmas Hotel &Spa e Águas de Palmas (ambos em Palmas,a praia de melhor infraestrutura da cidade). Pela qualidade dos empreendimentos turísticos, Governador Celso Ramos recebeu, em 2010, o prêmio Top One de Turismo, entregue pela ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil) de Santa Catarina. Como Chegar De Florianópolis: Entre à direita no KM 180 ou 183 da BR-101. Siga por 18 quilômetros pela Rodovia SC-410 até chegar à praia de Palmas. De Curitiba: Entre à direita no KM 180 da BR-101. Em seguida, vire à esquerda, por baixo do viaduto. Siga por 18 quilômetros pela rodovia SC-410 até chegar à Praia de Palmas. De Porto Alegre: Chegando a Florianópolis, entre à direita no KM 180 ou 183 da BR-101. Siga por 18 quilômetros pela Rodovia SC-410 até chegar à praia de Palmas.
O trajeto que liga a BR-101 à praia de Palmas foi totalmente asfaltado. A SC-410 conduz o visitante às 30 praias que Governador Celso Ramos oferece. A estrada é cercada pela vegetação nativa da Mata Atlântica e guarda características intocadas de seu povo, como a vocação para a agricultura e para a pesca. Hotelaria
Palmas Hotel & SPA
(48) 3262-8044
Ponta dos Ganchos Exclusive Resort
(48) 3262-5000 / (48) 3953-7000
Pousada Recanto das Flores
www.recantodasflores.com.br
(48) 3262-9043
Águas de Palmas Resort
www.aguasdepalmas.com.br
(48) 3262-8144 Restaurantes
Restaurante Palmas do Arvoredo - dentro do Arvoredo Praia Clube
Restaurante do Palmas Hotel & SPA
Barco Príncipe de Joinville III
Um dos atrativos turísticos mais solicitados em Joinville, Santa Catarina é o passeio com o “Princípe de Joinville III”, pela Baía da Babitonga, ligação por água entre Joinville e São Francisco do Sul.
Um passageiro ilustre: O padre, o Comandate Celso e abaixo a bela cidade de São Francisco do sul. (Imagens: Antonia Feitoza)
Com capacidade para 350 passageiros, o Príncipe de Joinville III é o iate de passeio mais completo e confortável do Brasil, com amplos banheiros, três bares e restaurante. Possui também piscina, um dos atrativos no verão, que para eventos a bordo pode ser coberta com tablado e adaptada para pista de dança.
O iate possui restaurante com cozinha própria, que serve almoço incluído no valor do passeio, três bares informatizados, que servem coquetéis de frutas, vinhos e bebidas destiladas, de variadas marcas nacionais e internacionais.
Os passeios a bordo do Príncipe III são animados com música ao vivo no convés superior, intercalada com brincadeiras interativas com os passageiros. O showman, Wilmar Aguiar é um artista versátil que mescla música, humor e talento, transformando a viagem numa verdadeira festa. Além disso, o comandante Celso Luiz Brittes, ao conduzir o barco, revela aspectos interessantes a respeito das ilhas existentes no trajeto.
O embarque é feito a partir das 9h30, no píer localizado no Bairro Espinheiros, a 10km do centro de Joinville e, às 10h30 inicia a navegação pela Baía da Babitonga, em direção a São Francisco do Sul, oferecendo aos passageiros ampla visão da região e seu entorno de Mata Atlântica preservada. À medida que a embarcação avança, delineiam-se as belezas naturais das 14 ilhas que compõe o arquipélago da Baía Babitonga. Ao aproximar-se da centenária São Francisco, a paisagem vai revelando o Centro Histórico com seu casario e o Porto, onde diversos navios aguardam o processo de carga e descarga.
A Baía da Babitonga é um santuário ecológico habitado por grande variedade de peixes e crustáceos. Além das diversas aves aquáticas, golfinhos surpreendem os turistas fazendo malabarismos na captura dos peixes para se alimentarem. Na passagem por entre as ilhas se pode observar as moradias dos pescadores e casas de veraneio.
A Baía da Babitonga é um santuário ecológico habitado por grande variedade de peixes e crustáceos. (Imagens:Antonia Feitoza)
A histórica cidade de São Francisco do Sul
Ao chegar a São Francisco do Sul, primeira cidade de Santa Catarina e uma das mais antigas do Brasil, o barco faz uma parada de 1 hora e 30 minutos, para visitas ao Centro Histórico. A cidade foi descoberta por franceses e colonizada por portugueses e seu casario, tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional ostenta as marcas do passado em sua arquitetura preservada.
Além de apreciar as fachadas centenárias, algumas visitas são imperdíveis, como o Museu Nacional do Mar, único do gênero no Brasil, recentemente reformado e ampliado. Expõe embarcações de toda a costa brasileira e cenários típicos da vida de pescadores e marinheiros. Na entrada, painéis contam a história da navegação mundial e brasileira e todas as peças expostas são acompanhadas com detalhado texto explicativo.
A Igreja Nossa Senhora da Graça, construção do século VIII com preciosas imagens importadas em seu interior e o Mercado Municipal, do início do século XX, com suas lojas de artesanato também merecem visita.
Ao expirarem os 90 minutos os turistas embarcam para a viagem de retorno, com chegada a Joinville entre 15h a 15h30.
O BARCO “PRÍNCIPE DE JOINVILLE III” NO CONTEXTO TURÍSTICO DA CIDADE DE JOINVILLE
A cidade de Joinville está localizada entre a Serra do Mar e o litoral, e também no centro consumidor da região mais desenvolvida da América do Sul, no eixo geográfico entre os dois grandes pólos – São Paulo e Buenos Aires. Joinville possui um mercado representativo, com potencial consumidor e ascensão, em que o Turismo figura como importante atividade econômica, principalmente o turismo de negócios e eventos.
Com essa expectativa de futuro o empresário Celso Luiz Brittes, em 1987, visualizou o potencial turístico através da atividade náutica na Baía Babitonga, até então só freqüentada por embarcações particulares. Natural de Joinville, Celso pertence a uma família com vasto histórico nas atividades náuticas e navais. Desde muito jovem Celso seguiu a mesma vocação, tornando-se marinheiro de convés da Marinha Mercante Brasileira e chegando a oficial de náutica.
Unindo a experiência no mar com o apoio dos empresários da hotelaria, Celso realizou o primeiro ato do seu sonho, o de disponibilizar um barco de passeio para 60 pessoas, o Príncipe de Joinville I.
O barco é equipado com atrações internas: piscina, bar e a vista ao seu redor é única. (Imagens:Antonia Feitoza)
A aceitação do novo atrativo de Joinville por parte do público balizou o sucesso do empreendimento que, em 1991 acrescentou uma escuna com 30 lugares para atender a crescente demanda. A divulgação e a ampliação do mercado levou Celso Brittes, em 1995 a uma nova empreitada: a construção de um iate de 140 pés, 43m de comprimento e 10m de largura, o Barco Príncipe de Joinville III.
Com recursos obtidos do BNDES, o projeto foi viabilizado e tornou-se ícone do turismo náutico em Santa Catarina. Construído num estaleiro de Itajaí (SC), o Barco Príncipe de Joinville III obedece aos mais rígidos padrões de qualidade e segurança, aprovado pela Marinha do Brasil e oferecendo todo o conforto aos passageiros opera o ano inteiro, independente de condições climáticas.
Os desafios do empresário Celso Brittes, no entanto, não param por aí. Um belíssimo restaurante panorâmico, todo envidraçado e especializado em frutos do mar surge ao lado do ancoradouro do Príncipe de Joinville, com inauguração prevista para 2011, juntamente com um boulevard, que transformará o local em uma praça à beira da baía. E, como os “príncipes” trouxeram sucesso e sorte durante os 20 anos de atividade náutica, um novo e ainda mais ambicioso projeto vêm ganhando forma (ainda sem data definida), a construção do navio “Príncipe de Joinville IV”. A viabilidade deste investimento encontra-se em estudos, com base em várias frentes de mercado, que vêm se apresentando junto à atividade.
O "Principe Joinville III", a bela cidade de São Francisco do sul e seu mercado municipal. (Imagens:Antonia Feitoza)
O que: passeio no Barco Príncipe de Joinville III
Onde: Baía da Babitonga, entre Joinville e São Francisco do Sul, com parada para visita na cidade.
Horário e local de embarque: A partir das 9h30 no píer - bairro Espinheiros - Joinville.
Saída: 10h30
Retorno: chegada em Joinville entre 15h 15h30
O que oferece: três bares, piscina e show musical. Almoço incluído no valor da passagem (bebidas e sobremesas opcionais).
Segurança: equipamentos de salvatagem - aparelhos flutuantes infláveis para todos os passageiros e coletes salva-vidas em quantidade superior a 30% do número de passageiros. Equipamentos de última geração para navegação por instrumentos se necessário, com inspeção periódica pela Marinha do Brasil no máximo rigor, de acordo com as normas internacionais.
Preço: O valor da passagem varia de acordo com a época do ano e o número de pessoas.
Reservas: A compra antecipada é a garantia da reserva; seja em agências de viagens, hotéis de Joinville ou através de depósito em conta bancária, conforme orientação da Central de Reservas pelos fones: 47 3455-4444 ou 47 3455-0824.
Observações: O barco opera em quaisquer condições de tempo, salvo fenômenos climáticos excepcionais, portanto não serão aceitas transferências ou cancelamentos de reservas. Caso o passageiro não queira fazer o passeio com qualquer condição de tempo, deve esperar o amanhecer do dia. Se for de seu agrado, poderá adquirir a passagem nos pontos de venda, ou diretamente no píer. Se ainda houver disponibilidade, poderá pagar a passagem no embarque.
Príncipe de Joinville Turismo Marítimo Ltda
Rua: Prefeito Baltazar Buschle, 3.870
Bairro Espinheiros – Cep. 89228-800 – Joinville/SC
Fone: 47 3455-4444 ou 3455-0824
Fax: 47 3455-1003
Http.: www.barcoprincipe.com.br
e-mail.: barcoprincipe@barcoprincipe.com.br
Para ver mais imagens, acesse:
https://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=ls&uid=7816942034253947079
https://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=11590047482752727755
ttp://www.youtube.com/jornalmomentos
https://vodpod.com/jornalmomentos
SÃO FRANCISCO DO SUL
MUSEU NACIONAL DO MAR – EMBARCAÇÕES BRASILEIRAS
Museu Nacional do Mar - São Francisco do Sul -SC (Imagens: Antonia Feitoza)
O Museu Nacional do Mar – Embarcações Brasileiras foi criado em 1991 com a finalidade de salvaguardar o patrimônio naval brasileiro e valorizar o universo cultural dos homens que vivem do mar. É uma instituição de grande importância para a região de São Francisco do Sul e para todo o estado de Santa Catarina. É um dos principais atrativos turísticos na cidade e recebe, em média, 100 mil visitantes anualmente, entre brasileiros e estrangeiros. Possui em sua exposição embarcações tipicamente do litoral de todo o país, várias delas configurando alguns dos mais expressivos barcos tradicionais em todo o mundo.
São mais de 60 barcos em tamanho natural, cerca de 200 peças de modelismo e artesanato naval, 15 salas temáticas, vídeos temáticos, biblioteca com 2.200 livros, auditório amplamente capacitado, loja de artesanato popular, cafeteria, bar Bistrô, que ocupam os dois extensos conjuntos de galpões da antiga empresa Hoepcke. Além disso, atende a comunidade escolar (estudantes e professores da rede de ensino) do município de São Francisco do Sul.
Os programas de atendimento à comunidade, às escolas e à sociedade de modo geral têm como desígnio salvaguardar o patrimônio material e imaterial naval brasileiro, inserir a comunidade nas ações permanentes do museu, despertar para a cultura dos homens que vivem do mar e de contribuir na apreciação e compreensão da linguagem museal. Para tanto, são desenvolvidos projetos que tentam responder as demandas da sociedade, tais como:
Museu Nacional do Mar - São Francisco do Sul -SC (Imagens: Antonia Feitoza)
Ø Semana Nacional de Museus – 5° Edição
A Semana Nacional de Museus promovida pelo Museu Nacional do Mar - Embarcações Brasileiras e resguardada pelo IPHAN, vem se constituindo como um poderoso pólo de produção de conhecimento, disseminação dos fazeres museológicos e proteção da cultura.
Ø Semana de Santa Catarina – 4° Edição
O espírito deste evento, que tem como atividades palestras, oficinas, gincana estudantil e apresentações artísticas é ser um verdadeiro nexo entre o museu e a escola. As atividades foram criadas no sentido de disseminar a linguagem museal e indicar novos mecanismos de apreciação cultural.
Ø Curso de Capacitação de Professores
O presente curso tem como desafio integrar e desenvolver práticas educativas que visem enriquecer a relação entre escolas e o museu. Deste modo, entende-se que seja necessário iniciativas e ações para garantir o acesso aos conhecimentos historicamente produzidos.
Ø Museu e Escola: Função do Esquete como Ação Educativa
Os esquetes são práticas comuns nos grandes museus e galerias de artes do mundo onde o objetivo é aproximar o público da linguagem museal e despertar a curiosidade. Deste modo, o presente projeto pretende mostrar para os alunos e visitantes em geral um pouco da história do museu e desenvolver a capacidade apreciativa, através de esquetes e de espetáculos interativos sobre acontecimentos e personalidades importantes da história das embarcações.
Os esquetes também proporcionarão a maior interação entre os alunos e os objetos do acervo do Museu Nacional do Mar, seja através da visitação com espetáculos teatrais ou através de contação de histórias em ambientes temáticos.
Ø Oficina de Jangadas em Miniatura
A oficina pretende mostrar para os alunos de ensino fundamental um pouco da história dos homens e desenvolver a capacidade intelectual, através da confecção de jangadas em miniatura e de espetáculos interativos sobre acontecimentos e personalidades importantes da história das embarcações.
Ø Mostra de vídeo do Museu Nacional do Mar
O presente projeto tem como desafio integrar, desenvolver e discutir, através de mostras de vídeo, ações sócio-educativas que visem enriquecer a relação entre escolas e o museu. Além disto, o projeto tenta trazer relevantes temas sociais, feito por uma criteriosa seleção, para contribuir com o grassar intelectual dos alunos e da comunidade.
Ø Escola de Remo
O Museu Nacional do Mar abriga a Escola de Remo, onde o objetivo geral é criar uma relação museu-comunidade, oportunizando ao adolescente a aprender um esporte que contribua para a sua formação, visando à socialização e o condicionamento físico dos adolescentes.
Ø Ponto de Cultura
O Museu Nacional do Mar através de sua Loja de Artesanato constitui-se como um Ponto de Cultura do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura do Governo Federal e fica responsável por articular, impulsionar e salvaguardar o artesanato popular brasileiro.
Ø Biblioteca do Museu Nacional do Mar
O acervo reúne, além de livros, plantas, cartas náuticas, manuscritos. Grande parte da obra contempla exemplares fora de circulação do mercado livreiro, edições esgotadas e de conteúdo precioso, abordando assuntos que variam da história naval, modelismo, pesca, folclore e descrição de viagens, entre outros.
Ø Coleção Alves Câmara
Alves Câmara é uma coleção de modelismos navais em escala, que visa salvaguardar o patrimônio naval brasileiro. Nessa coleção são retratadas embarcações brasileiras, extintas e ainda existentes.
Mais informações institucionais através do site:
As visitas das escolas e grupos podem ser agendadas pelo telefone:
(47) 3444-1868 ou pelo e-mail: contato@museunacionaldomar.com.br
Rua: Manoel Lourenço de Andrade, 133 – Centro Histórico
São Francisco do Sul/SC – CEP 89240-000
Horário de Atendimento: de terça à domingo, 10:00 às 18:00
Para ver mais imagens, acesse:
https://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=ls&uid=7816942034253947079
https://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=11590047482752727755
ttp://www.youtube.com/jornalmomentos
https://vodpod.com/jornalmomentos
Passeios turísticos de Trem a Vapor no Estado de Santa Catarina
Trem das Termas (Piratuba/SC – Marcelino Ramos/RS – Piratuba/SC)
Trem a Vapor - Estação Piratuba - SC (Imagens: Antonia Feitoza)
Os passageiros são recepcionados na Estação Ferroviária de Piratuba com degustações de vinho, queijo e suco de uva e logo em seguida seguem de Maria Fumaça até a cidade gaúcha de Marcelino Ramos, levando aproximadamente 1 hora e 15 minutos. A composição fica na Estação Ferroviária de Marcelino Ramos em torno de 1 hora e 30 minutos, onde os passageiros podem fazer um city tour (opcional, R$ 5,00 por pessoa) de ônibus, para conhecerem o Balneário de Marcelino Ramos ou o Santuário Nossa Senhora da Salete. Antes do retorno, mais degustações, desta vez de espumantes e salames e o trem então retorna a Piratuba.
TARIFÁRIO: R$ 50,00 POR PESSOA (IDA E VOLTA). Crianças até 05 anos não pagam - porém não haverá poltrona disponível - acima desta idade pagam valor normal.
CONDIÇÕES DE RESERVAS: Antecipadas, mediante pagamento de 50% do valor total.
POLÍTICA DE CORTESIAS: Guias com crachá Embratur são liberados, seja qual for o número de pessoas pagantes, porém, outros grupos cujos guias não obtenham esta condição, ganharão uma cortesia a cada 20 pagantes.
DIAS DE OPERAÇÃO: Os passeios são confirmados todos os sábados, em outros dias da semana somente com grupo mínimo de 40 pagantes.
CAPACIDADE: 240 lugares (todas as poltronas são estofadas).
SERVIÇOS: Música ao vivo nas plataformas e durante o passeio. Venda de bebidas e souvenirs durante o passeio. Acompanhamento durante todo o passeio de guias exclusivos.
HORÁRIOS:
HORÁRIO DE VERÃO (Outubro a Fevereiro)
13:30 hrs. - receptivo, degustação de vinhos, queijos e animação musical;
14:00 hrs. - partida da Estação de Piratuba rumo a Marcelino Ramos;
15:15 hrs. - chegada à Estação de Marcelino Ramos/RS;
16:30 hrs. - degustações de espumantes e salames, com animação musical;
16:45 hrs. - partida da Estação de Marcelino Ramos rumo a Piratuba.
18:00 hrs. - chegada prevista em Piratuba.
HORÁRIO DE INVERNO (Março a Setembro)
13:00 hrs. – receptivo, degustação de vinhos, queijos e animação musical;
13:30 hrs. – partida da Estação de Piratuba rumo a Marcelino Ramos;
14:45 hrs. – chegada à Estação de Marcelino Ramos/RS;
16:00 hrs. – degustações de espumantes e salames,com animação musical;
16:15 hrs. – partida da Estação de Marcelino Ramos rumo a Piratuba.
17:30 hrs. – chegada prevista em Piratuba.
CONTATO: Estação Ferroviária de Piratuba Fone/Fax: (49)3553-1121
E-mail: scheila@abpfsc.com.br
Trem a Vapor - Estação Piratuba - SC (Imagens: Antonia Feitoza)
Trem da Serra do Mar (Rio Negrinho/SC – Rio Natal/SC – Rio Negrinho/SC)
Os passageiros são recepcionados na Estação Ferroviária de Rio Negrinho às 09:30 horas e a saída se dá às 10:00 horas. Levam-se em torno de 2 horas de passeio por lindas paisagens da Serra do Mar, incluindo túneis, pontes e viadutos, até chegarmos em Rio Natal, que é uma comunidade polonesa.
A própria comunidade de Rio Natal é responsável pelo almoço* típico polonês que é servido no local. Logo após, retornam a Rio Negrinho, chegando em torno das 15:30 horas.
TARIFÁRIO: R$ 60,00 POR PESSOA (IDA E VOLTA). Crianças até 05 anos não pagam - porém não haverá poltrona disponível - acima desta idade pagam valor normal.
*O almoço não é de responsabilidade da ABPF-SC, e quem optar por ele, pode adquirí-lo no local da parada, seu custo é de R$ 13,00.
CONDIÇÕES DE RESERVAS: Antecipadas, mediante pagamento (depósito bancário).
POLÍTICA DE CORTESIAS: Guias com crachá Embratur são liberados, seja qual for o número de pessoas pagantes, porém, outros grupos cujos guias não obtenham esta condição, ganharão uma cortesia a cada 40 pagantes.
DIAS DE OPERAÇÃO: Os passeios são confirmados apenas 1 vez ao mês. Consulte as datas disponíveis.
CAPACIDADE: 186 lugares (todos as poltronas são estofadas).
SERVIÇOS: Música durante o passeio. Venda de bebidas e souvenirs durante o passeio.
HORÁRIOS: Embarque às 09:30 horas e saída às 10:00 horas.
Para saber mais, acesse: SITE: www.abpfsc.com.br
CONTATO: Estação Ferroviária de Rio Negrinho - Fone/Fax (47)3644-7000
E-mail: anaclaudia@abpfsc.com.br
Para ver mais imagens, acesse:
https://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=ls&uid=7816942034253947079
https://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=11590047482752727755
ttp://www.youtube.com/jornalmomentos
https://vodpod.com/jornalmomentos
RAUL’S HOTEL E RESTAURANTE
RAUL’S HOTEL E RESTAURANTE - Gaspar - Santa catarina (Imagens: Antonia Feitoza)
A empresa RAUL’S é um empreendimento consolidado na região. Possui infra-estrutura completa, oferecendo conforto e segurança aos seus clientes. Está localizada na cidade de Gaspar, entre grandes cidades como: Blumenau, Brusque, Itajaí e Balneário Camboriú.
RAUL’S HOTEL é composto por 50 apartamentos equipados com tv, telefone, ar condicionado, frigobar, banheiro privativo e internet sem fio (WiFi). Possui também, sala de convenções com capacidade para até 80 pessoas em formato auditório ou 40 pessoas em formato “U”. Dispõe de sinal de internet sem fio (WiFi) e climatização de ar, para realização de reuniões e eventos.
Anexo ao hotel, o RESTAURANTE RAUL’S HISTÓRIA E SABOR está à disposição de seus clientes com delicioso buffet à Kg e opções adicionais de carnes nobres. Este ambiente é climatizado e está disponível para reserva de jantares temáticos ou de negócios, coquetéis, festas, confraternizações e outros tipos de eventos.
Para hospedagem e evento entrar em contato com sua equipe.
Raul’s Hotel / Restaurante Raul’s História e Sabor
Rua Itajaí, 552 – Centro – Gaspar - SC (47) 3397-9500
hotelrauls@terra.com.br
www.hotelrauls.com.br
COSTÃO DO SANTINHO OFERECE ATRAÇÕES VARIADAS PARA TODA FAMÍLIA E CONTA NOVO ESPAÇO: O COMPLEXO DE PISCINAS AQUECIDAS
Localizado em Florianópolis, a capital mais desejada para se viver no Brasil, o turista encontra um mundo à parte no resort à beira-mar
Costão do Santinho Resort
Um descanso à beira de uma praia paradisíaca, um tempo para praticar esportes radicais e de aventura ou uma pausa para encontrar o equilíbrio interior? Na dúvida entre essas opções, é possível viver intensamente todas essas experiências. E o que é melhor, ao lado da família.
No Brasil, um desses lugares em que a frase “carpe diem” torna-se realidade é o Costão do Santinho, em Florianópolis. Incrustado em uma área de Mata Atlântica preservada, entre a praia do Santinho, dunas e costões rochosos, o resort é capaz de proporcionar vários dias plenos de atividades de lazer ou relaxamento, entretenimento ou descanso.
Em família
As opções são tantas que fica difícil recomendar uma ou outra atração. A programação vai depender do perfil de cada pessoa. O Costão oferece apartamentos que são verdadeiras casas de praia, com até três dormitórios. Acomodações confortáveis, que comportam a família toda – tem espaço para os adeptos da adrenalina, do contato com a natureza, dos gourmets e diversas outras “tribos” que convivem no resort.
Confira alguns dos programas possíveis a partir do Costão:
Praias e caminhadas – A praia do Santinho, onde o resort está localizado, tem acesso fácil e rápido pela rodovia a outras praias deslumbrantes do litoral norte (Ingleses, Jurerê, Canasvieiras e Brava) e também as atrações do centro e sul da Ilha, como a Lagoa da Conceição. Para as crianças, excursões a atrações próximas, como o Parque Temático Beto Carrero World, são uma boa pedida.
O resort promove caminhadas diárias pelas trilhas da região. Ao todo, são sete opções, uma para cada dia da semana. As mais extensas e interessantes duram em torno de 2h30: são as que levam aos morros das Aranhas e dos Ingleses, cada um deles em uma ponta da praia do Santinho. Ambas trilhas permitem apreciar os vestígios do “homem do sambaqui”, que habitou a Ilha de Santa Catarina há cerca de 10 mil anos. Os grupos de caminhadas partem da área das piscinas do resort todos os dias, às 10 da manhã.
Inscrições rupestres e oficinas líticas constituem o patrimônio arqueológico do Costão do Santinho, e podem ser conferidas pelos visitantes em caminhadas curtas. Outra opção agradável e que exige pouco esforço físico é o caminho ecológico, uma trilha sinalizada, com 600 metros de extensão, onde o turista pode observar a flora e a fauna locais, em um trecho da Reserva do Morro das Aranhas.
Esportes Náuticos e Radicais – a programação de lazer do Costão do Santinho inclui passeios opcionais, cavalgada, saídas de mergulho, aulas de surfe e tênis e arvorismo, um novo e emocionante esporte, praticado por adultos e crianças, que podem participar de um circuito com vista deslumbrante, a 12 metros de altura. E também o espaço para a prática do arco e flecha.
Campo de golfe – diversão apropriada para adultos e crianças, o golfe, além de um excelente passatempo, é um ótimo exercício físico e mental. O campo de golfe do Costão do Santinho, primeiro de Florianópolis, possui 571 mil metros quadrados e nove buracos. A estrutura e o projeto paisagístico são equiparados aos melhores campos dos Estados Unidos e da Europa. O destaque fica por conta da área “driving range”, onde os hóspedes poderão treinar tacadas longas e de precisão.
Para quem gosta de história, há explorações marítimas de navios espanhóis do século 17, bem perto do Costão, na praia dos Ingleses, e também ao Sul, na praia dos Naufragados.
SPA e piscinas – O Costão SPA é integrado ao resort e pode ser freqüentado de várias formas. Uma opção interessante é o “Day SPA”, que dá direito a um dia de massagens e tratamentos hidroterápicos, como talassoterapia, saunas e ducha escocesa, além de participar das outras atividades programadas, que incluem tratamento estético, fisioterapia, ioga, meditação e dança.
Quem quiser, pode optar por fazer atividades avulsas – uma boa dica é marcar uma massagem relaxante, após um dia de intensa atividade no resort. O final do dia pode ser reservado para um drinque em torno das piscinas (são várias, com vista privilegiada e bar molhado). A novidade fica por conta do complexo de piscinas aquecidas.
Gastronomia – a rica culinária catarinense, baseada em peixes e frutos do mar, é um dos destaques da gastronomia no Costão do Santinho. Durante a temporada de verão, são cinco restaurantes, cada um deles com seu próprio estilo, fazendo do resort um santuário da boa mesa.
Opções sofisticadas e festivais com o melhor da cozinha internacional são encontradas em cinco restaurantes, onde o cardápio é dedicado à cozinha italiana (pastas e antepastos), francesa, carnes e churrasco. O hóspede tem a opção, também, de saborear petiscos em um ambiente mais despojado, à beira-mar, ouvindo o barulho das ondas.
Crianças – o Costão do Santinho prepara diariamente uma programação especial para as crianças, e os pais podem deixá-las com a equipe de monitores do resort.
Com o intuito de tranqüilizar os pais com filhos pequenos, o Costão do Santinho lançou o Costão Baby, uma área voltada a bebês de 0 a 3 anos com monitores treinados que auxiliarão nos cuidados e praticarão atividades com os pequenos. Além disso, o Costão ainda conta com um completo serviço de babás à disposição dos hóspedes – serviço pago à parte.
O Costão Kids, espaço para recreação para crianças com até seis anos, permanece aberto das 10h às 22h. Para os adolescentes, a opção é o Costão Games, que oferece jogos eletrônicos e atividades para essa faixa de idade.
O Costão Mágico é um espaço para piqueniques e o contato com a natureza. Possui brinquedos em estilo rústico e áreas com informações sobre a fauna e a flora locais.
Atrações noturnas – durante a temporada, a boate mais badalada de Florianópolis funciona no complexo do Costão do Santinho. Aberta de quarta a sábado, reúne gente jovem e descolada, em dois amplos espaços – uma pista de dança onde o DJ invade a madrugada com hits dançantes, e o outro ambiente, no qual o público confere apresentações ao vivo. A boate possui também uma área vip, com mesas e bar exclusivo.
Outras opções são o Cine Costão (sala de cinema com programação diária), música pop no Carijós Sound & Bar.
Sobre a Semana Country
Atrações da Semana Country Costão
O Costão do Santinho, em Florianópolis/SC, mais uma vez será palco do melhor da cultura sertaneja, que neste ano desembarca no estado de Santa Catarina entre os dias 11 e 18 de julho. Sucesso absoluto de público em sua primeira edição, ocorrida em 2008, a 3ª Semana Country Costão vem recheada de atrações que prometem agitar o mês das férias e encantar os hóspedes que apreciam as brasileiríssimas raízes do campo e uma boa moda de viola.
Assim como na primeira edição, este ano a grande atração são os shows especiais e exclusivos aos hóspedes com grandes nomes da música sertaneja no Brasil. No dia 15, a dupla César Menotti & Fabiano, de sucessos como “Leilão” e “Caso por Acaso” sobe ao palco para a alegria dos turistas. Já no dia 17 será a vez do carisma e do romantismo do cantor Daniel, que embalarão a noite no Costão do Santinho, no principal show da 3ª Semana Country Costão.
Porém, a Semana Country ainda reserva ainda mais dois espetáculos especiais para aqueles que forem desfrutar das férias de julho no Melhor Resort de Praia do Brasil. Fazem parte da programação shows das duplas Cleyton & Nando e Fabio & Rafa. Além disso, outras atrações foram especialmente preparadas pela equipe do resort catarinense, sempre com o tema country, para que os hóspedes passem sete dias como em uma legítima fazenda.
Para ninguém perder o ritmo durante os shows especiais da 3ª Semana Country Costão, a programação conta com aulas de dança country com os campões mundiais Bel & Euler. Ainda em ritmo de dança, haverá a apresentação do Grupo Panteras. E para os hóspedes colocarem em prática as lições de dança aprendidas, o Costão do Santinho preparou bailes com música ao vivo. Ainda há atividades como touro mecânico, oficina de laço, entre outras.
Para ninguém perder o ritmo durante os shows especiais da 3ª Semana Country Costão, a programação conta com aulas de dança country com os campões mundiais Bel & Euler. Ainda em ritmo de dança, haverá a apresentação do Grupo Panteras. E para os hóspedes colocarem em prática as lições de dança aprendidas, o Costão do Santinho preparou bailes com música ao vivo. Ainda há atividades como touro mecânico, oficina de laço, entre outras.
O pacote de sete dias da 3ª Semana Country Costão dá direito ao sistema Vip Inclusive: as três refeições (café da manhã, almoço e jantar) inclusas e bebidas e petiscos conforme o cardápio. Além disso, o resort oferece condições especiais de preço, com aéreo, para quem efetuar reservas até o dia 30 de maio e cortesia de hospedagem e alimentação para uma criança por adulto pagante, em cama extra, e no máximo uma gratuidade por apartamento.
Costão do Santinho Resort & Spa 0800 48 1000
Site: Costão do Santinho Resort.Golf.SPA
Parque Beto Carrero World - Balneário de Penha - Santa Catarina (Imagem:Antonia Feitoza)
Beto Carrero World – Um Gigante em Crescimento
Parque investe cada vez mais no mundo de sonhos e fantasias
O maior parque temático da América Latina está instalado em 14 milhões de metros quadrados de uma das mais belas regiões do litoral brasileiro, no balneário de Penha, norte de Santa Catarina. Com 85 atrações para todas as idades e a participação diária de 1.100 artistas e funcionários, o Beto Carrero World está chegando a 17 anos de atividades sem parar de crescer e se aprimorar.
Definido por Beto Carrero - seu idealizador e principal artista - como “o parque da família brasileira”, o centro de lazer oferece completa infra-estrutura de serviços, desde restaurantes, lanchonetes, sorveterias, fraldário, guarda-volumes, lojas de souvenirs, estacionamento e muita segurança.
Para encantar ‘crianças de todas as idades’ o parque tem shows, brinquedos radicais de diferentes portes e estilos, passeios de trem e teleférico, áreas temáticas e zoológico. Tudo isso em ambiente de caprichado paisagismo e repleto de sombra. Apenas no último ano foram plantadas três mil mudas de árvores.
Confira as opções – e guarde fôlego, porque na próxima leitura encontrará mais novidades.
Localização
Quando Beto Carrero optou por se instalar no balneário de Penha, na costa norte de Santa Catarina, já apostava na integração das atrações turísticas da região. A apenas 35 quilômetros de Balneário Camboriú, 60 de Blumenau e 66 de Joinville, o parque está eqüidistante de cidades que oferecem turismo de compras, festas étnicas, gastronomia e muitas praias. As duas capitais também são próximas – Florianópolis a 110 quilômetros e Curitiba a 195, ambas por rodovias (BRs 101 e 376) de pistas duplas. A partir da BR 101, são pouco mais de seis quilômetros até a entrada do Beto Carrero World, igualmente por pista dupla de asfalto e iluminada.
Os melhores roteiros, a distância exata, o tempo de viagem a previsão de consumo e despesa com combustível – tudo isso está disponível no sitewww.betocarrero.com.br, inclusive com o suporte de um minucioso mapa rodoviário.
Parque Beto Carrero World - Balneário de Penha - Santa Catarina (Imagem:Antonia Feitoza)
Brinquedos
Ilha do Tchibum: Essa montanha-russa refresca o público e provoca muita emoção, encerrando o passeio despencando em um grande tanque d’água, depois de curvas radicais percorridas a 80 km/h.
Império das Águas: É a maior obra do Beto Carrero World e igualmente de muito sucesso. Mais de um mil toneladas de pedras e cerca de 16 milhões de litros de água por minuto simulam um incrível rafting, que leva os visitantes através de um rio de quase um quilômetro de extensão e cinco metros de largura. As subidas, descidas, cachoeiras, cavernas de desfiladeiros garantem o ‘frio na barriga’.
Montanha-Russa (‘Star Mountain’): A estrela dos brinquedos radicais sempre será a montanha-russa – e no Beto Carrero World elas são o destaque. A ‘Star Mountain’ é a maior e mais radical das montanhas do parque: importada da Holanda, com dois ‘loopings’, tem 35 metros de altura e chega a 86 km/h.
Big Tower: A maior torre radical do mundo, com 100 metros de queda livre e que alcança uma velocidade de 120 km/h, é a ‘febre’ dos adolescentes e de quem gosta de emoção com máxima segurança.
Free Fall, a Torre do Terror: Um elevador que despenca de uma altura de um prédio de 18 andares a 90 km/h, faz parte da elite dos brinquedos radicais de Beto Carrero World.
Tigor Mountain: O último lançamento do Beto Carrero World também constará da lista de quem gosta de adrenalina, mas sem exageros. De fabricação da holandesa Vekoma, essa nova montanha-russa tem aproximadamente 600 metros de extensão. A atração é direcionada à família inteira, que embarca na estação construída em estilo germânico, sobe a 15 metros e de lá desce a 80km/h, sobrevoando as águas de um lago com belo visual. São oito vagões para quatro pessoas cada, em um percurso de dura 2,5 minutos, para emocionar até 800 pessoas por hora.
ine MadEmotion: Que tal uma viagem espacial com os pés na Terra? É o que o visitante de Beto Carrero World vai encontrar neste cinema com simulador de movimentos. Em frente a uma enorme tela, os viajantes terão, enquanto acompanham o filme, sensações reais transmitidas pelos movimentos perfeitamente sincronizados, feitos pelas cadeiras instaladas sobre um sofisticado sistema hidráulico. Cada sessão dura cerca de 10 minutos.
Montanha-Russa Dum Dum: O jacarezinho malvado e balofo da Turma do Betinho Carrero agora acompanham a criançada em mais uma aventura emocionante! Uma das mais novas montanhas-russas do Beto Carrero World, A DUM DUM foi projetada pelo mesmo fornecedor da Disney World e tem a dose certa de emoção pros baixinhos e seus papais.
Parque Beto Carrero World - Balneário de Penha - Santa Catarina (Imagem:Antonia Feitoza)
Raskapuska: Diversão garantida para crianças! São 15 botes que navegam no interior de uma enorme montanha, repleta de cenários encantadores com centenas de personagens da literatura infantil, embalados por uma música envolvente e efeitos especiais. Foram necessários dois anos para a construção da montanha, feita de concreto e de 16 metros de altura. O passeio dura 5 minutos e recebe até 700 pessoas por hora.
Castelo do Terror: Um espetáculo de luzes, cenários e dramaturgia lhe aguardam ao longo de um aterrorizante labirinto. Atores interpretam os mais clássicos papéis dos filmes e livros de terror, em nove aterrorizantes cenários, com efeitos tecnológicos de última geração.
Carrossel Veneziano: No coração da Praça da Alimentação está uma réplica do primeiro carrossel fabricado no mundo, com dois andares, 1.800 lâmpadas e capacidade para divertir mil pessoas por hora. Importado da Itália, existem apenas cinco destes no mundo.
Kidplay: Tubos, túneis, labirintos e escorregadores que desembocam em uma piscina de bolinhas estão dispostos em três andares de pura diversão e total segurança, em ambiente especialmente preparado para crianças.
Labirinto dos Unicórnios: Um dos jardins do parque foi transformado no belo e mágico passatempo infantil. Uma aventura entre duendes, magos e gnomos diverte as crianças, que devem decifrar charadas para encontrar a saída.
Parque Beto Carrero World - Balneário de Penha - Santa Catarina (Imagem:Antonia Feitoza)
Teleférico: Escolha o momento para passear no Teleférico: antes de começar seu passeio, para programar seu roteiro, ou depois, para apreciar os locais por onde passou. Mas será impossível resistir ao passeio panorâmico em um trajeto de 800 metros, a 30 metros de altura. Fabricado com a mais moderna tecnologia, pela empresa suíça Rowema AG, o equipamento tem 23 gôndolas, cada uma com capacidade para quatro passageiros. As estações de embarque e desembarque permitem que as pessoas entrem e saiam sem parar as gôndolas que estão no percurso, controladas por dispositivos eletrônicos que oferecem segurança total.
Monga: Beleza, mistério e suspense envolvem essa atração, um clássico da literatura de terror infanto-juvenil. A tensão toma conta do público que presencia a transformação de uma bela mulher em uma indomável fera das selvas. Entre 11h e 12h, com 10 minutos de duração.
Outras atrações: Autopista, Baby Elefante, Carrossel, Patinhos, Pedalinhos, Piráguas, Segura Peão, Xícaras Malucas e Trenzinho.
Excalibur-Parque Beto Carrero World - Balneário de Penha - Santa Catarina
(Imagem:Antonia Feitoza)
Shows
Diariamente, o parque apresenta sete shows com a participação de artistas renomados do Brasil e do exterior, vindos de Las Vegas (EUA), Rússia, Quênia e Mongólia (China). O Acqua é o mais recente dos espetáculos de Beto Carrero World, no qual um naufrágio é simulado e diversos artistas fazem uma incrível apresentação no fundo do mar, alternando suas habilidades em acrobacias, malabarismo e danças, emoldurados por um fascinante jogo de luzes e trilha musical. Às 16h, com 30 minutos de duração.
No Excalibur é reconstituído o ambiente dos duelos medievais, além de muitos esquetes cômicos. Os artistas, com figurino de época, convivem em um castelo todo decorado com brasões da alta aristocracia e travam uma intensa batalha em busca da lendária espada do Rei Arthur. A partir das 17h, com 45 minutos de espetáculo.
Outro clássico do repertório de shows de Beto Carrero World é a Monga, uma bela mulher que se transforma em um indomável gorila.
No Animal Actors animais exibem inteligência e lealdade em atrações de picadeiro, apresentados no Teatro Maurício Sirotsky Sobrinho, sempre a partir das 14h, com 45 minutos de show. No West Selvagem os atores encarnam os personagens consagrados do velho oeste: pistoleiros, coristas, índios, caçadores de recompensas, palhaços e outros tipos divertem os visitantes durante um delicioso almoço. Música, humor, dança e diversão em um autêntico ‘saloon’! A partir das 12h30 e a exibição é de 45 minutos.
Parque Beto Carrero World - Balneário de Penha - Santa Catarina (Imagem:Antonia Feitoza)
O teatro do show África Misteriosa está rodeado de mata e conduz a imaginação da platéia aos mistérios daquele continente. Malabarismo, dança, e, é claro, muito humor fazem deste espetáculo um dos mais procurados do parque. Começa às 15h e dura 45 minutos.
E quem não se interessa em saber a verdadeira história do herói Beto Carrero? O Beto Carrero Country Show é um dos espetáculos mais vistos em todo o país, que acumula 25 anos de apresentações, na maioria das cidades brasileiras e países do Mercosul, com mais de 10 milhões de assistentes de todas as idades. O show começou modestamente, quando Beto Carrero, um exímio cavaleiro, reuniu um grupo de amigos e artistas para juntos mostrarem do que os brasileiros são capazes. E montaram um show envolvente, onde eram mostradas as habilidades de cada um, e encenada a eterna luta entre o Bem e o Mal. Tímido no início, o show se transformou numa das maiores bilheterias do país, com apresentações para milhares de espectadores, como no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, em 1994.
Esse mesmo show, com um grande elenco de artistas e que inspirou novelas e programas de TV, acontece aqui em Beto Carrero World, em uma montagem com novos cenários, novos equipamentos, tecnologia de última geração e a mesma qualidade artística e muita emoção.
É a oportunidade para rever o espetáculo que deu impulso definitivo à carreira artística de Beto Carrero – que costuma estar presente em muitas apresentações - e o transformou no maior herói das crianças brasileiras. Um verdadeiro ídolo que doma cavalos e enfrenta os vilões, mas sem usar armas de fogo, pois a sua única arma é o chicote.
Horário – 18h15 e duração de 45 minutos.
Show West Selvagem Parque Beto Carrero World - Balneário de Penha - Santa Catarina
(Imagem:Antonia Feitoza)
O Desfile Geral apresenta ao público o imenso elenco de Beto Carreto World, através de um passeio pelas principais ruas do parque, com animais, carros alegóricos, carruagens, palhaços, ‘cowboys’ etc. Milhares de pessoas se agrupam para assisti-lo e, em muitas ocasiões, encontram o herói Beto Carrero liderando o desfile. Sempre às 18h, por aproximadamente 15 minutos.
Áreas Temáticas
A Avenida das Nações é a primeira área temática de Beto Carrero World. Sua principal atração é o Castelo das Nações, considerado o maior portal de entrada de Parque Temático. Com seus 10 mil metros quadrados, abriga diversos serviços como bilheterias, agência bancária e lojas. Ao atravessar este imponente castelo, o visitante encontrará a Praça de Eventos, o Cine MadEmotion, o Teleférico, o Palácio dos Sorvetes e outras ótimas atrações que integram a Avenida das Nações.
O Zoológico do parque é um dos maiores e mais belos do país, abrigando mais de 700 animais de 171 espécies, acomodados em ambientes que procuram reproduzir seus hábitats. São zebras, elefantes, tigres, leões, onças, lhamas, ursos, jacarés, cervos, babuínos, hipopótamo, chimpanzés, camelos, tamanduás, avestruzes, pavões, cisnes e muitos outros. No Serpentário as cobras nativas têm um espaço especial, reproduzindo um mini ecossistema de floresta tropical e Cerrado, com jararacas, jararacuçus, jibóias e cascavéis, que exibem o exotismo e a mística que cercam a espécie.
O Centro de Primatologia é um destaque no Zoológico, pois a equipe de Beto Carrero World dedica uma atenção ainda mais especial aos primatas. Foi construído um arquipélago de 11 ilhas, oferecendo segurança, bem-estar e diversão, sempre monitorados pelo veterinário e a bióloga do parque. Uma maternidade e um consultório completam os cuidados. Destaque também para a Ilha dos Babuínos.
O Mundo dos Cavalos é outra inovação de Beto Carrero World. Está instalado em uma área de visitação de 5 mil metros quadrados e quase dois mil metros quadrados de bastidores (para os cuidados dos eqüinos). A atração oferece passeios a cavalo, pônei e charrete entre lindos jardins de palmeiras imperiais, que os mais velhos podem assistir em uma sala de espera climatizada. No Mundo dos Cavalos, ‘Faísca’ ganhou uma nova baia, especialmente decorada em sua homenagem.
O espaço de Mamães e Filhotes encanta as crianças, que fornecem mamadeiras com puro leite da fazenda do parque para animais como cabritinhos e ovelhas. O horário para amamentar os bichinhos é entre 15h30 e 16h.
Show West Selvagem Parque Beto Carrero World - Balneário de Penha - Santa Catarina
(Imagem:Antonia Feitoza)
A Ilha dos Piratas tem como entrada uma longa ponte pênsil, e apresenta aos visitantes, com os de bonecos animatrônicos, os costumes e tradições dos antigos "ladrões do mar". As construções e barcos presentes na Ilha são baseados na história do Capitão Flick e seus homens, que viviam no mar à caça de tesouros. Neste espaço, o visitante pode encontrar atrações como a Grande Caveira, o Barco Encalhado, a Caverna dos Piratas - lugar onde eles escondiam seu ouro, o Galeão e o Bar Pirata, a divertida Casa dos Espelhos, o Farol e o Barco Pirata - um dos diversos brinquedos radicais presentes em Beto Carrero World.
O Velho Oeste reproduz uma típica cidade dos Estados Unidos no século 19, quando colonizaram o território daquele país na direção do Oceano Pacífico. Construções peculiares à época, como o Forte Álamo, o ‘Saloon’ e todos os personagens (o Xerife, ‘cowboys’, garimpeiros, coristas, pistoleiros) a Mina de Ouro, característica marcante deste período e a Aldeia Indígena, que mostra ao visitante alguns hábitos destes povos.
Show West Selvagem Parque Beto Carrero World - Balneário de Penha - Santa Catarina
(Imagem:Antonia Feitoza)
Passagem obrigatória e demorada é na Terra da Fantasia¸ cuja aventura começa na estação de embarque, a imponente João Alves de Queiroz, onde os visitantes são devidamente avisados: "Quem tem medo do escuro e de gigantes deve ficar na estação.". Com investimento inicial de R$ 11 milhões, a Ferrovia Dinomagic oferece aos visitantes um passeio por um mundo de magia povoado de animais gigantes e assustadores dinossauros. No caminho, orientado pelo maquinista que explica as atrações, o visitante conhece a Vila Esperança (localidade tipicamente açoriana), passa pela Terra dos Gigantes onde, além de conhecer animais de um tamanho jamais visto, é engolido por uma gigantesca cobra. Durante o percurso, passeia por trechos de Mata Atlântica, onde respira o ar puro emanado da vegetação nativa da região cuidadosamente preservada em Beto Carrero World. Também avista a Casa de Beto Carrero, enfrenta um Assalto ao Trem – encenado por atores e um dos momentos mais marcantes do passeio - passa pela Horta Modelo cultivada no parque e a Tenda Árabe, onde um sultão vive com suas mulheres. Mas o ponto alto do passeio fica por conta da Caverna dos Dinossauros, um enorme anfiteatro no qual o visitante assiste, de dentro do trem, a um fantástico show de luzes e sons com dinossauros de tamanho e movimentos naturais em situações da hostil vida selvagem na era Jurássica.
Na Vila Germânica está um pequeno pedaço da Alemanha. Um conjunto de casas com arquitetura em estilo enxaimel é réplica fiel de um povoado típico. O espaço presta homenagem aos imigrantes que ajudaram a construir as riquezas de Santa Catarina. E é claro, não poderia faltar um restaurante típico: o Bier Haus oferece aos visitantes de Beto Carrero World gastronomia típica alemã.
Praça de Alimentação
Com capacidade para 2.500 pessoas, o Planeta Center é o pólo gastronômico do parque. O local, decorado com pinturas de artistas do cinema e da televisão, abriga 20 lojas com delícias para todos os gostos e oferece desde grelhados, frutos do mar, cozinha típica do litoral catarinense e churrasco até pontos de fast-food para a alegria da criançada. Lá os pequenos vão encontrar uma enorme variedade de lanches e doces, como cachorro-quente, crepes, churros, batatas recheadas, pizzas, calzones e sorvetes, entre outros. Fora da praça de alimentação, uma séria de opções está à disposição dos visitantes para garantir seu conforto. Três sorveterias – uma delas o enorme Palácio dos Sorvetes – e mais sete lanchonetes proporcionam pontos de venda próximos a todas as atrações.
Segurança
Quando o assunto é segurança, não há brincadeiras no Beto Carrero World! Todos os esforços são para assegurar o bem-estar dos visitantes. O parque segue à risca as normas de segurança fornecidas pelos fabricantes dos brinquedos, testa exaustivamente cada equipamento antes de liberar ao público e realiza as manutenções preventivas previstas nos manuais. O dia começa com um minucioso check list de segurança, chama do de start up – sem ele, nada entra em operação.
Também há procedimentos de segurança por escrito e orientações verbais dos monitores junto a cada atração, relativos à idade adequada para o uso, como utilizar e para quem não é recomendável, caso dos brinquedos radicais. Estes equipamentos, aliás, já têm, estruturalmente, normas que não permitem que entrem em funcionamento sem que os usuários estejam devidamente presos aos cintos de segurança, por exemplo. Os pais que acompanham filhos de pouca idade recebem orientações especiais em cada atração.
Este binômio – prevenção e atenção – é o fundamento para que o parque esteja isento de qualquer acidente grave, seja entre visitantes ou colaboradores, ao longo de seus 16 anos.
Serviços
Funcionamento: Nos meses de alta temporada (janeiro, fevereiro, julho, outubro, novembro e dezembro) o parque abre diariamente, entre 10h e 19h. Nos demais meses, o funcionamento é de quinta-feira a domingo, igualmente das 10h às 19h.
Memorial-Parque Beto Carrero World - Balneário de Penha - Santa Catarina
(Imagem:Antonia Feitoza)
Quinta a Domingo: Março a junho, agosto a outubro
Aberto todos os dias: Janeiro, fevereiro, julho, novembro e dezembro.
Funcionamento
Bilheterias: 9 horas
Início das Atividades do parque: 10h
Encerramento das atividades do parque: 18h
Encerramento Geral: 19h
* Vendas antecipadas pelo Telemarketing - 47 3261 2222 - Internet pelo site www.betocarrero.com.br ou através das agências de viagens.
Passaportes gratuitos
Aniversariante do dia **
Crianças até 03 anos**
Importante: É necessário apresentação do documento com foto e/ou certidão de nascimento.
Entrada gratuita nos shows: Crianças até 05 anos com documentação e acompanhadas pelos pais.
Calendário
Quinta a Domingo: Março a junho, agosto a outubro
Aberto todos os dias: janeiro, fevereiro, julho, novembro e dezembro.
Funcionamento
Bilheterias: 9 horas
Início das Atividades do parque: 10 horas
Encerramento das atividades do parque: 18 horas
Encerramento Geral: 19hs
Compras pela internet
Acesso pelo site www.betocarrero.com.br, turistas de todo o Brasil podem adquirir o ingresso para o parque.
Pagamento com cartão de crédito, em até três vezes sem juros.
(47) 3261 2222
Para ver mais imagens, acesse:
https://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=ls&uid=7816942034253947079
https://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=11590047482752727755
ttp://www.youtube.com/jornalmomentos
https://vodpod.com/jornalmomentos
Assista o filme exibido no Congresso Mundial de Viagens e Turismo sobre o estado de Santa Catarina
https://www.youtube.com/watch?v=HLQFoUL44Ss